É incompreensível a vida no mundo Terra - José Cardoso Pires

Reflexo: - É incompreensível o desenrolar da vida no mundo Terra. Pelo menos eu não o consegui compreender. Como é que se quer construir um país, se pede auxílio a outros e esses mesmos países mais tarde vêm a destruir aquilo que eles ajudaram a construir. E mesmo assim, depois de tudo destruído voltam novamente a construir. Que vida é esta, a que
estamos nós sujeitos, e afinal para quê vivermos, digamos, num mar de sangue, sentindo o cheiro dos corpos humanos queimados, pelos tiros de canhões e pelos suicídios com carros assassinos?

Doutrinação: - Acabas de descrever o quadro já habitual nestas guerras fratricidas que estão assolando este planeta que habitamos.

Se os elevados custos das guerras com as consequentes destruições e reconstruções saísse das contas bancárias dos condutores desses povos beligerantes, por certo raciocinariam muito bem antes da pronúncia da declaração de guerra. Haver-se-ia de tentar, até à exaustão, o entendimento. Mas não! É o erário público a custear tudo. São os impostos pagos pelos pobres contribuintes que ainda sofrem a agravante de terem de mandar seus filhos defender os interesses inconfessáveis desses governantes.

Se houvesse compreensão da vida real, que é a vida eterna do espírito, que a muito custo consegue um corpo, já que há mais espíritos necessitando de reencarnar que fecundações que tal permita, para incitar e movimentar neste mundo, processando dessa forma a sua evolução, principal razão de ser da estadia de todos nós nesta penitenciária que é o mundo Terra, não temos a mais pálida dúvida que outra seria a condução dos destinos da humanidade.

Se todos, ou pelo menos a maioria, já tivesse chegado à conclusão de que todos somos irmãos em essência, porque todos os seres e coisas no Universo são constituídos de Força e Matéria, os dois únicos componentes desse mesmo Universo e que todos, para além de termos a mesma origem estamos prosseguindo ou terminando o curso que temos de fazer neste Mundo e que todos, mais dia, menos dia, chegarão à meta desejada, que é confundir-se com o Grande Foco, Força Criadora de tudo, não haveria razão para haver guerras, com todo o seu rosário de sofrimentos.

A Doutrina difundida nesta e em todas as outras Casas Racionalistas espalhadas pelo mundo foi implantada neste Planeta pelas Forças Superiores, espíritos boníssimos, habitantes de mundos grandemente evoluídos, encarregados pela evolução do espírito humano e do próprio planeta, veio para ficar, nada nem ninguém poderá interromper sua marcha e, muito menos, destrui-la. Sendo assim, ela caminhará até que os homens se vejam como irmãos e então imperará a fraternidade cristã. Será a implantação do reino de Cristo na Terra, no idealismo do Padre António Vieira!

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Nunca é demais lembrar que a vida no mundo Terra é sempre de uma felicidade relativa.

Não se entristeçam nunca quando algo de pior vos acontece, pois, costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. Muitos de vós, o sabemos, já passaram por dificuldades e as venceram. Outros, neste momento, estão passando por elas. Uns, por saúde fraca de entes queridos, outros, por dificuldades próprias e de vária ordem. Cada um que ouve estas palavras, temos a certeza, que se saberá identificar a ele próprio.

Portanto, vos advertirmos para terdes consciência de que a felicidade é relativa, é para vos encorajar para que nunca soçobreis, para que tendes sempre coragem e nunca vos falte o valor para a luta. Ela é sempre árdua e, certamente, nos próximos tempos será mais árdua ainda.

Cada Casa Racionalista Cristã quando é fundada, é rodeada por diversos obstáculos, entre eles a malquerença até de pessoas que se dizem racionalistas, mas nada deveis temer, cada um a seu tempo chegará, pelas próprias conclusões, a sentir-se errado e a ter vontade de se emendar.

Quando uma casa é fundada começa com um pequeno grupo de pessoas, esse grupo vai aumentando e chega a um determinado dia em que há necessidade de as distribuir pelos postos necessários conforme melhor se faz sentir a necessidade no decorrer dos trabalhos. Assim, uns são postos nuns lugares diferentes daqueles onde estavam acostumados, mas tudo isso é preciso e deve ser encarado com naturalidade.

Numa Casa Racionalista todo o membro é necessário, seja na porta ou em qualquer outro lugar. O que é fundamental é cumprir os Princípios à risca, a disciplina e, principalmente, não levar a mal uma advertência, um conselho amigo, pelo contrário, dever-se-á sentir beneficiado quando algo lhe for alertado.

De todos vós esperamos colaboração, de todos vós esperamos o cumprimento do dever e sabemos que ao serem beneficiados se sentirão felizes por poderem beneficiar também a humanidade em geral. Mais do que nunca ela necessita das vossas irradiações, do vosso pensamento elevado, pois o mundo está cada vez mais conturbado e tal conturbação terá que acabar mais cedo ou mais tarde.


Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo