Racionalismo Cristão - Filial Seixal celebra o 102º. aniversário

Filial Seixal celebra o 102º. Aniversário do Racionalismo Cristão

Corroios, 27 de janeiro de 2012

MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES

ESTIMADOS COMPANHEIROS,

O Racionalismo Cristão já dispõe de mais de centena e meia de Filiais e Correspondentes espalhados pelo mundo afora.

Cada um festeja o seu dia de aniversário de fundação, de elevação a Filial, de inauguração da sede própria. Mas o dia 26 de Janeiro é comemorado mundialmente. Todas as Casas Racionalistas Cristãs celebram esse dia, por representar a DATA MAGNA - o dia da fundação desta nossa querida Doutrina Racionalista Cristã.


Todos quantos nos achamos reunidos aqui e agora, para festejar o centésimo segundo aniversário da fundação do Racionalismo Cristão, concomitantemente estamos homenageando os três pilares básicos que sustentaram inicialmente tão majestosa OBRA: Padre António Vieira, a figura central no lançamento do Racionalismo Cristão na face da Terra, trabalhando incansavelmente, em plano astral, para o bom êxito dos seus colaboradores em plano físico - Luíz de Mattos que veio incumbido de cuidar da parte espiritual da Doutrina e Luíz Thomaz responsável pela independência material da mesma.
Os espíritos que descem à Terra com missões tão elevadas a fim de contribuírem para a elevação espiritual dos seus irmãos em essência, lutando em corpo físico, para o seu progresso como parcelas da Inteligência Universal devem, bem cedo, tomar consciência dessa sua incumbência, aí por volta dos 25 anos.

Luíz de Mattos aos 50 anos ainda não tinha despertado porque as condições do meio no qual desenvolvia as suas actividades, não se mostraram favoráveis. Daí deduzir-se da intensa actividade do nosso Vieira, para que o sacrifício da reencarnação de Luíz de Mattos não fosse em vão, desperdiçando-se a grande oportunidade de ver reimplantados no plano terráqueo os ensinamentos deixados neste mundo pelo grandioso espírito de Jesus o “Cristo”.

Após ter sido vítima de um insulto cardíaco, começou Luíz de Mattos a raciocinar sobre a finalidade da vida do homem neste planeta. A partir daí os acontecimentos começaram a desenrolar-se.

A muito custo, alguns amigos, entre eles, Luíz Thomaz, conseguiram fazer com que, Luíz de Mattos fosse assistir a uma sessão espírita, onde na verdade se praticava o Espiritismo Racional e Científico Cristão.

Naquela noite memorável o livre-pensador Luíz de Mattos, longe estava de adivinhar que tinha dado o primeiro passo na Doutrina praticada por Jesus o Cristo.
Nós, os humanos seres não temos a capacidade de entender o enorme trabalho realizado por espíritos evoluidíssimos para, primeiro, conseguir que Luíz de Mattos assumisse a presidência física dos trabalhos logo naquele primeiro dia, seguidamente, que aceitasse estudar os fenómenos observados.

Com a sua inteligência, sua perspicácia, seu raciocínio lúcido, foi buscando entender os factos espiríticos que o Astral Superior, magistralmente, foi fazendo desdobrar-se aos seus olhos.

Pacientemente o Astral Superior foi aguardando que ele pronunciasse, depois de ano e meio de estudos e com alguma insistência, a frase “Sim, estou pronto para iniciar a OBRA.”

Num dos quadros que constituem o livro A VIDA FORA DA MATÉRIA, podemos ver os seguintes fundadores espirituais do Racionalismo Cristão, envolvendo com seus corpos fluídicos, o presidente do Centro Espírita Redentor – Luíz José de Mattos: Dr. Pinheiro Chagas, Dr. Custódio José Duarte, Padre António Vieira, Luíz de Camões, Camilo Castello Branco e João de Deus.

