Filial Seixal, Celebra 103º. Aniversário de Fundação do Racionalismo Cristão

CENTÉSIMO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO RACIONALISMO CRISTÃO
ESTIMADOS COMPANHEIROS
CARA ASSISTÊNCIA
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos
Foi no já longínquo dia 26 de Janeiro de 1910 que Luiz José de Mattos, acompanhado de mais onze companheiros de boa vontade, onze bravos lutadores, assinavam, na Cidade de Santos, a escritura da constituição do Centro Espírita Amor e Caridade. Foi o começo de uma NOVA ERA para a humanidade, a era da civilização autêntica, porque escorada nos princípios verdadeiramente cristãos. A partir daí, os seres humanos encetaram uma longa viagem capaz de os fazer percorrer caminhos mais seguros. Esses sãos PRINCÍPIOS, a seu tempo, hão-de redimir o mundo.

Teriam todos esses doze elementos, nesse exato momento, plena consciência da declaração de guerra que proferiam para que fossem derrotados os erros e vícios que enfermavam a sociedade humana?

Nada podemos garantir, mas o que importa é estarmos, aqui e agora, com nossos espíritos jubilosos, irradiados pelas Forças do Astral Superior, comemorando esse feito memorável, ímpar mesmo, no contexto planetário.

Chegar ao ponto em que nos encontramos não foi nada fácil, mas a luta tem sido maravilhosa. Muitos conhecem o sofrimento por que passaram os fundadores Luiz de Mattos e seu inseparável amigo, Luiz Thomaz, para levarem adiante esta belíssima Doutrina.

Muito se tem lutado e essa luta tem que continuar porque é dever inalienável das entidades que cuidam do progresso deste mundo e seus habitantes, fazer com que o esclarecimento espiritual chegue a todos os recantos do planeta.
Só aí teremos ganhado a guerra do BEM contra o Mal.
Na mesa - Margarida Silva, Juliana Tavares, Filomena Carvalho,
Vanda Andrade e Maria de Lourdes Gomes.
À volta da mesa - Fátima Almeida, Cândida Martins, Alésia Guilherme,
Maria Teresa Mártir, Antão da Luz, Maria Pereira, Júlio Carvalho,
José Gomes, Orlanda Sousa, Hermínio Conceição e Maria do Monte.
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos

Têm sido 103 anos de intensa luta dos colaboradores e muito mais ainda das Forças do Astral Superior. Cento e três anos de orientações para um viver equilibrado aos que nos procuram, um incontável número de reuniões públicas de esclarecimento espiritual, quantas normalizações de seres psiquicamente perturbados, inumerável quantidade de lares reabilitados, enfim um extraordinário trabalho de assistência social.

A faina espiritualizadora do Racionalismo Cristão continua! Cada uma de suas reuniões, públicas e particulares, é mais um tijolo na construção de um mundo melhor, mais humano, mais pacífico, mais solidário.

As grandes mudanças neste planeta foram iniciadas no século XX, conhecido por quase todos como Século das Luzes. O que poucos ainda sabem é que a maior LUZ foi o lançamento do RACIONALISMO CRISTÃO. Fundado nos alvores desse século e através do qual o Astral Superior vem realizando obras de grande proveito para a humanidade com a implantação de uma nova filosofia de vida capaz de modificar o comportamento do ser humano.

O mundo está em transformação e as Casas Racionalistas Cristãs são a base de toda essa transformação e maior será pela espiritualização dos povos, através do trabalho incessante do Astral Superior, com a preciosa colaboração de militantes dedicados.

CAROS COMPANHEIROS,
ESTIMADOS ASSISTENTES,

Como todos sabemos, a humanidade, antes de se recuperar de uma grave crise, outra já aparece, deixando o ser humano bem mais preocupado com as incertezas que caracterizam o mundo moderno. Pessoas despreparadas para enfrentar essas lutas sentem abalos morais fortíssimos, várias delas desencarnando prematuramente em virtude de fraquezas da alma. Porém, todas estão na Terra para enfrentar a realidade como ela se apresenta. Mas capacitem-se de que se ela está inserida num cenário de perplexidade e dúvidas é porque muito foi descurado ao longo do viver.

Por isso, o gênero humano está sem um referencial que possa levá-lo a um lugar seguro, que o ensine a desfazer o que ele próprio produziu, causando os sofrimentos por que passam grandes massas.

