Antão José Lopes da Luz - Discursos

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL – 23-05-2016

Corroios, 23 de maio de 2016.


Hoje, fugindo ao formato habitual das intervenções dos anos transatos, vamos lançar um alerta à população mundial para que se espiritualize, pois esse é o único caminho para mudar hábitos e costumes e assim evitar a escalada da derrocada que o materialismo vai acabar por provocar.

ESTIMADOS ASSISTENTES
QUERIDOS COMPANHEIROS,

POR QUE HÁ TANTA VIOLÊNCIA NESTE MUNDO?
A SOLUÇÃO está no MATERIALISMO ou no ESPIRITUALISMO?

No mundo inteiro, nunca se falou tanto, nunca se ouviram tantas opiniões como na época presente. Os seres humanos falam demais, dão muitas ideias, mas quase sempre pouco dizem e pouco convencem. No entretanto, o que o mundo mais está precisando é de ações construtivas e não de palavras vazias.

A humanidade está carecendo de alguém que lhe ensine o caminho, um rumo certo que a conduza à necessária espiritualização.

O codificador da doutrina espiritualista que professamos – Luiz de Mattos, apontou esse caminho e tinha tanta convicção na extraordinária eficácia dos princípios por ele codificados, que não hesitou em enviar o livro, onde esses princípios se acham detalhados, ao Vaticano, nas suas primeiras edições. 

Neste momento, estamo-nos lembrando dos atos terroristas que vêm assolando o mundo a um ritmo cada vez mais crescente.

Consultando a internet, ficamos sabendo que dos 25 piores atentados terroristas, um aconteceu no século XVIII, um no século seguinte, onze no século XX e, no século presente, onze já fazem parte da lista.

De todos, o perpetrado no dia 11 de Setembro 2001, derrubando as torres gêmeas, em Nova Iorque, foi o mais mortífero, registrando-se para cima de três mil mortes.

De cada vez que acontece um ato bárbaro contra a família humana, a coroar as manifestações de repúdio por parte da população, demonstrando com esse sentimento de harmonia entre os povos que os pensamentos vão-se modificando para melhor, à medida que o tempo passa, os mais altos dignitários mundiais se reúnem em cimeira, com alguma pompa e circunstância, e acordam, para aplicação imediata, medidas que, embora necessárias, não são as ideais para se extirpar o mal pela raiz.

ESTIMADOS ASSISTENTES
AMIGOS MILITANTES
PARA GRANDES MALES, GRANDES REMÉDIOS, que tardam em surgir.
Por isso, em minha opinião, ter-se-ia que estudar as causas profundas de tanta perturbação da mente humana.

Efetuado o estudo sobre o comportamento doentio da parte da humanidade que teima em fazer sofrer a maioria, muitas vezes indefesa, estou certo que o remédio a aplicar é moroso. Vai levar tempo, é certo, mas quanto mais tempo se perder, pior para todos. Assim terá que haver coragem, determinação e muita paciência para se adotar as medidas que se fazem necessárias.

OUÇAMOS LUIZ DE MATTOS, o maior espiritualista de sempre:

É certo que nada de novo existe sobre a Terra nem no Universo, em geral.

Tudo quanto existe tem uma fonte de origem, uma causa inteligente, porque só um elemento inteligente existe no Universo e dele tudo deriva. Esse elemento nunca foi conhecido por povo algum na Terra, nunca foi explanado, explicado tal qual é, até 1910.

Possuindo, pois, todos os seres humanos, partículas mais evoluídas desse primacial elemento do Universo, além do instinto natural a todos os irracionais, a mediunidade, o livre arbítrio, o raciocínio e assim, a vontade ampla de fazer o que lhe apraz, verifica-se que não têm bem cumprido o seu dever e bem usado dessas faculdades especiais suas, filhas das suas reencarnações, como ser humano.
Do mau uso dessas faculdades, verifica-se ter o ser humano, vivido até hoje mais instintivamente e assim, animalizadamente, do que racional e inteligentemente, como lhes impõem as leis naturais, que tudo regem e procuram impulsionar para o progresso.

Nesse estado puramente instintivo, em que até hoje se tem conservado a humanidade, tudo quanto ela tem inventado que não seja puramente material, tem sido errado no sentido de evolução, progresso das almas e do planeta.

É certo, é incontestável que no Universo apenas dois elementos existem, que se denominam: Força ou Inteligência Universal, e Matéria Cósmica, também denominada Fluido Astral.

A Força ou Inteligência Universal, é incorpórea, não tem forma. É luz astral e não luz física, material, como tudo deste planeta.

Dessa Luz tudo deriva. Ela se faz sentir por toda parte, por intermédio das suas partículas componentes do Universo, de todos os reinos da natureza física.

E essa Luz, é essa Força, a organizadora, a incitadora de tudo quanto existe. Dela partem as forças espirituais e para Ela voltam após a sua ação progressiva na Terra e fora dela, em todos os mundos, enfim.

Sendo luz, a Inteligência Universal, cabe-lhe bem racional e cientificamente a denominação de GRANDE FOCO, gerador de tudo quanto existe. E por ser de fato o Grande Foco de luz astral que tudo penetra, organiza, incita e movimenta, por intermédio das suas partículas, compostas de vidas – superior, que é o espírito, intermédia e inferior. Estas duas últimas constituem a matéria organizada componente de todos os corpos, desde a pedra até o homem.
Sente-o cada ser humano em si mesmo, quando irradia pensamentos de valor sobre as desgraças alheias e quando, abstendo-se das coisas materiais só cuida do belo e produz obras cheias de sentimento e arte.

Sente-o o ser humano nos perfumes e nas coisas, nas vozes e nos sons, nas montanhas e nas águas, em tudo que é infinitamente pequeno, nos sorrisos e nas lagrimas, na vida e na morte do corpo.

Mas tudo é luz na criação, luz que os homens não aprenderam a ver! A humanidade tem vivido nas trevas, enganada com injustiça!

O Racionalismo Cristão pretende restitui-la à Verdade, à Luz, ao conhecimento do Grande Foco!

O Grande Foco, não ocupa lugar porque é Luz que tudo penetra, fazendo resplandecer a Verdade.

O Grande Foco é obreiro, artífice deste planeta, alma de todos os mundos.

O Grande Foco é a única força inteligente que no Universo existe a organizar, a incitar e a movimentar todos os seres, tudo quanto tem vida na Criação.

Tudo encerra uma partícula, embora pequena dessa luz, parte do seu próprio ser, e essência da sua própria essência.

É pois, claro que o Grande Foco afirma-se por suas obras. Portanto, quanto mais purificado for o espírito encarnado, mais fácil compreenderá a sua existência, porque o homem, quanto mais purificado, mais consegue o poder de elevar a sua alma além das condições do tempo e do espaço, penetrando todas as coisas e mais desenvolve e irradia o AMOR.

É, pois, o amor a maior das virtudes que em si contém, o que aumenta à medida que o espírito vai progredindo e ascendendo para o Grande Foco e o espírito maior contentamento sente, quando concorre para que os outros compartilhem da sua felicidade, minorando-lhes os sofrimentos e prodigalizando-lhes somente benefícios pelo esclarecimento e prática da Verdade.

ENTÃO, DE QUE REMÉDIO PRECISA A HUMANIDADE?

Numa palavra, este mundo precisa SE ESPIRITUALIZAR, estudando e praticando o que Luiz de Mattos, com todo o seu infinito amor, ensinou para ser posto em prática o mais depressa possível, porque, senão, os maus que são a minoria, imporão sua lei que leva à desordem e à destruição, neste mundo materializado.

CAROS AMIGOS,
É esse o estudo que os homens de saber devem empreender para ensinar àqueles que governam, a melhor forma de dirigir seus súbditos.

O mundo está carecendo de uma alma grandiosa, desprovida de medo, como foi a do grande filósofo espiritualista, LUIZ DE MATTOS para, neste escalar da violência que amedronta, pelo menos os espíritos fracos, levantar sua voz autorizada, como grande conhecedor das fraquezas e carências humanas e explicar que à humanidade apenas resta um caminho, nesta encruzilhada em que se encontra.

Com efeito, precisa-se de quem, conhecendo a VERDADE, não faça coro com os homens que julgando muito saber, falam demais e pouco ou nada dizem, para tudo ficar na mesma ou piorar porque suas ações acabam sempre por provocar reações na parte contrária.

Lançado esse alerta resta-nos dar por encerrada a reunião cívico-espiritualista, desejando BOA NOITE A TODOS e FELIZ REGRESSO AOS LARES.

Antão José Lopes da Luz
Presidente Físico Casa Racionalista Cristã - Filial Seixal



◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

COMEMORAÇÃO DO 106.º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RACIONALISMO CRISTÃO
EM 27 DE JANEIRO DE 2016 NA FILIAL SEIXAL

Corroios, 27 de janeiro de 2016
 
RESPEITÁVEL AUDITÓRIO!

Aqui nos encontramos sob o respaldo do Pavilhão Nacional, tendo à sua esquerda a bandeira de Cabo Verde e oferecendo a sua direita à bandeira do grandioso Brasil.

Os povos desses três países amigos, foram fadados desde a noite dos tempos, a serem os principais portadores, a todos os recantos do mundo, dos princípios de Jesus que, a devido tempo, hão-de remodelar hábitos e costumes da humanidade.

Todos de pé, reverenciemos esses três quartéis-generais das Forças Superiores, com uma vibrante salva de palmas.

MUITO OBRIGADO!

ESTIMADOS ASSISTENTES

QUERIDOS MILITANTES

Estamos aqui e agora para comemorarmos o 106º. aniversário de fundação desta nossa querida DOUTRINA.

Insólito foi sempre tudo o que trouxe uma parcela de luz ao mundo. Assim, a doutrina codificada por Luiz de Mattos - o RACIONALISMO CRISTÃO – não podia deixar de o ser, e foi-o ferozmente, pelo clero e pela ciência oficial da época.

O fundador desta Doutrina classificou os homens nas seguintes três classes: a dos ignorantes, a dos pseudossábios e a dos orgulhosos.

Asseverou que os ignorantes eram aqueles de quem se podia ainda esperar alguma coisa de bom, desde que bem conduzidos e instruídos, tornando-se úteis à sociedade e a si próprios.

Nos planos da mais alta espiritualidade se concluiu ser uma necessidade premente ministrar a todos, os princípios que tornariam efetiva a remodelação do mundo Terra e assim mais suportável o viver dos seus habitantes.

Detentores destes conhecimentos, todos os seres humanos poderão curar os males que os afligem.

Tais princípios, se bem estudados, darão ao homem o verdadeiro conhecimento de si mesmo, do meio em que vive, dos seres que o rodeiam e das anomalias que o cercam. Assim, poderá afastar os perversos e repudiar tudo de mal que de si se acerca.

O caminho é apenas um: o apontado pelos princípios racionais e científicos.

Palmilhando esse caminho a sofredora humanidade terá condições para deixar de ser o ignorante que é sobre a vida espiritual. Terá a certeza de onde veio e para onde vai. Viverá consciente e apetrechada de conhecimentos, até ao mínimo detalhe, das forças que a cercam, para poder repudiar toda e qualquer ação devastadora e, portanto, prejudicial.
 
ESTIMADOS ASSISTENTES

CAROS COMPANHEIROS

O mundo Terra é envolvido por duas correntes: A do bem e a do mal. Não existe ponto morto, isto é, todo e qualquer ser humano terá que vibrar em harmonia com apenas uma delas. E, como isso ocorre?

O Universo é regido por leis comuns, naturais e imutáveis que tudo regem. Uma dessas leis é a da atração. Nos primeiros anos do ensino escolar ensinam aos meninos a lei física da atração e todos compreendem, através de demonstrações simples, a sua realidade.

No entanto, essa lei é muito mais abrangente. Outrossim, existe a chamada lei psíquica de atração, porque se aplica a fluidos e ao pensamento.

Foi preciso que encarnasse neste mundo um espírito altamente evoluído para vir fazer essa demonstração, através de correntes fluídicas, devidamente organizadas pelas forças do Astral Superior.

Foi, portanto, a partir dos estudos de Luiz de Mattos que a lei de atração, aplicada aos fluídos, começou a ser divulgada, o que ocorre em todas as reuniões públicas e de desdobramento nas filiais do redentor.

Como já foi dito, ninguém escapa a essa lei. A todos se aplica, consciente ou inconscientemente. Com propriedade poder-se-ia dizer: “EU PENSO, LOGO ATRAIO”.

Conforme o ser pensar, assim ele atrairá. Por isso se diz que quem pensa bem atrai o bem e quem pensa mal só pode atrair o mal. Também se poderia dizer simplesmente: “PENSAR É ATRAIR”.

Porque as criaturas não têm estes comezinhos conhecimentos sobre a vida real, a vida da maioria vai decorrendo aos solavancos, porque não sabem dar um rumo certo e seguro à sua vida.

Aos que vêm assistir às reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, estes e muitos outros conhecimentos muito úteis ao viver das criaturas neste mundo tão conturbado, lhes são ministrados e ao fim de algumas reuniões já estarão em condições de continuar a procurar e estudar a VERDADE.

O campo de estudo é ilimitado, por isso convidamos sempre aos nossos ouvintes a estudar os livros editados pelo CENTRO REDENTOR, para se esclarecerem sobre a vida real, que é a vida do espírito, porque os tempos são chegados para que a luz jorre sobre todos e assim podermos esclarecer-nos sobre a verdade que antes da vinda de Luiz de Mattos, o codificador dos princípios racionais e científicos, se encontrava dispersa e eivada de vícios dogmáticos, nos livros dos diversos ramos de ocultismo.

Assim, era necessário que alguém viesse esclarecer o que todos ignoravam. Por essa razão esse espírito de escol encarnou a 3 de janeiro de 1860. Chamou-se LUIZ DE MATTOS e essa data, para nós, é o primeiro dia do novo tempo - início da nova civilização ou NOVA ERA, diferente de todas as já passadas, porque não assenta em pés de barro, mas sim nos sólidos princípios deixados por Jesus o “CRISTO”, no dizer do patrono da doutrina racionalista cristã, o incomparável PADRE ANTÓNIO VIEIRA.

QUERIDOS ASSISTENTES

Relembramos que faz hoje cinco anos que, no decorrer da nossa reunião cívico espiritualista em comemoração do 101º. aniversário da fundação do RACIONALISMO CRISTÃO, ocorreu algo insólito para os incrédulos, embora militantes desta doutrina. A esses Luiz de Mattos apelidaria de pseudossábios.
Pois bem, numa foto apareceu um círculo luminoso de apreciável dimensão e, na foto seguinte, tirada menos de 10 segundos depois, a aparição já lá não estava.

A fotografia referida poderá ser apreciada por quem quiser porque é a foto de capa da página da Filial Seixal do Racionalismo Cristão no FACEBOOK.
Agradecemos a comparência de todos os amigos e simpatizantes desta nossa querida DOUTRINA.

A próxima reunião cívico-espiritualista terá lugar no próximo dia 25 de maio, para comemorarmos o 12.º aniversário de fundação desta modesta casa.

BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS VOSSOS LARES
Antão José Lopes da Luz
Presidente Físico Casa Racionalista Cristã - Filial Seixal

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO 11.º ANIVERSÁRIO DE ASCENSÃO A FILIAL

Corroios, 16 de Novembro de 2015

CAROS ASSISTENTES
PREZADOS COMPANHEIROS

Segundo o livro PRÁTICA DO RACIONALISMO CRISTÃO, o líder de um grupo de estudiosos dos princípios racionais e científicos cristãos, solicita autorização à Casa-Chefe para reuniões a horas e dias combinados. Obtida a autorização iniciam a prática da disciplina da limpeza psíquica e do estudo sistematizado das obras editadas pelo Centro Redentor.

Quando o núcleo já dispõe de colaboradores em número suficiente, o responsável dá ciência disso à Matriz (Casa-Chefe) que o autoriza a iniciar os trabalhos como correspondente.

No entretanto, pessoalmente, prestámos colaboração em duas casas racionalistas cristãs que não estagiaram como correspondentes. Por determinação do Presidente Perpetuo do Racionalismo Cristão, na altura, António Cottas, iniciaram seus trabalhos, diretamente, como Filiais. Como essas duas, é bem provável que tenha havido outros casos semelhantes.

Limpeza Psíquica
Esta nossa casa foi fundada a 24 de Maio de 2004 e seis meses depois, por determinação do Presidente Perpétuo, Dr. Humberto Machado Rodrigues, ascendeu a Filial, a 16 de Novembro do mesmo ano, com a designação de FILIAL SEIXAL DO RACIONALISMO CRISTÃO, com a seguinte composição astral:
Josefa Cabrita – formadora da 1.ª corrente fluídica;

Celeste Vasconcelos – formadora da 2.ª corrente e
JOSÉ CARDOSO PIRES – como PRESIDENTE ASTRAL

Por isso, aqui estamos, hoje e agora, a homenagear todos quantos vêm colaborando nestes onze anos, para que as nossas reuniões, tanto públicas como as de desdobramento, tenham sido, ao longo desses poucos anos, todas memoráveis.

Limpeza Psíquica
Assim, sempre estaremos, com o entusiasmo renovado, com a união entre todos, cada vez mais reforçada, para as lutas que o futuro nos reservar.

CAROS COMPANHEIROS
QUERIDOS ASSISTENTES

Esta nave racionalista cristã tem tudo que a fará singrar nas paragens da MARGEM SUL DO TEJO. Estando instalada em Corroios/SEIXAL, mais fácil se torna navegar rumo ao sul deste lindo país, berço dos três grandes pilares fundamentais do Racionalismo Cristão: LUIZ DE MATTOS, seu fundador e codificador, Luiz Thomaz, cofundador e garante da sua independência financeira e ANTÓNIO COTTAS o consolidador da Doutrina.

O Racionalismo Cristão, praticado e explanado na Casa-Chefe, nas suas Filiais e Correspondentes, baseando os seus princípios em Força e Matéria, tem a finalidade precípua de esclarecer as criaturas, ensinando-as como se conduzir para se resguardarem das más influências astrais.
Limpeza Psíquica

Os espíritos que desencarnam, não dispondo de conhecimentos precisos sobre a vida inteligente fora da matéria densa, não podem cumprir, como deviam, o primeiro dever que lhes compete, quando abandonam, definitivamente, seu corpo físico, e que seria alçarem-se à sua dimensão espiritual.

São esses espíritos que, retidos, temporariamente, na mais baixa zona da atmosfera terrestre e ficando ao sabor das correntes de pensamentos afins, de outros espíritos desencarnados, bem como dos encarnados.

Nessa zona (astral inferior) onde passam a gravitar, tais espíritos não só apenas praticam atos pouco recomendáveis uns, como ficam todos envolvidos pelos fluidos grosseiros e danificadores próprios deste planeta-escola, a Terra.

Porque, de maneira geral, as criaturas desconhecem a lei universal da atração e como ela se exerce, o Racionalismo Cristão chama a si o dever de esclarecer os seres sobre a vida dos espíritos junto do corpo físico e também fora dele.

Os doutrinadores não se cansam de esclarecer aos presentes que a lei física da atração, aplicada ao mundo invisível, é um facto e se as pessoas aprendessem a dar valor ao pensamento, outra seria a sua vida e também outro seria o resultado obtido no final da vida terrena.

CAROS COMPANHEIROS
ESTIMADOS ASSISTENTES
Explicamos que dentre os postulados racionalistas cristãos, o hábito de bem pensar ocupa lugar de destaque, porque coopera para o equilíbrio, a tranquilidade, a harmonia na vida humana, que poderia ser bem mais suave se todos se compenetrassem dos seus deveres e obrigações.

Esclarecemos que o pensamento é vibração do espírito. Pensando, a criatura irradia, o que faz aparecer em sua aura a imagem do seu pensamento e, pelas vibrações e pelo que é refletido na aura, receberá ele, de fora, a boa ou má intuição sobre o ato pensado.

Por via desse mecanismo, se os indivíduos não estiverem moralmente preparados para enfrentar as vicissitudes, os contratempos e revezes que a vida a todos oferece, seus pensamentos de fraqueza, sua falta de ânimo, a debilidade de sua vontade, os levarão a sofrer a influência de tudo que é maléfico.

Face a este quadro que carateriza o viver da quase totalidade dos sete biliões de espíritos que vivem neste mundo, facilmente se compreenderá a razão por que o mundo vive permanentemente sob ameaças diversas e num completo desnorteamento.

Então, poderiam perguntar, os bem-intencionados: Este mundo está perdido? Não há mais solução para a humanidade?

Respondemos: a melhor solução foi devidamente estudada nos campos da mais alta espiritualidade. Muitas tentativas foram encetadas, sem sucesso, até se oferecerem os dois intrépidos LUIZES – Luiz de Mattos, para se ocupar da parte espiritual da Doutrina e Luiz Thomaz, que teve a seu cargo os aspetos financeiros.

Deste modo, suportando enormes sacrifícios, implantaram no mundo Terra, em 1910, na cidade brasileira de Santos, o RACIONALISMO CRISTÃO, doutrina filosófico-espiritualista que explica os chamados mistérios da vida e estabelece normas de conduta para os humanos seres caminharem tranquilamente neste alambique purificador de almas.

Felizes os seres que, em tempo útil no seu jornadear terreno, se cruzarem com tão majestosa filosofia espiritualista e adotarem, no seu viver cotidiano, tão esclarecedores princípios.

AMIGOS,
Para nós foi uma honra nos terem escutado com a devida atenção.

Aproveitamos para vos informar que a próxima festa cívico-espiritualista, ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2016 (DATA MAGNA), para juntos comemorarmos o 106.º aniversário do RACIONALISMO CRISTÃO.
Boa noite e feliz regresso aos vossos lares.
Antão José Lopes da Luz

.........................................

Corroios, 22 de Maio de 2015

Amigos Assistentes,
Queridos Companheiros

Há apenas 105 anos que a doutrina que explanamos nas casas racionalistas cristãs – O RACIONALISMO CRISTÃO – foi implantada neste mundo físico.
Muito sofrimento tem acompanhado a demasiado lenta evolução das almas que, por motivo das leis do progresso, não têm outro meio para ampliar a sua luz, rumo à força de onde partiram – a FORÇA CRIADORA –, senão sujeitarem-se a sucessivas reencarnações.

Os espíritos vêm a este mundo, conscientes e esperançados de que vão vencer todos os obstáculos e cumprir os deveres que escolheram em seus mundos de luz.

Aparelharam-se cuidadosamente, tiveram as ajudas superiores necessárias para o bom desempenho dessa nova missão, mas chegados ao ambiente terráqueo, deixam muito a desejar quanto ao cabal cumprimento dos seus deveres.
No momento próprio, não podendo permanecer mais tempo neste mundo, têm que regressar à sua verdadeira morada, onde serão juízes de si próprios ao fazerem o balanço do que foi a sua última encarnação. Muito satisfeitos ficarão se os deveres foram cumpridos e lastimarão se o pouco que fizeram não lhes permitiu elevar-se na escola evolutiva.

A progressão da maioria das almas vinha sendo demasiado lenta e, como resultado disso, repetiam-se as reencarnações, sempre com muito sofrimento.

Querida Assistência,

Caros Militantes,

Qual será o obstáculo maior a travar uma mais rápida evolução das almas que vêm encarnar neste mundo? Sem sombra de dúvidas, a falta de conhecimentos sobre a vida espiritual. A humanidade tem que saber de onde veio, o que faz neste mundo e qual o seu destino depois de cumprir os seus deveres durante sua jornada terrena.

Assim, os espíritos de luz puríssima que têm a seu cargo a evolução dos seus irmãos em essência, encarnados, e do próprio mundo que habitam, em cumprimento das leis evolutivas, tudo fizeram para que houvesse escolas que ministrassem o espiritualismo a quem quisesse aprender, na certeza de que enquanto carecer desses sublimes esclarecimentos, a humanidade não tem como progredir.

Conscientes das VERDADES espiritualistas explanadas pelo RACIONALISMO CRISTÃO, por amor à humanidade, cansada de ser enganada e de sofrer, um pequeno grupo de estudiosos, num encontro informal, resolveu colocar nos seus ombros o encargo de fundar uma casa racionalista cristã, para acolher não só os que já têm no seu íntimo a semente da espiritualidade a querer desabrochar, como a todos os que sofrem e necessitam de uma palavra amiga e consoladora, de um aconchego que conforta.

Queridos Assistentes,

Amigos Militantes,

Eis a razão por que estamos aqui e hoje a comemorar, com a alma a transbordar de alegria, o 11.º aniversário da fundação desta casa racionalista cristã, este FAROL DA MARGEM SUL DO TEJO, cujos raios fulgurantes, partindo desta corrente fluídica, sem quaisquer obstáculos, vão beneficiar a quem deles esteja precisando, em qualquer ponto deste planeta.

Pelo estudo que vimos fazendo da espiritualidade autêntica, sabemos que no planeta que habitamos tudo é efémero, tudo é passageiro. No entanto, essa efemeridade deixa sinais indeléveis, manchas nos corpos astrais das almas daqueles que se vão deixando levar pelo descaso às coisas sérias da vida, que se entregam ao vício e à indolência espiritual.
Mas, pela imperiosa lei do progresso, essas manchas, esses sinais, terão forçosamente que desaparecer, mas o preço a pagar é muito alto, porque terá que ser pela via de terríveis sofrimentos, já que é através de lutas que redundam em sofrimento, que o espírito se esclarece e se depura, alcançando maior evolução.

É essa a razão de tanto sofrimento por que muitos estão passando neste mundo
Repetimos: Como é forçoso que o progresso se faça, e se ponha um ponto final a tanto sofrimento, a humanidade tem que acordar, tanto quanto não seja, pela dor! Por vezes é até necessário essa dor para se reconhecer que é preciso despertar, deixar a indolência e bem aproveitar o tempo, dando a devida importância ao cumprimento dos deveres.

Caros Ouvintes,
OS TEMPOS SÃO CHEGADOS PARA QUE TUDO SE ESCLAREÇA, PARA QUE A LUZ JORRE SOBRE OS ESPÍRITOS RETARDATÁRIOS. Por isso aqui estamos a convidar todos ao estudo dos PRINCÍPIOS DESTA DOUTRINA para que se esclareçam.

Hoje, felizmente, abundam os canais informativos de conteúdo racionalista cristão.

Por experiência própria podemos afirmar que antigamente não era fácil conseguir-se um livro para o estudo, mas hoje, felizmente, graças aos modernos meios de comunicação, apenas os indolentes não encontram um dos variados caminhos que levam à espiritualidade. O próprio ASTRAL SUPERIOR vem incentivando e fortalecendo espiritualmente os que estão encarregados dos meios informáticos que vão ultrapassando todas as fronteiras.

Vejamos como se expressou, recentemente, o A.S.:

“Várias pessoas estão conhecendo nossos princípios doutrinários através de recursos digitais, encontrando o esclarecimento espiritual nas mídias eletrônicas e sociais utilizadas pelo Racionalismo Cristão, bem diferentes do sensacionalismo com que as falhas de carater são hoje intensamente exploradas pelos tradicionais meios de comunicação.

Então, prezados militantes, continuem firmes no cumprimento de seus deveres, com o propósito de fazer com que o esclarecimento espiritual chegue rápido e o mais seguro possível à humanidade.”

Estimada Assistência,

Estamos satisfeitos com a vossa presença assídua e contamos merecer a vossa assistência, sempre que vos for possível, às nossas reuniões públicas, todas as segundas, quartas e sextas-feiras.

Boa Noite e Feliz Regresso Aos Vossos Lares
Antão da Luz

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA, EM COMEMORAÇÃO DO 105º. ANIVERSÁRIO DO RACIONALISMO CRISTÃO

Corroios, 26 de janeiro de 2015
ESTIMADOS ASSISTENTES
QUERIDOS COMPANHEIROS

Segundo os cientistas, este planeta que habitamos existe há 4 biliões de anos e o ser humano começou a povoá-lo há apenas 200 milhões de anos. Portanto, 3 biliões e 800 milhões de anos foi o tempo necessário para que, em cumprimento das leis do progresso, as partículas da inteligência universal desprendidas do Grande Foco, evoluíssem e chegassem à sua categoria máxima, neste mundo e fossem capazes de modelar e habitar um corpo humano, seu carro enquanto durar o seu jornadear terreno.
Nesses duzentos milhões de anos o ser humano, a grande esforço, conseguiu conquistar tudo o que temos hoje, materialmente falando. Coisas maravilhosas foram conseguidas, inventos extraordinários, assombrosos mesmo, alcançados mas tudo isso apenas a nível do que é material.
E no foro moral? Algo se foi conseguindo, mas muito pouco em relação às necessidades em termos de uma convivência, a mais harmoniosa possível e necessária para uma sã convivência entre os seres humanos.

Sócrates, Platão e muitos outros filósofos espiritualistas quiseram despertar a humanidade, falando-lhe da existência e perenidade da alma e para a necessidade premente de enveredar pelo caminho da moral cristã e dos bons costumes entre todos que, oriundos da Força Criadora, são irmãos em essência.

Há dois mil anos veio Jesus que, entre muitas outras sentenças sublimes, disse:

Só a verdade poderá libertar a humanidade das garras da ignorância e assim prepará-la para o cumprimento do seu dever na Terra”.

Não obstante todo esse esforço, o homem apenas se interessava pelas coisas materiais, ignorando as espirituais.

Reputados investigadores sinceros penetraram no mundo moral, desejosos por entenderem as revelações extraordinárias, os fenómenos produzidos nas suas sessões experimentais que, aparentemente, entravam em contradição com os estudos científicos.

Embora reconhecendo que os fenómenos eram produzidos por forças inteligentes, como admitir essa realidade que seria um atestado de incompetência a cientistas de renome? Como admitir a existência de destinos flutuantes, seres indefinidos, errantes no espaço, gozando de uma liberdade mais ampla que a dos seres encarnados, e acima de tudo, capazes de destronar sábios já bem assentes em dourados pedestais?

Perante tal estado de coisas, o homem físico tinha que ser sacudido para se cumprir a lei que determina que o espírito humano não retrograda nem pode estacionar por muito tempo. Forçoso seria que viesse alguém não comprometido com os sábios terrenos nem com a sua ciência baseada na matéria que, por si só, já é uma consequência e não CAUSA de nada, pois a causa está na FORÇA que é o elemento primordial do universo. Como afirmou o grande fisiologista CLAUDE BERDARD, a matéria, mesmo viva, é inerte.

Jesus afirmou: “a mil chegarás mas de dois mil não passarás…” e esclarecemos, continuando a frase: “… sem conheceres a VERDADE sobre a vida espiritual, porque os tempos são chegados para restabelecerem todas as coisas”.
Passados 200 mil anos e de tantas assombrosas descobertas baseadas na matéria, o elemento inerte do universo, a humanidade quase nada sabia sobre o espírito ou alma, o elemento força, que cria, incita e movimenta o corpo por ele mesmo arquitetado.

A profecia de Jesus tinha que se cumprir. E a 3 de janeiro de 1860, nascia em Vila de Chaves, província portuguesa de Trás-os-Montes, aquele que vinha destinado a lançar as bases para uma nova ERA, a da espiritualização da HUMANIDADE.

Eis a árdua e nobilíssima missão que trouxe LUIZ DE MATTOS! O cumprimento da profecia de JESUS O “CRISTO”.
Ele devia ter iniciado os trabalhos no espiritismo racional e científico, sob a direção astral do padre António Vieira, aos 26 anos de idade, mas apenas despertou aos 50 e, para tal, foi determinante o colapso cardíaco que o levou às portas da sepultura. Também contribuiu muito o estado precário de saúde da sua família.

Muitas vezes o sofrimento físico é um enorme bem para o espírito.
ESTIMADOS PRESENTES

Luiz de Mattos nutria profundo desprezo pelo baixo espiritismo e não fosse o sofrimento por que passava certamente nunca despertaria para o estudo da vida inteligente, fora da matéria concreta.

Forçado, pois, pelas circunstâncias, aceitou ir assistir a uma sessão espírita praticada num “casebrezinho “, pobre, materialmente, falando, mas riquíssimo de luz, de inteligência e de saber e praticada “por certa gente honesta”.

Materialista que foi até aos 50 anos, inteligentíssimo que era, não foram poucos os fenómenos provocados pelo Astral Superior para que a alma investigadora de Luiz de Mattos se convencesse, sem vacilações, da existência de vida inteligente fora deste mundo.

Para separar as águas, o Astral Superior quis ser preciso, dizendo a Luiz de Mattos, na presença do seu inseparável companheiro: “A ti, a parte espiritual, a Luiz Thomaz, a parte material. Sois os dois responsáveis por esta Doutrina, Caminhai unidos, e por vós velaremos, uma vez que, em pensamento procureis religar-vos a nós.”
ASSIM SURGIU O RACIONALISMO CRISTÃO!

ESTIMADA ASSISTÊNCIA,
CAROS COMPANHEIROS DE JORNADA,
A escritura de constituição do novo CENTRO foi assinada na histórica data de 26 de janeiro de 1910 e, nesse mesmo dia às 20 horas e trinta minutos sob a presidência de Luiz José de Mattos, reuniram-se doze companheiros, em SESSÃO ESPECIAL com a nobre finalidade de, entre outros importantes assuntos procederem a:
Leitura, discussão e aprovação do Estatuto e Regulamento Interno
e
Escolha do nome que se deveria dar ao Centro.
ESTIMADOS ASSISTENTES,
CAROS COMPANHEIROS,

Na nossa qualidade de naturais de Cabo Verde, apraz-nos, sobremaneira, destacar a presença nessa Sessão Especial, do nosso conterrâneo, AUGUSTO MESSIAS DE BURGOS, figura marcante no advento do RACIONALISMO CRISTÃO.