Luíz de Mattos dedicou-se de corpo e alma, sem recear coisa alguma, para nos deixar esta frondosa árvore, essa fonte cristalina de saber espiritual, a mesa posta e farta para todos quantos queiram e tenham vontade de se erguer do lodaçal da ignorância espiritual e caminhar para a luz.

Por tudo isso, concluímos que esta Doutrina veio para ficar e nada a poderá destruir porque ela é pertença das Forças do Astral Superior. É uma Doutrina grandiosa porque grandiosos foram os espíritos envolvidos no seu lançamento no mundo Terra.


É com muita alegria que assinalamos a passagem de mais um aniversário, o 102º, sobre a implantação do Racionalismo Cristão no Planeta Terra, sob a égide do grande Mestre Luiz de Mattos, auxiliado pelo seu grande amigo e companheiro - Mestre Luiz Alves Thomaz - espíritos grandemente evoluídos, que em seus mundos de luz assumiram tão sublime quão delicada missão.


Foi árdua a luta por eles travada, difíceis os obstáculos a superar, visto que tudo estava por fazer: do ponto de vista doutrinário, disciplinar ou organizacional.


Luiz de Mattos legou-nos o património moral ou espiritual e Luiz Thomaz o património material, de harmonia com orientações precisas do Patrono Espiritual do Racionalismo Cristão – o padre António Vieira.


Com grande empenho, esforço e dedicação, conseguiram levar a bom termo a Causa a que se entregaram, fundando no Brasil, em 26 de janeiro de 1910, o Espiritismo Racional e Científico Cristão, Doutrina integral, com fundamentos científicos, filosóficos e espiritualistas, hoje denominada RACIONALISMO CRISTÃO, a mais bela das Doutrinas - a Verdade - até hoje oferecida à humanidade.


Ela nos dá o esclarecimento, a liberdade espiritual, o conhecimento da vida real, a certeza da imortalidade da alma, a compreensão das leis que tudo regem, a convicção de que nada mais existe no Universo do que Força e Matéria e que é esta a composição de tudo quanto tem vida, pois outra não é nem pode ser a composição do ser humano.


“Da estrela mais distante ao barro que pisamos, somos todos feitos do mesmo material”... ...“Força e Matéria, essas duas palavras que sintetizam o homem e o Universo, representam, para as futuras gerações, um programa de estudos e realizações que continuará sempre, sem jamais parar” — afirma o livro básico do RACIONALISMO CRISTÃO.


Por milhares de anos, a Doutrina hoje divulgada nas Casas Racionalistas Cristãs esteve restrita a seletos grupos de estudiosos egípcios, indianos e gregos. Esses herméticos núcleos espiritualistas jamais terão imaginado que seus secretos conhecimentos seriam um dia divulgados abertamente em escolas franqueadas à humanidade - as Casas Racionalistas Cristãs.


Na verdade, a situação começou a mudar há mais de dois mil anos, com o movimento de renovação espiritual iniciado por Jesus, o qual deu origem ao cristianismo. Jesus proclamava que a Verdade tinha que ser revelada para “despertar” o mundo do sono espiritual. Lamentavelmente, sua mensagem não foi bem compreendida pelos homens do seu tempo.


Só a partir de 1910 esse movimento de renovação foi definitivamente codificado, implantado e consolidado, e está sendo revelado à humanidade, por inspiração do Astral Superior e fruto do trabalho dos Mestres Luiz de Matos, Luiz Alves Thomaz, António Cottas e, agora, dos atuais condutores do RACIONALISMO CRISTÃO - uma Doutrina cujo tempo chegou.


Essa moderna doutrina cristã mostra como, através do pensamento elevado e construtivo, pode o homem vencer seus erros e fracassos e abrir caminho para uma vida material e espiritual mais digna e feliz.


Em muitos pontos do planeta surgem novos polos da espiritualidade, levantam-se vozes da razão de homens e mulheres comprometidos com o RACIONALISMO CRISTÃO.