O Racionalismo Cristão tem as ferramentas de que a humanidade precisa para enfrentar com fortaleza de espírito os quadros tristes e ruinosos que se apresentam, conforme dizia o mestre Luiz de Mattos, no seu tempo.

Muito já foi feito e agora que a Doutrina completa cento e três anos de existência, tem muito mais trabalho pela frente, porque está a saber valer-se da tecnologia.

A internet nos levará muito longe e bem antes do que muitos imaginam. Pena é haver, ainda, muitos retrógrados que bem poderiam pôr à disposição dos menos preparados os seus valiosos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de estudo e não o estão fazendo.

Para auxiliar o Astral Superior a implementar os seus sábios e valiosos projetos todos os militantes são poucos, por conseguinte nenhum se deveria autoexcluir.
Eis um desses maravilhosos projetos:

O Astral Superior está trabalhando afanosamente para possibilitar adesões de outras doutrinas ao Racionalismo Cristão.

Se tal não ocorrer num futuro próximo, será em outro momento mais oportuno. Isto irá ocorrendo à medida que seguidores dessas doutrinas começarem a identificar no esclarecimento proporcionado pelo Racionalismo Cristão, conceitos mais adequados à evolução espiritual.

Como veem ainda somos poucos os interessados em ser colaboradores da plêiade do Astral Superior neste gigantesco empreendimento.

Enquanto tal não acontecer é dever inalienável dos racionalistas cristãos de boa vontade, prosseguir na divulgação e prática da disciplina racionalista cristã.

Da perseverança das ações resultará o amadurecimento espiritual.

COMPANHEIROS,

Não obstante esses cento e três anos da existência do Racionalismo Cristão, boa parte da humanidade permanece insensível à espiritualidade. De tal forma está ligada aos assuntos e interesses de ordem material, que nada quer saber sobre as coisas do espírito. Por essa razão chega ao estado de perturbação psíquica sem se dar conta, pois exercita a vontade egoísta voltada para o mau procedimento.

Antão José Lopes da Luz
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos
Mas como as leis do progresso determinam que da luta do Bem contra o mal, só pode resultar na vitória da Verdade contra a mentira, da certeza contra a incerteza, da justiça contra a injustiça, cabe a cada um de nós aproveitar no máximo essa luz transcendente e intensa trazida pelo Racionalismo Cristão e coadjuvar com as Forças Superiores que trabalham para a remodelação deste mundo.

Terminamos reafirmando a necessidade de os militantes porem mãos à OBRA porque se bastante já foi feito, há muito ainda por fazer. Os princípios cristãos têm que ser levados aos mais recônditos pontos deste planeta.

Agradecemos a presença de todos.

Boa noite e feliz regresso aos vossos lares.
Antão José Lopes da Luz
Presidente Físico da Filial Seixal - Portugal

M O M E N T O     E S P I R I T U A L

REFLEXO: - Estou aqui na vossa Casa e já tenho alguns conhecimentos do que explana a vossa Doutrina. Contudo, gostaria de saber quais as regras que devem ser seguidas para nos considerarmos realmente espiritualistas.

DOUTRINAÇÃO: - Há seres materialistas e há seres espiritualistas. Os materialistas apenas aceitam a vida material, para eles o espírito não existe. Já os espiritualistas devem começar por se autoconhecerem.

Até cientistas materialistas chegam a defender que o pensamento é segregado pelo cérebro. Na nossa ótica, nós que, convictamente, aceitamos a existência do espírito antes de ele ocupar um corpo neste mundo e a continuidade da sua vida após deixar o seu corpo físico, muitos dos reflexos transmitidos pelos nossos instrumentos mediúnicos, são pensamentos de espíritos desencarnados.

Portanto, espíritos que já não têm corpo físico. O seu cérebro está completamente desfeito. Esses pensamentos são vibrações desses espíritos.
Nós explanamos nas Casas Racionalistas Cristãs, que são autênticas escolas de alto psiquismo, qual a composição do Universo – Força e Matéria. FORÇA que é o Princípio Inteligente e a MATÉRIA fluídica cósmica.

Desses dois Princípios tudo se desdobra no Universo e a criatura humana, como tudo nesse Universo, também não podia deixar de ser um composto de uma parte material - o seu corpo físico, invólucro da alma que dela faz sua morada e que acabará, com o tempo, por se desagregar e depois voltar a agregar-se - e a alma, parcela ínfima da Força Criadora que vivifica tudo que existe.

O espírito ou alma é imperecível, é eterna e progride caminhando sempre para a sua fonte de origem.