Por todas as razões acima expendidas, estamos aqui e agora, celebrando o surgimento da DOUTRINA RACIONALISTA CRISTÃ no mundo Terra, marco importante na história da humanidade.

Depois de um extenuante trabalho cujo alcance o homem está ainda longe de compreender na sua plenitude, LUIZ DE MATTOS cerrou seus olhos para a vida material, no dia 15 de Janeiro de 1926, deixando-nos a mesa repleta das mais esplendorosas iguarias, para nos servirmos, conforme a nossa VONTADE, mais ou menos educada para o bem.

Num gesto da mais profunda gratidão, elevemos o nosso pensamento a todos quantos, até hoje, conhecidos e desconhecidos, vêm lutando pela nobilíssima CAUSA DA HUMANIDADE.
Clique em qualquer foto para ampliar ou ver como SLIDE
Agradecemos a presença de todos.
HONRA E GLÓRIA AO RACIONALISMO CRISTÃO!
BOA NOITE A TODOS.
Antão José Lopes da Luz

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO À CASA RACIONALISTA CRISTÃ FILIAL SEIXAL

Corroios, 14 de novembro de 2014

QUERIDOS ASSISTENTES

ESTIMADOS COMPANHEIROS MILITANTES
O século das luzes foi marcado na Europa, pelo aumento da produção agrícola, pela urbanização acelerada, pela invenção da máquina a vapor e da locomotiva e pela Revolução Francesa. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e das mudanças operadas na estrutura económica e na vida artística, foram os volumes da Enciclopédia que mereceram o título de “o mais significativo monumento do século das luzes.

Sem dúvida de que espíritos iluminados encarnaram nesse século e nos seguintes, trazendo grande evolução à humanidade. É certo que importantes inventos facilitaram imenso a vida dos povos, materialmente falando, mas, em contrapartida, a humanidade foi perdendo em valores morais.

CAROS PRESENTES

A criatura humana, na ótica da Doutrina Racionalista Cristã, tem duas vidas a viver – a vida material e a vida espiritual, que devem ser vividas paralelamente.
clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
Nota-se grande necessidade de respeito entre as pessoas, mas a carência maior que se constata é a de caráter. Se tivesse havido mais preocupação com a formação moral das pessoas, certamente o mundo em geral e este país em particular não estariam passando pelo sufoco económico destes últimos anos.

O povo não consegue entender como pessoas altamente colocadas, ocupando cargos rendosos, ganhando chorudos ordenados, desfrutando influência e prestígio junto das camadas elevadas da sociedade, possam descer à prática de falsificações e desfalques, negociatas e subornos e, para além de tudo isso, interpretações maliciosas dos textos das leis, visando o enriquecimento fácil, prevalecendo-se de suas funções de administradores da coisa pública, dos dinheiros do povo, da preponderância dos elevados cargos que exercem, do prestígio dos seus amigos, para servir sua ambição desmedida, em detrimento dos legítimos interesses da coletividade.

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
A par dos grandes inventos ocorridos no século das luzes que facilitaram a vida do povo, era necessário e urgente que surgisse algo para completar e valorizar ainda mais a evolução material verificada.

ESTIMADOS ASSISTENTES
QUERIDOS COMPANHEIROS 

Foi aí, nesse momento histórico, que surgiu, em 1910, incentivado por espíritos de luz puríssima, o RACIONALISMO CRISTÃO, fundado por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, com o objetivo precípuo de esclarecer as pessoas de forma concisa e simples, sobre o significado da vida, de um ponto de vista espiritualista, explanando princípios, através dos quais possam formar uma conceção coerente do Universo e com ele se identificar no contexto de um processo evolucionário.

Para nós, racionalistas cristãos, esta doutrina, de cunho essencialmente espiritualista, é a maior de todas as luzes trazidas pelos cientistas e filósofos de todos os tempos. Agora, com a expansão desses conhecimentos, o homem poderá, conhecendo-se a si mesmo, caminhar neste mundo, gozando os benefícios trazidos pelos inventos operados até hoje, mais os vindouros, porque a ciência não para, mas sabendo escolher o melhor caminho que é o que o levará a alcançar o que todos os habitantes transitórios deste planeta vieram buscar, que é o crescimento espiritual.

Todo o homem já conhecedor dos princípios racionais e científicos cristãos facilmente compreenderá que tem um dever maior a cumprir que é colocar o seu tijolo na construção desse grandioso edifício que representa a espiritualização da HUMANIDADE.

QUERIDOS AMIGOS

Esta é a razão pela qual alguns soldados deste maravilhoso exército do bem, se reuniram para fundar nesta belíssima MARGEM SUL DO TEJO, um correspondente da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, a qual, passados seis meses foi elevada a FILIAL, exatamente em 16 de novembro de 2004.

Estamos, pois, neste momento a celebrar este acontecimento que engrandeceu a família racionalista cristã.

Aproveitamos para informar que a nossa próxima reunião cívico espiritualista terá lugar no dia 26 de janeiro de 2015, em comemoração do 105º. Aniversário do RACIONALISMO CRISTÃO.

VIVA A CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL pelo seu décimo aniversário de ascensão a Filial!
HONRA E GLORIA AO RACIONALISMO CRISTÃO
Antão José Lopes da Luz 



◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DO SEIXAL
Corroios, 23 de Maio de 2014



ESTIMADA ASSISTÊNCIA

PREZADOS COMPANHEIROS



Foi no começo do ano de 2004 que não mais de meia dúzia de entusiastas militantes do Racionalismo Cristão se reuniram num encontro informal e das conversas elevadas mantidas todos foram concordantes em se fundar uma casa racionalista na Margem Sul do Tejo.



Sem sacrifícios, empenhamento e determinação tudo pode não passar de mera intenção, por isso, para que houvesse obra feita, começou de imediato a saga para se concretizar a nobilíssima determinação desses valentes soldados na luta do BEM CONTRA O MAL.



Assim, a 24 de Maio desse ano, com o beneplácito prévio do Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, nosso estimado Humberto Machado Rodrigues, hoje Presidente Astral desta doutrina, franqueamos as portas desta casa aos seus verdadeiros destinatários – esta simpática assistência!



No nosso primeiro pronunciamento recordamos os seguintes versos cantados pelo inspiradíssimo poeta português, Fernando Pessoa: DEUS QUER, O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE.

Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz


Em nossa opinião, esse pensamento reflete uma das verdades difundidas por esta Doutrina. Há duas correntes envolvendo este planeta: a boa e a má, portanto as vibrações preenchem a atmosfera fluídica da Terra, sendo dever inalienável dos homens de vontade forte para o bem, aqueles que se preocupam com o bem-estar, a felicidade e o progresso espiritual dos seus irmãos em essência, estarem em condições de captar as boas intuições que lhes são direcionadas pelas Forças que do Espaço Superior se encarregam da evolução espiritual dos habitantes deste mundo, para tornar palpáveis ações destinadas a ajudar a humanidade na sua caminhada evolutiva.



ESTIMADOS ASSISTENTES



CAROS COMPANHEIROS

Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz


É com enorme alegria que compartilhamos com todos a nossa felicidade em podermos, hoje, celebrar os nossos dez anos de profícua existência.

Nossa consciência nos diz que temos dado o nosso máximo como instrumentos para que o Astral Superior, com toda a sua sabedoria e amor, possa fazer o bem a todos, porque não há neste mundo quem não necessite da luz da verdade que clareia seu raciocínio e aponta o melhor caminho a seguir neste mundo cheio de imperfeições e muita maldade que têm por causa principal a ignorância sobre a vida real dos seres e também dos fluidos benéficos que indistintamente são espargidos sobre todos, muito especialmente sobre os que marcam presença nas reuniões públicas efetuadas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, nas casas racionalistas cristãs.

Como todos sabem o Racionalismo Cristão, fundado em 1910 por Luís de Mattos e Luís Tomaz, consolidado por António Cottas e expandido em sua primeira fase por Humberto Rodrigues não tem características de religião, nem é seita, é a genuína doutrina de Cristo e, por essa razão, ele é também grandioso.

Como racionalistas cristãos só nos sentimos felizes quando podemos ser úteis à Causa da Humanidade

Na vida material, quer nas empresas, sociedades ou mesmo em países à beira de se soçobrarem, financeiramente falando, os balanços são sempre positivos. Nós, neste momento de balanço dos 10 anos de trabalhos espiritualistas, não diremos tanto, porque nos falta essa capacidade de avaliação, mas podemos afirmar que a nossa luta vem sendo coroada de êxito. Todavia temos consciência de que cada um de nós tem condições para se doar um pouco mais a esta obra-prima que nossos MESTRES ESPIRITUAIS colocaram à nossa disposição como instrumento do BEM. Não esqueçamos que tudo quanto se faça para esclarecer a humanidade, livrando-a da crendice e ignorância espiritual, é serviço prestimoso que se presta à CAUSA DO BEM E DA VERDADE.

CARÍSSIMOS AMIGOS,
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

Não temos dúvidas de que alguma coisa de positivo já se fez em prol do esclarecimento espiritual da humanidade, mas muito mais há a fazer.

Expressamos veementes votos para que redobremos de esforços para o bem de todos e de cada um em particular.

Nesta doutrina não há aliciamentos porque tal seria desnecessário e até contra producente. Cada criatura está no seu patamar de desenvolvimento e assim como seria impossível querer que a criança que frequenta o jardim-de-infância fosse capaz de acompanhar as lições ministradas aos que já estão na última classe de ensino, também para se ser capaz de alistar nas fileiras do Racionalismo Cristão é absolutamente necessário que já haja algum crescimento, algum estofo espiritual.

Os espíritos primários ainda levarão algum tempo até chegarem a compreender os fundamentos desta doutrina. No entanto, para vosso consolo e maior responsabilização, podemos afirmar que não se encontra nesta sala nenhum espírito da inferior categoria acima referida.

Por conseguinte, sabemos que há assistentes presentes neste momento na sala já com capacidade de dar um maior contributo nestes trabalhos, mas por razões que só eles poderão melhor detalhar, ainda não se decidiram a tomar a melhor das decisões da sua vida.

Reparem com atenção no que escreveu o nosso Mestre Luís de Mattos: Citamos “Foram muitos os chamados para essa grandiosa obra de elucidação que hoje se faz com a publicação deste livro – O ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO. Hoje, como outrora, a maioria repeliu aquilo para que de bom era chamada, a fim de se entregar à satisfação de vaidades terrenas.”

QUERIDOS ASSISTENTES

O nosso apelo é que acordem, amigos, pois os tempos são chegados para que não se perca mais o período de estadia nesta jornada terrena, neste torpor que é a ignorância espiritual, causa de todos os males que comete esta sofredora humanidade.

Este é o único meio de que dispõe esta sofredora humanidade para se elevar espiritualmente e possa viver com maior tranquilidade e mais felicidade.

Os nossos agradecimentos pela vossa atenção e voltem em harmonia para os vossos lares levando os fluidos sobre todos espargidos pelos espíritos de luz que nos obsequiaram com a sua presença.

VIVA O RACIONALISMO CRISTÃO! 
Antão José Lopes da Luz

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO NONO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DO SEIXAL


Corroios, 24 de Maio de 2013


ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS
A vida neste mundo nunca foi fácil, mas está a tornar-se quase impossível, devido à ignorância humana sobre os porquês da vida. No entanto, em vez de procurarem esclarecer-se sobre o que é de facto, a vida real, sobre as coisas sérias da vida, nota-se um pouco caso generalizado e a vida se complica cada vez mais, porque de braços cruzados nada se consegue.
A maldade humana cresce a cada dia, os homens se matam como se de irracionais se tratassem. Ninguém se entende, todos se engalfinhando, guerras, sequestros, roubos, assassinatos e imoralidades, por toda a parte e, por causa dessas anomalias, os seres se perturbam.
A vida serena e pacata de antigamente desapareceu para dar lugar à vida agitada onde tudo é conseguido com muito mais sacrifício e trabalho. Os suicídios dispararam, as descompensações e os esgotamentos nervosos não param de crescer.
Maria Brito, Hermínio Conceição, José Spencer,
Arminda Lopes, Orlanda Sousa, Manuela Segura,
Antão da Luz, Fátima Almeida, Alcídia Carones,
Filomena Carvalho e Cândida Martins
Afirma o Racionalismo Cristão que a criatura humana não nasce má, ao nascer todos são bons e durante a infância conservam a ingenuidade de espíritos que iniciam nova existência, nova reencarnação. No processo reencarnatório esquece-se cerca de 95% do passado espiritual. Portanto, o espírito traz todas as condições para poder tirar o máximo proveito da sua nova jornada terrena.

A maldade só começa a despertar ao se encaminhar o ser para a maioridade, devido ao meio ambiente em que vive, à falta de adequadas orientações e dos maus exemplos observados.
Por causa disso despertam nas criaturas os mais baixos sentimentos como o egoísmo, a vaidade, a hipocrisia, a ganância, o despotismo, a miséria moral.
Este triste panorama atual seria muito pior se o Astral Superior, encarregue da elevação espiritual deste planeta, não tivesse conseguido ainda implantar a Doutrina Racionalista Cristã no meio terráqueo.
Há, portanto, 103 anos que vem lutando esta ciência cristã, explanando princípios de moral elevada e que, quando seguidos pela maioria, irá dar um basta a este estado de coisas.
O homem terá que aprender que o Universo é regido por leis comuns, natural e imutáveis e a dessas leis não há quem possa fugir ou nem mesmo esquivar-se.
A lei do progresso é uma dessas LEIS naturais e imutáveis que regem o Universo e, por isso todos os espíritos, encarnados e desencarnados terão que progredir. Nada estaciona por muito tempo e não há punições irrevogáveis, quando muito, por sua indolência, alguns espíritos retardam a sua evolução, aumentam o seu infortúnio, os seus sofrimentos neste mundo e fora dele.
Na aceleração do progresso das almas que vêm a este mundo processar a sua evolução esta a razão de ser de uma alma grandemente evoluída como a de Jesus o “Cristo” de sujeitar a uma reencarnação dolorosíssima, há pouco mais de dois mil anos.
Apesar desse grande sacrifício, seus belos princípios foram, por vezes, por ignorância, outras, por interesses escusos, deturpados.
Claro que o sacrifício não podia ficar em branco ou ficar incompleto e as Forças Universais não descansaram, fazendo tudo para reimplantar, na sua originalidade, os belíssimos ensinamentos de Jesus, como único meio capaz de remodelar os hábitos e costumes pervertidos da humanidade.
CAROS PRESENTES,
O RACIONALISMO CRISTÃO vem cumprindo o seu dever e cabe ao homem aproveitar os meios postos, pela ciência, à sua disposição, conhecer, estudar, raciocinar, aceitar e pôr em prática estes proveitosos ensinamentos.
Urge, portanto, que a humanidade desperte! Já é tempo de acordar perante a brutal realidade em que quase todos veem vivendo e se deixe, de vez, para trás, a preferência por uma vida de ilusões, proporcionada pelo materialismo.
Voltamos a enfatizar que todos, sem exceção, terão que despertar para a espiritualidade, pois não há outra salvação para a miséria que está assolando o mundo.
Já que é uma questão de tempo, os que se derem ao trabalho de raciocinar, sofrerão apenas o necessário e não o sofrimento resultante do seu indiferentismo e do seu pouco caso.
Que este alerta sirva, pelo menos, aos que se deram ao trabalho de nos virem ouvir neste dia em que festejamos o nosso 9.º aniversário de fundação.
Como veem são nobres os nossos objetivos.
Apenas desejamos a felicidade, a paz e o bem-estar de todos, sem exceção e que num futuro, não tão distante, possam ter prazer em ler os noticiários dos jornais e dos outros meios de comunicação.
Com os nossos agradecimentos desejamos a todos um feliz regresso aos vossos lares.
BOA NOITE!
Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 25 de Janeiro de 2013

CENTÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO RACIONALISMO CRISTÃO

ESTIMADOS COMPANHEIROS

CARA ASSISTÊNCIA

Foi no já longínquo dia 26 de Janeiro de 1910 que Luiz José de Mattos, acompanhado de mais onze companheiros de boa vontade, onze bravos lutadores, assinavam, na Cidade de Santos, a escritura da constituição do Centro Espírita Amor e Caridade. Foi o começo de uma NOVA ERA para a humanidade, a era da civilização autêntica, porque escorada nos princípios verdadeiramente cristãos. A partir daí, os seres humanos encetaram uma longa viagem capaz de os fazer percorrer caminhos mais seguros. Esses sãos PRINCÍPIOS, a seu tempo, hão-de redimir o mundo.

Teriam todos esses doze elementos, nesse exato momento, plena consciência da declaração de guerra que proferiam para que fossem derrotados os erros e vícios que enfermavam a sociedade humana?
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos


Nada podemos garantir, mas o que importa é estarmos, aqui e agora, com nossos espíritos jubilosos, irradiados pelas Forças do Astral Superior, comemorando esse feito memorável, ímpar mesmo, no contexto planetário.


Chegar ao ponto em que nos encontramos não foi nada fácil, mas a luta tem sido maravilhosa. Muitos conhecem o sofrimento por que passaram os fundadores Luiz de Mattos e seu inseparável amigo, Luiz Thomaz, para levarem adiante esta belíssima Doutrina.

Muito se tem lutado e essa luta tem que continuar porque é dever inalienável das entidades que cuidam do progresso deste mundo e seus habitantes, fazer com que o esclarecimento espiritual chegue a todos os recantos do planeta.

Só aí teremos ganhado a guerra do BEM contra o Mal.

Têm sido 103 anos de intensa luta dos colaboradores e muito mais ainda das Forças do Astral Superior. Cento e três anos de orientações para um viver equilibrado aos que nos procuram, um incontável número de reuniões públicas de esclarecimento espiritual, quantas normalizações de seres psiquicamente perturbados, inumerável quantidade de lares reabilitados, enfim um extraordinário trabalho de assistência social.

A faina espiritualizadora do Racionalismo Cristão continua! Cada uma de suas reuniões, públicas e particulares, é mais um tijolo na construção de um mundo melhor, mais humano, mais pacífico, mais solidário.

As grandes mudanças neste planeta foram iniciadas no século XX, conhecido por quase todos como Século das Luzes. O que poucos ainda sabem é que a maior LUZ foi o lançamento do RACIONALISMO CRISTÃO. Fundado nos alvores desse século e através do qual o Astral Superior vem realizando obras de grande proveito para a humanidade com a implantação de uma nova filosofia de vida capaz de modificar o comportamento do ser humano.

O mundo está em transformação e as Casas Racionalistas Cristãs são a base de toda essa transformação e maior será pela espiritualização dos povos, através do trabalho incessante do Astral Superior, com a preciosa colaboração de militantes dedicados.


Arminda Lopes, Margarida Silva, Hermínio Conceição, José Spencer,
Maria José Leal, Fátima Pires, Orlanda Sousa, José Gomes,
Maria de Lourdes Gomes e Filomena Carvalho.
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos

CAROS COMPANHEIROS,

ESTIMADOS ASSISTENTES,

Como todos sabemos, a humanidade, antes de se recuperar de uma grave crise, outra já aparece, deixando o ser humano bem mais preocupado com as incertezas que caracterizam o mundo moderno. Pessoas despreparadas para enfrentar essas lutas sentem abalos morais fortíssimos, várias delas desencarnando prematuramente em virtude de fraquezas da alma. Porém, todas estão na Terra para enfrentar a realidade como ela se apresenta. Mas capacitem-se de que se ela está inserida num cenário de perplexidade e dúvidas é porque muito foi descurado ao longo do viver.

Por isso, o gênero humano está sem um referencial que possa levá-lo a um lugar seguro, que o ensine a desfazer o que ele próprio produziu, causando os sofrimentos por que passam grandes massas.

Na mesa - Margarida Silva, Juliana Tavares, Filomena Carvalho,
Vanda Andrade e Maria de Lourdes Gomes.
À volta da mesa - Fátima Almeida, Cândida Martins, Alésia Guilherme,
Maria Teresa Mártir, Antão da Luz, Maria Pereira, Júlio Carvalho,
José Gomes, Orlanda Sousa, Hermínio Conceição e Maria do Monte.
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos
O Racionalismo Cristão tem as ferramentas de que a humanidade precisa para enfrentar com fortaleza de espírito os quadros tristes e ruinosos que se apresentam, conforme dizia o mestre Luiz de Mattos, no seu tempo.
Muito já foi feito e agora que a Doutrina completa cento e três de existência, tem muito mais trabalho pela frente, porque está a saber valer-se da tecnologia.

A internet nos levará muito longe e bem antes do que muitos imaginam. Pena é haver, ainda, muitos retrógrados que bem poderiam pôr à disposição dos menos preparados os seus valiosos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de estudo e não o estão fazendo.

Para auxiliar o Astral Superior a implementar os seus sábios e valioso projetos todos os militantes são poucos, por conseguinte nenhum se deveria autoexcluir.

Eis um desses maravilhosos projetos:

O Astral Superior está trabalhando afanosamente para possibilitar adesões de outras doutrinas ao Racionalismo Cristão.

Se tal não ocorrer num futuro próximo, será em outro momento mais oportuno. Isto irá ocorrendo à medida que seguidores dessas doutrinas começarem a identificar no esclarecimento proporcionado pelo Racionalismo Cristão, conceitos mais adequados à evolução espiritual.

Como veem ainda somos poucos os interessados em ser colaboradores da plêiade do Astral Superior neste gigantesco empreendimento.

Enquanto tal não acontecer é dever inalienável dos racionalistas cristãos de boa vontade, prosseguir na divulgação e prática da disciplina racionalista cristã.

Da perseverança das ações resultará o amadurecimento espiritual.

COMPANHEIROS,

Não obstante esses cento e três anos da existência do Racionalismo Cristão, boa parte da humanidade permanece insensível à espiritualidade. De tal forma está ligada aos assuntos e interesses de ordem material, que nada quer saber sobre as coisas do espírito. Por essa razão chega ao estado de perturbação psíquica sem se dar conta, pois exercita a vontade egoísta voltada para o mau procedimento.

Mas como as leis do progresso determinam que da luta do Bem contra o mal, só pode resultar na vitória da Verdade contra a mentira, da certeza contra a incerteza, da justiça contra a injustiça, cabe a cada um de nós aproveitar no máximo essa luz transcendente e intensa trazida pelo Racionalismo Cristão e coadjuvar com as Forças Superiores que trabalham para a remodelação deste mundo.
Antão José Lopes da Luz
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos

Terminamos reafirmando a necessidade de os militantes porem mãos à OBRA porque se bastante já foi feito, há muito ainda por fazer. Os princípios cristãos têm que ser levados aos mais recônditos pontos deste planeta.

Agradecemos a presença de todos.

Boa noite e feliz regresso aos vossos lares.
Antão José Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 16 de Novembro de 2012


ESTIMADOS ASSISTENTES

CAROS COMPANHEIROS DE JORNADA,



A 24 de Maio de 2004, há por conseguinte, oito anos e seis meses, este FAROL NA MARGEM SUL DO TEJO, se associou aos seres de boa vontade que constituíam o batalhão na luta de bem contra o mal, da verdade contra a mentira. Passados seis meses, esta casa racionalista cristã foi elevada à categoria de Filial.



Esta a razão deste nosso encontro, hoje, em reunião cívico espiritualista para festejarmos tão auspiciosa data – a da sua ascensão a Filial.



De acordo com o Presidente Astral do Racionalismo Cristão no planeta, o Consolidador António Cottas, devem ser comemoradas não apenas esta data, mas todas as que realmente sejam significativas para a Doutrina.



8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal 

O homem, no passado enfrentou os mares, os mares nunca dantes navegados, as tempestades, as rotas difíceis, para desbravar novas terras e enfrentar novas lutas. Hoje viaja-se pelos ares para aproveitar o tempo, para se chegar mais depressa e concluir o que foi projetado.



Quando há 34 anos iniciamos a prática efetiva e o estudo sistematizado desta Doutrina, a correspondência entre a Filial que fundamos e a Casa-Chefe demorava alguns dias. Felizmente, hoje, graças às novas tecnologias, em segundos, a correspondência pode ser trocada.



8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal

Modernamente, o homem esclarecido, expande suas ideias usando a tecnologia da internet. Não há dúvidas de que essa ferramenta, esse eficaz meio de comunicação, está sendo utilizada pelo Racionalismo Cristão para levar a semente da Verdade, originariamente trazida por Jesus “O Cristo”, a todos os cantos deste planeta.



Os Princípios Racionalistas Cristãos encontram-se explanados na Obra Básica da Doutrina e estão sendo desdobrados em outras obras de fácil assimilação pelos que as lerem. O mais custoso, porventura, será praticá-los, porque muitos trazem do berço tão arraigadas proposições que lhes foram impingidas ou observadas no próprio lar, na escola, na vida, em contacto com pessoas com as quais são obrigados a conviver.



8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal

Ao tomarem conhecimento duma filosofia simplista mas que em vários pontos entra em conflito com suas convicções, com o que têm imbuído em seu próprio “eu”, precisarão de força de vontade, de raciocínio e de discernimento para soltar as amarras que os impedem de navegar para o mar alto, donde vislumbrarão um novo horizonte.



Para trabalhar pela grande Causa da Humanidade, é preciso amadurecimento espiritual e nem todos possuem esse amadurecimento. Muitas criaturas se entusiasmam pelo Racionalismo Cristão, se inscrevem até para trabalhar em suas fileiras, porque reconhecem a grandeza desses trabalhos, mas falta-lhes o amadurecimento que as torna capazes de discernir que é preciso abnegação e respeito pela Causa.



8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal

Abnegação de que só as criaturas já detentoras de um espírito amadurecido são capazes. O ânimo das espiritualmente imaturas vai arrefecendo, devido aos apelos, às seduções da vida material e acabam, pela sua fraca espiritualidade, desertando desse batalhão que julgaram, e com acerto, ser o caminho certo.



O Racionalismo Cristão está enveredando para uma nova fase, uma fase de franca expansão, uma fase em que se tornará mais conhecido, pois, com o esplendor de seus ensinamentos, brilhará mundo afora.

Ao abrir os jornais, ao ouvir os primeiros noticiários da televisão somos bombardeados com notícias trágicas: assassinatos, raptos, tráfico de drogas, governos asfixiando com impostos incomportáveis os mais carentes, desemprego em massa, suicídios, terrorismo, quando não são os rigores climáticos aos quais os poderosos não são totalmente alheios. Essa é a angústia que está amedrontando a sofrida humanidade, esse o caos que está atrapalhando a vida do homem!


8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal
Na nossa visão desses factos, a humanidade está sendo sacudida, para que acorde do seu sono milenar, pois vive embrutecida, acreditando no que não existe, dando ensejo a que o mal se instale, a insegurança aumente, levando desgraças para as famílias indefesas.

Os seres humanos estão apavorados. Pelo mundo afora, em todos os recantos do planeta, não existe um oásis. Tudo por falta do conhecimento da espiritualidade verdadeira, prodigalizada pelo Racionalismo Cristão desde 1910.

Mas os tempos são chegados para que o esclarecimento espiritual se faça!
Por isso trabalhamos nas Casas Racionalistas Cristãs para levar esse esclarecimento espiritual às criaturas, ÚNICO modo capaz de erradicar o mal. Se as pessoas não se esclarecerem, os males não poderão ser debelados e continuarão grassando mundo afora.

Que seja um alerta tudo que está acontecendo!
ESTIMADOS ASSISTENTES,
CAROS COMPANHEIROS,


8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal
Esta maravilhosa Doutrina foi iniciada por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, consolidada por António Cottas, homens espiritualmente valentes, seres de compostura moral e de caráter impoluto. Nada lhes faltou na Terra por parte do Astral Superior. Foram abnegados e desprendidos. Fizeram tudo para que o Racionalismo Cristão ficasse implantado e bem consolidado.
O recém-desencarnado, Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, na linha dos seus predecessores não poupou esforços para que hoje possamos gozar a sombra fresca desta árvore frondosa que beneficia a todos quantos por ela se interessarem.

8°. Aniversário - 16 de Novembro de 2012
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Portugal


Nesta fase de expansão e plena aceitação é preciso haver coragem igualmente. Como na fase de implantação, nada faltará àqueles que realmente estiverem enfileirados no batalhão, seguindo seus princípios.
Todos temos motivos para nos sentirmos felizes, porque a Doutrina será um marco para a humanidade.
Para terminar queremos, em nome desta beneficiadora e esclarecedora Doutrina, que foi trazida ao planeta Terra para beneficiar os que vão conhecendo seus Princípios Espiritualistas, felicitar todos os presentes por demonstrarem ter já desenvolvido a razão e começado a discernir o que é certo do que é errado, abandonando crenças, rituais, tudo que é extremamente materialista e ingressado de vez na espiritualidade, que representa o que há de superior no UNIVERSO. É no binómio Força e Matéria que se resume e se explica a verdade da vida!
Agradecemos vossa paciência e atenção dispensada, desejamos feliz regresso aos vossos lares.
BOA NOITE
Antão da Luz
◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 25 de Maio de 2012 
 

ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS
 
"Nos trabalhos espirituais que se efetuam em nossas Casas, os conselhos e as orientações, em linguagem acessível, são dados a mancheias, para que todos possam observar e compreender, através das explanações, o que o Racionalismo Cristão é como Doutrina espiritualizadora, como Doutrina que mostra a Verdade, Verdade que Jesus quis implantar no mundo Terra; não conseguiu, mas deixou a semente.
 
Os séculos passaram - foram dois milénios - a semente germinou e aí está a bela e grandiosa Doutrina Racionalista Cristã, se expandindo pelo mundo, pois suas Casas ultrapassaram fronteiras e já se encontram em diversos países, porque a Verdade não se oculta".
 
Os Pensamentos acima, do Consolidador desta Doutrina e Presidente Astral, António Cottas, foram externados nas correntes fluídicas da Casa-Chefe, e porque a Verdade triunfará, temos a certeza, estamos hoje, aqui, comemorando o 8.º aniversário da fundação desta grandiosa Casa Racionalista Cristã.
 
No dia 24 de Maio de 2004 éramos 14 os guerreiros a dar início a esta árdua luta e hoje já ultrapassamos os 50.
 
As dificuldades de vária ordem, os aborrecimentos, podem, de alguma forma, ser arrolados e contabilizados, mas o Bem proporcionado a todos quantos se abeiraram desta Casa por curiosidade ou à procura de alívio para seu sofrimento físico ou psíquico, e a muitos que, sem se aperceberem, foram beneficiados pelo majestoso trabalho espiritual levado a efeito pelo Astral Superior, que muitas vezes transcende a atmosfera fluídica da Terra, não há, neste mundo, quem possa fazer a mais pálida ideia da magnitude do que foi e é feito nesta e nas demais casas racionalistas cristãs espalhadas pelo mundo.
 
Claro que o trabalho não é nosso, não é dos militantes, mas, somos peças fundamentais, como seus instrumentos, porque como todos sabem as Forças Astrais Superiores não têm pernas nem têm braços. Para que essas Forças do Bem possam vencer a densa atmosfera fluídica da Terra e chegar às correntes fluídicas e daí alcançar qualquer ponto do planeta, precisam dos seres humanos esclarecidos, dispostos a trabalhar e que vão levar, através das doutrinações, dos conselhos, através, portanto, da presença amiga, àqueles que procuram as Casas Racionalistas, a esperança e a certeza de que realmente irão nelas encontrar aquilo que procuram.
 
Por conseguinte, foi ontem o dia do nosso aniversário! Mas, então, o por quê de ser hoje o dia da reunião cívico espiritualista de comemoração desse evento? Porque são os presentes, são os assistentes, a razão de ser da fundação de toda e qualquer casa racionalista cristã.
 
Por isso, todos os que transpõem a porta têm o direito de ser recebidos com muito carinho, atenção e amor espiritual porque esta Casa é pertença da Plêiade Astral Superior e dos nossos caros assistentes.
 
ESTIMADOS PRESENTES,
 
As seitas e religiões fizeram e ainda estão fazendo parte do processo evolutivo deste planeta físico. Por essa razão e porque os tempos são chegados, para que ocorra uma viragem na caminhada, rumo a um maior progresso espiritual, os seres humanos precisam aprender como proceder. Têm andado completamente desnorteados e a comprová-lo basta ouvir um serviço noticioso da rádio ou da televisão, por não saberem o que é Força em si e Matéria em si.
 
Nesse viver tão confuso, tão desorientado, em completa desarmonia pelas coisas erradas que lhes ensinaram ao longo dos tempos, precisam os seres humanos na forma tornar-se, também, humano no fundo. Por isso a necessidade premente da expansão e divulgação dos Princípios Racionais e Científicos Cristãos.
 
Daí o importante papel que cabe ao Racionalismo Cristão de esclarecer espiritualmente a humanidade.
 
A atividade da plêiade do Astral Superior é intensa, preparando o caminho para os espíritos que já estão encarnados e para os ainda em seus mundos de estágio, mas preparando sua vinda a este mundo, devidamente capacitados para, integrando o Racionalismo Cristão, levarem estes sãos Princípios a onde for preciso para dissolver as densas trevas da ignorância ainda reinantes.
 
Esta é a melhor Filosofia para os tempos que correm, mas também, sem dúvida, será a Doutrina do futuro.
 
ESTIMADOS ASSISTENTES,
 
O Racionalismo Cristão é como que carro em marcha pela estrada da vida a distribuir orientações e conselhos benéficos. A felicidade está em os seres humanos os assimilar, fazendo deles uma bússola para dirigir seus passos. Quanto mais a criatura se espiritualiza, mais evolui, mais um degrau imenso e extenso na escala da evolução ela atinge.
 
Por esta razão, mais uma vez vos concitamos a que estudem e raciocinem sobre tudo quanto ouvem durante nossas reuniões públicas, mas sobretudo que ponham em prática, no vosso dia-a-dia, tão elevados Princípios, que vos garantirão uma vida mais tranquila, profícua e feliz no futuro.
 
Este Farol na Margem Sul do Tejo, essa torre irradiativa de propagação das Forças Superiores, de propagação da espiritualidade e de amor ao próximo, apenas deseja a todos as maiores felicidades e que vivam em paz e harmonia.
 
Dias vindouros, mais felizes, são possíveis desde que não percamos a esperança de atrair o bem com a nossa boa conduta e pensamentos elevados, pois a lei de atração não falha.
 
Leiam o livro “Racionalismo Cristão”, obra básica desta Doutrina, não saltando etapas. Essa leitura proporcionará o vosso autoconhecimento. Com a leitura da obra “A Vida fora da Matéria”, com ilustrações que definem bem o que seja a vida da força inteligente para além da matéria organizada, o ser vai-se afastando das influências maléficas, quer sejam de encarnados ou de desencarnados.
 
Venham às segundas, quartas e sextas-feiras a este vosso novo lar e que vosso primeiro lar seja uma extensão deste.
 
Elevemos os pensamentos aos nossos Mestres Astrais Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, António Cottas e Humberto Machado Rodrigues e nossas mais puras vibrações para que seja coroada de sucessos a gestão do Senhor Gilberto Silva, atual PRESIDENTE DO RACIONALISMO CRISTÃO.
 
Agradecendo vossa atenção e paciência em nos ouvir, desejamos uma boa noite e feliz regresso a casa.
 
Antão José Lopes da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘
..........
Discurso do 102º. Aniversário do Racionalismo Cristão, Filial Seixal

Corroios, 27 de janeiro de 2012

MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES

ESTIMADOS COMPANHEIROS,

O Racionalismo Cristão já dispõe de mais de centena e meia de Filiais e Correspondentes espalhados pelo mundo afora.

Cada um festeja o seu dia de aniversário de fundação, de elevação a Filial, de inauguração da sede própria. Mas o dia 26 de Janeiro é comemorado mundialmente. Todas as Casas Racionalistas Cristãs celebram esse dia, por representar a DATA MAGNA - o dia da fundação desta nossa querida Doutrina Racionalista Cristã.

Todos quantos nos achamos reunidos aqui e agora, para festejar o centésimo segundo aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, concomitantemente estamos homenageando os três pilares básicos que sustentaram inicialmente tão majestosa OBRA: Padre António Vieira, a figura central no lançamento do Racionalismo Cristão na face da Terra, trabalhando incansavelmente, em plano astral, para o bom êxito dos seus colaboradores em plano físico - Luíz de Mattos que veio incumbido de cuidar da parte espiritual da Doutrina e Luíz Thomaz responsável pela independência material da mesma.



Os espíritos que descem à Terra com missões tão elevadas a fim de contribuírem para a elevação espiritual dos seus irmãos em essência, lutando em corpo físico, para o seu progresso como parcelas da Inteligência Universal devem, bem cedo, tomar consciência dessa sua incumbência, aí por volta dos 25 anos.

Luíz de Mattos aos 50 anos ainda não tinha despertado porque as condições do meio no qual desenvolvia as suas actividades, não se mostraram favoráveis. Daí deduzir-se da intensa actividade do nosso Vieira, para que o sacrifício da reencarnação de Luíz de Mattos não fosse em vão, desperdiçando-se a grande oportunidade de ver reimplantados no plano terráqueo os ensinamentos deixados neste mundo pelo grandioso espírito de Jesus o “Cristo”.

Após ter sido vítima de um insulto cardíaco, começou Luíz de Mattos a raciocinar sobre a finalidade da vida do homem neste planeta. A partir daí os acontecimentos começaram a desenrolar-se.

A muito custo, alguns amigos, entre eles, Luíz Thomaz, conseguiram fazer com que, Luíz de Mattos fosse assistir a uma sessão espírita, onde na verdade se praticava o Espiritismo Racional e Científico Cristão.

Naquela noite memorável o livre-pensador Luíz de Mattos, longe estava de adivinhar que tinha dado o primeiro passo na Doutrina praticada por Jesus o Cristo.


Nós, os humanos seres não temos a capacidade de entender o enorme trabalho realizado por espíritos evoluidíssimos para, primeiro, conseguir que Luíz de Mattos assumisse a presidência física dos trabalhos logo naquele primeiro dia, seguidamente, que aceitasse estudar os fenómenos observados.

Com a sua inteligência, sua perspicácia, seu raciocínio lúcido, foi buscando entender os factos espiríticos que o Astral Superior, magistralmente, foi fazendo desdobrar-se aos seus olhos.

Pacientemente o Astral Superior foi aguardando que ele pronunciasse, depois de ano e meio de estudos e com alguma insistência, a frase “Sim, estou pronto para iniciar a OBRA.”

Num dos quadros que constituem o livro A VIDA FORA DA MATÉRIA, podemos ver os seguintes fundadores espirituais do Racionalismo Cristão, envolvendo com seus corpos fluídicos, o presidente do Centro Espírita Redentor – Luíz José de Mattos: Dr. Pinheiro Chagas, Dr. Custódio José Duarte, Padre António Vieira, Luíz de Camões, Camilo Castello Branco e João de Deus.

Luíz de Mattos dedicou-se de corpo e alma, sem recear coisa alguma, para nos deixar esta frondosa árvore, essa fonte cristalina de saber espiritual, a mesa posta e farta para todos quantos queiram e tenham vontade de se erguer do lodaçal da ignorância espiritual e caminhar para a luz.

Por tudo isso, concluímos que esta Doutrina veio para ficar e nada a poderá destruir porque ela é pertença das Forças do Astral Superior. É uma Doutrina grandiosa porque grandiosos foram os espíritos envolvidos no seu lançamento no mundo Terra.



Senhoras e Senhores,

Estimados Companheiros,

Esclarecer a humanidade é um dever imposto pelas Forças Superiores àqueles que assumirem a responsabilidade desta grande Obra. A Doutrina de Jesus o “Cristo” teve início durante a vida física daquele Grande Mestre, mas naquela época não era possível a estruturação das suas bases sólidas, devido ao grande atraso da humanidade naquele momento histórico, o que inviabilizou a continuidade e a implantação definitiva desses princípios. Mas a semente ficou, criou raízes e chegou aos nossos dias, graças ao espírito de semelhante grandeza – Luíz de Mattos, que completou aquela missão superior. É preciso dar tempo ao tempo, tanto a nível material quanto espiritual. Assim vai-se dando a continuidade da Doutrina, graças à dedicação e aos esforços daqueles que despidos de vaidade e bem-intencionados se ofereçam para trabalhar nesta majestosa OBRA.

Temos todos, a grande responsabilidade da expansão da Doutrina que abraçamos, devendo cada um doar-se a ela, para o engrandecimento individual e coletivo.

Só a união entre todos é que justifica a nossa presença assídua nesta Casa, para darmos o grande contributo tão desejado e necessário à plêiade Astral Superior

Não foi o acaso que deu ao colosso que é o Brasil a gloriosa oportunidade de oferecer condições propícias à instalação e propagação, para todos os cantos do mundo, desta Ciência Cristã.

Curiosamente, a contrastar com o Brasil, berço da Doutrina, o povo de um minúsculo, materialmente falando, mas igualmente gigante na espiritualidade, desde a primeira hora se colocou ao lado do Astral Superior como seu fiel instrumento para dar seu contributo no movimento regenerador da sofredora humanidade. Estamos falando do laborioso povo Cabo-verdiano.

Por isso, houve razões bastantes a justificar a visita a Cabo Verde em 2006, do Presidente em Exercício, Sr. Gilberto Silva, nas suas próprias palavras, para homenagear o seu povo pelo papel preponderante desempenhado na divulgação do Racionalismo Cristão pelo mundo. Aliás, esse foi um desejo por muito tempo acalentado pelo Consolidador António Cottas e também do atual Presidente Perpétuo, Sr. Dr. Humberto Machado Rodrigues.

MINHAS SENHORAS AQUI PRESENTES:

Achamos muito oportuno, nesta ocasião, homenagear também a mulher racionalista cristã, seja ela militante ou apenas simpatizante.

No Racionalismo Cristão sempre afirmamos que a mulher teve um papel especial na implantação da Doutrina, e, realmente, já houve grandes vultos femininos participando destes trabalhos, e haverá sempre, porque se observa um número cada vez maior de mulheres com vontade forte para levar esta Doutrina avante.

Este facto torna-se bem evidente quando acontece um especial evento espiritual.

Em todas as reuniões públicas e em especial nas cívicas espiritualistas, estão presentes nesta e em todas as demais Casas Racionalistas Cristãs, as mulheres, altivas em seus postos, embelezando e engrandecendo a Doutrina, que precisou e sempre precisará da colaboração das mulheres.

Para terminar, e como sempre fazemos, deixamos aqui a indicação de que a nossa próxima reunião cívico espiritualista terá lugar no dia 25 de maio para festejarmos o oitavo aniversário da fundação desta Casa.

Nossos desejos de boa noite a todos, e feliz regresso aos vossos lares.

Antão José Lopes da Luz




◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 16 de Novembro de 2011

ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS
MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES,

Estamos aqui reunidos para comemorarmos, nesta reunião cívico-espiritualista, o sétimo aniversário da ascensão à categoria de Filial desta Casa Racionalista Cristã.

É mais um ano de lutas que ficou para trás e, ao contrário do que o leigo possa imaginar, com o andar dos tempos o nosso júbilo é cada vez maior, sempre que franqueamos as portas para receber os amigos desta Casa, nossa querida Filial Seixal e, obviamente da mais bela das doutrinas, o Racionalismo Cristão, fundada pelos nossos queridos Imortais Mestres, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e consolidada por António Cottas.

Racionalismo Cristão não é uma religião!

É, sim, a filosofia das filosofias e a ciência das ciências. Dá do Universo uma explicação muito profunda e que a própria ciência ainda não domina, não obstante avançadas pesquisas efectuadas por estudiosos honestos.

“O espiritismo visa um fim, estuda uma ordem de factos, emprega métodos, processos e instrumentos, exclusivamente seus; cria teorias, estatui princípios, estabelece leis; satisfaz assim e preenche todos os requisitos exigidos pelos foros científicos”.


“O espiritismo é a mais racional, a mais consoladora de todas as filosofias, senão a verdadeira filosofia, porque nos eleva e conforta a alma”.

As afirmações acima estão contidas na obra “Ciência Espírita” da autoria do Dr. António Pinheiro Guedes, hoje espírito da plêiade do Astral Superior.

Convém esclarecer que religião é coisa própria de um planeta físico, é criação humana! Nos mundos desmaterializados não há religião porque as partículas do Grande Foco, seus habitantes, são luz astral assim como o meio envolvente desses mundos. Todas têm consciência plena dos seus atributos, da sua verdadeira composição e daquilo que lhes cabe fazer, isto é, o cumprimento dos seus deveres.

Para nós, espíritos encarnados, habitantes transitórios do mundo Terra, torna-se sempre muito útil conhecermos a nossa composição astral e física - alma e corpo físico -, conhecermos bem como a lei de atracção é exercida para podermos, com isso, suavizar nossa estada neste planeta depurador, caracterizada pela luta e consequentemente pelo sofrimento. São conhecimentos imprescindíveis ao ser encarnado para aprender a religar-se às Esferas Superiores, de onde lhe serão enviados fluidos beneficiadores e é envolvido pela LUZ ASTRAL.

Todos sabem que, pelas estatísticas, o número de seitas e religiões deve andar pelos nove mil. (?) E o que essas seitas trouxeram de bom para a humanidade? Nada fizeram de proveitoso, moralmente falando. Atrofiam a inteligência e entorpecem as almas, e por essa razão só se vê a grande confusão em que essa triste humanidade está envolvida e ninguém se entende. No entretanto, os vaidosos, os prepotentes, os egoístas, os gananciosos pelo que devia pertencer aos mais desprotegidos, os sedentos do poder, a todos os níveis, pululam por toda a parte.

A humanidade necessita sim de quem lhe fale das coisas sérias da vida, quem lhe ensine que há vida inteligente fora da matéria, que tudo nos vem de fora de nós e que o nosso próprio pensamento é vibração do nosso espírito que reside fora do corpo físico e que é através desse pensamento que, como um íman, atraímos os bons pensamentos e devemos repelir os pensamentos débeis, irritadiços e nada construtivos.

E essas Escolas de elevadíssima espiritualidade, tão necessárias ao espírito encarnado neste mundo, e muito especialmente na época conturbadíssima que todos estamos vivenciando, já existem e abrem as suas portas às segundas, quartas e sextas-feiras, para todos quantos queiram aprender a mudar de vida, a pisar mais firme e seguro no seu caminhar terreno.

SÃO AS CASAS RACIONALISTAS CRISTÃS, Correspondentes e Filiais!

O Racionalismo Cristão tem por alicerce a VERDADE que Jesus, o Cristo, deixou neste mundo há dois mil anos.

ESTIMADOS ASSISTENTES!

Num momento muito feliz, um punhado de amigos da Doutrina soube interpretar os desígnios superiores de que já era altura de, unindo esforços, se fundar uma Casa Racionalista, nesta localidade, para abrigar os seres que, fartos de procurar, ainda não tinham encontrado conhecimentos que fossem preencher o vazio espiritual que sentiam.

Esta é, portanto, a VOSSA CASA, fundada por ordem das Forças Superiores que, através dela, não se cansam de incentivar pela palavra esclarecedora, de aconselhar, de intuir, de admoestar quando tal se mostrar necessário, enfim, de nos mostrar o melhor caminho a seguir.

Aqui todos são recebidos com um fraternal abraço, a ternura, o calor humano e o amor, que são vitaminas indispensáveis a qualquer indivíduo da espécie humana, portanto, nosso irmão em essência.

Podeis dar-vos por felizes por terdes já penetrado na vossa Casa Racionalista Cristã, este FAROL, este porta-voz da plêiade do Astral Superior.

Podeis ficar certos de que o Racionalismo Cristão é a esperança do entendimento entre os povos, porque é através dos esclarecimentos que prodigaliza e está difundindo, através do mundo, que os povos irão ter a paz tão almejada.

QUERIDOS COMPANHEIROS!

Os homens de bem devem lutar para fazer triunfar a VERDADE. Se é certo que nada se fez de bom na Doutrina sem trabalho e sem renúncia, reiterando nossa disposição de colaborar nessa empreitada, nessa luta do bem contra o mal, digamos PRESENTE às Forças Superiores, reafirmando que faremos a nossa parte para que a Doutrina seja difundida como os nossos Mestres Astrais desejam. Ela se irradiará por todo o mundo, pois, as mãos do nosso Mestre Querido Dr. Humberto Machado Rodrigues seguram bem o LEME, devidamente coadjuvado pelo intrépido, incansável Presidente em Exercício, Senhor Gilberto Silva.

Tenhamos a certeza de que a DOUTRINA será aceite porque é a Verdade, porque é o cumprimento de uma das leis que regem o UNIVERSO – A lei da EVOLUÇÂO.

A vitória do Racionalismo Cristão está na persistência, na dedicação dos militantes. A maior recompensa é a satisfação de haver contribuído para beneficiar a humanidade sofredora, por ainda não conhecer a espiritualidade verdadeira.

O Racionalismo Cristão precisa de todos e todos precisam da sua Doutrina.

É nesta felicidade espiritual que todos nós aqui viemos hoje e viremos sempre, para nos refazer animicamente e conquistar coragem necessária para nos fortificarmos, física e espiritualmente, para as lutas a que todos estamos sujeitos.

A nossa próxima festa cívico espiritualista será no dia 26 de Janeiro de 2012 para comemorarmos a DATA MAGNA, aniversário de fundação do RACIONALISMO CRISTÃO.

BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS VOSSOS LARES.

Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 23 de Maio de 2011



ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA

Como sabemos o UNIVERSO é composto de, dois elementos: Força e Matéria e tudo deriva da combinação desses dois elementos. Daí que todos os fenómenos, sejam eles de ordem física ou psíquica têm sua explicação racional e com recurso apenas a esses dois elementos.


Com esse esclarecimento os milenares mistérios se desvendaram! Que maneira simples e sublime de se lançar LUZ na mente humana!


A Força é o princípio inteligente e a Matéria, sendo plasmável, não passa de mero subordinado da Força, que dela, matéria, faz tudo quanto lhe apraz.


Ensina-nos a Doutrina Racionalista Cristã e de acordo com a ciência oficial, que nesse mesmo Universo nada se perde e nada se cria. A Matéria se transforma, agregando-se e se desagregando, e a Força, que é o único princípio inteligente, está em permanente evolução.


Neste planeta a partícula mais evoluída do Grande Foco anima, incita e movimenta o Homem/Físico e é vulgarmente denominada de espírito ou alma.


A alma, sendo partícula da Inteligência Universal, contém em si, quantidades ínfimas de todos os atributos dessa Inteligência.


Se tudo quanto seja Força tem que evoluir, obviamente, a alma humana tem que ascender também a patamares mais elevados na escala evolutiva. Mas como se processa essa ascensão, esse progresso? Promovendo sua lapidação, que nem um diamante que, para que sua luz brilhe cada vez mais, é preciso que sejam polidas todas as suas facetas


Todos os espíritos chegam a este mundo com o objectivo acima referido. Mas o espírito, ao encarnar, esquece como fazer para atingir sua evolução, porque o véu da matéria o isola do seu passado.


Infelizmente, o ser humano se deixa levar, muito facilmente, pelas influências terrenas, esquecendo-se das indeclináveis obrigações do espírito


Assim, seria imprescindível uma orientação, certa e segura de como proceder para atingir seus objectivos. Haveria necessidade de todos serem bem conduzidos e orientados desde tenra idade.


Ao longo dos tempos muitos foram os espíritos evoluídos que, sem sucesso, encarnaram com o nobre objectivo de realizar esta grandiosa obra de elucidação da humanidade.


Como dissemos acima, não só as partículas do Grande Foco, como os próprios mundos, têm que promover sua evolução, em determinação das LEIS UNIVERSAIS que tudo regem.


As Entidades Superiores que acompanham a evolução deste planeta Terra afirmam que se tem perdido muitíssimo tempo com reencarnações sucessivamente perdidas ou mal aproveitadas. A evolução não estava estacionária mas o progresso vinha sendo lento.


O objectivo da vinda de Jesus a este mundo foi exactamente promover a ascensão mais rápida da humanidade a planos espirituais mais luminosos. Apesar de ter predicado por apenas ano e meio, o que ELE conseguiu transmitir foi tão forte que ainda hoje ecoa na memória de todos.


Interesses inconfessáveis subverteram parte desses ensinamentos.


Mas urgia que algo fosse feito para dar prosseguimento a tão belos e regeneradores PRINCÍPIOS deixados por essa Grande Luz.


Face a esse “status quo” as Forças Evolucionárias Universais, depois de demorados e pacientes estudos em plano astral, se decidiram pelo lançamento neste planeta do RACIONALISMO CRISTÃO, Doutrina que teria a seu cargo o esclarecimento espiritual da Humanidade. E, para que cada um aprendesse a orientar sua vida neste mundo, ter-se-ia de lhe explicar de forma simples e clara a sua origem, seus deveres neste mundo, de onde veio e para onde caminhará após a jornada terrena.


Nossos Mestres Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz fundaram a belíssima Doutrina Racionalista Cristã. O Mestre António Cottas consolidou-a e pela mão do nosso Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, está sendo sabiamente expandida pelo mundo afora.


A História do Racionalismo Cristão tem confirmado, à saciedade, a grande verdade: “Atrás de um Grande Homem está sempre uma Grande Mulher”. De facto, “ao lado” dos nossos Grandes Mestres, felizmente, têm surgido essas Grandes Mulheres. Senão vejamos: Ao lado de Luiz de Mattos, Maria Thomazia, Luiz Thomaz foi esteado por Maria Amélia de Mattos Thomaz, António Cottas apoiado por Maria Cottas e Humberto Machado Rodrigues, actual Presidente Perpétuo, tem o grande amparo de Marluce Oliveira Rodrigues.


De notar que Maria Cottas e Marluce Rodrigues tiveram a grande felicidade de prestar seus excelentes serviços a dois presidentes perpétuos.


Se, nos cento e um anos passados, muito se fez, muito mais ainda há a fazer, pois a OBRA é gigantesca. Nos dias que correm, homens esclarecidos e de boa vontade, cerram fileiras em torno do nosso querido AMIGO Gilberto Silva, presidente em exercício, que, com mãos seguras, vem conduzindo o leme desta NAU, através do século XXI, espalhando a Boa Nova, anunciando que a aurora é prometedora e cada vez mais nos aproximamos do alvo desejado.


Há necessidade de muitos obreiros para a obra de esclarecimento, para que a humanidade se passe a conhecer como Força e Matéria. Este auto conhecimento é fundamental para a sua remodelação.


Convicto o homem, de que Força e Matéria é a composição do Universo, ele compreenderá que, de facto, não há mistérios da criação, que a vida é simples e de forma simples e desartificiosa deverá ser vivida, sem recursos a milagres, que de facto não existem, sem dogmas nem misticismos. Passará a viver na realidade da Vida, dando largas ao raciocínio, sem se desviar da verdade dos factos, porque reconhece não poder haver efeito sem causa.


CAROS SIMPATIZANTES

CAROS COMPANHEIROS
Concluímos assim sete anos de trabalho árduo mas muito gratificante para os nossos espíritos. Como nos sentimos felizes por isso!

Todos aqueles que trabalham no RC o fazem espontaneamente, são dedicados e desprendidos.


Nesta Casa não dizemos apenas às pessoas que nos vêm ouvir que o mundo é dos fortes, antes procuramos fazê-las compreender que quando um espírito é esclarecido e devidamente fortalecido compreende a vida e procura vivê-la como ela se apresenta e soluciona os problemas, a que ninguém está isento, com mais facilidade.


De mãos dadas continuaremos a coadjuvar, nós os militantes, e os nossos queridos assistentes, com as Forças do Astral Superior, na construção de uma sociedade mais esclarecida e, por conseguinte, mais humanizada.


É do esclarecimento prodigalizado pela nossa querida Doutrina Racionalista Cristã que este mundo mais está carecendo.

Avante, pois, nos caminhos da espiritualidade.
Muito agradecemos a vossa atenção.

Boa Noite e Feliz regresso aos vossos Lares

Antão da Luz




◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Pronunciamento feito na Reunião Cívico-Espiritualista do dia 26 de Janeiro de 2011

CENTÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO RACIONALISMO CRISTÃO

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES

CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA

O Príncipe dos cultores da língua de Camões – PADRE ANTÓNIO VIEIRA – fez um ambicioso plano de uma obra literária que viria a chamar-se HISTÓRIA DO FUTURO.


Na proposição dessa obra escreveu Vieira: “Hão-de ler nesta História, para exaltação da Fé, para triunfo da Igreja, para glória de Cristo, para felicidade e paz universal do Mundo, altos conselhos, animosas resoluções, religiosas empresas, heróicas façanhas, maravilhosas vitórias, portentosas conquistas, estranhas e espantosas mudanças de estados, de tempos, de gentes, de costumes, de governos, de leis; mas leis novas, governos novos, costumes novos, gentes novas, tempos novos, estados novos, conselhos e resoluções novas, empresas e façanhas novas, conquistas, vitórias, paz, triunfos e felicidades novas; e não só novas, porque são futuras, mas porque não terão semelhança com elas nenhumas das passadas. Ouvirá o mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou


Ficou bem estampado acima todo o idealismo do Padre António Vieira.


Críticos da citada obra, História do Futuro, sobre a mesma disseram o seguinte: “Na História do Futuro o que mais vale é a prosa. O resto pouco é: uma teia de quimeras dum espírito superior, mas obcecado. Parece-nos lastimável que um homem de tão egrégio e aquilino talento o dissipasse em tais ninharias. Neste amontoado de páginas só refulgem duas virtudes: o patriotismo que as ditou, e o estilo que as vivifica. O resto são frioleira.”


Concluímos, mediante estudo atento na óptica do Racionalismo Cristão, que António Vieira no decorrer da sua longa vida sonhou sempre com um mundo melhor, uma civilização não assente em pés de barros, como as já passadas, e que para lá chegar, este mundo teria que passar por mudanças espantosas, nunca vistas, nem sequer imaginadas.


Através de pinceladas rápidas ficámos a conhecer o sonho do mentor espiritual, da figura central no lançamento do Racionalismo Cristão na face da Terra.


Como todos os projectos idealizados em plano astral acabam, inevitavelmente, por ser concretizados no plano físico, quando ficou resolvido fosse a Doutrina Racionalista Cristã projectada no mundo Terra, grande número de discípulos e companheiros se juntaram em torno do Padre António Vieira para a concretização desse ambicioso projecto de remodelação da humanidade.


Desses companheiros de Vieira merecem destaque os dois voluntários já nossos conhecidos, os Mestres Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que assumiram, talvez, a parte mais difícil que foi tomar um corpo físico e baixar, em novas reencarnações, neste mundo de dor e sofrimento.


Os intrépidos e valorosos Luizes, vencendo obstáculos atrás de obstáculos, conseguiram, na primeira década do século XX, entrar em contacto directo com certa gente honesta que praticava o Espiritismo Racional e Científico e cujas reuniões eram presididas astralmente pelo Espírito Superior do Padre António Vieira.


Coube a Luiz de Mattos o estudo e a codificação dos Princípios Racionais e lançou a Doutrina depois de sentir bem o estado deplorável a que chegara o carácter humano e fê-lo sem poupar as forças, certo de poder oferecer ao mundo o grande e único recurso para dirimir os grandes males morais que estavam, e ainda o estão assolando.


Assim, a 26 de Janeiro de 1910, sob sua presidência, reuniram-se os irmãos: Francisco Pereira, Alfonso Serra, António Ilda Rocha, Augusto M. Burgos, José Bento de Carvalho, Luiz Pinto Santiago, Augusto Domingos Maia, Manoel João Alves, Francisco Bento de Carvalho, José Guedes de Oliveira, Augusto C. Mattos e Luiz José de Mattos, em Sessão Especial, para leitura e aprovação dos Estatutos, Regulamento Interno e para a denominação do Centro.”


Com muito orgulho para um povo que se tem destacado na divulgação e expansão do Racionalismo Cristão no mundo, através dos tempos, frisamos que dentre os nomes dos cidadãos ilustres que estiveram presentes na sessão especial de 26 de Janeiro de 1910, se destaca a figura do caboverdiano, Augusto Messias de Burgos.


Para recordarmos e perenizarmos esse dia tão importante na HISTÓRIA DA HUMANIDADE, aqui estamos, hoje, presentes, pedindo a atenção de todos, mas em especial a dos mais jovens, pois a eles cabe perpetuar o dia 26 de Janeiro como DATA MAGNA do Racionalismo Cristão, a estudarmos e pormos em prática os sãos PRINCÍPIOS RACIONAIS E CIENTÍFICOS CRISTÃOS.


Não esqueçamos nunca que estar no Racionalismo Cristão, fazer parte das Fileiras desse batalhão é o bem maior do ser encarnado.


Nossos agradecimentos por nos terem acompanhado nesta reunião cívico espiritualista de comemoração do centésimo primeiro aniversário de fundação do RACIONALISMO CRISTÃO


Boa Noite e feliz regresso aos vossos lares.

Antão da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘



Corroios, 15 de Novembro de 2010

Caros Assistentes
Caros Companheiros de todos os dias
Minha Senhoras, Meus Senhores

É sempre com renovada alegria que todas as Segundas, Quartas e Sextas-Feiras franqueamos as portas desta Casa para permitir a entrada aos nossos estimados assistentes.

Todavia, confessamos que essa alegria é exponencialmente maior nos dias em que comemoramos a fundação da casa, sua ascensão a Filial e a data Magna do Racionalismo Cristão – o 26 de Janeiro. Essa alegria é imensa por sentirmos a forte vibração de todos os amigos que vêm testemunhar seu amor à Doutrina de Luiz de Mattos, a Grande Causa defendida nesta CASA que é a do Astral Superior. Aqui desaparece o “eu” para surgir com a maior projecção a Humanidade – o TODO.

Como todos já sabem esta casa foi fundada a 24 de Maio de 2004 e exactamente seis meses depois mereceu, por ordens superiores, ascender a Filial.

Foram seis anos ininterruptos de trabalhos espiritualistas, sempre sob a égide da plêiade do Astral Superior.

Integrada no concerto de mais de centena e meia de Casas Racionalistas Cristãs, esta Filial Seixal, este Farol foi iluminando o caminho dos transeuntes que utilizaram este abrigo, não só para se refugiarem das intempéries de lá fora, mas para aprenderem a se defender dos males que vêm acossando a humanidade em geral.

A Doutrina Racionalista Cristã nunca fez questão de se afirmar a melhor doutrina no mundo, mas tem a plena convicção de que nenhuma das filosofias existentes desenvolveu, com tanta segurança, o papel que o homem representa neste mundo.

Esta Doutrina ensina que todos são compostos de Força e Matéria e que estes são os mesmos elementos constitutivos do próprio UNIVERSO. Nenhuma libertou a alma humana das crendices e superstições, nem lhe mostrou claramente os seus deveres, como o vem fazendo o Racionalismo Cristão, desde sua fundação em 1910.

O Racionalismo Cristão representa o raiar de uma nova aurora, veio trazer ao espírito encarnado neste planeta a esperança de dias melhores, com mais paz, saúde, harmonia e bem-estar. Todos dizem que o mundo está caótico. Com efeito muita coisa está errada, mas o erro não é de hoje, ele vem de longe, porque nunca se cogitou de falar a verdade à humanidade. Fizeram, sim, questão de a iludir com sonhos e quiméricas promessas irrealizáveis e tudo isso só pode conduzir a um caminho: o FRACASSO.

Mas, neste ano de 2010, em que comemoramos o CENTENÁRIO do surgimento do Racionalismo Cristão, os cento e cinquenta anos do nascimento do seu FUNDADOR – LUIZ DE MATTOS e os oitenta anos do Racionalismo Cristão em Portugal, estamos, seus militantes e seus amigos fiéis, festejando a LUZ da VERDADE que está raiando no horizonte e é a garantia de que, não tão distante quanto se possa pensar essa luz tudo ilumine.

Este é o ano DOURADO da nossa querida Doutrina!!!

Bem hajam os actuais responsáveis que brilhantemente estão conduzindo este Barco que singra, de velas desfraldadas, por mares nunca dantes navegados, lançando a semente, há dois mil anos trazida por Jesus o “Cristo”, regada por Luiz de Matos e Luiz Thomaz e adubada pelo Consolidador António Cottas.

Como é do conhecimento de todos que nos estão ouvindo, os Generais do presente chamam-se, Humberto Machado Rodrigues, nosso querido Presidente Perpétuo e Gilberto Silva o dinâmico Presidente em exercício do Racionalismo Cristão os quais merecem de todos uma irradiação de muita força e coragem pelo que têm pela frente realizar. Como sabemos a seara é intensa e os obreiros, ainda muito poucos.

Os que estudam o nosso espiritualismo têm consciência de que o materialismo tem sido a ruína do mundo, mas temos a certeza de que no espiritualismo está a sua redenção.



CAROS ASSISTENTES,

Sabeis que sois a razão de ser da nossa presença todos os dias nesta Casa. Por isso não queríamos deixar passar este momento sem vos dirigir directamente nossa palavra amiga e, ao mesmo tempo, esclarecedora.

Não está no nosso programa aliciar ninguém, tanto mais que sabemos que esse facto é desaconselhável por ser de nulo interesse. O despertar começa sempre dentro de cada um.

Assim, falamos àqueles que já sentiram esse germinar da semente.

Muitas pessoas já conhecedoras do que se faz nesta Casa, embora no fundo queiram, temem se inscrever como militantes desta Filial, simplesmente porque não possuem um maior grau de instrução. Temem sentir-se expostas ao ridículo. Mas, estão enganadas. No Racionalismo Cristão existe respeito às criaturas humanas, faça ou não parte da militância. Na Doutrina as únicas coisas que realmente importam são o conhecimento dos princípios, a moral, a educação e o modo como a criatura se conduz no dia-a-dia da vida. O que não se admite é a mentira, a imoralidade, a hipocrisia e a falsidade.

Pedimos a todos, assistentes e por que não, aos militantes também que deixem que uma réstia de LUZ ASTRAL penetre no vosso raciocínio e permita o desabrochar da crisálida que todos temos no mais recôndito do nosso ser e a estrada se nos apresentará larga, com obstáculos, mas possíveis de serem ultrapassados.
Minhas Senhoras e meus Senhores

Foi tão determinante a vinda de Jesus o “Cristo” a este mundo que a data do seu nascimento foi considerada o início de uma nova era – a ERA DE CRISTO. Pois bem, nessa era cristã que estamos vivendo, surgiu dois mil anos depois o RACIONALISMO CRISTÃO, o qual, em nossa opinião pessoal, irá marcar de tal forma a história da Humanidade que, em devido tempo, hão de se referir da seguinte forma nos relatos dos acontecimentos históricos: ANTES DO RACIONALISMO CRISTÃO e DEPOIS DO RACIONALISMO CRISTÃO.

Sentimo-nos honrados com a presença de todos e por isso nossos penhorados agradecimentos.

BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS VOSSOS LARES
Antão da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘
Lisboa, 25 de Agosto de 2010

MINHAS SENHORAS!
MEUS SENHORES!

É com imenso prazer que dirigimos uma especial saudação ao Exmo. Senhor Gilberto Silva, Presidente em exercício do Racionalismo Cristão e sua digníssima Esposa Sra. D. Iraci Silva pela demonstração de muita coragem e galhardia como se vêm desincumbindo de tão difícil missão, quão seja a de conduzir o Racionalismo Cristão nesta não menos importante fase em que se encontra que é a EXPANSÃO.

Cada época apresenta os seus obstáculos próprios e isso é compreensível porque não poderia ser de mão beijada que se iria destronar o império estabelecido pelas classes poderosas, as que têm sob suas mãos as rédeas dos destinos da humanidade, desde a noite dos tempos.

Já passamos pela Fundação, tarefa superiormente reservada aos elevados espíritos de Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz. O grande Timoneiro António Cottas, durante mais de meio século comandando a Doutrina, soube sabiamente consolidar e garantir a continuidade da Doutrina de Jesus o Cristo, ampliada e divulgada pelos seus fundadores.

O nosso Presidente Perpétuo, Sr. Dr. Humberto Machado Rodrigues cedo compreendeu que sua elevada missão consistia em expandir o Racionalismo Cristão. Com maestria tomou medidas tirando o máximo de proveito das novas tecnologias de comunicação e assim temos os Princípios Racionais e Científicos levados pela Internet e penetrando mais fundo nos lugares mais recônditos deste planeta, como compete a uma filosofia trazida pelas Forças do Astral Superior para o esclarecimento espiritual da humanidade.

Hoje o nosso júbilo é imenso por merecermos, a convite da nossa Companheira e Amiga Sra. D. Maria do Céu, assistir à inauguração da sede própria da Filial Lisboa.

É nossa convicção de que há um momento muitíssimo importante na história de uma Casa Racionalista Cristã que é a sua Fundação. O momento em que um grupo de criaturas de boa vontade de decide a constituir uma nova família, uma família racionalista cristã, através da qual irão acolher seres nos mais diversos estados psíquicos e normalizar os perturbados e suavizar o sofrimento de muitos.

No entanto está na construção da sua sede própria a garantia da sua perenidade, como escola espiritualista de uma doutrina que, consubstanciada na simplicidade dos seus princípios, apresenta uma nova concepção do Universo e da Vida, incita aos que o queiram seguir a uma vida sã e ao conhecimento de si próprios como Força e como Matéria.

Mas convém ressaltar que os trabalhos espirituais de uma casa racionalista cristã não se tornam eficientes por ela dispor de dependências amplas e confortáveis mas sim, pela qualidade, pela união e amizade entre os militantes.

Felicitamos a todos quantos contribuíram para que esse grande empreendimento se tornasse realidade e enviamos um pensamento de gratidão aos que, com muita dignidade, souberam fazer criteriosa gestão dos meios financeiros desta Casa Racionalista.

Face a este auspicioso evento a que estamos assistindo, ocorrido no ano do Centenário Racionalismo Cristão e do sesquicentenário do nascimento de Luiz de Mattos, não nos coibimos de, com a vossa licença, transcrever parte da carta que dirigimos em 25 de Abril de 2004 à presidência desta Casa, por ocasião da nossa desvinculação da directoria da mesma:

“Aprendi no Racionalismo Cristão a estudar e raciocinar e, nesse raciocinar, cheguei à conclusão de que os espíritos integrantes da composição astral (formadores das correntes e Presidente) são grandemente elevados e isto tornou claro para mim que o Astral Superior espera muitíssimo mais dessa Casa Racionalista, do que aquilo que, por certo, se tem conseguido fazer. Este desabafo carrega em si o meu grande desejo de vir a ter conhecimento da maior evolução da Filial, que todos ansiamos, e para grande alegria do seu emérito fundador, Francisco Gomes de Abreu.

Confessamo-nos satisfeitos por constatar que esta Casa Racionalista Cristã está a trilhar o caminho por nós preconizado.

O crescimento desta Casa engrandecerá o Racionalismo Cristão em Portugal e no mundo inteiro.

Parabéns MARIA DO CÉU pela firmeza com que vem segurando as rédeas desta sua e nossa Casa.

Para terminar o meu apelo à UNIÃO e AMIZADE entre todos.
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘



Corroios, 24 de Maio de 2010
Estimados Assistentes

Caros Companheiro, militantes desta Doutrina
Nossas cordiais saudações e agradecimentos por nos terem concedido a subida honra da vossa prestigiada presença nesta reunião cívico-espiriualista.

Encontramo-nos aqui e agora reunidos para comemorarmos o 6.º aniversário da fundação desta Casa Racionalista, hoje Filial Seixal do Racionalismo Cristão, no ano da comemoração do centésimo aniversário do Racionalismo Cristão e sesquicentenário do nascimento do Mestre Luiz de Mattos, com a única finalidade de difundirmos os princípios da Doutrina fundada em 1910.

Esta doutrina, consubstanciada na simplicidade dos seus princípios fundamentais, apresenta uma nova concepção do Universo e da Vida. Incita aos que o queiram seguir a uma conduta sã, que os impele para o conhecimento de si próprios como Força e como Matéria. Ensina que o próprio Universo tem essa mesma composição, que em tudo o que vida tem neste mundo há uma força interior, um bruxuleio de inteligência que tende eternamente a crescer em direcção à Força Criadora de que faz parte integrante, impulsionado pelas leis naturais e imutáveis que regem o universo, estando tudo, por conseguinte, a elas subordinado.

Esta é a Doutrina que Jesus, o Cristo, deixou. Ampliada por Luiz de Mattos que a lançou depois de sentir bem o estado deplorável em que se encontrava o carácter humano, e fê-lo com esforço supremo, certo de oferecer ao mundo o grande e único recurso, capaz de redimir os graves males morais que estavam e ainda o estão assolando.

Luiz de Mattos teve o especial cuidado de apresentar os Princípios Racionalistas de um modo prático, ao alcance de todos, e os resultados aí estão, acatados por todas as classes sociais que pelo mundo afora vão tendo conhecimento da sua existência.

E tão simples são eles que em uma só palavra poderiam ser contidos: essa palavra chama-se “Conduta”. Uma norma de conduta impecável do indivíduo na colectividade, em obediência à filosofia cristã.

É, assim, sob uma norma de conduta bem definida, modelarmente conduzida, que o Racionalismo Cristão irá impor-se à consideração e ao respeito de todos.
Caros Assistentes, Amigos desta Casa e do Racionalismo Cristão!

Esta casa racionalista foi aberta, pela primeira vez, a 24 de Maio de 2004. Éramos apenas 14 os que estavam dentro deste recinto, cabendo todos à volta desta mesa. Como vêem, hoje, a casa está cheia. A assistência vem aumentando progressivamente, para nossa satisfação e a da própria Casa-Chefe que ao ter conhecimento deste facto nos parabenizou a todos pelo crescimento da assistência, ano a ano, desde sua fundação e incitando a todos para continuarmos unidos e firmes nesse trabalho magnífico em prol da humanidade.

Há razões de sobra para hoje estarmos tão contentes como há seis anos atrás em que não cabíamos em nós de satisfação pela instalação desta Escola Espiritualizadora, desta potente estação emissora de ondas fluídicas superiores que poderão chegar a qualquer ponto deste planeta.

Nossos passos foram curtos mas seguros e certos.

O alcance dos trabalhos realizados numa casa racionalista só poderá ser avaliado pelas Forças Superiores.

Não mediremos esforços para estarmos sempre a postos, colaborando com as Forças do Bem, incentivando os seres de boa vontade que connosco queiram caminhar, aproveitando a oportunidade que lhes é oferecida de trabalhar nesta casa onde encontrarão amigos leais e sinceros, ajudando-se uns aos outros, para que haja paz, entendimento e harmonia no mundo.

Mas, como sabemos que só haverá paz quando a humanidade estiver mais esclarecida, liberta da inveja, do egoísmo, da ambição, temos o dever de fazer notar, de realçar, a absoluta necessidade de esclarecer a humanidade.

Essa é uma responsabilidade muito grande que as Forças Superiores têm e para realizar tão elevado compromisso, precisam essas Forças de instrumentos que sintam prazer em trabalhar com grande respeito a esta grandiosa OBRA dos seus fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz e o Consolidador, António Cottas.

Tudo na vida tem a sua razão de ser e a razão de ser desta Doutrina é caminhar sempre distribuindo ensinamentos, para que todos sintam a necessidade de despertarem.

Não tornar conhecida, não expandir essa Doutrina, que tudo esclarece, que aponta à humanidade o caminho a seguir, e lhe demonstra que a alma é imortal e vive nas regiões elevadas, numa felicidade relativa à sua categoria espiritual, seria como praticar um delito, trair a confiança desses Entes em liberdade nos mundos superiores e que se ocupam do progresso deste planeta e seus habitantes.

CAROS ASSISTENTES

Continuem vindo a esta vossa e nossa casa racionalista cristã fazer a limpeza psíquica, fortificando-vos espiritualmente.

Verificareis que a luta diária ficará mais suave e, raciocinando bem antes de decidir, não haverá problema sem solução.

Antes de terminar temos o grato prazer em informar a todos, as datas das festividades da comemoração do Centenário da Fundação do Racionalismo Cristão e do sesquicentenário de nascimento do Mestre LUIZ DE MATTOS:
Em S. Vicente Cabo Verde no dia 20 de Agosto 2010.
Na cidade do Porto a 27 de Agosto 2010.
Cidade de Rotterdam – Holanda dia 3 de Setembro 2010.

Estas festividades serão Presididas pelo Presidente em exercício do Racionalismo Cristão, Sr. Gilberto Silva, que hoje, dia 24 de Maio, Presidirá à Reunião Pública na Filial de Pawtucket – Estados Unidos da América.

Agradecemos a vossa atenção.

BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS LARES
Antão José Lopes da Luz
 


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


CORROIOS, 25 De Janeiro de 2010

CAROS ASSISTENTES

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES


São as Forças Superiores que, sob a direcção do Espírito de Jesus o Cristo, superintendem no progresso espiritual e material do Planeta Terra, e o maior apoio da plêiade desses espíritos, nesse trabalho, são as casas racionalistas cristãs espalhadas pelo mundo Terra.


Estamos convencidos de que quando um espírito de grande evolução se decide, abnegadamente, a descer a este mundo, através de um corpo físico, para impulsionar o progresso da humanidade, antes dele vêm outros com menos evolução, preparar o caminho que deverá ser seguido por essa luminosidade, para que tão nobre objectivo seja alcançado.


Estamos pensando, por exemplo, em S. João Baptista que veio aplanar o caminho a ser seguido por Jesus.


Digamos que o tempo de uma encarnação é insuficiente para tanto trabalho por mais boa vontade que esses espíritos sejam dotados.


Luiz de Mattos, para executar o seu programa, tinha que encontrar algo já iniciado. Assim, quando no decorrer do ano de 1908, foi conduzido, juntamente com Luiz Thomaz, por amigos, a uma casa onde gente honesta e espiritualizada praticava espiritismo, encontrou já à porta, instruções do Presidente Astral dessa casa, Padre António Vieira, para que aceitasse assumir a Presidência dos trabalhos.


Já por algumas vezes abordamos a questão de quem era o responsável por essa casa espírita, mas sempre com alguma reticência, pois faltava uma informação mais consistente, provinda da própria Casa-Chefe.


O júbilo encheu nossa alma, ao nos depararmos na primeira página da edição de Janeiro último do jornal “A RAZÃO” com cópia autêntica e, publicada em primeira mão, da histórica ACTA DA REUNIÃO DE FUNDAÇÃO DA DOUTRINA, realizada em 26 de Janeiro de 1910.


Nesse documento se pode ler o nome de Augusto Messias de Burgos.


Aqui fica definitivamente provado, tendo em vista estudos já feitos por nós e aqui OPORTUNAMENTE revelados, que foi esse cidadão caboverdiano, o presidente da casa espírita para onde Luiz de Mattos foi levado para conhecer fenómenos espiríticos, sendo ele portanto quem passou àquele que veio do seu mundo de Luz com a finalidade de instalar o RACIONALISMO CRISTÃO no planeta Terra, o bastão.


Assim surgiu esta majestosa doutrina, destinada a esclarecer espiritualmente a humanidade. Foi inestimável a colaboração de Luiz Alves Thomaz, porque enquanto Luiz de Mattos se ocupava da parte doutrinária, Luiz Thomaz, um dos homens mais ricos do Brasil, se esfalfava, construindo sólido património que veio a doar à Instituição.


SENHORAS E SENHORES,


Indescritíveis foram as lutas travadas em várias frentes para que nada beliscasse esta sublime Doutrina.


Desencarnando Luiz de Mattos a 15 de Janeiro de 1926, sucedeu-lhe o consolidador e continuador António Cottas que com mãos de ferro segurou o barco durante 57 anos.


De luta em luta eis que chegamos ao fim do primeiro século de existência.


Para que se possa fazer uma ideia, ainda que pálida, do quanto é benfazeja a nossa Doutrina, vamos transcrever uma estatística tornada pública por Luiz de Mattos numa das suas 12 conferências sobre Ciência e Religião:


“De 1913 até 1915, o Redentor (Apenas na Casa-Chefe) realizou 1.555 sessões públicas de Limpeza Psíquica, às quais assistiram 106.244 pessoas; forneceu 317.220 prescrições médicas com que se curaram milhares de enfermos graves, entre os quais cancerosos, cegos, paralíticos, tuberculosos de 2º e 3º graus, sem contar 1.834 loucos, entre os quais não poucos grandemente furiosos, vindo alguns do Hospício Nacional e da Casa de saúde Dr. Eiras, como se pode verificar pelos atestados de entrada e saída, passados por médicos materialistas de reconhecida reputação. “


Estão acima descritos benefícios proporcionados a todos quantos procuraram a Casa-Chefe em apenas 3 ano.


Aqui, nesta nossa humilde casa os benefícios não estão ausentes. E podemos garantir-vos que se muitas mais pessoas não se sentem beneficiadas é tão-somente porque não levam a sério os Princípios e a disciplina recomendada, não é seguida à risca.


Todavia, desde que haja disciplina e método, o Astral Superior não faz qualquer tipo de discriminação e, nas casas racionalistas cristãs com correntes fluídicas fortes estará sempre a plêiade do Astral Superior fazendo o bem a todos os presentes e à humanidade em geral.


Para além dos factos psíquicos, já habituais, registados, nesta Filial Seixal, há um que ainda hoje nos faz pensar e que é o seguinte: Disse assim o Astral Superior na nossa sessão de 23.01.2006: ”Continuem um pouco mais concentrados, irradiando, por causa dos fenómenos naturais que estão assolando o planeta Terra. Seria bom que um que está para acontecer, não tivesse consequências muito graves, e, para isso, os seres de boa vontade aos quais estamos intuindo neste momento, não só nesta casa mas em outras casas também, muito poderiam ajudar a que desse abalo sísmico, não resultasse prejuízos de maior.”


Escassos dias depois foi noticiado na imprensa mas apenas recolhemos a seguinte notícia da internet, no dia 27 de Janeiro:


“Um forte sismo - com a magnitude de 7,7 na escala de Richter – que teve o epicentro no Mar de Banda, foi esta sexta-feira sentido em Díli, Timor Leste, segundo o Centro de Informação Sísmica norte-americano. Não há, por agora, notícias de danos materiais ou feridos, nem sequer qualquer risco de tsunami.”


Todos sabem o que se está a passar no Haiti.


Pois, nas nossas reuniões, o Astral Superior vem constantemente pedindo nossas irradiações para lhes facilitar o trabalho junto dos sofredores. Vem alertando para o perigo das crianças abandonadas, para corpos soterrados e ainda com vida, enfim, para se poder minorar o enorme sofrimento de muitos seres sofrendo horrivelmente.


Dizemos tudo isso tão claramente para ver se as criaturas que vêm às nossas casas, raciocinem um pouco mais e realçamos que não é sem razão que estamos sempre explicando o valor do PENSAMENTO e o bem enorme que faz um pensamento bem irradiado!


CAROS ASSISTENTES


Esta casa é vossa e vamos de mãos dadas continuar a nossa faina que é trabalhar para o bem da humanidade em geral.


BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS LARES


Antão José Lopes da Luz



◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘



Corroios, 16 de Novembro de 2009

ESTIMADOS ASSISTENTES,

CAROS COMPANHEIROS,

Faz hoje exactamente 5 anos que foi assinada a correspondência, pelo nosso Querido Presidente Perpétuo do RACIONALISMO CRISTÃO, Excelentíssimo Senhor Doutor Humberto Machado Rodrigues, a quem endereçamos as nossas mais efusivas vibrações de muita saúde, extensivas à sua digníssima FAMILIA, elevando esta casa racionalista à categoria de FILIAL.


Trilhando o caminho traçado, primeiramente, por Jesus o Cristo e, posteriormente, pelo seu maior discípulo na Terra, o fundador e codificador da Doutrina Racionalista Cristã, aqui nos encontramos para, dentro das nossas possibilidades, dizer a Verdade de forma directa, simples, clara e desartificiosa, para que ela possa ser bem compreendida por todos aqueles que procuram as casas racionalistas cristãs.


Como só a verdade libertará o homem da ignorância espiritual em que vem vivendo, explicamos a grande importância de todos saberem que a lei física de atracção também se aplica ao mundo moral.


Todos os seres humanos, à semelhança do próprio Universo, são constituídos por Força e Matéria. Força é a essência, o espírito ou alma. Na nossa composição entram dois tipos de matéria. A grosseira, própria deste planeta: o nosso corpo físico e outra menos densa, mais diáfana e própria da atmosfera do mundo a que pertence o espírito: o corpo astral, Este interliga corpo físico e espírito e essa ligação é tão íntima que induz, até muitos afamados estudiosos, em erro, confundindo causa que é o espírito com efeito que é o corpo físico, já que é através do corpo físico que o espírito se manifesta neste mundo.


A alma está postada fora do seu corpo, que incita e movimenta. O corpo, como matéria em si é inerte. Pelo contrário a alma vibra permanente e intensamente. Daí ser relativamente fácil perceber-se que, de facto, tudo nos vem de fora de nós. A alma vibra e emite pensamentos e capta e repele pensamentos de terceiros.


Pensamento é vibração do espírito. Daí ser dever de cada ser humano estar atento aos pensamentos que irradia. A atmosfera terrestre está repleta de correntes de pensamentos de variadíssima natureza.


O pensamento que emitimos vai imediatamente ligar-se a uma corrente fluídica de idêntica natureza e o agente emissor fica ligado a essa corrente. Se nosso pensamento for positivo, seremos influenciados pelas forças superiores que apoiam essa corrente. Se pensarmos mal, receberemos influência de elementos perturbadores que permanecem na atmosfera fluídica da Terra, por força das leis universais que regem tudo e todos. Conforme pensar o ser assim ele receberá e assim ele será.


Com os bons pensamentos se produzem vibrações no Espaço, rompe-se a atmosfera fluídica da Terra e atraem-se os espíritos do Astral Superior e irradiados por essa Força do Bem, caminhamos com segurança, transpomos os obstáculos e temos saúde e alegria.


Quem tem o privilégio de conhecer essas explicações dadas nas reuniões públicas das casas racionalisas cristãs só não caminhará pelo caminho certo e seguro se não fizer uso, na vida quotidiana, destes preciosos ensinamentos espiritualistas.


O Racionalismo Cristão divulga esses ensinamentos para que as pessoas tenham uma vida mais tranquila, mais harmoniosa e possam, com relativa facilidade, ultrapassar, incólumes, essa vaga de loucura que vem dominando e fazendo sofrer a humanidade.


A casa racionalista não pode ser vista como local onde se pratica o curandeirismo. Nela se dá luta ao misticismo, aos erros, às crendices, superstições, à exploração moral ou material.


Aqui não se alimentam ilusões! Ensina-se a higienizar a mente e o corpo, irradiando pensamentos libertos de ódio, de inveja, de ciúme ou de malquerença.


ESTIMADOS AMIGOS,


A razão por que hoje estamos nesta comemoração não se baseia no facto de um grupo de seres de boa vontade ter decidido fundar em Maio de 2004, uma casa racionalista cristã na Margem Sul do Tejo, não! Tudo começou quando dois espíritos grandiosos, dois benfeitores da humanidade, dois lusos ilustres, residentes na cidade Paulista de Santos, deliberaram assinar a escritura de constituição do CENTRO ESPIRITA AMOR E CARIDADE, a 26 de Janeiro de 1910.


Justamente por essa razão, 26 de Janeiro é a DATA MAGNA do Racionalismo Cristão, sendo comemorada em todo o mundo RACIONALISTA CRISTÃO.


A Casa-Chefe está organizando as festividades para comemorar o 1.º Centenário de Fundação do Racionalismo Cristão e o sesquicentenário de nascimento de Luiz de Mattos, as quais se revestirão de sobriedade e singeleza.


No Brasil os festejos terão lugar na Filial Santos, berço do Racionalismo Cristão, a 29 e 30 de Janeiro p.f. e a encerrar as festividades, na Casa-Chefe, no Rio de Janeiro, em Dezembro de 2010.


Em Portugal, na cidade do Porto, em Julho de 2010.

Em Cabo Verde, em Julho ou Agosto de 2010.

Aproveitamos esta oportunidade para, em nome da Casa-Chefe, convidar os amigos do Racionalismo Cristão e seus familiares a tomarem parte nestas grandiosas festividades.


Agradecemos vossa ilustre presença.


FELIZ REGRESSO AOS VOSSOS LARES.

Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Lisboa, 27 de Junho de 2009


Caríssimo Senhor

José Rabaça Carmezim
Mui Digno Representante Regional do Racionalismo Cristão em Portugal
Exma. Sra. D. Maria do Céu
Presidente da Filial Lisboa do RACIONALISMO CRISTÃO
Minhas Senhoras
Meus Senhores,

Encontramo-nos aqui presentes, em cumprimento de deveres que consideramos inalienáveis para todo aquele que se intitula racionalista cristão.


Alguns deles são: a amizade, a solidariedade, a responsabilidade e especialmente a união, aquela que faz a força!


O militante desta Doutrina que não se sentir envolvido por estes nobres sentimentos, engana-se a si mesmo, pode tentar enganar seus companheiros, mas está usurpando de um nobre título e por esta razão não merecerá a benfazeja assistência das Forças do Bem, nomeadamente dos Guias da Casa Racionalista onde está inscrito.


As Forças Superiores estão sempre presentes nos trabalhos, mas todos não são beneficiados de forma igual. A certeza no recebimento de benefícios está no bom comportamento dos que ingressaram na militância do Racionalismo Cristão, através de uma de suas casas.


Na Filial de Lisboa e na que geograficamente lhe está mais próxima, a de Seixal, a maioria dos seus componentes é originária de Cabo Verde.


Por esta razão e para variar, vamos falar-vos da História, ou mais precisamente, da Pré-História do Racionalismo Cristão.


É de todos bem conhecida a acção desse espiritualizado povo na divulgação da Doutrina Racionalista Cristã através do mundo. Esse povo está intimamente ligado a este Movimento Espiritual que um dia há-de regenerar a humanidade.


Desfraldadas as velas na Cidade de Santos, no Brasil, a NAU RACIONALISTA fez-se ao mar e sulcando o oceano, aportou primeiro em Cabo Verde, cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente.


Vejamos a transcrição de parte do Relatório dirigido a 2 de Setembro de 1912 à Santa Sé, pelo Cónego capitular da Sé de Cabo Verde, António Manoel da Costa Teixeira, transcrição essa introduzida pelo Fundador do Racionalismo Cristão, Luiz de Mattos, na 1ª. Edição do Livro Espiritismo Racional e Científico (Cristão).


Reproduzimos a seguir o que escreveu esse corajoso e respeitável Cónego caboverdiano, à Sua Santidade o Papa Pio X:

“Beatíssimo Padre!

Depois de haver lido alguns livros católicos que combatem o Espiritismo, tive a oportunidade casual de observar de perto factos espíritas, que deixaram no meu ânimo a certeza de sua realidade objectiva, iniludivelmente palpável, hoje em toda a parte e até espontaneamente na própria residência de quem tenha vontade de observar, e mesmo sem essa vontade.


Passando e demorando-se nesta ilha dois médiuns, vindos do Brasil, tive eu a felicidade de observar mais caracteristicamente a extraordinária evidência e importância moral dos factos.”


Perguntamos! Quem seriam esses dois médiuns do Racionalismo Cristão que “passaram e demoraram” na ilha de São Vicente e vêm citados nesse histórico documento datado de 1912?


Sem muita margem de erro podemos garantir que, pelo menos um deles, era caboverdiano.


Leiamos um outro documento, esse datado de Novembro de 1911. Trata-se da ACTA de uma sessão ordinária dos PAÇOS DO CONCELHO DA CIDADE DO MINDELO – ILHA DE S. VICENTE.


Diz o seguinte: “Por proposta do Sr. Vogal Calasans, resolveu a Comissão Municipal por unanimidade consignar nesta acta um voto de louvor ao prestante cidadão Augusto Messias de Burgos, representante n’esta província, da benemérita associação AMOR E CARIDADE DE SANTOS, pelos relevantes serviços que incontestavelmente tem prestado aos famintos na actual crise alimentícia, resolvendo-se mais, que uma cópia d’esta deliberação seja remetida oficialmente ao dito cidadão”.


Lembramos aos esquecidos de que somente em 1916, depois da coligação dos Centros que praticavam o Racionalismo Cristão, o Centro Espírita Amor e Caridade passou a ser chamado CENTRO REDENTOR.


ESTIMADOS AMIGOS,


Se estão acompanhando o nosso raciocínio, como nós, também poderão concluir que um dos praticantes do espiritismo referido pelo Cónego Teixeira bem poderá ser o prestante cidadão Augusto Messias de Burgos.


Para além desta já muito importante participação de nacionais caboverdianos na prática e divulgação dos Princípios Racionais e Científicos, vejamos o que se lê numa edição do Jornal “A Razão” do ano de 1982, num artigo intitulado “Cartas que trazem Mensagens”.


Citando:”…antes de terminar quero justificar a expressão ””uma vez mais é evidenciado o pioneirismo dos nascidos em Cabo Verde””! O Centro Espírita onde Luiz de Mattos foi levado, por amigos, em 1910, em Santos, para conhecer fenómenos espiríticos e daí partir para o estudo do espiritismo racional e científico, era dirigido por um caboverdiano.


Ainda mais, Otelia de Mattos, sobrinha de Luiz de Mattos, contou que quem estava à frente do “AMOR E CARIDADE" na ocasião da visita de Luiz de Mattos era um senhor caboverdiano cujo sobrenome era Burgos. Isto constitui mais uma pedra na confirmação do facto de Luiz de Mattos ter recebido o Bastão das mãos de um natural de Cabo Verde, por instruções do Padre António Vieira, Presidente Astral dessa Casa espírita do Sapé, “frequentada por certa gente honesta” no dizer de António Cottas.


Esta questão, quanto a nós, deveria merecer toda a atenção de quem tiver a seu cargo escrever a História verídica, sem suposições, do surgimento do Racionalismo Cristão.


O SONHO DE ANTÓNIO COTTAS,


Houve um sonho acalentado durante anos pelo nosso Consolidador, António Cottas, que não lhe foi possível concretizar, o qual era visitar as Casas Racionalistas Cristãs em Cabo Verde.


O substituto de António Cottas, o nosso Presidente Perpétuo, Sr. Dr. Humberto Machado Rodrigues, também não pode levar avante um de seus maiores anseios no âmbito da divulgação e expansão do Racionalismo Cristão pelo mundo: visitar os companheiros em Cabo Verde, mas em boa hora delegou o cumprimento dessa incumbência ao Presidente em Exercício, nosso Estimado Amigo, Senhor Gilberto Silva.


Assumindo esse compromisso como prioritário o Senhor Gilberto Silva programou sua visita de 6 a 26 de Março de 2006, visitando os companheiros da Holanda, França, Portugal e por último Cabo Verde.


CAROS COMPANHEIROS,


Face ao importante papel desempenhado pelos nascidos em Cabo Verde, desde que um caboverdiano, por Ordens Superiores, passou o Comando para as mãos de quem estava destinado a cumprir o papel de Fundador do RACIONALISMO CRISTÃO, o nosso inolvidável Luiz de Mattos, achamos por bem trazer estes apontamentos à consideração de todos.


A conclusão será feita por cada um, de acordo com seu alcance espiritual e sua inteligência.


Muita coisa haveria ainda a dizer, mas temos a certeza de vos ter maçado com esta questão meramente histórica.


Assim, terminamos desejando muita união na Filial Lisboa.


Por tudo quanto foi dito, escusado será acrescentar que impende sobre cada um de nós a grande responsabilidade de, todos juntos, passarmos a palavra aos vindouros, na certeza de que, na qualidade de espíritos encarnados que todos somos, um dia terminará a nossa missão, mas a nossa QUERIDA DOUTRINA tem ainda um longo percurso a fazer, porque seu objectivo é nobilíssimo: ESCLARECER ESPIRITUALMENTE A HUMANIDADE! A DOUTRINA pertence à PLÊIADE DO ASTRAL SUPERIOR, e aí reside a garantida insofismável da sua continuidade. E também por esta razão podemos afirmar que os homens mesquinhos não terão nunca força nem poder para abalar os seus alicerces.


Avante Filial Lisboa!

Avante RACIONALISMO CRISTÃO!
TODOS POR UM E UM POR TODOS
Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 26 de Janeiro de 2009


ESTIMADOS ASSISTENTES,

CAROS COMPANHEIROS,

A nossa última intervenção nesta Filial, ocorrida a 23 de Maio do ano transacto, quando festejávamos o 4º Aniversário desta Casa, terminava assim:


“Finalmente anuncio que nossa próxima sessão cívico-espiritualista terá lugar no dia 26 de Janeiro de 2009, data em que comemoraremos A DATA MAGNA – 26 DE JANEIRO – e o 99º. Aniversário da Fundação do Racionalismo Cristão”.


Com muito prazer, aqui nos encontramos hoje, para celebrar os que deram anos de sua vida física, para doar à humanidade esta jóia rara que é o RACIONALISMO CRISTÃO.


Luiz de Mattos, no desenvolvimento da sua actividade profissional, conheceu profundamente o sertão brasileiro e as mais diversas modalidades de baixo espiritismo, por isso passou a abominar toda e qualquer prática que apresentasse o rótulo “espiritismo”, a ponto de fazer suas filhas copiar obras sobre o mesmo.


Quem se der ao trabalho de, atentamente, ler a sua obra “Cartas Oportunas sobre Espiritismo” não terá dúvidas da verdade das palavras atrás proferidas.


Por isso, quando em 1909 foi insistentemente convidado por um amigo, para juntos irem ao “Espiritismo”, praticado por certa gente honesta, e onde curas importantes estavam sendo operadas, ele, LM, aconselhou o amigo a que tivesse juízo.


O amigo, embora triste, não perdeu a esperança, e debalde continuou insistindo. Numa tarde, estando presente Luiz Alves Thomaz, a ler um jornal, ainda não amigo, mas conhecido de LM, aquele presenciando tanta insistência, voltou-se para LM e disse: Se o Comendador Mattos for eu vou também. Mattos, perante tanta insistência disse: - Pois bem, eu vou. Às tantas horas passem lá por casa, para seguirmos.


À hora marcada lá estavam os companheiros e Luiz de Mattos já preparado, não se tendo esquecido do seu artístico punhal e do revolver, e lá foram para o Espiritismo.


Chegando a um casebrezinho, estava à porta um homem que lhe diz: - Sr Comendador, o nosso presidente astral, Padre António Vieira, ordenou-nos que, quando o Senhor chegasse, lhe déssemos a presidência dos Trabalhos.


Luiz de Mattos retrucou: - Estás maluco, homem, eu não entendo nada disso, eu fico mesmo aqui na porta a presenciar.


Luiz de Mattos, todavia, foi satisfazendo ao solicitado, mas sempre com muita relutância. Muitos fenómenos foram precisos para que a alma investigadora de Luiz de Mattos não vacilasse.


Em linhas muito gerais foram esses os primeiros passos que levaram Luiz de Mattos a aceitar estudar a vida fora da matéria.


Deu início às investigações, mas esse estudo estava demorando mais do que desejavam as Forças Superiores. Já havia passado ano e meio quando um Guia lhe disse: - “ Meu filho, é necessário que te disponhas a iniciar a Obra, pois estás demorando muito”.


Luiz de Mattos preocupava-se com a família e com as grandes responsabilidades perante a grandeza do Empreendimento que lhe era exigido. O AS vendo-lhe na aura a preocupação, insiste, por intermédio de um outro Guia. Assim assediado, responde Luiz de Mattos:

- Sim… estou pronto para a luta.

Satisfaz-nos a tua resposta, respondeu o Astral Superior. A ti a parte espiritual, a Luiz Thomaz, a parte material.


E o grande dia - o dia histórico, chegou.

A 26 de Janeiro de 1910 era assinada, na Cidade de Santos, a escritura de constituição do Centro Espírita Amor e Caridade.

Aí temos os dois Grandes Luizes, homens cujas vidas foram repositórios fartos de exemplos dignificantes, conduta sempre firme, e corajosos exemplos de trabalho e rectidão moral, prontos para a grande luta por tudo que fosse nobre e altruístico, objectivando a melhoria material e a evolução espiritual dos seres, como os dois responsáveis por esta Doutrina, indigitados pelas Forças do Astral Superior e sob a superintendência Astral do Padre António Vieira, a figura central na projecção no meio físico da Doutrina Racionalista Cristã.