Dentro de algum tempo, ninguém mais poderá ignorar ou desconhecer esta Doutrina pura e transparente, que já atinge milhares e milhares de pessoas em diversos pontos do mundo.


E através desses dedicados homens e mulheres militantes, volta a florescer a genuína doutrina de Jesus - o RACIONALISMO CRISTÃO.


Racionalismo Cristão - 102º. aniversário

por Antão José Lopes da Luz

..................


Sublime e delicada missão - Por Maria José Leal
Senhoras e Senhores,

Estimados Companheiros,

Esclarecer a humanidade é um dever imposto pelas Forças Superiores àqueles que assumirem a responsabilidade desta grande Obra. A Doutrina de Jesus o “Cristo” teve início durante a vida física daquele Grande Mestre, mas naquela época não era possível a estruturação das suas bases sólidas, devido ao grande atraso da humanidade naquele momento histórico, o que inviabilizou a continuidade e a implantação definitiva desses princípios. Mas a semente ficou, criou raízes e chegou aos nossos dias, graças ao espírito de semelhante grandeza – Luíz de Mattos, que completou aquela missão superior. É preciso dar tempo ao tempo, tanto a nível material quanto espiritual. Assim vai-se dando a continuidade da Doutrina, graças à dedicação e aos esforços daqueles que despidos de vaidade e bem-intencionados se ofereçam para trabalhar nesta majestosa OBRA.


Temos todos, a grande responsabilidade da expansão da Doutrina que abraçamos, devendo cada um doar-se a ela, para o engrandecimento individual e coletivo.

Só a união entre todos é que justifica a nossa presença assídua nesta Casa, para darmos o grande contributo tão desejado e necessário à plêiade Astral Superior

Não foi o acaso que deu ao colosso que é o Brasil a gloriosa oportunidade de oferecer condições propícias à instalação e propagação, para todos os cantos do mundo, desta Ciência Cristã.

Curiosamente, a contrastar com o Brasil, berço da Doutrina, o povo de um minúsculo, materialmente falando, mas igualmente gigante na espiritualidade, desde a primeira hora se colocou ao lado do Astral Superior como seu fiel instrumento para dar seu contributo no movimento regenerador da sofredora humanidade. Estamos falando do laborioso povo Cabo-verdiano.

Por isso, houve razões bastantes a justificar a visita a Cabo Verde em 2006, do Presidente em Exercício, Sr. Gilberto Silva, nas suas próprias palavras, para homenagear o seu povo pelo papel preponderante desempenhado na divulgação do Racionalismo Cristão pelo mundo. Aliás, esse foi um desejo por muito tempo acalentado pelo Consolidador António Cottas e também do atual Presidente Perpétuo, Sr. Dr. Humberto Machado Rodrigues.

MINHAS SENHORAS AQUI PRESENTES:

Achamos muito oportuno, nesta ocasião, homenagear também a mulher racionalista cristã, seja ela militante ou apenas simpatizante.

No Racionalismo Cristão sempre afirmamos que a mulher teve um papel especial na implantação da Doutrina, e, realmente, já houve grandes vultos femininos participando destes trabalhos, e haverá sempre, porque se observa um número cada vez maior de mulheres com vontade forte para levar esta Doutrina avante.

Este facto torna-se bem evidente quando acontece um especial evento espiritual.

Em todas as reuniões públicas e em especial nas cívicas espiritualistas, estão presentes nesta e em todas as demais Casas Racionalistas Cristãs, as mulheres, altivas em seus postos, embelezando e engrandecendo a Doutrina, que precisou e sempre precisará da colaboração das mulheres.

Para terminar, e como sempre fazemos, deixamos aqui a indicação de que a nossa próxima reunião cívico espiritualista terá lugar no dia 25 de maio para festejarmos o oitavo aniversário da fundação desta Casa.

Nossos desejos de boa noite a todos, e feliz regresso aos vossos lares.
Antão José Lopes da Luz


Sublime e delicada missão
Por Maria José Leal
Seixal, 27 de janeiro de 2012

  ..
 .
 .