A criatura que assenta o seu viver nos conhecimentos que acabamos de referir, pode, para felicidade sua, considerar-se um espiritualista. Está no caminho do progresso espiritual!

Ele deve saber que espiritualidade é o somatório dos atributos espirituais e compete a cada um, tudo fazer para desenvolver esses atributos.

De qualquer forma apraz-nos muito saber que está, nesta nossa querida assistência, um jovem com este tipo de preocupações. Dizemos isso porque a experiência já nos mostrou que a maioria das pessoas vive de tal forma envolvida em coisas de ordem material que, umas, não têm tempo para se preocupar com as coisas do espírito, outras, de facto, ainda não acumularam cabedal espiritual suficiente que lhes permita cogitar neste tipo de questões.

Falamos, portanto, àqueles que querem despertar para a espiritualidade. Esses devem estudar as obras editadas pelo Centro Redentor, muito em especial os livros base: O RACIONALISMO CRISTÃO, A PRÁTICA DO RACIONALISMO CRISTÃO E A VIDA FORA DA MATÉRIA, para terem conhecimentos sólidos sobre esta Doutrina.

Se se mostrarem interessados teremos muito gosto em lhes orientar no estudo dos livros e regulamentos desta nossa majestosa Doutrina – O RACIONALISMO CRISTÃO -, a menina dos olhos do seu fundador e nosso MESTRE IMORTAL, LUIZ DE MATTOS.
Margarida Silva, Hermínio Conceição, José Spencer, Arminda Lopes, 
Maria José Leal, Fátima Pires, Orlanda Sousa, José Gomes,
Maria de Lourdes Gomes e Filomena Carvalho.
Seixal, 25 de Janeiro de 2013
RC 103 anos

DOUTRINAÇÃO DE JOSÉ CARDOSO PIRES

Qualquer tarefa, por mais pequena que seja, para ser bem executada, precisa ser estudada e aprendida. Por isso, a nível profissional, todos sabem que há períodos de formação para que as pessoas possam melhor aprender e desempenhar as suas tarefas com produtividade.

A vida de cada um, a vida do espírito encarnado, é também uma longa tarefa, em que o espírito tem como meta, a sua evolução. Mas para a atingir necessita aprender, necessita se reciclar para, através do estudo, através do seu raciocínio, poder fazer as escolhas mais acertadas, evitar o que de mal possa existir.

Certo é que há momentos em que as famílias vivem e trocam agressividade, há locais onde os trabalhadores também trocam palavras menos aconselháveis, há grupos de amigos que se envolvem e que dão azo a violência e esta é a erva daninha que, de acordo com o pensamento desses grupos ou desses núcleos familiares, se propicia a sua entrada e os ambientes ficam alterados e as criaturas se transformam, as palavras são transmitidas de forma que agridem, os pensamentos são irradiados para o núcleo de força que faz mal e que perturba todo o ambiente envolvente.

Por isso, muitos se queixam e comentam que as noticias são de guerra, são de catástrofes, são de crimes.

Mas, afinal, o que faz toda a humanidade que desconhece o seu poder, o seu valor espiritual, é recear a guerra, é recear o que desconhece, é temer o futuro, é colocar interrogações no seu dia-a-dia.

No entanto, o que ao longo de mais um capítulo, de mais um ano, as escolas do Racionalismo Cristão transmitem através das suas palavras simples, é que a criatura tem que se conhecer como força e matéria, tem que saber qual o objetivo da sua encarnação, o porquê dessas perturbações, em qualquer local, que a criatura está sujeita a permanecer.

É que os pensamentos têm que ser sempre bem irradiados, devem ser sempre bem vigiados, pois, se não há esse cuidado as palavras muitas vezes saem sem serem pensadas, as ações são intempestivas e os olhares muitas vezes ferem, em vez de acalmarem.

Tudo isso representa situações tumultuosas que, com frequência, o mundo está vivendo e, nos núcleos familiares, esse exercício deve ser iniciado, no começo de cada um dos dias que completam o ano.

Há momentos, em que as pessoas desejam modificar-se, desejam contribuir para a harmonia, para a concórdia, para a paz efetiva, mas o vendaval surge, e as pessoas se perturbam e se deixam envolver e todos ficam tristes e arrependidos depois por se terem deixado perturbar.

Ora, o exercício é planear, é decidir o que querem para a vossa vida. A mudança está ao alcance de todos, porque todos, quando querem, são decididos, põem em prática a sua vontade e todos sabem que, quando a vontade é firme e é forte, nada pode impedir que os objetivos se concretizem.

José Cardoso Pires
Presidente Astral
Filial Seixal - Portugal
É para que essas ervas daninhas sejam arrancadas no começo, para que a discórdia não perturbe os lares, nem os locais de trabalho, nem os grupos de amigos, que nós vos incentivamos à meditação, à leitura constante, ao estudo, porque a humanidade precisa realmente de envolvimento em pensamentos altruístas, de pensamentos de todos aqueles que são esclarecidos e sabem que através desta forma espiritual que a mudança se fará, que a criatura se reconhecerá e se sentirá como partícula da Grande Força Criadora, uma fagulha de luz que está lutando neste mundo tão conturbado, tão nebuloso.

Por isso, vos deixamos a nossa luz espiritual, para que possam esclarecer-se melhor e vencer neste novo ano de trabalhos que têm pela frente.
Encerrai a reunião
José Augusto Neves Cardoso Pires
Presidente Astral da Filial Seixal - Portugal
Elvira Leal e Maria de Lourdes Brito
José Spencer, Cândida Martins, Djena, Pedro Monteiro e João Monteiro

Hermínio Conceição e José Spencer

João Gomes, Filomena Carvalho e Maria de Lourdes Gomes
Marco Silva, Djana e Pedro Monteiro
Arminda Lopes, Maria José Leal, Fátima Pires
Orlanda Souza e Filomena Carvalho
Arminda Lopes e Maria José Leal

Maria José Leal e Fátima Pires
Fátima Pires e Orlanda Souza
Orlanda Sousa, Adelaide Rodrigues e José Gonçalves Gomes
José Gonçalves Gomes e Maria de Lourdes Gomes
Marco Silva, Djana, Pedro Monteiro e João Monteiro
Margarida Silva, Hermínio Conceição,José Spencer,
Júlio Carvalho, Filomena Carvalho, João Gomes,
Maria de Lourdes D. Gomes, Pedro Monteiro,
João Monteiro, Antão da Luz, Maria de Lourdes Brito,
Francisca Cruz, Adelaide Rodrigues, Vanda Andrade,
Manuel Rocha, Maria de Lourdes Gomes e Patrónia Teque
João Monteiro, Cândida Martins e Fátima Almeida
Maria Pereira, Margarida Silva, Maria Teresa Mártir,
Hermínio Conceição, José Spencer, Maria do Monte,
Juliana Tavares, Maria de Lourdes D. Gomes, Antão da Luz,
Adelaide Rodrigues, Maria de Lourdes Gomes e Fátima Pires
Fátima Almeida, Antão da Luz, Maria José Leal,
Arminda Lopes, Fátima Pires, Francisca Cruz,
Maria de Lourdes Brito, Maria de Lourdes Gomes,
Manuel Rocha, Orlanda Sousa, Vicência Pires,
José Gonçalves Gomes, António Mota e Patrónia Teque


Na mesa, Margarida Silva, Juliana Tavares e Filomena Carvalho

volta da mesa, Pedro Monteiro, João Monteiro, Cândida Martins,
Fátima Almeida, Alésia Guilherme, Maria Teresa Mártir, José Spencer,
 Antão da Luz, Maria Pereira e Virgílio Vicente


Maria de Fátima e Alcidia Carones
Margarida Silva, Juliana Tavares, Filomena Carvalho,
Vanda Andrade, Maria de Lourdes Gomes, Patrónia Teque,
José Spencer, Antão da Luz, Maria Pereira, Virgílio Vicente,
José Gonçalves Gomes, Orlanda Sousa,
Hermínio Conceição e Maria do Monte
Margarida Silva, Hermínio Conceição e José Spencer
Orlanda Souza e José Gonçalves Gomes

José Spencer, Maria Pereira, João Monteiro, Cândida Martins,
Alcídia Carones, Fátima Almeida, Antão da Luz, Maria José Leal,
Arminda Lopes, Orlanda Sousa e Maria de Lourdes Brito

Pedro Monteiro, Manuel Fortes, Maria Teresa Gomes, Margarida Silva,
Hermínio Conceição, Maria do Monte, Alésia Guilherme, João Gomes,
Filomena Carvalho, Cândida Martins, Alcídia Carones, Fátima Almeida,
Antão da Luz, Maria José Leal, Arminda Lopes, Virgílio Vicente,
Vanda Andrade, José Gonçalves Gomes, Patrónia Teque, António Mota,
Adelaide Rodrigues, José Cruz e Francisca Cruz