E assim nasceu o RACIONALISMO CRISTÃO!

Está claro que a Doutrina é imorredoura, já que não é obra dos humanos seres e vai cumprir na íntegra os seus objectivos, isto é, preparar a humanidade para um futuro radioso, de concórdia, de harmonia, de paz e fraternidade, esclarecendo-a espiritualmente.

A luta foi renhida para os seus fundadores, porque não é fácil combater o erro e o vício e ensinar à humanidade os sãos Racionais Princípios da vida.


CAROS ASSISTENTES,

ESTIMADOS COMPANHEIROS,

Luiz de Mattos deixou o plano físico a 15 de Janeiro de 1926, nomeando como continuador da sua Obra o Grande Timoneiro, António Cottas.


Ouçamos Luiz de Mattos na sua última e histórica Doutrinação, dada na Casa-Chefe, no 1º dia de Julho do ano de 1983: “António Cottas dedicou-se de corpo e alma à Doutrina. Era um jovem, cheio de energia, quase um menino, e por isso teve condições físicas para fazer o necessário”. Palavras nossas para quê?


A história no Racionalismo Cristão se vai renovando, repetindo, com novos actores.


Como este mundo não é morada permanente para os espíritos, cada um, por sua vez, após cumprir sua missão, vai partindo para sua verdadeira morada.


Assim, deixou-nos António Cottas, a 12 de Junho de 1983, ficando em seu lugar o nosso estimado Presidente Perpétuo, Senhor Doutor Humberto Machado Rodrigues que já conta com 25 anos de brilhante gestão à frente da nossa querida Doutrina.


E, como os anos pesam, a máquina, que é o corpo físico, se vai desgastando, deteriorando, e, nessa fase há sempre necessidade de uma mãozinha suplementar e essa já apareceu e recaiu no dinâmico Presidente em exercício, Sr. Gilberto Silva, que com a sua jovialidade, vai conduzindo o barco com grande mestria.


Fica já aqui consignado que a CASACHEFE começou os preparativos para os festejos comemorativos do 1º.CENTENÁRIO que decorrerão durante todo o ano de 2010.


Companheiros, a história conhecida do surgimento do Racionalismo Cristão no plano terráqueo é a que foi contada acima, tendo por fonte um texto de António Cottas.


Todavia, há um importante episódio que nem a Casa-Chefe conhece porque não há qualquer registo e os novos responsáveis não têm como conhecê-lo.


Nós, que já reunimos, através de nossas investigações, alguns importantes dados, não nos cansamos de nos referirmos a ele, sempre que possível.


CAROS OUVINTES, emprestem um pouco da vossa atenção para o seguinte:

Maria Luiza Cottas de Jesus, Filha de Maria e António Cottas, portanto, neta de Luiz de Mattos, escreveu um artigo no jornal A RAZÃO em 1982, no qual dizia: “… uma vez mais é evidenciado o pioneirismo dos nascidos em Cabo Verde…. O Centro Espírita, onde Luiz de Mattos foi levado, por amigos, em 1909, em Santos, para conhecer fenómenos espiríticos e dai partir para o estudo do Espiritismo Racional e Científico, era dirigido por um cabo-verdiano….”

Querendo aprofundar a questão, interpelamos essa digníssima neta de Luiz de Mattos e ela respondeu-nos: “… Confirmo o que citei na “A Razão” de Junho de 1982 e baseei-me no que me foi contado por Otília de Mattos, sobrinha de Luiz de Mattos. No que me foi contado, o Presidente do Centro Amor e Caridade tinha o apelido BURGO. Na ocasião, anotei algumas coisas que ouvi, em um caderno que depois deixei na Secretaria do Centro Redentor, para que futuramente houvesse possibilidade de maiores pesquisas. Infelizmente, não mais foi localizado o referido caderno.”


Como vêem, estimados companheiros, a CASA-CHEFE perdeu o rastro deste assunto, que, quanto a nós, é demasiado importante para se ter a história completa do nascimento desta Doutrina.


MARIA LUIZA desencarnou há alguns anos, mas nós não deixamos morrer esta questão.


Temos em nosso poder cópia da acta de uma sessão ordinária da Câmara Municipal de S. Vicente, em 1911, “louvando o prestante cidadão, Augusto Messias de Burgos, representante da Benemérita Associação Amor e Caridade de Santos, pelos relevantes serviços que incontestavelmente tem prestado aos famintos na actual crise alimentícia”.

A nós, tudo nos parece muito claro, tendo em atenção os nomes referidos e a sequência das datas.

Esperemos que um dia tudo venha a ficar esclarecido em benefício da HISTÓRIA e da VERDADE.


ESTIMADOS ASSISTENTES,


Como vêem é linda a história do RACIONALISMO CRISTÃO.


Desafiamos-vos a conhecê-la, para se certificarem da tarefa titânica e ingente de seres de boa vontade, sempre dispostos a lutar contra o materialismo obsedante, contra o obscurantismo intolerante de falsas religiões, organizadas em sistemas perigosos de exploração, e contra o sectarismo que tem dividido a humanidade, por interesses inconfessáveis.


Ficai sabendo que quando a criatura se firma em procedimentos correctos, de justiça, moderação, ponderação e valor, basta a sua presença para modificar um ambiente carregado.


Portanto, a vinda a uma Casa Racionalista Cristã é de grande importância para o viver de cada criatura.


Afiançamos-vos que trabalhar no Racionalismo Cristão não é um sacrifício, antes uma honra, um privilégio para a criatura porque esse trabalho nos converte em heróis, heróis anónimos, mas sempre heróis a serviço das Forças Superiores, e essa heroicidade não se esvai como fumaça, nem se dissipa com a neblina do tempo, ficará para sempre inscrito no nosso acervo espiritual, enriquecendo-o.


Procurem ir para os vossos lares mantendo os fluidos que foram espargidos, por poucos minutos durante os nossos trabalhos pela Plêiade do Astral Superior, mas para serem bem aproveitados.


Agradecemos a presença de todos e teremos muito gosto em rever-vos.

BOA NOITE,

Antão José Lopes da Luz 

...............................................

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘





5.º Aniversário de FUNDAÇÃO DA FILIAL SEIXAL - PORTUGAL
Corroios, 22 de Maio de 2009
MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES
ESTIMADOS COMPANHEIROS,

No dia 12 de Outubro de 2003 a minha mulher e eu fomos convidados, assim como mais duas outras companheiras, assistentes das reuniões na Filial Lisboa, a participar de um almoço na residência de uma militante do Racionalismo Cristão. Como nem anfitriã nem convidadas, todas já minhas conhecidas, eram do conhecimento da minha mulher e não sendo nosso hábito receber esse tipo de convite, como justificativa, disse-lhe que o motivo era falarmos um pouco sobre a Doutrina.

Enquanto da minha parte fui simplesmente para um encontro com amigos, todos comungando dos mesmos ideais espiritualistas, a minha mulher apresentou-se com ideias claras e concisas.

Vendo hoje, em perspectiva, esse feliz encontro, chegamos à conclusão de que o sucesso não poderia ser melhor.

Ficou firmemente alicerçada a nossa determinação em fundar uma Casa Racionalista Cristã na Margem Sul do Tejo, onde todos residíamos.



Ficou também confirmada a máxima de Jesus: “QUANDO DOIS OU TRÊS SE REÚNEM EM MEU NOME, ENTRE ELES ESTAREI.”

O essencial ficou pronto e no dia 24 de Maio de 2004 este FAROL foi aceso para alumiar esta localidade, este País, o mundo inteiro, porque os trabalhos psíquicos de uma casa racionalista abrangem toda a atmosfera psíquica deste planeta Terra.

Até hoje não faltaram recursos materiais e homens e especialmente mulheres, de boa vontade, dispostos a dar seu contributo, através do pensamento elevado e de grande valor, vão surgindo, porque uma casa que se abre é para nunca mais ser encerrada.

Por esta razão, com muito júbilo da nossa parte, estamos aqui reunidos e rodeados de amigos em corpo físico e em corpo astral. Claro que Jesus, dada a sua grande elevação espiritual, não pode estar aqui e agora, connosco, mas seus enviados, seus representantes, nunca deixarão de nos dar sua assistência astral benfazeja para nos ajudar a falar em nome DELE. O motivo, portanto, desta nossa reunião cívico-espiritualista é comemorarmos o QUINTO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DESTA CASA – A NOSSA/VOSSA QUERIDA FILIAL SEIXAL.

O Racionalismo Cristão consiste na prática de boas obras, no esclarecimento da VERDADE, na abnegação e resignação para o crescimento interior do ser humano. Mas é fundamental que cada um se consciencialize de que tem a mesma composição do Universo. Nesse Espaço Infinito só há Força e Matéria. Matéria só existe compondo e envolvendo os mundos, o resto é Luz Astral preenchendo todos os espaços, incitando, animando e movimentando a matéria.



Portanto, o homem, como tudo que tem vida, é constituído por matéria – corpos físico e astral - e Alma, espírito ou força.

Baseado nessa certeza tem que se esforçar para compreender que através dos corpos, astral e mental (espírito) está ligado por múltiplos fios condutores ao mundo a que pertence e dele pode receber descargas fluídicas benéficas que o fortificam para a luta pela vida e para bem cumprir os seus deveres.

Por isso se ensina nas casas racionalistas cristãs que tudo vem de fora e vive fora de nós. Os nossos pensamentos são forças saturadas de poder que nós atraímos e repelimos de acordo com o nosso estado psíquico, filho da educação da nossa vontade.


As irradiações ensinadas nas nossas casas não são mais do que o veículo que transporta a insustentável partícula de força que nos anima, para fora da atmosfera terrestre, à sua verdadeira morada e daí ela traz suprimentos anímicos que nos fortalecem e por essa razão afirmamos nas nossas dissertações que quem puser em prática os ensinamentos prodigalizados pela Doutrina Racionalista Cristã, não pode sofrer de doenças, hoje tão generalizadas, como por exemplo o esgotamento e o stress. Saberá viver as duas vidas – a material e a espiritual, para que uma não interfira na outra. A disciplina que se recomenda é essencial para um viver saudável e equilibrado, física e psiquicamente.

Alertamos para que todos eduquem a vontade, se fortaleçam, porque um ser fraco só emite pensamentos fracos e assim atrai para si elementos astrais perturbadores. O pensamento está ao serviço da nossa vontade e, com uma vontade bem-educada, nossos pensamentos serão fortes e atrairão as Forças Universais Beneficiadoras.

Hoje, este mundo está reencontrando o caminho seguro, graças à luta, sofrimento e resignação de espíritos de grande evolução que, abnegadamente, deixaram a grande felicidade dos seus mundos de luz para se sujeitarem ao viver terreno, num acto de grande amor pelos seus irmãos em essência, para lhes ensinar uma nova filosofia, a única e verdadeira que elevando os seres e lhes confortando a alma, mostra-lhes o caminho mais curto para alcançarem seu progresso espiritual, numa palavra, sua Felicidade.

Cumprindo esse desiderato, Luiz de Mattos veio com a grandiosa incumbência de lançar as bases dos Princípios Racionais e Científicos – parte espiritual da Doutrina. Luiz Alves Thomaz trouxe o encargo de garantir a independência material da Doutrina.

António Cottas, ainda quase um menino, no dizer do seu Pai espiritual, Luiz de Mattos, com mãos de ferro, segurou bem as rédeas do Racionalismo Cristão, quando a 15 de Janeiro de 1926, inesperadamente, ficou órfão, com pesadíssima responsabilidade nos ombros.



Para a felicidade de todos, ainda podemos gozar e desfrutar do salutar convívio com HUMBERTO MACHADO RODRIGUES que teve e tem a seu cargo apontar os amplos caminhos que esta NAU da VERDADE tem a percorrer, desvendando “mares nunca dantes navegados” para levar a todos os humanos seres a luz do esclarecimento espiritual. Quão Bela é a missão de Expandir o Racionalismo Cristão!

Pode-se dizer que a PRIMEIRA FASE desse ambicioso programa estabelecido nos planos astrais superiores, já está cumprida. Estando, portanto, as bases lançadas, cabe agora aos homens de vontade forte, esteados na máxima atribuída a Jesus: “DESEJAR PARA OS OUTROS SÓ O QUE DESEJAMOS PARA NÓS”, trabalhar para fortalecer cada vez mais esta corrente do BEM que há-de envolver todos os seres humanos, facultando-lhes paz, harmonia e concórdia.

Felizmente, a comandar esse movimento de partilha universal, está uma auspiciosa mão, segura e promissora da continuidade desta Obra Valorosa que a todos poderá da lei da reencarnação libertar. Estou-me referindo ao nosso Presidente em Exercício, Sr. Gilberto Silva, que não está medindo esforços para que a nossa Querida Doutrina siga sua marcha ascensional, rumo ao esclarecimento total da Humanidade.

ESTIMADOS ASSISTENTES,
Continuai vindo a esta benfazeja Casa! Convencei-vos de que nunca se perde tempo quando se ouve a VERDADE, seja qual for o modo como for dita, pois, só ela pode beneficiar a Humanidade e suavizar os males que a afligem.

CAROS COMPANHEIROS,
Sois preciosos e imprescindíveis, sois as pernas e os braços da Plêiade do Astral Superior, sois instrumentos do BEM e sem vós tanto fluído beneficiador, tanta luz astral superior não poderiam ser derramados sobre tantos necessitados.
Antes de terminar não queremos deixar de vos dizer que hoje, a nossa satisfação é dupla, porque daqui a duas horas estará, a casa racionalista cristã da Achada de Santo António – Praia, Cabo Verde, comemorando, em sessão idêntica a esta, o X Aniversário de sua ascensão a Filial.

A essa Casa demos tudo quanto nos foi possível, durante 15 longos anos, como núcleo racionalista, 5 anos, como Correspondente e escassos dias já Filial.

Pedimos uma irradiação vibrante em homenagem a tão feliz acontecimento.

Desejamos um regresso em Paz aos vossos lares e contamos convosco na nossa reunião pública da próxima segunda-feira.
Boa Noite a todos,
Antão da Luz
Conheça mais sobre a Filial Seixal:
http://seixal.racionalismocristao.org/
http://caboverdevida.blogspot.com/2011/09/antao-luz.html/




◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘




CORROIOS, 23 DE Maio de 2008
ESTIMADOS ASSISTENTES!
CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA!

Nossas homenagens de hoje foram prestadas aos nossos queridos, fundadores: Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz e consolidador: António Cottas, simbolizados no pavilhão da sua Pátria querida.

Esses grandes espíritos escolheram Portugal para nele viverem a sua infância e o Brasil serviu de berço, para também embalar a Doutrina Racionalista Cristã, FAROL pelo qual se deve guiar a Humanidade e cujos princípios, de há muito Jesus ansiava por restabelecê-los neste planeta ainda espiritualmente muito atrasado.

Estão atrás de mim duas bandeiras, mas bem que poderia estar mais uma – a bandeira de Cabo Verde.

Em linguagem simbólica, PAI e seus DOIS FILHOS. Territorialmente, poderíamos apelidá-los, a um, de gigante – o Brasil e ao outro, Cabo Verde, de anão. Mas esses três queridos países, são todos gigantes, espiritualmente falando! Seus territórios foram assinalados pelas forças do Astral Superior para albergarem os seus três maiores quartéis-generais no planeta Terra, três grandes fachos de luz a irradiar para o mundo inteiro.

Em Portugal encarnaram os Fundadores e o Consolidador.

Poderá ter suscitado alguma curiosidade a referência feita a Cabo Verde, esse pequenino país formado por uma constelação de ilhas espalhadas no Atlântico, ilhas essas que andaram adormecidas desde a noite dos tempos à espera de serem descobertas por destemidos marinheiros portugueses e onde espíritos de valorosos lusos de antanho, em encarnações pretéritas, haveriam de reencarnar para darem seu contributo na majestosa OBRA de JESUS, reencetada por LUIZ DE MATOS, LUIZ THOMAZ E ANTÓNIO COTTAS.

Pois é! Nesse pequenino país e na menor das 9 ilhas habitadas - a ilha da Brava, com apenas 67 Km2 - viu a luz do Sol, pela primeira vez, um honrado cidadão, de nome Augusto Messias de Burgo, conhecido, mais tarde, carinhosamente, no torrão natal, por Manim de Burgo, predestinado para um feito do maior interesse para a humanidade e que deveria ser do conhecimento de todos os estudiosos do Racionalismo Cristão.

Como quase tudo neste planeta físico, a Doutrina Racionalista Cristã não surgiu por geração espontânea. A sua história também tem uma origem e nessa origem aparece o caboverdiano.

Messias de Burgo, conterrâneo deste que vos fala e da maioria das pessoas aqui presentes, presidia a uma Casa onde certa gente honesta praticava o Espiritismo Racional e Científico. Foi exactamente para essa Casa, no decurso do ano de 1909, que foi conduzido Luiz de Mattos quando ele se decidiu, um tanto por curiosidade a conhecer sítio, tão elogiado por prodígios alcançados. Foi ali que esse grande espiritualista, filósofo e investigador, Nosso Mestre querido, começou a despertar para o estudo da Vida Fora da Matéria.

E aqui estamos nós a comemorar a grande data desta humilde Casa, neste 24 de Maio, o quarto aniversário da FUNDAÇÃO desta Casa Racionalista Cristã, com o entusiasmo de quem se esforça para, conscientemente, dar seu contributo na importante fase evolutiva do RACIONALISMO CRISTÃO – a da Expansão, sob a Maestria do nosso Presidente Perpétuo, Exmo. Senhor Doutor Humberto Machado Rodrigues, inteligentemente coadjuvado pelo Presidente em exercício, Exmo. Senhor Gilberto Silva.

Aqui estamos com o entusiasmo de quem está convicto de que somente a prática dos Princípios Racionais e Científicos, explanados nas Casas Racionalistas Cristãs, fará acordar a humanidade para, com a vontade fortemente educada para o bem, com a compreensão exacta dos deveres a cumprir, com a noção clara de que todos encerramos um tesouro no nosso íntimo – uma partícula da Força Criadora, a nossa alma ou espírito – e, qual diamante, também necessita de ser lapidado para brilhar.

ESTIMADOS AMIGOS E COMPANHEIROS!

Continuemos dando o nosso apoio incondicional à grande CAUSA de Jesus o “Cristo”, na certeza que estaremos dando satisfação aos nossos mais íntimos anseios;

Continuemos a colaborar com a plêiade do Astral Superior que necessita da nossa convicção e da nossa união, para se poder beneficiar esta humanidade tão sofrida.

Continuemos dando o exemplo do que é o verdadeiro racionalista cristão, pois, seremos o modelo, o espelho para os vindouros se mirarem, já que sabemos que vamos ser mais procurados daqui para a frente em face da grande difusão/expansão que está sendo levada a efeito por desprendidos companheiros nossos, através da internet.

CAROS ASSISTENTES,

Esta Casa abriu as suas portas faz amanhã quatro anos, com um pequeno número de militantes e sem nenhum assistente. Com grande satisfação nossa, hoje entrava um, amanhã outro e mais outro, e como vedes, a Casa está cheia! É assim que se iniciam todas as Casas Racionalistas, essas Escolas de alto psiquismo!

Sois a razão de ser da nossa existência. Dais-nos muita alegria com a vossa presença, mas podeis estar certos de que a satisfação será muito maior se esforçardes por pôr em prática os PRINCÍPIOS explanados nas nossas Casas.

Todos, sem quaisquer distinções, são recebidos com a nossa amizade, com nossa alegria interior, com a nossa grande vontade de que despertem para a verdadeira vida, que é a espiritual.

Entre aqueles que vêm com assiduidade, alguns já se sentiram identificados com os nossos Princípios e, dentre esses, há quem já tenha, intimamente, sentido o chamado e, por que não dizer, tido a noção clara da intuição recebida das Forças Superiores de que é chegado a hora de darem o seu contributo em prol da espiritualização da Humanidade.

A esses diremos: não percais esta oportunidade ímpar, vinde colaborar, de forma responsável, com vontade firme e querer elevado, com as Forças do Bem. Sereis mais felizes e vivereis com mais alegria e satisfação.

Sereis bem-vindos. Aqui há sempre lugar para mais um colaborador. Sede mais um escolhido de entre tantos que foram chamados.

Antes de terminar queremos aproveitar este momento para expressar o nosso apreço a dois militantes desta Casa Racionalista que desde antes da sua fundação, incansavelmente, têm trabalhado pelo seu engrandecimento.

Um, evidenciando-se mais a nível material, com a sua finíssima arte, seu bom gosto e grande vontade de dar melhor conforto à querida assistência e aos desprendidos militantes que não medem esforços para aqui estarem, com assiduidade e pontualidade. Trata-se do nosso Amigo e Companheiro, Hermínio Lourenço da Conceição. Tudo o que vemos aqui feito, em termos de obras e mobiliário, devemo-lo a esse grande Amigo do Racionalismo Cristão.

Na parte espiritual, a nossa estimada Companheira, Aida da Luz, primeiro instrumento mediúnico desta Casa e que muito tem contribuído para a prestigiar, levando bem longe, nos meios racionalistas, o nome FILIAL SEIXAL DO RACIONALISMO CRISTÃO. Embora não podendo, por questão de saúde, estar presente nos nossos trabalhos, vem dando seu contributo na Expansão da Doutrina, através da INTERNET.

Finalmente anuncio que nossa próxima sessão cívico-espiritualista terá lugar no dia 26 de Janeiro de 2009, data em que comemoraremos A DATA MAGNA – 26 DE JANEIRO - e o 99º. Aniversário da Fundação do Racionalismo Cristão.

QUE A LUZ DO ALTO VOS ALUMIE SEMPRE!
NOSSOS AGRADECIMENTOS PELA VOSSA PRESENÇA.
Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 25 de Janeiro de 2008


ESTIMADOS ASSISTENTES,


CAROS COMPANHEIROS,


Reunimo-nos aqui, hoje, com o objectivo de dar início aos festejos espiritualistas do primeiro centenário do lançamento do RACIONALISMO CRISTÃO no planeta Terra.


Há cem anos nem os fundadores, Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, sonhavam em meter ombros a um empreendimento de tamanha envergadura.


A humanidade devia estar em festa mas isso não acontece porque a mesma não tem consciência, ainda, da magnitude dessa efeméride.


A grande preocupação das Forças do Bem encarregues da evolução do planeta Terra e seus habitantes fez com que muitas iniciativas tivessem sido encetadas ao longo dos tempos, tendo infelizmente muitas se abortado.


O elevado espírito de Jesus o “Cristo”, há dois mil anos baixou neste planeta, fez o que pode, mas a maldade humana, filha da sua ignorância sobre a vida real de todas as coisas, fez com que esse espírito dispusesse apenas de ano e meio para transmitir seus valiosíssimos esclarecimentos sobre a melhor forma de a criatura se conduzir no seu viver terreno.


O espírito daquele que se chamou na sua última estada neste mundo, Padre António Vieira, viu a luz do dia, em Portugal, a 6 de Fevereiro de 1608. Trouxe a grande incumbência de separar o joio do trigo na obra de Jesus, descaracterizada ao longo dos tempos por interesse materialistas. E a melhor forma de se desincumbir deste objectivo tinha que ser desenvolver sua actividade no meio eclesiástico, envergando ele a batina de padre.


Foram duzentos e treze anos os que decorreram da sua desencarnação até a fundação da primeira Casa Racionalista Cristã em Santos, Estado de São Paulo, Brasil. Esse tempo foi necessário para estabelecer os meios, os locais e as pessoas que teriam de ser alistadas para a grande ofensiva contra o erro, a ignorância e também para dar tempo ao tempo, evitando improvisações e inoportunidades.


Tudo devidamente preparado em plano astral, estando encarnados os protagonistas indispensáveis para o lançamento desta OBRA, mas sem todavia terem disso conhecimento porque embora se tenham prontamente oferecido ainda em seus mundos de luz, como acontece com todos, ao se apossarem do corpo físico, o véu da matéria faz esquecer o passado espiritual, para se recomeçar tudo a partir do zero.


Luiz de Mattos, natural da Vila de Chaves, Província de Trás-os-Montes, aos treze anos desembarcou no Rio de Janeiro. Aos 26 anos já possuía valiosa fortuna ganha no negócio do café. No entanto deixa o negócio para se recolher à vida privada, mas, sentindo-se ainda cheio de vitalidade não se sentia bem fora da actividade comercial. Transferiu-se para a Capital Federal onde criou novas empresas que lhe deram bastante lucro.


Não tinha religião alguma. Materialista honrado que foi até aos 50 anos, analisou as diversas religiões, através da História.


Entretanto foi acometido de um colapso cardíaco e esteve entre a vida e a morte durante dias. Teve nojo da vida e do viver e, raciocinando, concluiu que não era possível extinguir-se a vida do homem, na sepultura, sete palmos abaixo da terra. Algo mais importante devia haver mas que ele desconhecia.


Melhorou ele e adoeceram os filhos. Seu médico assistente aconselha-o a não dar remédios e sim uma alimentação escolhida, pois era caso perdido, estavam tuberculosos. Aconselhou-lhe de forma indirecta, esse seu médico, a estudar o espiritismo. Mas Luiz de Mattos abominava essa prática a ponto de perguntar a esse médico amigo se tinha perdido o juízo.


Acontece que o dentista da família frequentava assiduamente o Espiritismo Racional e Científico e aconselha Luiz de Mattos a que tirasse lá receitas e que haveria de colher resultado satisfatório. As receitas foram tiradas sem o conhecimento de Luiz de Mattos e à medida que os doentes iam usando os remédios melhoras sensíveis obtinham.


Nesta altura dos acontecimentos, após muita insistência de um amigo negociante e irredutível relutância de Luiz de Mattos, entrando este no estabelecimento do amigo, encontrava-se a ler um jornal Luiz Alves Thomaz, que nessa data não mantinha relações íntimas com Luiz de Mattos. Luiz Thomaz presenciando tanta insistência, voltou-se para Luiz de Mattos e disse-lhe: - Se o Sr. Comendador MATTOS for eu vou também. Luiz de Mattos de pronto respondeu: - Pois bem, eu vou. Às tantas horas passem lá por casa, para seguirmos.


Este foi o primeiro passo positivo que marca o surgimento do Racionalismo Cristão. Tantos fenómenos surpreendentes aconteceram nas primeiras sessões sob a presidência física de Luiz de Mattos e astral do Espírito Superior do Padre António Vieira, que Mattos nunca mais faltou aos trabalhos.


Tudo nos leva a crer que estes acontecimentos tiveram lugar por volta de 1909.


Luiz de Mattos deu início aos estudos da vida fora da matéria. Já ia em ano e meio quando o espírito superior de Pinheiro Chagas lhe disse: - “Meu filho, é necessário que te disponhas a iniciar a OBRA, pois estás demorando muito”. Mesmo assim o Astral Superior, lendo-lhe na aura as preocupações quanto à família, quanto às despesas inerentes a uma obra de tamanho vulto, insiste agora através do Guia do Centro, Custódio Duarte, em que era preciso caminhar. Assim assediado, responde Luiz de Mattos:


- Sim… estou pronto para a luta, contanto que aos meus nada venha a faltar.


- Satisfaz-nos a tua resposta, disse Custódio Duarte, e certo podes estar, que nada te faltará a ti nem aos teus, tudo há de aumentar e àqueles que junto de ti viverem nada faltará. A ti a parte espiritual, a Luiz Thomaz, a parte material. Sois os dois responsáveis por esta Doutrina. Caminhai unidos e por vós velaremos, uma vez que em pensamentos procureis religar-vos a nós.


A 26 de Janeiro de 1910 era assinada na Cidade de Santos a escritura de constituição do Centro Espírita Amor e Caridade.


E assim surgiu o Racionalismo Cristão, a DOUTRINA de Cristo, a Ciência das Ciências, destinado à prática do Espiritismo Racional e Científico Cristão.


É totalmente impossível, a qualquer ser encarnado, quantificar todo o bem prodigalizado por esta Instituição no decurso dos 98 anos de sua benfazeja existência. Mas para que se possa fazer uma pequena ideia ainda que muito pálida, transcrevemos, a seguir, trecho da primeira de doze conferências realizadas por Luiz de Mattos no Salão da Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, em 16 de Dezembro de 1915:

Citação: - Foi com a prática do Espiritismo Racional e Cientifico que na primeira parte vos explicamos que o Centro Espírita Redentor, em 1913, saneou 432 obsedados, classificados como loucos pela Medicina, alguns dos quais retirados não só do Hospício Nacional, como da Casa Eiras, onde passavam por incuráveis. Alguns deles se acham neste momento entre vós, e aptos não só à luta pela vida, como a ensinar como se curam loucos. No mesmo ano de 1913 foram fornecidas 61.818 prescrições médicas astrais e no ano de 1914 as normalizações de obsedados atingiram 807. Neste ano de 1915 as normalizações de obsedados já atingiram o número 844, e as prescrições até ontem montam a 147.600. Fim de citação

Hoje, mais de noventa anos decorridos, seria impossível continuar com essa estatística, uma vez que a INSTITUIÇÃO dispõe de 165 Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo orbe terráqueo, todas dando o seu contributo para o esclarecimento espiritual e melhoramento das condições de vida neste cadinho depurador de almas.


Estimados Assistentes,

Caros militantes,
Como acabastes de ouvir o Racionalismo Cristão teve início com a semente lançada por espíritos destemidos, valorosos, dedicados e sem ambições pessoais para que a Doutrina pudesse crescer e ser conhecida por todos.

O nosso preito de gratidão a esses dois grandiosos LUIZES – MATTOS E THOMAZ. Graças a eles temos a grande felicidade de viver com segurança, de palmilhar as estradas sinuosas da vida terrena certos e seguros de que a vitória será certa.


Amigos! Há, todavia, quando se fala da grandiosa Doutrina Racionalista Cristã, uma figura tão grande quanto as já referidas. Graças à sua tenacidade, à têmpera de aço de que foi caldeada sua alma, que não pode deixar de ser referida.


Essa alma grandiosa do Racionalismo Cristão é a do nosso CONSOLIDADOR ANTÓNIO DO NASCIMENTO COTTAS.


BEM HAJAM OS NOSSOS LUIZ DE MATTOS, LUIZ THOMAZ E ANTÓNIO COTTAS.

VIVA À GRANDEZA DO RACIONALISMO CRISTÃO QUE VAI PERCORRENDO “MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS “ ATRAVÉS DAS ONDAS CÉLERES DA INTERNET!
AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS.
Um regresso em paz aos vossos lares,

Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Corroios, 16 de Novembro de 2007

ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA
MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES

Esta é a terceira vez que temos o grato prazer de comemorar o Aniversário da ascensão a Filial desta Casa Racionalista Cristã. Esta Casa inaugurada em Maio de 2004, graças à dedicação e muito esforço dos seus fundadores evoluiu de forma tão expressiva que seis meses depois foi determinada pelo Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, Senhor Doutor HUMBERTO MACHADO RODRIGUES, sua elevação a Filial por preencher todos os requisitos necessários, conforme correspondência trocada na altura e arquivada na nossa secretaria.

A estatística da frequência atesta que a população da Margem Sul do Tejo bem aspirava por ter junto de si um FAROL que, através das suas memoráveis reuniões, pudesse iluminar a estrada por onde todos terão que percorrer nesta jornada terrena.

O Racionalismo Cristão já dispõe de 165 Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo e esta, sendo a primeira e por enquanto a única Filial, na zona sul do País, está consciente do seu papel estimulador e incentivador da criação de mais núcleos racionalistas, dando, desse modo, mais um prestimoso contributo na fase de EXPANSÃO em que se encontra a nossa Doutrina.

Graças à Internet, esta Doutrina se universalizou.

Fundada e codificada por Luiz de Matos, com a preciosa colaboração de Luiz Alves Thomaz e consolidada por António Cottas, a Doutrina Racionalista Cristã está dentro de cada lar, no mundo inteiro, onde haja condições financeiras e tecnológicas para conexão a esse utilíssimo e rápido meio de comunicação.

Foi, portanto, esta Doutrina lançada na internet, com a publicação de quase toda a bibliografia do Centro Redentor, a qual tanto pode ser lida directamente, sem quaisquer custos adicionais, como baixada para leitura futura.

A Rádio “A RAZÃO” está no ar 24 horas por dia. Em qualquer parte do mundo é possível, acompanhar as irradiações radiodifundidas, graças a esse actual meio de comunicação, enchendo de alegria os amigos e simpatizantes que, por qualquer motivo, não possam comparecer a uma Casa Racionalista.

A primeira sessão pública mundial teve lugar a 20 de Outubro de 2006 e depois dessa data outras já se seguiram.

Foi lançada há bem poucos dias, mais concretamente, em 20 de Outubro próximo passado, a TVA RAZÃO”.

A propósito da “RADIO A RAZÃO” ouçamos o que disse o Astral Superior em Comunicação Doutrinária de 8 de Outubro de 1964:

“Que venham todos a esta Casa para ouvir os espíritos do Astral Superior, porque são bem necessários os conselhos amigos, as admoestações daqueles que tudo fazem para o bem.

No dia em que tiverdes a grande felicidade de contar com a vossa Emissora, nesse dia, outros mais nos ouvirão em seus lares e muito lucrarão todos aqueles que desejarem progredir.

As Forças Superiores distribuirão seus ensinamentos. E nós esperamos que isso aconteça antes de mais ser prejudicada a humanidade. A maioria dos seres nada conhece do que aqui se passa.

Aqui se esclarece o ser humano, dão-se conselhos àqueles que aqui vêm, mas nós queremos que outros ouçam; queremos distribuir conselhos com toda a humanidade.

É necessário difundir o Racionalismo Cristão pelo ar e o será um dia, temos disso certeza, porque confiamos na vossa vontade, no vosso poder. Havemos de irradiar àqueles que de boa vontade trabalham pelo engrandecimento desta grandiosa obra.

Caminhai com segurança, contando com a vossa vontade. Tudo se fará para que as mentes equilibradas aumentem, e possais chegar ao que desejais.

Trabalhai confiantes de que será realizado esse grande empreendimento: Fundar a Emissora do Racionalismo Cristão ou de “A Razão”.
Geraldo de Menezes Côrtes

Os que estão habituados a ler e raciocinar sobre o que nos tem sido revelado pelo Astral Superior ao longo dos tempos, desde que as correntes fluídicas foram estabelecidas no mundo Terra, não têm dúvidas de que tudo o que prognosticam essas Forças do Bem, a seu tempo, acontecerá. O que não podem essas entidades puríssimas dizer-nos é a data exacta desses acontecimentos, porque tudo vai depender da vontade do ser encarnado.

O Consolidador, através de vastíssima correspondência que foi publicada em 26 volumes, as célebres Cartas Doutrinárias de António Cottas, consolou muitos infelizes, levantou muitas criaturas derrotadas na luta pela vida, numa palavra esclareceu espiritualmente milhares de criaturas. Hoje, a correspondência com o Centro Redentor é mantida através da Internet, as perguntas e respectivas respostas são todas publicadas para conhecimento de quem a elas quiser acessar.

A Doutrina Racionalista Cristã não é mais do que um roteiro de bom-senso e duma maneira peculiar de se conduzir a vida no torvelinho da sociedade actual.

O Racionalismo Cristão é um grande centro de assistência social e sua acção vai até onde não chega a visão humana, é uma obra de reeducação, de fortalecimento, de encorajamento aos fracos, tímidos e vencidos pelos embates da vida.

O Racionalismo Cristão quer contribuir activamente para o crescimento da HUMANIDADE em sabedoria e que ela reconheça e compreenda a beleza da vida espiritual.

CAROS COMPANHEIROS!

Vossa alma deve estar repleta de luz e rejubilando pelo que já conseguistes fazer, mas sabei que quanto mais fizerdes mais de vós será exigido. Isto não pode, de forma alguma, constituir motivo para desânimo, antes pelo contrário, deve, sim, incentivar-vos a uma união cada vez mais coesa porque as Forças Superior muito necessitam dessa força que parte um pouco de cada um de vós.

ESTIMADOS ASSISTENTES!
Sois a razão de ser da existência desta ESCOLA e o que nos move é o Amor, um pouco desse AMOR UNIVERSAL que preenche o ESPAÇO INFINITO.

Vinde, pois, a esta Casa onde o Astral Superior nos esclarece a todos, nos fortifica para as lutas diárias que somos forçados a empreender neste planeta depurador, ensina-nos a viver com segurança, faz-nos compreender a razão do sofrimento porque todos passamos enquanto encarnados.

Aqui, muitas vezes desagradamos ao ouvinte que vem pelas primeiras vezes, porque não falamos ao paladar de cada um. Nas Casas Racionalistas Cristãs apenas se diz aquilo que se sabe ser a Verdade, a Verdade da vida fora da matéria, essa disciplina tão complexa, pouco estudada e ainda muito mal compreendida.

Portanto, mãos à obra! Procuremos elevar-nos cada vez mais, mas não esqueçamos de contribuir um pouco para o soerguimento espiritual da família humana. Se a isso nos empenharmos estaremos cumprindo os nossos mais profundos deveres.

Que a luz e fluidos que nos envolveram durante esta sessão cívico-espiritualista nos acompanhe a todos.
MUITO OBRIGADO.
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 24 de Maio de 2007

ESTIMADA ASSISTÊNCIA!
CAROS COMPANHEIROS DE JORNADA!

Há três anos, neste mesmo recinto, com a alma transbordante de satisfação e conscientes das dificuldades que íamos ter que enfrentar, franqueamos as portas desta Casa Racionalista aos seres ansiosos de fazer luz nos seus espíritos com os esclarecimentos proporcionados pelos sãos Princípios da Doutrina Racionalista Cristã.

Nesse primeiro dia estiveram presentes, não mais do que cerca de 14 soldados que se apresentaram, aceitando a incumbência de dar o seu contributo na maravilhosa obra de EXPANDIR o Racionalismo Cristão na Margem Sul do Tejo, ajudando, com o esforço que formos capazes de despender, o grande obreiro desta fase na caminhada da Doutrina, nosso Companheiro e Amigo, Exmo. Senhor Doutor Humberto Machado Rodrigues.

Ressaltamos que esta fase de EXPANSÃO não é menos importante que as duas anteriores: a FUNDAÇÃO/IMPLANTAÇÃO, levada a cabo por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz e a CONSOLIDAÇÃO, feita por António Cottas.

Três anos já se passaram e hoje, como vêem, esta nossa Casa está cheia de amigos que se dignaram confraternizar connosco pelo transcurso desta, para nós, tão importante efeméride, e emprestar-nos um pouco da sua paciência e atenção para mais um dos habituais colóquios espirituais que mantemos com os nossos estimados assistentes às segundas, quartas e sextas feiras.

O Racionalismo Cristão – A Doutrina da Verdade, esta Ciência Cristã, pregada por Jesus o “Cristo” ampliada e codificada pelo seu fundador, nosso Mestre Luiz de Mattos, não é uma nova religião que veio para substituir as existentes, é uma filosofia profundamente espiritualista e hoje, com muito acerto, denominada “A Filosofia para o nosso Tempo”, não é mais que uma arejada mensagem espiritualizadora que pretende contribuir de forma muito vincada na formação de um mundo integrado e não competitivo, envidando todos os esforços para que os seres se convençam de que todos temos uma origem comum – o GRANDE FOCO -, sendo, por conseguinte, todos irmãos em essência. Que estamos neste mundo Terra, também considerado cadinho depurador de almas, fazendo o mesmo curso de aperfeiçoamento espiritual. Que os valores espirituais são eternos e sobrevivem ao corpo, enquanto que os bens materiais permanecem na Terra quando a alma abandona esse seu carro, deixando-o inerte. Esses mesmos bens materiais são-nos emprestados para deles fazermos muito bom uso, prestando desse modo a matéria o seu concurso no progresso e felicidade do espírito/força, na medida em que quanto maior for o progresso das partículas evoluídas da Força Inteligente maior é a felicidade na vida eterna.

O Racionalismo Cristão é a Escola que ministra as mais lúcidas e desartificiosas lições para uma vida progressista material e espiritual.

Afirmamos que o Universo é regido por Leis que são naturais e imutáveis, estando tudo a elas sujeito, e, em obediência a essas mesmas Leis todos, sem excepção, terão que alcançar maior evolução, quer queiram, quer não. Haverá retardatários, aqueles que hoje se estão a descuidar de viver bem as duas vidas – a material e a espiritual – conforme preceituam os Princípios Racionalistas Cristãos. Pelo facto de não estarem a cuidar, como deviam, das coisas sérias da vida, apenas retardarão esse despertar para a vida espiritual. Com esse proceder estão a dilatar e prolongar os seus sofrimentos presentes e futuros. Se esse acordar acontecesse já e agora quantos sofrimentos seriam evitados.

Os livros editados pelo Centro Redentor com o único objectivo de contribuir para o esclarecimento espiritual das criaturas, são de extraordinário valor pelos ensinamentos ministrados. Ressaltam o valor do trabalho que é considerado um prémio que a natureza concede ao espírito encarnado para melhor poder processar a sua evolução neste mundo. Ensinam o valor da Lei Psíquica da Atracção que é feita pelo pensamento, donde se afirmar com absoluta certeza de que somos o que pensamos, ou o ser é aquilo que quer ser. O pensamento é uma arma de dois gumes, tanto pode ferir como pode conduzir ao êxito.

Numa palavra os livros nos ensinam a como viver bem as duas vidas. Que não adianta observar defeitos no nosso semelhante quando os possuímos em quantidades tais que facilmente podem ser notados por aqueles que nos rodeiam. Que a criatura tem por dever compreender o seu semelhante e estimá-lo, desejar-lhe bem e não falar mal de quem quer que seja, mas ter, através do pensamento altruístico, ideias nobres.

Nesta Casa recebemos todas as criaturas, venham elas de onde vierem, sintam elas o que sentirem, estejam equilibradas ou doentes e tudo fazemos para que daqui saiam mais confortadas com as palavras de ânimo e coragem escutadas e que levem algum conhecimento novo que as conduzam a uma vida de paz, coragem e segurança, tão desejadas por todos.

Há quem questione a razão pela qual o Racionalismo Cristão tanto se empenha no esclarecimento espiritual da humanidade. Ora, que o mundo em que vivemos está a atravessar uma turbulência nunca vista, com acontecimentos que fazem perder o norte aos espíritos que não estão preparados para enfrentar esses desmandos do homem, ninguém deve ter dúvidas. Nós, os que estudamos e praticamos esta Doutrina magnífica, também não temos dúvidas de que sem o conhecimento certo e seguro da composição astral e física – alma e corpo – dos seres, essa situação caótica em que vive a Humanidade não tem como melhorar, daí, de facto, o nosso empenho em expandir os verdadeiros e maravilhosos conhecimentos espiritualistas deixados pelo nosso Mestre Luiz de Mattos, como o único caminho, repetimos, o único caminho para que se alcance a paz e os povos possam viver em concórdia, como irmãos em essência que com efeito somos.

Infelizmente, até que esse desiderato seja alcançado, a única certeza é a de que muito sofrimento vamos ter ainda pela frente, mas, depois da tempestade virá a bonança!
Esta Doutrina prepara o homem para a luta, ensina-lhe a enfrentar tudo o que de menos bom tiver que se deparar, ensina-lhe a pensar, a educar o pensamento para viver com tranquilidade, com segurança e com honradez.

ESTIMADOS ASSISTENTENTES
CAROS COMPANHEIROS
Entramos ontem no nosso quarto ano de actividades com a satisfação do dever cumprido.

Elaboramos um volume com cerca de 400 páginas, condensando o que, no essencial, foram os nossos trabalhos psíquicos durante o primeiro ano de existência. Um exemplar foi enviado à Casa-Chefe a coberto da nossa carta Nº.30/2005, de 10 de Agosto para conhecimento.

Em cumprimento de determinação superior preparamos o nosso site http://www.seixal.racionalismo já disponível na Internet.

Quanto aos trabalhos espirituais aqui desenvolvidos, como encarnados que somos, não temos capacidade para avaliar a amplitude de sua magnificência.

Apelamos pela união cada vez mais sólida de todos os militantes desta Casa, estreitando o sentimento de amizade, condição absolutamente necessária para sermos um verdadeiro pólo de atracção das Forças Astrais Superiores para nos assistirem em tudo quanto nos propusermos a levar avante em bem da tão carente e sofrida humanidade.

Para terminar propomos que brindemos este momento com um cálice dos pensamentos elevados de todos os presentes à Plêiade do Astral Superior!

Agradecemos a presença de todos e, com um carinho muito especial, aos militantes da nossa querida Filial Achada Santo António situada na capital caboverdiana. (a)

Ide em paz para os vossos lares.
MUITO OBRIGADO
Antão José Lopes da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Miratejo 16 de Novembro de 2006

CAROS ASSISTENTES

CAROS COMPANHEIROS DE JORNADA

Uma VONTADE SUPERIOR quis que se fundasse nesta Margem sul do Tejo uma Casa Racionalista que fizesse a ponte entre as já existentes no norte do País e as do sul, talvez até para incentivar que novas Casas venham a ser abertas, cobrindo de forma mais ampla o espaço português.

Alguns já sonhavam com a possibilidade da formação de um núcleo, mas como tudo vem a seu tempo, no momento certo, esse querer superior foi captado por não mais de 6 criaturas com pensamentos afins, todas amigas e praticantes da Doutrina e num almoço convívio foi assumido o compromisso de se iniciar as “démarches” para a criação de um Correspondente do Racionalismo Cristão, ficando a depender, sua localização, das condições que viessem a surgir.

Achando o espaço nesta zona do Miratejo, em Maio de 2004 foi efectivamente inaugurada esta Casa Racionalista como Correspondente e seis meses depois, mais exactamente a 16 de Novembro assinava a Casa-chefe a carta que o elevada a Filial.

Não era nossa intenção assinalar, com alguma formalidade esta data, para esta Filial, memorável. No entretanto, como aluno que fazemos questão de ser do nosso Querido Mestre António Cottas, que foi quem, por correspondência, nos estimulou não a seguir o caminho indicado pelo Racionalismo Cristão, mas a nos aventurarmos a ingressar na lista dos que levam na frente a tocha que ilumina os que vêm mais atrás, decidimos não deixar passar em branco esta efeméride.

Com efeito, disse António Cottas que devem ser comemoradas todas as datas realmente importantes para a nossa Doutrina. Assim, como esta Casa Racionalista apenas tem dois anos, ponderamos ser de todo o interesse que se aproveitem as datas de sua fundação e sua elevação a Filial, para uma maior divulgação.

Como já se aperceberam estamos, neste momento, assinalando a passagem do 2º. Aniversário de ascensão desta Casa a Filial.

Esta escola de espiritualidade tem por objectivo fazer ver às pessoas
que transpõem o umbral da sua porta:
Que a luta é a vida destinada ao ser humano na Terra,

Que lutando, trabalhando e sofrendo, a criatura tem por dever engrandecer a sua condição humana, não para se exibir, não para satisfazer a sua vaidade ou prepotência, mas para evoluir como partícula da inteligência universal que é;

Que, nesta Casa, todos receberão o bálsamo curador de todas as feridas, quer físicas, quer morais, que outra coisa não são os fluidos vindo do Astral Superior, atraídos pelos pensamentos elevados dos presentes;

Que aqui se ensina à criatura a encontrar forças para sair vitoriosa de todas as lutas, com destaque pela mais difícil que tem pela frente que é lutar contra si mesmo, contra suas imperfeições e erros sempre muito difíceis de extirpar do seu “eu”;

Que só com o pensamento elevado a criatura humana poderá sentir o que é a felicidade, que nada mais é que a paz interior, a tranquilidade espiritual, tão procurada e raramente encontrada.

CAROS AMIGOS,
O Racionalismo Cristão é uma Doutrina ímpar, é uma Doutrina de amor e de união!!!

Não é tarefa fácil fundar uma Casa Racionalista Cristã e manter o seu funcionamento com o objectivo de fazê-la progredir mais, mais e cada vez mais, mas garantimos que é largamente compensador para aqueles que se dignarem arcar com tamanha responsabilidade. Os militantes têm que ser corajosos, desprendidos, abnegados, sinceros e especialmente muito unidos, pois é dessa união que precisa o Astral Superior para que possa concretizar os seus elevadíssimos projectos com vista a uma maior espiritualização da FAMÍLIA HUMANA.

Mas, para que possa desempenhar bem o seu papel, uma Casa Racionalista precisa de bons colaboradores. Os recursos humanos são imprescindíveis. Sem o material humano não há como o Astral superior poder derramar todo o seu amor à tão carente humanidade.

Há um ano, aquando da comemoração do nosso 1º. Aniversário de ascensão a Filial demos a conhecer o trabalho, esforço de todos os militantes desta Casa, intitulado FILIAL SEIXAL – Um Farol na Margem Sul do Tejo. Por feliz coincidência desta vez estamos divulgando o nosso SITE na Internet.

Caros Companheiros, continuemos dando o nosso contributo efectivo para que a luz difundida pela Doutrina Racionalista Cristã vá ocupando o lugar das trevas ao singrar novos horizontes, dando, deste modo, cada vez mais alegria ao nosso estimado Presidente Perpétuo, Exmo. Senhor Dr. Humberto Machado Rodrigues na sua árdua tarefa de expandir esta Majestosa Doutrina, a um tempo beneficiadora e esclarecedora.

Os assistentes que já se sentem identificados com os nossos Princípios e que queiram, com espontaneidade, participar nesta vitoriosa marcha do BEM contra o mal, não se façam de rogado, apresentem-se, qual soldado sempre pronto para defender sua Pátria, renunciando alguma coisa em favor dos que sofrem e pelo bem geral da humanidade.

Caros Assistentes esta Casa é vossa. Tirai bom proveito de tudo quanto ela tem para vos dar!

Queremos que todos tenham a relativa felicidade que é possível neste mundo.

Feliz regresso aos vossos lares.
MUITO OBRIGADO
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 26 de Maio de 2006

Estimados Assistentes,
Caros Companheiros de Luta,

MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES,

É com grande satisfação que vemos a nossa pequena Escola cheia de amigos que se associaram a nós para escutarmos mais uma lição das proferidas nas Casas Racionalistas Cristãs todas as Segundas, Quartas e Sextas-feiras, às 20 horas.

Sois todos bem-vindos!
A Doutrina Racionalista Cristã, uma Filosofia para os tempos que neste começo de milénio estão a despontar, difundida nesta Casa, foi projectada nos planos astrais superiores, daí a certeza da sua perene continuidade, por almas boníssimas e de grande gabarito, destacando-se o destemido lutador quando usava a batina, que galhardamente soube honrar, e depois, a partir do seu plano espiritual, o grandioso Padre António Vieira.

Enquanto Vieira no Astral Superior zelava para que o idealismo de Cristo, na sua verdadeira pureza, fosse restabelecido neste cadinho depurador de almas, o planeta Terra, neste ambiente inóspito e árido labutavam dois imparáveis espíritos que escolheram este “jardim à beira-mar plantado” para lhes servir de berço, os nobres lusos, Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, desbravando trevas para conseguirem o desiderato superiormente planejado.

Não foi fácil! As lutas foram tremendas, mas a OBRA nasceu e a semente vingou.

De 1910 a 1926 o Mestre Luiz de Mattos doutrinou não só o povo que acorria em massa para beber suas sapientes palavras de esclarecimento espiritual, como dignitários religiosos, representantes do espiritismo religioso e altas figuras da ciência oficial de então.

A atestar o que se acabou de afirmar ficaram os registos condensados nas seguintes e esclarecedoras obras editadas pelo Centro Redentor:
- Cartas ao Cardeal Arco Verde, que não mais necessita de ser reeditado;
- Cartas Oportunas sobre Espiritismo, e
- Cientistas sem Ciência, hoje publicado sob o título “Pela Verdade”.

O magistral trabalho de Luiz de Mattos poderia correr o risco de soçobrar se, com a ascensão desse grande e abnegado espírito, ao seu plano espiritual, não surgisse um timoneiro seguro que garantisse sua continuidade.

Embora ainda muito jovem para arcar com tamanha responsabilidade como a de chefiar o Racionalismo Cristão no planeta Terra, as mãos férreas do nosso Mestre António do Nascimento Cottas souberam de forma valorosa e digna segurar o leme.

Seu rosto austero escondia uma bondosa alma, cheia de ternura, tanto que ele, muitas vezes, chegou a confessar ter derramado lágrimas ao ler milhares de cartas endereçadas ao Redentor por missivistas, ora pedindo conselhos, expondo suas apoquentações, relatando desilusões, injustiças ou fracassos. A todos António Cottas procurava minorar a dor pelas agruras da vida, levantar a auto-estima, esclarecer sobre as coisas sérias da vida.

Dessa vastíssima correspondência, a Casa-Chefe publicou, ao longo dos tempos, 26 volumes das memoráveis cartas doutrinárias de António Cottas, tendo o último saído do prelo nos finais do ano passado.

Com a Doutrina devidamente consolidada chegou a hora da não menos importante fase, sua EXPANSÃO, grandiosa tarefa que coube ao trabalhador incansável pela CAUSA que todos abraçamos, Dr. Humberto Machado Rodrigues, nosso querido Presidente Perpétuo.

Assim vai esta bela Doutrina, qual nau devidamente aparelhada, singrando “mares nunca dantes navegados”, espancando trevas com o BASTÃO da VERDADE. Nesta marcha evolucionária, a imparável Doutrina Racionalista Cristã entrou para dentro de milhões de lares, através das largas estradas da comunicação.

Chamou a nossa atenção numa comunicação doutrinária de 1932, o seguinte, dito por Luiz de Mattos: “Assim que haja a bonança, ela (a Doutrina) virá livremente a público quer por conferências, quer pelo rádio, quer pela imprensa, a explanar os seus Princípios, a dizer a Verdade a quem a quiser ouvir.

Não se impressionem pensando que somente desta Casa (A Casa-Chefe) e nestas Sessões, explanaremos a nossa Doutrina; não somos assim tão tolos que nos limitemos a tão pequeno círculo. Queremos que ela vá mais além, que se estenda o mais possível, e assim sendo, aproveitando o progresso, lançando mão de todos os meios mais preparados à sua explanação, nós aí estaremos em ocasião oportuna a falar para que todos nos ouçam. A nossa sombra irá para além desta Casa. Esperem-nos, pois, esperem-nos, porque lá estaremos e, então, nos seus próprios escritórios, nos seus lares, nas suas reuniões sediciosas, falaremos, através de nossos instrumentos, a verdade em alto e bom som, para que todos nos ouçam e nos sintam.

Eis o que nos cabe dizer-vos por ora, aguardando o momento em que nos seja permitido explanar os nossos Princípios por outras vias, para que todos aproveitem, não só os que sofrem, que vêm bater à nossa porta, como todos os que vivem na ignorância, enganados pelos criminosos de todos os tempos.”

Para felicidade nossa e de todos que fazem parte deste exército do bem contra o mal, podemos dizer alto e bom som que esse tempo, previsto na comunicação doutrinária de Luiz de Mattos acima transcrita, já chegou e graças à sábia e muito oportuna utilização da Internet.

Seríamos injustos se não mencionássemos o grande e principal obreiro no vasto programa de conexão do Racionalismo Cristão à INTERNET, o Amigo e Companheiro, Senhor Gilberto Silva.

Temos uma grande quantidade de livros nesse meio de comunicação que não só podem ser lidos directamente ou baixados para leitura posterior. Foi, há poucos dias, inaugurada a RÁDIO RAZÃO, com transmissão através da Internet, que também está ao alcance de cada um em seu próprio lar, para tanto bastando ter um computador. Temos grupos levantando e discutindo questões sérias relacionadas com a Doutrina. Cada interveniente dando livremente sua opinião, num admirável intercâmbio de conhecimento, facultando um constante aprendizado. Enfim, quantas barreiras já foram transpostas! Como se vê a Doutrina, menina dos olhos do grande Mestre Luiz de Mattos, está aproveitando muito bem os avanços tecnológicos.

Quanta felicidade em constatar todas essas grandes realizações!

Caros Companheiros,

Não queremos terminar esta nossa modesta intervenção sem vos concitar vivamente a que continuem a prestar vossa preciosa colaboração. Tenhamos sempre presente a judiciosa frase de Camões, o maior poeta português: “É fraqueza desistir de cousa começada”. Se já frequentamos uma Casa Racionalista Cristã, estudamos, pelo menos as principais obras, os Princípios calaram fundo no nosso eu, fizemos um rigoroso exame de consciência e espontaneamente nos oferecemos para dar o nosso contributo à CAUSA, só um fraco poderá pensar em desistir.

Ninguém é absolutamente indispensável, mas todos são necessários para levarmos a bom termo a EXPANSÃO da nossa querida Doutrina.

Caros Assistentes,

Esta Casa é vossa. A vossa presença nos faz transbordar de alegria. Venham, sempre que puderem, beber desta fonte pura e cristalina da VERDADE.

Os que se identificarem com os nossos salutares Princípios e quiserem fazer parte deste batalhão, a nossa alma está aberta para os receber e orientar.

Há falta de material humano em muitas Casas Racionalistas e esta não será excepção, até porque apenas fez hoje dois anos. Não obstante essa carência, apenas aceitamos aqueles que espontaneamente se oferecerem, pois, aqui ninguém é aliciado a prestar serviço.

Avisamos a todos que a nossa próxima sessão cívico-espiritualista terá lugar em Novembro próximo futuro, data em que comemoraremos o segundo aniversário de elevação desta Casa a Filial.

Ide em paz para os vossos lares.
Muito obrigado.
Antão da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 18 de Novembro de 2005

Estimados Assistentes,
Caros Companheiros de Luta,


MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES,

Foi há precisamente um ano que nos foi comunicado pela CASA-CHEFE, por sua carta datada de 16 de Novembro, a ascensão desta Casa Racionalista a FILIAL.

Aberto o Correspondente em 24 de Maio de 2004, lançamo-nos, com denodo, ao trabalho, para maximizarmos todo o potencial de entusiasmo demonstrado pelos pioneiros do grandioso empreendimento que foi a instalação desta escola de alto psiquismo, este farol irradiador de luz astral, beneficiadora e incentivadora do progresso material e espiritual desta localidade onde nos encontramos instalados, estendendo-se, essa acção benfazeja, a toda a humanidade tão carente e tão sofrida!

Assim, sem esmorecimento, as portas se abrem todas as Segundas, Quartas e Sextas-Feiras para transmitir consolo aos sofredores que estaCasa procuram, aos sedentos de luz, aos espíritos ansiosos por angariar maior progresso.

Nas Casas Racionalistas Cristãs, e durante esses pequenos colóquios espirituais, dizemos verdades que podem doer mas que curam a alma e reforçam os atributos morais de quem escuta.

Aqui, como em todas as Casas Racionalistas Cristãs, fazemos sentir a todos a necessidade de se estudar uma Doutrina espiritualista por excelência como é a Racionalista Cristã, como a única via possível para que a humanidade, no futuro, venha a trilhar o caminho certo.

Ensinamos que somos irmãos em essência, porque temos todos a mesma origem, já que cada um é uma Partícula de Luz Astral, tendo, em dose mínima, todos os atributos do GRANDE FOCO. A única característica que diferencia os seres humanos está na partícula Força, alma ou espírito, mais ou menos evoluído. Por isso devemos “amar o próximo como a nós mesmos”!

A partícula de Força só progride, só alcança maior evolução, através de vidas sucessivas, através de muitas jornadas terrenas, ou reencarnações e se em cada reencarnação o ser se esforçar para aumentar, através da luta, do raciocínio, do trabalho honesto e do sofrimento, aqueles atributos ao mesmo tempo que vai eliminando os erros e imperfeições adquiridos pelo mau uso do livre arbítrio em encarnações anteriores.

Todavia, não se pense que os eternos indolentes estão condenados a marcarem o passo, a não evoluírem. Não! A Evolução é uma das leis do Universo e por isso ninguém pode escapar a ela. Através do sofrimento terão que evoluir passe o tempo que passar!

Se é assim, se é tão imperativo, por que alimentar a preguiça, o que redundará em muito sofrimento? Vem daí o empenho desta nobre e grande Causa em apelar sempre e sempre ao raciocínio, porque ao raciocinarmos a luz se faz em nosso espírito e colocamo-nos em melhores condições para caminhar pela estrada mais certa e mais segura.

Ensinamos a quem queira aprender o que é o pensamento e o seu incalculável valor na vida das criaturas. Que é através do pensamento que o ser se torna feliz ou infeliz, que alcança o êxito ou fracassa, conforme o uso que fizer desta faculdade. Enfatizamos o que é a infalível lei da atracção e como ela é exercida através do pensamento. Que está na nossa vontade, chegar ao sucesso ou ao insucesso, daí ser verdade a seguinte frase atribuída a Jesus o “Cristo”: “Cada um será aquilo que quiser ser”.

SENHORAS E SENHORES,
Se apenas depende da vontade de cada um gozar os benefícios resultantes de uma vida bem vivida, e se conhecemos as armas que devem ser utilizadas para alcançarmos este desiderato, por que não estudar e pôr em prática os princípios proclamados pelo Racionalismo Cristão?

Como sempre dizemos, não somos movidos por qualquer interesse material, o nosso objectivo é ensinar, é esclarecer, na certeza absoluta de que com o esclarecimento espiritual dos seres o mundo passará a gozar de muito maior felicidade, os homens se compreenderão melhor, porque não agirão motivados apenas pelo instinto, mas especialmente pela vontade e pelo raciocínio esclarecido e caminharão com passos seguros rumo à PAZ tão almejada.

A vida neste mundo está a tornar-se insuportável, a fome vem dizimando grande parte da população mundial, praticam-se horrores indescritíveis, o homem sente prazer em ver sofrer seu semelhante.

Não obstante todo este quadro de misérias, asseveramos que está no querer de cada um alterar a situação reinante.

Desde 1910, data em que as Forças do Bem implantaram na Terra esta Doutrina Espiritualista e Espiritualizadora, vem o Astral Superior advertindo sobre o perigo do materialismo dominante, e a necessidade premente de espiritualização, capaz de reverter situação tão deprimente que se vem vivenciando neste nosso Planeta.

O Racionalismo Cristão não faz retórica! Aponta os males e indica o antídoto, o remédio que, se bem usado, curará os citados males.

Os seres que vão penetrando nesta Casa enchem de alegria nossas almas. Venham e se esclareçam espiritualmente para que vossa evolução se faça o mais depressa possível, e mais depressa se libertem da necessidade e obrigação de reencarnar neste planeta, neste cadinho depurador, cheio de sofrimentos, passando a viver em planos astrais superiores, onde a felicidade é proporcional ao adiantamento espiritual alcançado pelo esforço de cada um.

A felicidade nesses mundos astrais é tão grande e cada vez maior quanto maior for a evolução do espírito, que seria prejudicial ao ser encarnado neste mundo conhecer a sua verdadeira grandeza. Assim, pelas leis que tudo regem e porque o espírito que resolve descer a este mundo para cumprir um missão preparada no seu mundo próprio, tem que cumprir este desígnio, é-lhe vedado esse conhecimento, assim como 95 por cento do seu passado espiritual.

Leiam Maria de Oliveira a folhas 94 da sua obra intitulada “Como Cheguei à Verdade”, 7ª. Edição. Leiam no capítulo XXV do livro “A Verdade Sobre Jesus”, 15ª. Edição, o juramento, que consta dos anais da História de Portugal, do seu 1º. Rei, D. Afonso Henriques, acerca da visão ocorrida nas vésperas da célebre batalha de Ourique contra 5 reis mouros.

Como vêem, esta Doutrina, esclarecedora, benfazeja, mas não milagreira, põe à disposição do interessado, um vasto campo de apaixonante estudo.

O trabalho numa Casa Racionalista não é apenas de uma, duas ou três pessoas, mas sim um trabalho harmonioso de conjunto. A presença assídua e pontual de todos os militantes nos trabalhos psíquicos é fundamental para que as Forças Superiores possam chegar até onde pretendam, sempre para fazer o bem, sempre para beneficiar necessitados e sofredores, sempre na busca da PAZ MUNDIAL.

É isto o RACIONALISMO CRISTÃO, a obra de Cristo e Luiz de Mattos, em marcha!

São bem-vindos todos que queiram incorporar esse batalhão na luta do bem contra o mal, na causa da espiritualização da HUMANIDADE, contribuindo com um pouco do seu cabedal intelectual, moral e espiritual.

Ninguém se arrependeu por ter dado um pouco de si a favor do TODO, através do Racionalismo Cristão. Arrependem-se, sim, e muito, os que não quiserem levar a sério os Princípios explanados pela Doutrina da Verdade e os que desertam das fileiras racionalistas cristãs.

Terminamos elevando veementemente o nosso pensamento ao alto para que a luz e as efluviações dos Fundadores do RACIONALISMO CRISTÃO, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, do Consolidador, António do Nascimento Cottas e do Presidente Astral desta CASA, José Cardoso Pires, nos envolvam a todos, dando-nos mais luz e melhor raciocínio.

MUITO OBRIGADO
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 27 de Maio de 2005

Prezados Assistentes,
Caros Militantes,

Parece-nos que foi ontem que, sem quaisquer festejos ou alarde, abrimos, de par em par, as portas desta Casa para a oferecer a todos quantos queiram saber o que é o RACIONALISMO CRISTÃO e como ele é praticado nas Casas Racionalistas.

Destinada especialmente aos moradores da Margem Sul do Tejo onde de há muito se ansiava pela fundação do um abrigo espiritual, uma escola de alto psiquismo, todos, no entanto, são bem-vindos, venham de onde vierem. Não nos interessa a cor da pele, a política, a religião seguida, nem tão pouco se se é rico ou pobre. Desde que não sejam inconvenientes, não estejam drogados ou embriagados, ser-lhes-á franqueada a entrada. A ninguém será regateada uma palavra de conforto, um esclarecimento, e, muito especialmente, uma irradiação amiga.

A finalidade da bela Doutrina Racionalista Cristã esplanada nesta Filial é esclarecer espiritualmente os seres. É ensinar-lhes que o Universo é constituído por Força e Matéria e que é essa também a composição do ser humano. É ensinar-lhes que o espírito ou alma não pertence a este mundo físico mas sim provém de um mundo espiritual, ou astral, muito mais evoluído que este planeta Terra.

O espírito, nesse mundo que chamamos de mundo de estágio, reconhece que é ainda uma partícula pouco evoluída da Força Criadora. Tem a consciência nítida que precisa evoluir. Sabe que a evolução se processa através de reencarnações e, para tal, tem que voltar ao mundo Terra para cumprir deveres, para praticar boas acções, para lutar, para sofrer e no final sair vencedor.

Acontece que o espírito só tem o conhecimento real dos resultados, ou melhor das vitórias alcançadas durante sua encarnação, quando regressar ao seu plano espiritual de onde veio para se apossar de um corpo, que se poderá apelidar de carro da alma.

