Racionalismo Cristão – Filial Seixal celebra o 101º. Aniversário


RACIONALISMO CRISTÃO 

UMA FILOSOFIA PARA O NOSSO TEMPO

Doutrina vasta, profunda e ecléctica, que tem como objectivo esclarecer o “Ser” humano quanto à sua composição Astral e Física e à sua constituição como Força e Matéria.

Não sendo religião, respeita o que cada indivíduo professa, já que cada um possui o seu livre arbítrio e é fazendo uso dele que deve fazer suas escolhas, programando seu viver, tanto a nível material como espiritual, procurando ter comportamentos e atitudes o mais dignas possível, de forma a melhor aproveitar a sua encarnação. 


Todo aquele que tenha vontade de se esclarecer, tomando conhecimento do que é, donde veio e para onde irá, após a sua desencarnação, que o vulgo chama de morte, tem à sua disposição diversa literatura que poderá ser consultada ou baixada, sem custos, pela Internet, cujo site indicaremos no fim deste texto.


Entretanto, o nosso conselho é que procure a “Casa Racionalista Cristã” mais próxima de sua residência e procure assistir a uma ou mais Sessões Públicas, que são efectuadas às Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, normalmente às 20 horas. Para conveniência dos frequentadores às sessões, hoje, há algumas casas que têm horários diferentes, pelo que é conveniente confirmarem antes de irem.


A foto que anexamos foi tirada nesta Filial do Racionalismo Cristão em Portugal - Filial Seixal do R.C., Corroios - Margem Sul do Tejo, durante a sessão de comemoração pela passagem do 101º Aniversário da implantação da Doutrina RC neste Planeta Terra, que teve lugar a 26 de Janeiro de 2011.


A seguir à sessão espiritualista teve lugar a sessão cívica, durante a qual se vê, na foto, o Presidente Físico lendo seu discurso.

A foto serve como testemunho do ambiente que ali se viveu e que contínua sendo vivenciado, habitualmente. Durante as Sessões o ambiente é de alta espiritualidade. Há perfeita união entre seus Militantes, a disciplina é rígida e todos se dispõem a segui-la, bem como aos Princípios da Doutrina RC, pelos quais todos nos regemos e que é ministrado sob a orientação do “Astral Superior”. Quanto maior for a harmonia entre os Militantes e maior for a elevação de pensamento, maior sintonia poderá ser conseguida com o Astral Superior, tendo este maiores possibilidades de baixar até à corrente.

Embora a nossa referida Casa RC - Filial Seixal, seja muito pequenina, no seu tamanho físico, todos que nela penetram, são unânimes em afirmar que ali se sentem como se de uma grande casa se tratasse, dado os benefícios que obtêm com a sua frequência.


Benefícios estes que sentem na saúde, na forma de enfrentarem as vicissitudes da vida, na coragem que obtêm e que se torna numa couraça contra os embates e atropelos que, dia a dia, parecem querer tolher-lhes os passos.

Por tudo que relatámos, a chamamos, carinhosamente, de nossa “Pequenina/Grande Casa”.


RACIONALISMO CRISTÃO – FILIAL SEIXAL – 101º. ANIVERSÁRIO do RC - 26/01/2011
Por: Aida Almeida Lopes Luz




Pronunciamento feito na Reunião Cívico-Espiritualista do dia 26 de Janeiro de 2011
CENTÉSIMO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO RACIONALISMO CRISTÃO




MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
CAROS COMPANHEIROS DE DOUTRINA

O Príncipe dos cultores da língua de Camões – PADRE ANTÓNIO VIEIRA – fez um ambicioso plano de uma obra literária que viria a chamar-se HISTÓRIA DO FUTURO.

Na proposição dessa obra escreveu Vieira: “Hão-de ler nesta História, para exaltação da Fé, para triunfo da Igreja, para glória de Cristo, para felicidade e paz universal do Mundo, altos conselhos, animosas resoluções, religiosas empresas, heroicas façanhas, maravilhosas vitórias, portentosas conquistas, estranhas e espantosas mudanças de estados, de tempos, de gentes, de costumes, de governos, de leis; mas leis novas, governos novos, costumes novos, gentes novas, tempos novos, estados novos, conselhos e resoluções novas, empresas e façanhas novas, conquistas, vitórias, paz, triunfos e felicidades novas; e não só novas, porque são futuras, mas porque não terão semelhança com elas nenhumas das passadas. Ouvirá o mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou”

Ficou bem estampado acima todo o idealismo do Padre António Vieira.

Críticos da citada obra, História do Futuro, sobre a mesma disseram o seguinte: “Na História do Futuro o que mais vale é a prosa. O resto pouco é: uma teia de quimeras dum espírito superior, mas obcecado. Parece-nos lastimável que um homem de tão egrégio e aquilino talento o dissipasse em tais ninharias. Neste amontoado de páginas só refulgem duas virtudes: o patriotismo que as ditou, e o estilo que as vivifica. O resto são frioleira.”

Concluímos, mediante estudo atento na óptica do Racionalismo Cristão, que António Vieira no decorrer da sua longa vida sonhou sempre com um mundo melhor, uma civilização não assente em pés de barros, como as já passadas, e que para lá chegar, este mundo teria que passar por mudanças espantosas, nunca vistas, nem sequer imaginadas.

Através de pinceladas rápidas ficámos a conhecer o sonho do mentor espiritual, da figura central no lançamento do Racionalismo Cristão na face da Terra.

Como todos os projectos idealizados em plano astral acabam, inevitavelmente, por ser concretizados no plano físico, quando ficou resolvido fosse a Doutrina Racionalista Cristã projectada no mundo Terra, grande número de discípulos e companheiros se juntaram em torno do Padre António Vieira para a concretização desse ambicioso projecto de remodelação da humanidade.

Desses companheiros de Vieira merecem destaque os dois voluntários já nossos conhecidos, os Mestres Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que assumiram, talvez, a parte mais difícil que foi tomar um corpo físico e baixar, em novas reencarnações, neste mundo de dor e sofrimento.

Os intrépidos e valorosos Luizes, vencendo obstáculos atrás de obstáculos, conseguiram, na primeira década do século XX, entrar em contacto directo com certa gente honesta que praticava o Espiritismo Racional e Científico e cujas reuniões eram presididas astralmente pelo Espírito Superior do Padre António Vieira.

Coube a Luiz de Mattos o estudo e a codificação dos Princípios Racionais e lançou a Doutrina depois de sentir bem o estado deplorável a que chegara o carácter humano e fê-lo sem poupar as forças, certo de poder oferecer ao mundo o grande e único recurso para dirimir os grandes males morais que estavam, e ainda o estão assolando.

Assim, a 26 de Janeiro de 1910, sob sua presidência, reuniram-se os irmãos:Francisco Pereira, Alfonso Serra, António Ilda Rocha, Augusto M. Burgos, José Bento de Carvalho, Luiz Pinto Santiago, Augusto Domingos Maia, Manoel João Alves, Francisco Bento de Carvalho, José Guedes de Oliveira, Augusto C. Mattos e Luiz José de Mattos, em Sessão Especial, para leitura e aprovação dos Estatutos, Regulamento Interno e para a denominação do Centro.”

Com muito orgulho para um povo que se tem destacado na divulgação e expansão do Racionalismo Cristão no mundo, através dos tempos, frisamos que dentre os nomes dos cidadãos ilustres que estiveram presentes na sessão especial de 26 de Janeiro de 1910, se destaca a figura do cabo-verdiano, Augusto Messias de Burgos.

Para recordarmos e perenizarmos esse dia tão importante na HISTÓRIA DA HUMANIDADE, aqui estamos, hoje, presentes, pedindo a atenção de todos, mas em especial a dos mais jovens, pois a eles cabe perpetuar o dia 26 de Janeiro como DATA MAGNA do Racionalismo Cristão, a estudarmos e pormos em prática os sãos PRINCÍPIOS RACIONAIS E CIENTÍFICOS CRISTÃOS.

Não esqueçamos nunca que estar no Racionalismo Cristão, fazer parte das Fileiras desse batalhão é o bem maior do ser encarnado.

Nossos agradecimentos por nos terem acompanhado nesta reunião cívico espiritualista de comemoração do centésimo primeiro aniversário de fundação do RACIONALISMO CRISTÃO

Boa Noite e feliz regresso aos vossos lares.
Antão da Luz