Todas as acções praticadas, sejam elas boas ou más, ficam registadas no seu perispírito e, no ambiente harmonioso e sem qualquer tipo de perturbação, que é o seu mundo de estágio, recupera a completa lucidez, e está em perfeitas condições de poder ponderar sobre cada acção praticada e, ele mesmo, como o melhor dos juízes, avalia tudo e tem o discernimento preciso para tomar a decisão mais justa. E essa decisão poderá ser voltar a reencarnar, para fazer o que falta para concluir o curso terreno, ou então continuar seu progresso espiritual em corpo astral.

Analisando desapaixonadamente o que acima ficou expresso, fácil será, a qualquer ser que queira raciocinar, chegar à conclusão de que vale a pena praticar apenas boas acções, vale a pena estudar a vida fora da matéria organizada, vale a pena amarmo-nos uns aos outros, vale a pena preocupar-nos com o cumprimento de todos os nossos deveres, porque esse é o único caminho que leva a uma maior evolução e uma maior evolução implica maior felicidade.

Aquele que não soube cumprir com os seus deveres, há de se condenar a uma ou às voltas necessárias ao planeta Terra, porque a evolução é talvez a primeira das leis que regem o Universo. Portanto, a evolução obedece a um determinismo inexorável. A evolução, até determinado plano, só se processará reencarnando neste mundo, até que se saldem todas as dívidas resultantes do mal praticado a si mesmo ou a terceiros, em encarnações passadas, e burilar o bruto diamante que é o seu espírito.

Certo da grande importância para cada ser em particular e para o TODO em geral, de um viver correcto, o Racionalismo Cristão, essa fonte inesgotável de luz espiritual, nas suas prelecções nas sessões públicas que têm lugar todas as Segundas, Quartas e Sextas-feiras a partir as 20horas, faz questão de aconselhar os assistentes sobre a melhor forma de conduzirem suas vidas ou, se se preferir, ensina-lhes a viver.

Se a vida é de lutas, porque para isso veio o espírito à Terra, ela, a vida, não pode ser fácil. É mesmo forçoso que seja trabalhosa para poder ser útil e proveitosa.

Assim, o Racionalismo Cristão não tem outra finalidade senão esclarecer espiritualmente as criaturas, preparando-as para a luta, preparando-as para o sofrimento que está sempre inerente à luta.

Afinal para que serviria uma vida sem lutas? Se a vida fosse apenas de gozos materiais não haveria necessidade de o ASTRAL SUPERIOR trazer para este mundo esta Doutrina esclarecedora e benfazeja, porque para gozar não são precisas grandes preparações, pode-se até dizer que todos estão preparados.

Como todos sabemos este planeta tem mais de 6 biliões de espíritos em evolução e não há sequer um que não sofra. Todos, de algum modo, estamos a sofrer. É certo que a cruz a carregar não é igualmente pesada para todos, mas podemos garantir que nenhum espírito traz uma cruz que seja insuportável.

O Racionalismo Cristão tem plena consciência de que é preciso despertar a humanidade para a realidade da vida espiritual. Tem a convicção de que somente quando a humanidade conhecer e praticar os sãos princípios por ele difundidos o mundo passará a ser melhor.

Foi o conhecimento destas verdades que impulsionou o reencontro de velhos amigos e com a força dessa UNIÃO erigiram este grandioso empreendimento, este Farol que, desde 24 de Maio de 2004, vem esclarecendo, vem contribuindo para que a luz astral se faça nas almas e cada um tenha consciência de que chega de indolência mental, chega de entupir a mente com falsas e vetustas ideais sectáricas. Os tempos são outros e exigem uma nova postura de quem não quer ficar para trás.

Está patente aos olhos de todos, os grandes sofrimentos por que vem passando a humanidade. Infelizmente essa humanidade de tão empedernida, não está despertando nem com o sofrimento. Por isso somos levados a concluir que por muito sofrimento ainda se vai passar. A nobreza dos PRINCÍPIOS RACIONALISTAS CRISTÃOS está no esclarecimento que vem prodigalizando, na VERDADE que vai difundindo, com a certeza que tem de que apenas a sua prática trará compreensão ao espírito humano e porá um ponto final aos males desnecessários da humanidade.

Por isso dizemos: É tempo do esclarecimento, é tempo de se conhecer a VERDADE.

Esta Casa se propõe a dizê-LA, porque só ELA libertará o homem da escravidão da ignorância em que permanece vivendo, só ELA conseguirá a tão desejada remodelação de hábitos e costumes.

Venham os que já começaram a gostar das verdades aqui proclamadas. Todavia não sejamos egoístas. Passemos a palavra para que outros, que estão sofrendo, possam vir constatar que a felicidade relativa existe, sim, neste Mundo e está ao alcance de todos.

Aqui, podem estar certos, haverá sempre lugar para mais um.

Como dissemos no início, este ano passou depressa. E passou depressa porque estamos satisfeitos com tudo o que com o nosso apoio o Astral Superior tem conseguido fazer em bem da humanidade sofredora e porque há muitas coisas mais que se propõe fazer, sempre esteiados nos salutares Princípios desta magnífica Doutrina, baseada em Força e Matéria.

Com esta bandeira branca da Paz já desfraldada, estamos comemorando o nosso PRIMEIRO ANIVERSÁRIO e com a coragem necessária para prosseguir a nossa viagem, por mais um ano do calendário, sempre sob os auspício do ASTRAL SUPERIOR, destacando-se os nossos dirigentes astrais:
JOSEFA CABRITA, CELESTE LOPES VASCONCELOS e JOSÉ CARDOSO PIRES

MUITO OBRIGADO
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Discurso do Sr. Antão José Lopes da Luz
por ocasião da primeira sessão
nas instalações adaptadas, em 24/5/2004

Companheiras e Companheiros,

Escreveu um dos príncipes da língua de Camões, um dos principais poetas portugueses, quanto a nós muito intuitivo, o seguinte:

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce".

Para que a frase esteja completamente dentro da terminologia racionalista, apenas substituiríamos a palavra "Deus" por Grande Foco, Força Criadora ou Inteligência Universal.

Ensina-nos o Racionalismo Cristão que tudo nos vem de fora, o que quer dizer que a criatura, para além de ser um emissor, é também um receptor. Receptor de intuições que podem provir de elementos perturbados ou de partículas que habitam as altas esferas siderais. Espíritos elevados que dos seus mundos de luz estão sempre ávidos de encaminhar o habitante deste planeta no melhor caminho, para que mais rapidamente, também ele, ganhe mais luz e ascenda a zonas de mais elevada espiritualidade e o mais depressa regresse à sua fonte de origem - o GRANDE FOCO.

Os seres esclarecidos e espiritualmente preparados recebem as intuições dos espíritos do Astral Superior que são os executores da vontade da Força Criadora e portanto das leis naturais e imutáveis que regem o Universo. Uma dessas leis é a do progresso e para haver progresso o espírito encarnado tem que se esclarecer.

Dois mil anos após a vinda do grande espírito de Jesus o "Cristo" ao planeta Terra, a humanidade ainda desconhece a sua origem, não sabe qual o seu destino, ignora a razão da sua existência neste mundo, e, por isso mesmo, é fustigada pela dor, pela miséria e a perturbação é constante. Não será exagero afirmar-se que os ditos irracionais estão sendo, na verdade, mais racionais que o próprio homem. Eles vão cumprindo a sua evolução guiados pelo instinto e não contrariam as leis que regem o Universo, enquanto o homem, porque já é detentor de livre arbítrio, é responsável pelos seus actos e ninguém interfere nas suas decisões.

Infelizmente e para sua desgraça a maioria vai fazendo mau uso do livre arbítrio, ignorando que quem mal faz para si o está fazendo.

Os mentores da humanidade não lhe fizeram ver ainda que a lei de atracção também se aplica aos fluidos e essa atracção, no homem, é feita pelo pensamento. Quem bem pensa bem atrai. É preciso que se saiba que o pensamento é uma arma de dois gumes. Tanto nos leva ao sucesso, como nos pode conduzir ao fracasso. O pensamento e a vontade, bem manejados, são a chave do sucesso neste planeta.

Como a partícula da inteligência universal que vem habitando este mundo tem perdido encarnações atrás de encarnações, atrasando a sua ascensão à LUZ, as entidades astrais superiores, a cargo de quem está o esclarecimento para a remodelação da humanidade e do próprio planeta, desde 1910 implantaram na Terra a Doutrina Racionalista Cristã para ensinar aos homens tudo o que no íntimo desejam saber: De onde veio, o que faz no Mundo e para onde vai depois de cumprida a reencarnação.

A tarefa não é fácil e nem todos estão preparados para esta grande luta. Sabe-se que muitos serão chamados mas poucos serão escolhidos. O grupo que a partir de hoje passa a reunir-se nesta Casa, juntamente com todos os que de boa vontade à Causa venham a ele aderir, terá de ser um tanto desprendido das coisas materiais, abnegado, simples, modesto e humilde, porque só com esses predicados terá condições de atrair e manter junto de si as almas puríssimas, ansiosas por nos guiar no melhor caminho. O racionalista cristão precisa preparar-se para a luta, mediante trabalho e dedicação. Nunca pela discórdia ou pela maledicência, nunca através de uma acusação! Aqueles que se apressam em julgar só vêem as coisas erradas, negativas e com pessimismo.

Esperemos que os auxiliares desta Casa, que somos todos nós, sejam fiéis instrumentos das Forças Superiores. Elas confiaram em nós, transmitiram-nos o QUERER da INTELIGÊNCIA UNIVERSAL, através da intuição e a obra está hoje nascendo, como disse e muito bem o poeta.

Tenhamos tenacidade, com o querer dirigido ao progresso do RACIONALISMO CRISTÃO, a menina dos olhos do seu fundador e codificador, o Mestre Luiz de Mattos.

Elevemos os nossos pensamentos às altas esferas siderais, habitações dos imortais mestres Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, António Cottas e também aos nossos futuros dirigentes astrais, ou seja os organizadores da 1ª e da 2ª. Correntes e nosso PRESIDENTE ASTRAL.

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Lisboa, 18 de Maio de 2003

Exmo. Senhor
Tomé Cipriano Barreto Monteiro
Presidente do Centro Redentor Filial de Santiago
Cidade da Praia
Cabo Verde

António Cottas, respondendo a um missivista de Benguela-Angola, por volta de 1937/8, disse o seguinte:
“Depois do Brasil, será na África Portuguesa que o Racionalismo Cristão contará mais prosélitos, e a Doutrina criará volumosas raízes”.

Cabo Verde desde cedo reuniu condições para o Astral Superior aí estabelecer um dos seus postos avançados para o estudo, divulgação e expansão dos Princípios que hão de regenerar os habitantes da penitenciária que é este Mundo.

A Doutrina Racionalista Cristã, propagadora da VERDADE dada a conhecer aos homens por Jesus “O Cristo”, ampliada e codificada por Luiz de Mattos em 1910, na cidade de Santos no Brasil, chegou a Cabo verde em 1911, portanto, muito pouco tempo depois de o Mestre ter aceitado estudar a Vida Fora da Matéria organizada.

Não é, por certo, gratuita nossa afirmação. Vamos referir dois documentos que a suportam:
1º. O relatório datado de 2 de Setembro de 1912, da autoria do intemerato cónego capitular da Sé de Cabo Verde, S. Vicente, António Manoel da Costa Teixeira, enviado ao Papa Pio X.

2º. Nos arquivos da Câmara Municipal da ilha de S. Vicente, encontra-se exarado em acta o seguinte louvor:

“Por proposta do Sr. Vogal Calazans, resolveu a Comissão Municipal por unanimidade consignar nesta acta um voto de louvor ao prestante cidadão, Augusto Messias de Burgos, representante n’esta Província da benemérita associação Amor e Caridade de Santos, pelos relevantes serviços que incontestavelmente tem prestado aos famintos na actual crise alimentícia, resolvendo-se mais que uma cópia desta deliberação seja remetida oficialmente ao dito cidadão.”

Na bibliografia do Redentor lê-se que Luiz de Mattos ainda quando materialista foi levado ao centro da “casinha do Sapé”, cujo presidente era um caboverdiano.
Consta também nos arquivos do Redentor que esse nosso conterrâneo se chamava “Burgos” e nada mais se sabe, sequer o seu nome próprio.

Deste modo parece-nos lícito questionar, tendo em atenção a proximidade temporal dos momentos em que os factos acima relatados e os nomes envolvidos, se o tal “Burgos” não será o cidadão das ilhas de Cabo Verde, Augusto Messias de Burgos, quem presidia na “casinha do Sape” onde o nosso mestre começou a despertar para a realidade da Vida Fora da Matéria, sendo esse seu primeiro contacto com o Espiritismo Racional e Científico (Cristão).

Tudo isso para confirmar a acção dos filhos de Cabo Verde ao serviço das Forças do Bem levando, para todos os cantos do planeta, os Princípios que vão fazer raciocinar e daí evoluir o espírito humano.

É nossa convicção ser este o único meio para se trazer a paz e a concórdia aos homens, sendo primordial o dever dos já esclarecidos concorrer para a espiritualização dos seus irmãos em essência.

Ficou visto que se praticou o Racionalismo Cristão em S. Vicente desde o princípio do século passado, embora com altos e baixos.

Vivíamos na cidade da Praia desde 1960 e lamentávamos não haver na Ilha de Santiago uma Casa Racionalista, quando numa manhã de Março/Abril (?) de 1978 um amigo nos confidenciou que um pequeno grupo andava praticando a limpeza psíquica. Nessa mesma noite comparecemos ao local indicado. Dias depois o salão dos simpáticos donos da casa já não cabia os que compareceram para uma reunião alargada, para que fossem estabelecidas adequadas estratégias.

Muita gente presente! Por certo a maioria desertou ou fraquejou. No entretanto, o que importa é que havia um núcleo com algum valor! Seres com muita vontade de acertar!

A semente estava lançada em terreno fértil. A prova está patente aos olhos de todos os que estão comemorando, neste dia 19 de Maio, o 25º. Aniversário do CENTRO REDENTOR FILIAL DE SANTIAGO.

Pensamos não ser “heroísmo de afirmar” que em Cabo Verde a Doutrina Racionalista Cristã criou raízes volumosas, como bem previu o nosso grande Consolidador, António do Nascimento Cottas, e, como consequência directa disso, exporta estacas que, se bem firmadas na terra, vingam e as árvores daí resultantes estão a ficar frondosas para dar abrigo a todos quantos queiram beneficiar-se da sua benfazeja sombra.

Não nos sendo possível comparecer fisicamente, em pensamento seremos mais um elo da corrente que servirá de apoio ao Astral Superior.

Nossos parabéns ao Presidente Senhor Tomé Cipriano Barreto Monteiro, sua digníssima companheira Sra. D. Maria do Livramento B. Monteiro, assim como aos membros do Directório e Junta Cooperativa.

Grande e fraternal abraço,
Antão José Lopes da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Lisboa, 21 de Maio de 2000

Exmo. Senhor
Presidente do Centro Redentor Filial da Achada de Santo António
Cidade da Praia – Cabo Verde

Senhor Presidente
Caros Companheiros de Doutrina,

Como a distância apenas separa corpos, falo-vos, na qualidade de amigo e companheiro, como se de viva voz se tratasse.

O Racionalismo Cristão, a doutrina filosófico-espiritualista explanada nesta Casa, foi fundado por dois portugueses ilustres, LUIZ JOSÉ DE MATTOS e LUIZ ALVES THOMAZ. O primeiro chegou ao Brasil com 13 anos e o segundo, com 14 já vivia nesse belo país sul-americano.

A codificação desta Doutrina deveu-se a aturadíssimos estudos e experimentações levados a cabo por Luiz de Mattos. Este, após reiterados e insistentes convites de um amigo e na companhia de Luiz Alves Thomaz, lá se resolveu, movido mais por curiosidade do que pela vontade de praticar espiritismo, a assistir uma sessão espírita. Desse modo chegavam esses dois Luizes a “um casebre onde gente honesta” se dedicava à prática do espiritismo racional e científico.

Foram tão surpreendentes os fenómenos ocorridos nessa e nas sessões seguintes que Luiz de Mattos, de materialista e francamente contra a prática do espiritismo, passou a investigador de manifestações espiríticas. Nesse estudo levou o MESTRE cerca de ano e meio – o tempo suficiente para não ter mais dúvidas sobre a existência de vida fora da matéria concreta e para a constatação de que para além dos elementos Força e Matéria que constituem o Universo, nada mais existe.

Luiz de Mattos se ocupou da parte espiritual e Luiz Thomaz da material e, assim, deu-se início à divulgação desta maravilhosa Doutrina na cidade brasileira de Santos, justamente considerada “o berço do racionalismo Cristão”.

O caboverdiano está intimamente ligado à história do nascimento da Doutrina, conforme artigo publicado no jornal “A RAZÃO” e assinado por Maria Luiza Cottas de Jesus. Sabe-se que o presidente físico do casebre acima citado, onde “certa gente honesta” praticava o espiritismo racional e científico, dirigido astralmente pelo espírito do Padre António Vieira, era um cidadão destas ilhas espalhadas no Atlântico, um caboverdiano de que nos orgulhamos de ser seguidores.

A Doutrina de Luiz de Mattos chegou e foi praticada em Cabo Verde – Ilha de São Vicente, na mesma década da sua codificação. Todavia, tamanha ousadia custou ao cónego Teixeira, pioneiro do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, a excomunhão.

Entretanto, a boa semente encontrou terreno fértil e a frondosa árvore, está e há de continuar crescendo e dando bons frutos.

Povo emigrante que é, e destinado a sulcar os mares, raro é aquele que, ao deixar a terra que o viu nascer, em busca de pão mais farto para a família, não leva na bagagem um exemplar do livro base, o RACIONALISMO CRISTÃO e, de uma forma ou de outra, vai contribuindo para a expansão desta doutrina benfazeja. Haja vista o que vem fazendo o companheiro Senhor Vitorino Chantre, qual arauto da boa nova, fundando ou incentivando a fundar cada vez mais Casas Racionalistas pelo mundo fora, especialmente na Europa.

No dizer do grande cientista brasileiro, António Pinheiro Guedes, o espiritismo é ciência profunda, vasta e ecléctica e, portanto, como toda a ciência, exige estudo criterioso e com base em Força e Matéria.

Caros Companheiros! Neste momento de muita alegria e por que não dizer, de muita emoção, associo-me a vós para, juntos, nesta festa sócio-espiritualista, celebrarmos este primeiro aniversário da elevação desta Casa à categoria de Filial.

Incentivo a todos os militantes a serem mais dedicados a esta sublime Causa porque isso é sempre possível. Tenham sempre presente que, quando nos trabalhos, a simples discordância dum pensamento é o bastante para que entre em acção o astral inferior, prejudicando assim o bom êxito dos mesmos.

Continuem dando o vosso contributo para que a nossa Causa esteja sempre nas melhores condições para receber às Segundas, Quartas e Sextas-Feiras o público carente de luz astral. Assim, livre de preconceitos, cismas e dogmas obsoletos as criaturas possam aprender a ter confiança em si mesmas, a amar e respeitar o próximo, a como vencer as suas imperfeições, as suas dificuldades, a amar a Pátria e o trabalho, bem como a obediência aos Poderes Públicos e suas leis vigentes, para que sejam, enfim, obreiros do progresso e do bem comum. Quando o homem perceber que todos somos irmãos em essência – porque todos temos a mesma composição do Universo (Força e Matéria) estará dando o primeiro passo para um perfeito entendimento.

Por esta razão esta e iguais Casas Racionalistas são consideradas escolas de alto psiquismo onde apenas se diz a Verdade, porque “só a Verdade fará o homem livre”, como já dizia Jesus o “Cristo”.

Concluo concitando aos militantes que trabalhem com afinco porque é assim fazendo que a luz espiritual se irá propagando em benefício da colectividade que necessita elevar o seu nível moral acima dos padrões materialistas reinantes.

Ao estimado público recomendamos que venha, despido de preconceitos, aprender a “Doutrina da Verdade”. Todos serão bem acolhidos, independentemente da cor, da posição social, da religião que cada um professa, se é rico ou pobre.

Antão José Lopes da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘

Cidade da Praia, 29 de Janeiro de 1998

Exmo. Senhor
Manuel Nobre Martins
Presidente do Centro Redentor Correspondente de
Vicente do Paul - Santo Antão
Foi com enorme satisfação que recebi o vosso convite para assistir ao acto cívico da inauguração da vossa Sede, a ter lugar no próximo dia 31 do mês em curso.
Na impossibilidade de, fisicamente, poder participar em tão auspicioso evento, garanto a minha presença em espírito, já que para ele distância não constitui obstáculo. Ao mesmo tempo tomei a liberdade de algo coligir acerca da nossa bela Doutrina e seus maravilhosos Princípios ao mesmo tempo que solicito a anuência do meu bondoso amigo e companheiro para permitir que meu modesto trabalho seja lido pelo portador desta, nosso Director-Procurador, Sr. Cláudio Inocêncio Neves.

Neste momento de muita vibração espiritual, em meu nome pessoal e no de todos os companheiros desta Casa Racioç.-nalista apresento os mais ardentes votos para que tudo corra a vosso contento.

Grande abraço.
Antão da Luz


◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


SENHOR PRESIDENTE DESTA CASA RACIONALISTA
SENHORES DIRECTORES
MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES,

Se foi em Santos/Brasil que em 1910 começou a raiar a luz da VERDADE, também os caboverdianos, desde a primeira hora, estiveram ligados a essa segunda e mais bela conseguida tentativa para se implantar neste planeta princípios da mais alta espiritualidade, capazes de remodelarem o espírito humano, capacitando-o a conter os impulsos violentos, as tendências viciosas, os ataques, os suicídios, os assassinatos, as perversidades que se observam em escala crescente.

Não obstante esses 87 anos da existência do Racionalismo Cristão não estarem ainda registados em livro, sabem os estudiosos que os fundadores desta bela Doutrina – Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, tiveram o seu primeiro contacto com esta maravilhosa realidade – A VIDA FORA DA MATÉRIA – num centro espírita dirigido astralmente pelo sublime espírito de Padre António Vieira e fisicamente presidido pelo caboverdiano originário da ilha da Brava, de nome Maninho de Burgo.

Depois da observação atenta de fenómenos e mais fenómenos nesse centro e propositadamente provocados pelo Astral Superior, Luiz de Mattos, até aí materialista convicto, se convenceu da existência de uma vida superior que não poderia extinguir-se com desaparecimento do corpo físico, antes pelo contrário, recomeça a sua verdadeira vida que é eterna, isto é, a vida do espírito livre a matéria organizada. Pois bem, a partir dessa certeza dedicou-se o nosso Mestre, de corpo e alma, ao estudo desta ciência tão profunda quanto vasta que é a Vida Fora da Matéria.

Coadjuvado pelo seu companheiro Luiz Thomaz codificou os princípios racionais e científicos cristãos, legando esta pérola, que é o livro base – O RACIONALISMO CRISTÃO.

A Doutrina Racionalista Cristã, eminentemente espiritualista, é a única, porque baseada na VERDADE, que nada pede e tudo dá. Dá-nos esclarecimento, dá-nos liberdade, dá-nos conhecimento da vida real, dá-nos a clarividência do espírito, dá-nos a certeza da imortalidade da alma, ensina-nos que o Universo é regido por leis naturais e imutáveis, convence-nos de que nada mais existe no Universo do que Força e Matéria e que esta é a composição do ser humano, ensina-nos que pensamento é tudo na vida dos seres e que cada um conforme pensar assim será.

Sendo todo o ser humano constituído por força e matéria, portanto, espírito e corpo, somos todos irmãos em essência, e, como o homem é dotado de livre arbítrio, faculdade que lhe permite ser dono e senhor das suas acções, essa mesma faculdade determina que ele seja o único responsável pelos seus actos, tendo de pagar e responder pelo que dever e fizer.

Deus/Grande Foco é todo Amor e Justiça e, portanto, as leis dele emanadas têm que ser imutáveis e a elas tudo tem que estar sujeito. Assim sendo, não pode haver lugar a perdões nem a salvações. Na verdade o que há é o cumprimento do dever e a aplicação das leis que tudo regem. Deus não premeia nenhum eleito, nem castiga nenhum desafecto.

Nesta ordem de ideias, fácil se tornará compreender que quem bem faz para si o faz e quem mal faz para si o estará fazendo.

Cada um é aquilo que quiser ser!No Racionalismo Cristão aconselha-se a ponderação, a moderação, o valor e o espírito de justiça.

“”Com a divulgação de tão belos e esclarecedores princípios o homem se remodelará, compreenderá, enfim, que só tem interesse, só faz bem, só é útil a prática de boas acções. Com essa compreensão apenas o “bem” será por ele praticado. As guerras cessarão e virá a relativa paz possível neste mundo que deixará de ser um planeta de sofrimento para se tornar em estância para onde virão as almas repousar dos esforços dispendidos para o progresso de planetas de nível inferior a este.””

Uma Doutrina que de forma cristalina ensina tão elevados conceitos só poderá pretender dar seguimento aos verdadeiros ensinamentos de Jesus o Cristo, cujo espírito encarnou neste planeta vai para dois mil anos, deixando a semente que ao Racionalismo Cristão foi incumbido, por desígnios superiores, fazer germinar, crescer e multiplicar em frondosas árvores em todos os recantos deste mundo.

Cristo, conhecedor profundo da vida fora da matéria organizada e grandemente auxiliado pelas faculdades mediúnicas, auditiva e vidente, altamente desenvolvidas, sabia ser absolutamente necessário a formação de corrente fluídica para o desdobramento dos trabalhos de alto psiquismo a que se propôs fazer neste mundo. Assim, cercou-se de homens simples e honrados que em concentração atraíam os espíritos já habitantes das mais evoluídas moradas da “Casa do Pai”, designação dada pelo próprio Cristo a esse ESPAÇO SUPERIOR grandioso e belo onde evoluem os mundos das mais diversas categorias.

Tendo por base essas fortes correntes fluídicas, doutrinações admiráveis foram produzidas e curas surpreendentes tiveram lugar provando que a loucura é, de forma geral, doença do espírito e não do corpo. Essas curas foram maliciosamente exploradas pelos inimigos de Jesus que fizeram propalar serem milagres e daí Cristo caluniado como curandeiro ou feiticeiro.
...
Aos Senhores Directores desta Casa que se acaba de inaugurar e que espontaneamente assumiram o compromisso com eles próprios de viverem dentro dos princípios racionalistas e, o que é mais importante, tudo fazerem para difundi-los, propagando-os entre os que transpuserem as suas portas, carentes de orientação e de conhecimentos que possam contribuir para amenizar suas vidas, desejamos êxitos nesta nova etapa da história deste Centro.

Saibam que os obstáculos continuarão a surgir e quiçá redobrados, mas o vosso ânimo, agora retemperado, tudo levará de vencida e esta Casa continuará sendo uma frondosa árvore sob cuja sombra virão reconfortar-se os espíritos combalidos na luta pela vida. Uma Casa Racionalista é um farol, é a bússola norteadora dos caminhos a trilhar neste mundo mas, ao mesmo tempo, é também o porto seguro pronto a dar acolhimento aos mareantes surpreendidos pelo mar tempestuoso desta jornada.

Prossigam na luta em que estão empenhados do bem contra o mal, da Verdade contra a Mentira, da luz contra as trevas, na certeza de que só o esclarecimento trará novo e melhor rumo à HUMANIDADE!
Antão José Lopes da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Cidade da Praia, 2 de Fevereiro de 1987

AO
CENTRO REDENTOR
RIO DE JANEIRO

Lemos com muita atenção a vossa animadora carta de 10 de Julho do ano transacto e temos reflectido profundamente no desejo expresso na parte final do penúltimo parágrafo da mesma.

Consideramos esse desejo um elevadíssimo presságio, na medida em que em toda a nossa existência não tem sido outro o objectivo senão uma busca permanente dos melhores meios para produzirmos algo em benefício do Racionalismo Cristão o que equivale dizer da HUMANIDADE e, consequentemente de nós próprios, para nossa tranquilidade íntima, pois, não nos sentimos realizados e mesmo nos atazana uma fininha sensação de insatisfação.

Nessa reflexão surge-nos sempre na retina mental o que nos foi dito por essa Casa-Chefe, por carta de 18.05.79, firmada pelo Mestre António Cottas. Ainda hoje nos perguntamos por que teria Ele pensado e escrito exactamente o que escreveu, quando nós, nunca, sequer tínhamos em tal cogitado. Temos a certeza de que motivo houve ou há porque nada acontece por acaso.

Nosso pensamento nos levou até esse Cabouqueiro da Verdade, esse pioneiro do Racionalismo Cristão, esse grande responsável para uma fase sempre delicadíssima para qualquer empreendimento, mormente em se tratando da implantação de uma Doutrina filosófico-espiritualista da envergadura do RACIONALISMO CRISTÃO, contra o qual, presumimos, todas as forças negativas devem ter sido desencadeadas para a combater.

Estamos convencidos de que a fase de consolidação é decisiva para qualquer empresa, mas pela craveira atingida por António Cottas, outra coisa não seria de esperar senão que se desincumbiria à altura, para o bem da Humanidade em geral e para grande satisfação dos que professam os mesmos elevados ideais.

No concernente ao acima dito, correndo o risco de sermos considerados pretensiosos, passando mesmo por cima de quaisquer preconceitos, a jeito de epílogo a um modesto trabalho sobre António Vieira que enviamos para o Centro Redentor a 3 de Novembro de 1980 e no ensejo de mais um aniversário do então Presidente Perpétuo desse Centro, felicitando-o, deixámos vertido sobre o papel tudo o que nossa alma nos ditou quanto à grande figura de ANTÓNIO COTTAS. Conscientemente infringimos a ética, certos, “primeiro”, que não era nossa intenção bajular. Deliberadamente permitimo-nos correr o risco e dizermos exactamente o que pensávamos, nem sequer nos preocupando a impressão que poderíamos causar; “segundo”, pela nossa convicção de que, a quem nos dirigíamos, fosse o que fosse que dissemos a título de encómio, em nada iria afectar.

Dizemos isso à laia e desabafo e para tranquilizarmos a nossa própria consciência, pois, confessamos que ao reler o que tínhamos já postalizado, nos censuramos intimamente por termos dito, talvez, mais do que nos competia. Tudo isso nada mais representava do que a nossa imensa admiração por esse incomparável LÍDER.
Temos as Cartas Doutrinárias de 1953 e 1964/72 e essas obras foram, vezes sem conta, lidas e devidamente apreciadas. Estranhamente, apenas após a desencarnação do autor das respostas passamos a ter a exacta (?) consciência de toda a sabedoria nelas contida. Chegámos a pensar que A. Cottas tenha sido um sábio nessa difícil arte de saber viver. Toda essa obra sugere-nos uma completa enciclopédia, tudo esclarecendo, tudo ensinando sobre os rumos a seguir com vista a um melhor aproveitamento da nossa estada neste palco da vida, enquanto presos à matéria física.

Continuemos:
Diz Padre António Vieira na sua obra “HISTÓRIA DO FUTURO”: - “Soubemos que acudiram ao Convento e ouviram a primeira pregação de S. Pedro, quando menos, dezassete géneros de homens de línguas e nações diferentes” concluindo daí que esses homens haveriam de levar a palavra de Deus aos seus próprios países.

Também por ilação poderemos dizer que no tempo de Jesus o ambiente superiormente escolhido para ser lançada a semente do Cristianismo foi Israel, onde pululavam homens de variadas nações.
Com o rodar dos anos e subsequente desvirtuamento do Cristianismo original, na segunda tentativa, bem sucedida, para se restaurar os princípios autenticamente cristãos, o palco escolhido foi, e não por acaso pois isso não existe, o Brasil. E, nesse grande país não vivem labutando, lado a lado, irmãos de diversas raças, de línguas também diferentes?

Somos induzidos a pensar se o facto de haver representantes das mais variadas nações não foi, pelo menos nos casos apontados, uma necessidade ou melhor um garante para uma divulgação mais rápida da filosofia cristã através do mundo.

O nosso país, CABO VERDE, pequenino que é, tem uma característica, embora não necessariamente idêntica, todavia conducente ao mesmo fim atrás apontado. Se não vejamos: O povo ama demais o seu berço natal, mas, para a busca de pão mais farto para si e para os seus é forçado a deixar a terra e procurar sustento, não importa em que latitude for e daí a razão por que os caboverdianos na diáspora representam mais do dobro dos residentes.

Acreditamos que a maioria dos habitantes destas ilhas sabe da existência do racionalismo Cristão e grande parte dos que emigram se não levarem nada na bagagem sobre esta Doutrina, no pensamento guarda com carinho a sua semente, que pela certa germinará desde que encontre terreno propício. Assim se explica o aparecimento de núcleos racionalistas em muitas das nossas comunidades no exterior.

Estamos convictos de que é apreciável a espiritualidade deste povo e os factos ocorridos demonstram que o caboverdiano se encontra indissoluvelmente ligado à história do Racionalismo Cristão, tendo-se engajado nesse Movimento desde a primeira hora e, por tal, nos sentimos orgulhosos.

Orgulhámo-nos também do amor que este povo tem pelo povo brasileiro, tendo por ele o mesmo carinho e, por que não dizer, respeito que se devota a um irmão mais velho.

Não obstante o acima observado, bizarramente, são exactamente os mais responsáveis pelo Racionalismo Cristão em Cabo Verde que não têm primado nos exemplos de harmonia, compreensão, tolerância e concórdia. Convenhamos que “FAZ O QUE DIGO MAS NÃO FAÇAS O QUE FAÇO” não faz, absolutamente, parte da terminologia racionalista cristã.

Para nós o ideal seria um entendimento harmonioso e temos certeza que lá chegaremos. Mas tudo vem a seu tempo e parece que esse tempo, lastimavelmente, ainda não chegou. Até lá não seria mais saudável que cada um tentasse olhar para si, tentasse cumprir da melhor forma possível os regulamentos, a disciplina e só procurasse intervir nos destinos de outras Casas se e quando solicitado? Achamos mesmo que até em fazer-se comentários sobre outra casa racionalista, deveriam agir com muita cautela, só o fazendo diante de quem, comprovadamente, merecesse essa confiança. Porque o “disse que disse” ainda é um mal que nos enferma e anda célere num meio tão acanhado quanto o nosso e não é racionalista cristão todo aquele que o diz ser. Estamos convencidos que esse levar e trazer tem sido o móbil principal de desentendimentos.

Asseveramos não ter a vaidade e pretensão de ser melhor que ninguém. Como todo o mundo, temos defeitos e cometemos erros.
Desde 1979 fazemos parte de um núcleo de simpatizantes do Racionalismo Cristão e nos reunimos diariamente à hora regulamentar para estudar. Após, fazemos as irradiações ao Astral Superior como ensina o livro “Prática do Racionalismo Cristão”. Temos a obra completa. No fim procedemos à leitura das comunicações doutrinárias passadas na Casa-Chefe, as quais nos vêm sendo gentilmente cedidas por amigos.

Eis o que temos vindo a fazer. Mas, pela insatisfação que no fundo sentimos, temos pensado se não nos estará faltando ainda qualquer coisa. No entanto, sabemos que o homem é um eterno insatisfeito. É natural querer fazer cada vez mais!

Ao vosso superior julgamento submetemos tudo o que acima ficou e se algum comentário merecermos, ele será devidamente apreciado e ponderado.

Pelo grande amor e respeito que nutrimos por tão benfazeja Doutrina, irradiamos para que haja compreensão, tolerância e muita amizade entre todos os racionalistas caboverdianos e, como o exemplo vem de cima, a começar pelos senhores com maiores encargos. E, como disse alguém a quem muito admiramos pelos candentes improvisos que temos tido a oportunidade de ler no jornal “A RAZÃO”: “As amizades autênticas são o sustentáculo de todos os idealismos puros”.

Convencidos estamos de que quando, vencendo as nossas inferioridades, nos estearmos nessa amizade que deverá, imperiosamente, ser autêntica, o Racionalismo Cristão, só então, passará a ocupar o lugar que merece, com todos os benefícios inerentes. Cabo Verde poderá então passar a ser um posto avançado, um autêntico entreposto para a divulgação e expansão da Doutrina. Seus filhos, deixando a Terra-Mãe magoados mas consolados por empunharem o facho dessa luz imensa, a bandeira branca da VERDADE, pronta a ser desfraldada onde as circunstâncias o permitirem, para o bem de todos e grande alegria do responsável máximo por esta nova e não menos importante fase a que chegou o Racionalismo Cristão – A EXPANSÃO.

Fraternais saudações.
Antão José Lopes da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘
(Oficialização do Correspondente ACHADA DE STO. ANTÓNIO)

Cidade da Praia, aos 19 dias do mês de Fevereiro de 1994

Senhor Presidente

Caros Companheiros

É com indescritível prazer que aproveitamos esta, de há muito esperada, oportunidade para dirigir a todos estas simples mas sinceras palavras.

Estamos reunidos em nossa primeira sessão cívico-espiritualista que traduz a oficialização do Centro Redentor Correspondente da Achada de Santo António.

Se a partir da próxima segunda-feira as portas desta Casa irão ser abertas para, fraternalmente, receber todos quantos nela queiram penetrar, havia já longos anos que um pequeno grupo vinha, pedra a pedra, construindo o edifício cuja primeira etapa termina hoje.

Esta Casa será mais um farol, de entre tantos já existentes, de onde os raios de luz astral espancarão as trevas da ignorância que impedem a livre caminhada evolutiva da humanidade. Será uma Escola de alto psiquismo de onde os discípulos terão que se reafirmar como verdadeiros patriotas e exemplares chefes de família. Nesta Casa serão divulgados os princípios da Doutrina Racionalista Cristã codificada pelo Mestre Luiz de Mattos, consolidada pelo Grande António Cottas e presentemente na fase de expansão sob as firmes rédeas do Presidente Perpétuo Senhor Doutor Humberto Machado Rodrigues.

Apresentamos as nossas efusivas felicitações aos integrantes do Directório e da Junta Cooperativa que passarão a ter a incumbência de conduzir esta Casa para que ela possa cumprir os desígnios que o Astral Superior lhe tem reservados. Para tanto será necessário muita simplicidade, muita modéstia, renúncia e elevado sentido de responsabilidade.

Tenhamos sempre em mente que os obstáculos a transpor serão inúmeros. Não houve ainda uma Casa Racionalista na qual não tenha havido sobressaltos. Preparemo-nos, pois, para enfrentar os grandes sobressaltos e todas as lutas que estão por vir, quanto mais não seja, para nos fortificar. Não demos guarida, em caso algum, a fraquezas ou desanimes.

Não esquecer que o presidente físico e os médiuns devem merecer, sempre, de todos, o maior carinho e vibrações espirituais positivas, dadas as suas elevadas responsabilidades numa Casa Racionalista.

Para terminar pedimos a todos que elevemos o nosso pensamento aos fundadores do Racionalismo Cristão – Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, ao Consolidador – António do Nascimento Cottas e ao Presidente Astral desta Casa que se fará conhecer quando chegar o momento oportuno.
Antão da Luz

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Eis a resposta, de 24 de Fevereiro de 1987, assinada pelo Sr. Dr. Humberto Machado Rodrigues;

Estimado Amigo e Companheiro

Fraternais saudações.

Em nosso poder sua amável carta de 01/02/87.
Lemos com grande emoção sua extensa exposição enfocando a figura extraordinária de António Cottas através das suas monumentais "Cartas Doutrinárias", bem como o trabalho magistral do povo Caboverdeano levando a nossa Doutrina a diversas partes do mundo.
Apreciamos também com muita satisfação espiritual o lindo trabalho de 31/12/86 de sua digníssima esposa D. Aida Almeida Lopes da Luz, intitulado "Feliz Ano Novo", numa demonstração de rara sensibilidade espiritual...
Enviando um grande e afectuoso abraço, juntamente com as vibrações espirituais dos imortais Luiz de Mattos, Luiz Thomas e António Cottas, subscrevemo-nos, mui
atenciosamente.
Pelo CENTRO REDENTOR
Dr. Humberto Machado Rodrigues

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Cidade da Praia, 7 de Novembro de 1980

Digníssimo Senhor
ANTÓNIO DO NASCIMENTO COTTAS
Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão
RIO DE JANEIRO

Quanto a nós um dos deveres dos estudiosos e praticantes dos sublimes ensinamentos difundidos pela Doutrina Racionalista Cristã, é procurar conhecer o que a história registra acerca da vida dos que lutaram e sofreram para que esse facho luminoso do saber, empunhado pelo RACIONALISMO CRISTÃO, fosse trazido a este planeta para bem dos que ainda prosseguem seu jornadear terreno, rumo à sua evolução espiritual.

Conhecedores de alguns, embora poucos, escritos do príncipe dos cultores da língua portuguesa - PADRE ANTÓNIO VIEIRA - muito justamente considerado patrono do movimento racionalista cristão, decidimos estudar com mais atenção, tanto quanto nos permitissem os nossos limitados recursos, a obra deste insigne pregador, na intenção de detectar os pontos comuns, decerto existentes, entre a referida obra e a bibliografia do Centro Redentor.

Sentimo-nos deveras surpreendidos ao lermos o prefácio de “SERMÕES”, não pelos rasgados elogios tecidos à volta da personalidade do escritor, senão por algo que Vieira se propôs transmitir e por certo não logrou ser compreendido. Estudado, embora, por individualidades de indiscutível intelectualidade, aos mesmos não foi possível chegar ao âmago da problemática levantada por António Vieira.

Com efeito, o pergaminho e a erudição dos comentadores de Vieira não lhes serviram de candeia para alumiar os escaninhos da prodigiosa mente do talentoso orador.
A nossa surpresa proveio de afirmações que não nos pareceram concordantes com o perfil radioso que os mesmos, paradoxalmente, tentaram traçar. Citemos o prefaciador:
“Na HISTÓRIA DO FUTURO o que mais vale é a prosa. O resto pouco é: uma teia de quimeras dum espírito superior, mas obcecado.

Parece-nos lastimável que um homem de tão egrégio e aquilino talento o dissipasse em tais ninharias. Neste amontoado de páginas só refulgem duas virtudes: o patriotismo que as ditou, e o estilo que as vivifica. O resto são frioleiras.”

Ora, Vieira, um dos batalhadores pela implantação do Racionalismo Cristão na Terra, de quem o Mestre Luís José de Mattos, em uma de suas cartas ao Cardeal Arco Verde, afirmou ter sido o espírito mais evoluído, depois de Jesus, a encarnar neste planeta, em boa verdade poderia perder-se em puerilidades, em vãs quimeras?

Consumir a maior parte da sua acidentadíssima vida meditando numa obra que não chegou a concluir para publicação mas que trazia sempre na mente, tanto que ele, pouco antes de deixar este degredo para ascender ao mundo de luz, sua verdadeira morada, escrevendo a um amigo, ainda considerava tal obra um palácio frente às choupanas que para ele eram os seus restantes escritos e esses mereceram e ainda merecem os mais invejosos encómios a que os verdadeiros escultores de qualquer língua certamente aspiram?

Do desequilíbrio constatado - de um lado, o clérigo de pena de ouro, artista na mais elevada acepção da palavra, não só da forma como especialmente do pensamento, que nunca se extraviou da realidade ambiente; do outro, o articulista lamentando-se do facto de uma das mais poderosas inteligências da literatura portuguesa se ter, infantilmente, apegado à utópica ideia de profetizar a consumação do Império de Cristo na Terra, objecto de sua tão controversa obra “HISTÓRIA DO FUTURO”.

Convictos da extraordinária lucidez do espírito de Vieira e da incapacidade de certos indivíduos de intelecto altamente desenvolvido mas cuja espiritualidade, infelizmente ainda, anda aquém da intelectualidade pelos mesmos já conquistada, de abarcar determinados assuntos de ordem puramente espirituais, dispusemo-nos a dar satisfação ao nosso espírito estudando nós mesmos a obra em questão e tentar chegar às nossas próprias conclusões.

De posse da obra, com toda a modéstia e sem qualquer pretensão, fomos registrando algumas reflexões comparativamente com algumas afirmações do autor, umas vezes, e outras, com opiniões despendidas pelo comentador à luz daquilo que pudemos aprender dos princípios ensinados pelo Racionalismo Cristão.

HISTÓRIA DO FUTURO - Segundo alguns autores a obra foi iniciada no ano de 1649. Embora Vieira tenha morrido em 1697, os manuscritos ficaram inacabados, imperfeitos e não em estado de serem dados à luz. Do vasto plano da obra prometida pelo autor é mínima a parte realizada. Na mesma, A. Vieira promete noticiar os tempos e sucessos dos anos vindouros - uma nova e nunca vista história. Ouçamo-lo:

“Hão de ler nesta História, para exaltação da Fé, para triunfo da Igreja, para glória de Cristo, para felicidade e paz universal do Mundo, altos conselhos, animosas resoluções, religiosas empresas, heróicas façanhas, maravilhosas vitorias, portentosas conquistas, estranhas e espantosas mudanças de estados, de tempos, de gentes, de costumes, de governos, de leis; mas leis novas, governos novos, costumes novos, gentes novas, tempos novos, estados novos, conselhos e resoluções novas, empresas e façanhas novas, conquistas, vitorias, paz, triunfos e felicidades novas; e não só novas, porque são futuras, mas porque não terão semelhança com elas nenhumas das passadas. Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.”
Mais adiante diz:

“Divide-se a História do Futuro em sete partes ou livros: no primeiro se mostra que há de haver no Mundo um novo império; no segundo, que império há de ser; no terceiro, suas grandezas e felicidades; no quarto, os meios por que se há de introduzir; no quinto, em que terra; no sexto, em que tempo; no sétimo, em que pessoa. Estas sete cousas são as que há de examinar, resolver e provar a nova História que escrevemos do QUINTO IMPÉRIO DO MUNDO”.

Vieira está convicto da grande importância da obra cujo assunto nunca lhe sai do pensamento. Sente-se como que impelido, forçado por uma força exterior e superior à sua vontade à qual terá que obedecer e, de plena consciência faz o que hoje sabemos ser uma irradiação ao Grande Foco, religando-se às entidades puríssimas dos Mundos Superiores para que, com sua alma envolta na luz astral, melhor pudesse cumprir o seu dever de explicar aos menos evoluídos o que ele já tinha alcançado e conhecido embora, com a modéstia própria de sua grandeza espiritual, declarasse que pouco sabia face ao muito que ainda teria que aprender.

Leiamos Vieira:
“Em consequência desta verdade e em consideração das cousas que tenho disposto escrever, digo, leitor cristão, que todos aqueles fins que sabemos teve a Providência Divina em diversos tempos, lugares e nações para lhes revelar antecedentemente o sucesso das cousas que estavam por vir, concorrem com particular influxo nesta nossa História e se acham juntos nela.

Esta não é só a principal, mas a única e total, por que nos sujeitamos ao trabalho de tão molesto género de escritura, esperando que será grato e aceito a Deus, a quem só pretendemos servir; e entendendo que foram vontade, inspiração e ainda força suave da mesma Providência os impulsos que a isto (não sem alguma violência) nos levaram, para que estes secretos de seu oculto juízo e conselho se descobrissem e publicassem ao Mundo e em todo ele produzissem proporcionadamente os efeitos de mudança, melhoria e reformação, a que são encaminhados e dirigidos.

À mesma Majestade Divina, humildemente prostrados diante de seu infinito acatamento, pedimos com todo o afecto do coração, agora que entramos na maior importância desta matéria, se sirva de nos comunicar aquela luz, graça e espírito que para negócio tão árduo nos é necessário, conhecendo e confessando que sem assistência deste soberano auxílio, nem nós saberemos explicar a outros o pouco que por mercê do Céu temos alcançado e conhecido, nem menos poderemos descobrir e alcançar ao diante o muito que nos resta por conhecer.”

Vieira, com coragem e desassombro nem sequer poupou a famigerada Inquisição. Do púlpito lhe lançou vigorosos protestos contra a sua violência e intolerância, mas essa instituição, por não ser de seu estilo perdoar ofensas, na primeira oportunidade o audacioso defensor dos desprotegidos foi barbaramente vexado. Certos manuscritos proféticos atribuídos a Vieira caíram nas mãos do Santo Ofício que não perdeu tempo nem oportunidade em declará-los heréticos. Vieira, como réu de pretensas heterodoxias, acusado de profecias dubiamente católicas, nunca se vergou, antes insistiu nas suas ideias quando não acrescentando novas asserções, acabou por, injustamente, dar entrada nos calabouços da Inquisição.

Poucos devem ter sido os espíritos altamente evoluídos que, baixando a este planeta para acelerar a evolução das partículas menos evoluídas da inteligência universal, não foram menosprezados, humilhados ou torturados pela ignorância dominante. Jesus, o Cristo, consciente do quanto era capaz a ignorância dos porquês da Vida, muito insistiu no esclarecimento da Verdade, pois só assim os homens se libertariam.

Somente o conhecimento racional da Vida poderá levar as criaturas a abandonar os caminhos da violência e trilhar por outros menos árduos, menos tortuosos e sem as sinuosidades que tantos sofrimentos acarretam.

Em continuação da nossa análise, a seguir transcrevemos brilhante página onde Vieira nos dá conta dos motivos por que em algumas partes de sua História não alegou padres e preferiu seguir exposições de escritores modernos. Pelo que vamos ler se conclui que Vieira não pode ser considerado um banal fanático, pois teve sempre o dedo apontado para os muitos erros de que enfermava o Cristianismo de então e com a sua linguagem clara, demonstra só aceitar o que a razão e o bom senso lhe ditavam como razoáveis:

“Ainda que o nosso intento é seguir em quanto nos for possível as pisadas dos antigos Padres, como Padres e lumes de Igreja, depois dos Apóstolos (os quais não entram nesta controvérsia, porque em tudo o que escreveram foram alumiados pelo Espírito Santo, e segui-los como havemos de seguir em tudo, não é só obséquio e piedade, senão obrigação e respeito); e posto que o nosso desejo fora levar sempre diante dos olhos esta segunda tocha, para alumiar e penetrar com sua luz, como dizíamos, o escuro das profecias; contudo, porque não é nem será possível seguir em algumas cousas das que dizemos ou dissemos este nosso intento e desejo, pede a razão e ordem da mesma Escritura que, antes de passar mais adiante, desfaçamos este reparo, para que os menos doutos ou mais escrupulosos não topem nele e levem desde logo entendidas as causas do que fizermos e os fundamentos, licença ou autoridade com o que fazemos.

Ver-se-á em algumas partes desta História, que ou não alegamos Padres antigos, ou nos desviamos da explicação que deram a alguns lugares da Escritura, o que não fazemos senão com grandes razões, sem ofensa da reverência que lhes devemos nem da verdade que seguimos, antes para maior segurança e fundamento dela, a qual é o nosso intento e obrigação buscar e descobrir adonde quer que se ache, antepondo este respeito a qualquer outro, pois à verdade se deve o maior de todos.

As razões que nos movem e obrigam são três: a primeira, porque os Doutores antigos não disseram tudo; segunda, porque não acertaram em tudo; terceira, porque não concordaram em tudo. E com qualquer destes casos nos pode ser, não só lícito e conveniente, senão ainda necessário seguir o que se julgar por mais verdadeiro; porque nas cousas que não disseram, é forçoso falar sem eles; nas cousas em que não acertaram, é obrigação apartar deles; e nas cousas em que não concordaram, é livre seguir a qualquer deles; e também será livre e lícito deixar a todos, se assim parecer, como logo explicaremos.”

A grande maioria acreditou nos tempos passados e, infelizmente, nos nossos dias ainda acredita, sem dar trato ao raciocínio, em tudo o que ouve e daí o exército de fanáticos a alimentar as seitas e religiões. Outra facção não acredita em nada, nem sequer nos mais evidentes factos e estes, para nós, pertencem à categoria dos que deliberadamente não querem ver - os chamados cegos propositais. Uns e outros não dando importância à razão e o bom senso.

Na verdade muito poucos são os que conscientes da sua composição astral e física - FORÇA E MATÉRIA - a mesma do UNIVERSO e daí se dizer ser o Homem uma miniatura do Universo, esteados, portanto, nesse conhecimento basilar tudo procurar explicar racionalmente. Seguindo esta óptica não concordamos com o comentador de Vieira quando conclui ser, a visão de Afonso Henriques na véspera da célebre batalha de Ourique, uma fraude da historiografia alcobacence e o inspirador da utopia de Vieira.

Esse histórico sonho com racional e científica explicação, pelos fanáticos é tido por milagre e, pelos cegos que não querem ver, por fraude.

No juramento que deu D. Afonso Henriques acerca da visão que teve e se acha publicado no livro editado pelo Centro Redentor - A VERDADE SOBRE JESUS - recolhemos o seguinte trecho:

“...A qual visão tanto que eu vi, posta à parte a espada e escudo, e deixados os vestidos e calçados, humilhado me lancei em terra; e aí derramando muita cópia de lágrimas, comecei a rogar pelo esforço de meus vassalos. E, nada turbado, disse:...”

Estamos certos que se a alguém, por qualquer desígnio superior, for dado ver a luz espiritual, quem quer que ele seja há de se sentir insignificante, pequenino, humilhado diante de tamanha transcendência.

Os estudiosos que vão às Casas Racionalistas, cujas portas se acham abertas para todos, sem qualquer distinção de credo político ou religioso, cor ou situação social, por certo já verificaram, como já verificámos, que as efluviações do Astral Superior provocam além de certo bem-estar, algumas vezes também, derramamento de lágrimas.

Tudo isto sentiu o primeiro e talvez o maior rei de Portugal, na memorável noite da véspera da célebre batalha de Ourique, na qual foram vencidos cinco reis mouros no ano de 1139.

Somente oito séculos depois este fenómeno psíquico é científica e racionalmente explicado pela Doutrina Racionalista Cristã que tem por base a VERDADE.

Vieira sente nítida a vantagem que leva sobre os antigos interpretadores de profecias e, mais ainda, tem real consciência de, com o seu apuradíssimo idealismo, ultrapassar todos os limites estabelecidos pelo clericalismo dominante e com toda a simplicidade conclui o raciocínio considerando-se um cavouqueiro da verdade. Vejamos o que vem consignado a esse respeito:

“Um pigmeu sobre um gigante pode ver mais que ele. Pigmeus nos conhecemos em comparação daqueles gigantes que olharam antes de nós para as mesmas Escrituras. Eles sem nós viram muito mais do que nós podemos ver sem eles; mas nós, como vivemos depois deles, e sobre eles por benefício do tempo, vemos hoje o que eles viram, e um pouco mais. O último degrau da escada não é maior que os outros, antes pode ser menor; mas basta ser o último, e estar em cima dos mais, para que dele se possa alcançar o que de outros se não alcança....

Cousa maravilhosa é, e que apenas se pode entender, como os cavadores da vinha que vieram na última hora, puderam ser avantajados aos demais. Mas estes são os privilégios de última hora. Fizeram na última hora o que os outros não fizeram todo o dia; porque eles com outros acabaram a obra que os outros sem eles não puderam nem podiam acabar. Este é o modo com que os últimos podem vir a ser os primeiros. Os que estudamos e trabalhamos na inteligência da Sagrada Escritura, mais ou menos todos cavamos, e pode suceder que os que vêm na última hora, por felicidade da mesma hora, acabem, descubram com poucas enxadadas o que muitos em muito tempo e com muito trabalho, cavando muito mais, não descobriram.”

António Vieira afirma ser um facto historicamente comprovado, produzirem-se alterações, movimentos, guerras e perturbações no Mundo quando nele se levantam novos impérios.

Perguntamos nós, não será essa a razão por que este mundo passa, neste momento, por um verdadeiro cataclismo? Como não podemos duvidar de factos já fartamente demonstrados pelo tempo, pensámos: Se na transição de um império para outro o mundo é fortemente abalado, por que convulsões não terá que passar este atrasado planeta ao pôr ponto final ao longo período de impérios onde os poderes se assentavam em bases puramente materiais e daí sua decadência e queda, para se iniciar uma nova era em que nada será parecido com o que estamos habituados a ver, onde os valores morais se sobreporão aos materiais?

A sacudidela que o mundo está e continuará, por certo, a sofrer por mais algum tempo, outra função não tem senão forçar as consciências a se despertarem, para então as criaturas acordarem deste sono milenar, pois o despertar para a realidade da vida é uma imposição da lei universal que se chama EVOLUÇÃO.

Ouçamos o comentador de Vieira, referindo-se à parte realizada da sua anunciada obra:
“Dois livros apenas e incompletíssimos, dos cinco nele prometidos. Será um dia possível, em meio de tanta página dispersa e truncada, tentar a integração da obra do Jesuíta num plano em que caiba e se ordena quanto se conhece referente à utopia que lhe encheu a vida? Não o sabemos!”

Cumpre-nos notar que mais de uma década decorreu entre a morte de Vieira e a análise e subsequente publicação da obra. E mais: O Santo Ofício em cujas mãos andaram os manuscritos já de si tão desordenados, imperfeitos e inacabados teria tido escrúpulos suficientes para não alterar a substância da obra? Não ousamos opinar a esse respeito! Como a obra não foi revista para publicação pelo próprio autor e como na realidade, talvez, tenha ficado por concluir, embora sua divulgação tenha constituído o maior sonho de Vieira, também não temos dúvidas.

Com a inacção do corpo, mais lúcido, sem a perturbação própria deste mundo material, com toda a clarividência que lhe é peculiar, pela grande evolução adquirida ao longo, e não só, de infinitas jornadas a este planeta depurador, o espírito desse grande idealista, após análise minuciosa dos valiosíssimos subsídios da profícua experiência adquirida, prosseguiu mais intensamente, rodeado dos evoluidíssimos espíritos que a seu cargo têm a evolução deste planeta e de seus habitantes, o estudo da melhor forma de fazer chegar a este mundo os sãos princípios da Doutrina de Cristo.

Traçados os planos, foi a implantação do Racionalismo Cristão a única solução que se apresentou, no campo espiritual, capaz de trazer solução aos angustiantes problemas que afligem o mundo.

O sonho de Vieira materializou-se com a vinda a este planeta de dois voluntários, abnegados espíritos de primeira grandeza - LUIS JOSÉ DE MATTOS e LUIS ALVES THOMAZ - que no seu mundo de luz aceitaram o tamanho encargo de reimplantar os sublimes princípios cristãos cada vez mais deturpados pelas oito mil e tantas seitas espalhadas pelo orbe, irresponsavelmente embrutecendo e quantas vezes movidas por inconfessáveis interesses, em vez de cumprirem o seu dever que deveria contribuir para a diafanização das almas sedentas da luz que provém do esclarecimento da Verdade e que por força das leis da evolução vêm a este planeta aprimorar os atributos espirituais, que outra coisa não é a finalidade da encarnação neste cadinho depurador de almas.

O espírito é luz e, como essência pura da vida, eternamente vibrará neste universo infinito e belo. Assim o espírito de Vieira, no plano astral e os dois Luízes, no mundo físico, a partir de 1910 sincronizaram os esforços e após estudos aturados surgiu a obra “ESPIRITISMO RACIONAL E CIENTÍFICO CRISTÃO” codificação dos cristalinos princípios cristãos já completamente desvirtuados através dos séculos.

Quanto a evolução humana teria avançado se Jesus tivesse conseguido prosseguir na explanação da sua redentora Doutrina!

Contrariando o comentador de Vieira, supomos não ser necessária a integração da obra. Quem quiser conhecer a essência do idealismo de Vieira, o que escreveu e não publicou ou sonhou e não escreveu, leia atentamente e sem ideias preconcebidas a obra acima citada e hoje publicada pelo Centro Redentor sob o título “RACIONALISMO CRISTÃO”, que outra coisa não é senão a consubstanciação do ideal de Cristo e Vieira pelo Mestre Luís de Mattos.

Para além da inabalável convicção de António Vieira no estabelecimento do reinado de Cristo na Terra, ele tinha a certeza de ser o primeiro a defender tese tão ousada, pois é o próprio Vieira quem nos diz:
“...E peço licença aos que quiseram ler este discurso para meditar um pouco mais nele, por ser pensamento novo e matéria até agora não tratada, à qual é necessário abrir os alicerces e lançar os primeiros e sólidos fundamentos, prometendo aos que fizerem esta detença não perderão o fruto do tempo que nela gastarem, pois verão por grandes notícias e não vulgares da Antiguidade quão certa e concertadamente concorre a novidade e verdade desta nossa consideração ao maior estabelecimento do Reino de Cristo.”

Vieira declara chamar V Império ao novo e futuro que virá relatado na sua História; esse império há de seguir-se ao Romano e será fundado por portugueses.
Todos estes tópicos da tese de Vieira já se encontram concretizados.

Utilizando a linguagem de Vieira podemos afirmar que esse Império teve início no ano de 1860, histórica data que regista o nascimento na Vila portuguesa de Chaves, do codificador do Racionalismo Cristão. Outros, por certo, preferirão o ano de 1910 quando a trajectória terrena de Luís de Mattos se interceptou com a de Luís Thomaz e os dois se decidiram a estudar a vida fora da matéria organizada.

Do que acima ficou dito mostramos a nossa adesão à ideia do Padre António Vieira e acreditamos ser o RACIONALISMO CRISTÃO o redentor da humanidade. O moroso trabalho de esclarecimento da verdade já começou e temos a certeza de que essa Verdade acabará por triunfar, pois que tudo vem o seu tempo e o tempo para o esclarecimento dos homens já chegou.

O Brasil, esse país do futuro, foi escolhido no plano Astral Superior para berço desse movimento espiritualista que há de levar a luz redentora aos cantos mais obscuros deste planeta. Será uma obra de gigantes e de séculos também, mas consola-nos a certeza de já se encontrar em marcha.

Da Capital Espiritual do Mundo, a bela cidade do Rio de Janeiro, as aprontadas caravelas, hasteando a bandeira branca da verdade esclarecedora, já se fizeram ao largo para uma viagem longa e espinhosa. Para que se encurte esse caminho, necessário se torna que os mais esclarecidos, os mais espiritualizados, se congreguem num só querer para o BEM, não esquecendo nunca a observação de Vieira: “É mais forte a guerra e mais dura resistência a dos entendimentos que a dos braços”.

A semente da verdade já prolifera por todo o Brasil e chegou silenciosamente e sem alardes, sem fanfarras nem trombetas à Costa Praia Lusitana, pelo caminho germinou nos arquipélagos de Cabo Verde e Açores, passou a Angola, Senegal e Uruguay e alcançou um terreno que em tempo oportuno provará ser fértil - Os Estados Unidos da América do Norte.

Parecendo muito, ainda é bem pouco o que já foi feito. Mesmo assim, não há pressa nenhuma pois o Astral Superior, para plena segurança desse Movimento irreversível, decidiu que a marcha fosse lenta. Melhor que ninguém conhece o estado da ignorância dominante e que tudo o que de bom é trazido a este mundo não é de início bem aceite antes pelo contrário, ferozmente guerreado e sacrificados os portadores das MENSAGENS.

A certo passo da obra diz Vieira:
“Soubemos que acudiram ao Convento e ouviram a primeira pregação de S. Pedro, quando menos, dezessete géneros de homens de línguas e nações diferentes.”

Quis o autor tornar claro que, em obediência aos mais altos desígnios da Suprema Inteligência, Jesus surgiu e divulgou seus ensinos em uma Nação frequentada pela mais variada gama de homens oriundos de diferentes países.

Igualmente acreditamos não ter sido o Brasil, por acaso, escolhido para berço do Racionalismo Cristão. E, porventura, será por acaso que esse espiritualizado país fraternalmente acolhe filhos dos mais variados e muito distantes nações do mundo, como se de filhos seus se tratasse?

Não será um inteligente e superior plano estabelecido pela Força Criadora para facilitar a difusão, num futuro não distante, da Luz da Verdade que irá espancar as trevas da ignorância, fazendo com que o sentimento fraternal a todos envolva?
a Nesse tempo ainda distante ou mesmo muito distante, o egoísmo, a vaidade, a incompreensão, terão desaparecido da Terra, a compreensão passará a presidir a todos os actos dos seres humanos. Haverá uma ideologia, não se justificará a existência de problemas raciais e nem sequer religiosos. Numa palavra, estará consumado o império de Cristo na Terra. Luís de Mattos - António Vieira e Jesus de Nazaré gozarão a suprema felicidade de, finalmente, ver realizada a grandiosa obra a que tão devotadamente se empenharam.

Nesse dia, tão desejado, sabemos não cessar todo e qualquer sofrimento, pois o sofrimento é uma resultante da luta e luta é a vida destinada a todos os espíritos, quer estejam encarnados neste planeta, quer tenham que chegar a ela para, em corpo astral trabalhar, se desencarnados. No entanto consola-nos saber que não mais haverá sofrimento resultante do mau uso do livre arbítrio. O livre arbítrio, controlado pela vontade posta em acção para o bem e orientado pelo raciocínio, somente será utilizado para o bem da Colectividade e do próprio agente e todos estarão no caminho mais certo que conduz à evolução espiritual.
***
A conclusão deste despretensioso apontamento é para nós bem mais difícil:
Falamos, ou melhor, ouvimos falar de Império e manda a lógica que se pergunte quem será o imperador de tão sublime império. A nossa mente riscou da lista de possíveis nomes Jesus, o meigo Nazareno...António Vieira...Luís de Mattos... Não, a resposta vem pronta: Quem dirige superior e sabiamente todo este MOVIMENTO RACIONALISTA outro não pode ser senão as FORÇAS SUPERIORES. Jesus, Vieira e Luís de Mattos são os mediadores, os heróicos mensageiros da Verdade.

No entanto toda a obra poderia correr o grande risco de soçobrar se faltasse aquele instrumento que, no momento preciso, deveria firmar e dar inteligente solução de continuidade, com a máxima segurança, ao grandioso empreendimento.

A provar que, de facto, tudo foi cuidadosamente arquitectado por ENTIDADES SUPERIORES, no momento próprio desceu a este alambique depurador, não por imperativo do seu processo evolutivo que, de acordo com as leis naturais que regem o Universo, já decorria nos planos superiores de evolução, mas tão somente movido pelo grande AMOR que os espíritos evoluídos nutrem pelas partículas da inteligência universal, suas irmãs, ainda a evolucionarem neste atrasado planeta, a fim de alijarem seu pesado fardo de erros e imperfeições acumulados de pretéritas encarnações.

A Este homem de férrea energia e ânimo inquebrantável, esse espírito abnegado e meigo que nesta existência se chama ANTÓNIO DO NASCIMENTO COTTAS, pedimos permissão para, nestas rabiscadas linhas, testemunhar todo o nosso apreço e amizade sincera.

Estando prestes a chegar o dia 19 DE NOVEMBRO, data do aniversário natalício do mais espiritualizado homem existente sobre a face da Terra, solicitamos aceite o nosso fraternal abraço pedindo encarecidamente nos perdoe o termos ferido a sua proverbial simplicidade e natural modéstia.

Antão José Lopes da Luz