Filial Seixal do Racionalismo Cristão - 10°. Aniversário - Ascensão a Filial

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
Corroios, 14 Novembro de 2014

Caros assistentes

Estimados amigos e companheiros
Na reunião cívico espiritualista de hoje, comemoramos o 10º. aniversário de ascensão a Filial da Casa Racionalista Cristã do Seixal, um Farol na Margem Sul do Tejo.

É para nós uma alegria renovada, estarmos presentes nestes trabalhados e constatarmos que a nossa Doutrina está em franco progresso.

Como é bela e grandiosa esta Doutrina que tudo dá ao Ser humano, sem nada pedir em troca, bastando-lhe que o indivíduo se esclareça, viva em paz e caminhe com segurança.

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
É grande a satisfação que sentimos ao constatar que na nossa querida Filial Seixal se vêm inscrevendo mais militantes para se juntarem aos soldados já existentes, marcando presença à hora certa, para formarem corrente sob a luz do Astral Superior para esclarecimento da humanidade.

O Racionalismo Cristão, Doutrina que é do Espaço e beneficia todo o Ser terráqueo, foi fundada pelos nossos Mestres imortais Luíz de Mattos e Luíz Alves Thomaz, consolidada pelo Mestre António Cottas e divulgada pelo também Mestre e Presidente Astral Internacional Humberto Rodrigues.

Muito obrigada.
Arminda Lopes

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 14 de Novembro de 2014

CAROS ASSISTENTES

PREZADOS COMPANHEIROS
Com muita alegria, encontramo-nos, mais uma vez, aqui reunidos, para celebrar o 10º. Aniversário de elevação à categoria de Filial do Correspondente Seixal do Racionalismo Cristão, Casa que nasceu de um pequeno núcleo de seres de boa vontade, que não poupou esforços para concretizar esse nobre ideal.

Já na década de 70 do passado século XX, os ilustres fundadores desta Filial - Senhor Antão Lopes da Luz e sua querida esposa – Senhora Aida Lopes da Luz, vinham recebendo intuições nesse sentido, lembrando, decerto, o compromisso que haviam assumido em seus mundos espirituais.

Graças ao bom acolhimento dessas intuições, esta Filial foi fundada.

Em todo o planeta Terra existem Esferas de Luz, constituídas por pessoas abnegadas, espiritualizadas, comprometidas com a verdade e movidas pela vontade forte e resoluta de esclarecer o seu semelhante. Essas criaturas proporcionam às Forças do Bem, ou seja, aos Espíritos de Luz do Astral Superior, a possibilidade de, através desse polo de atração, promoverem o saneamento do ambiente no planeta Terra, em benefício dos seres encarnados e desencarnados.

As Esferas de Luz formam-se em todo e qualquer lugar, sem distinção de país, raça ou cultura, desde que nesse local haja suficiente esclarecimento sobre as vidas astral e física (princípio Força e Matéria), aliado aos sentimentos das pessoas que compõem o polo luminoso, hasteados na procura da verdadeira justiça, do valor e do amor desprendido pelo semelhante, deixando de lado a vaidade, o orgulho, a prepotência e todos os demais sentimentos mesquinhos.

Dir-se-ia, então, que os nobres fundadores desta nossa querida Filial Seixal do Racionalismo Cristão, espíritos de evolução grandemente elevada, encarnaram no planeta Terra com a missão de despertar as criaturas para os valores espirituais; assim, usando da sua clarividência e capacidade de liderança, e contando com a ajuda de outras pessoas bem-intencionadas, começaram a formar esta Esfera Luminosa na Margem Sul do Tejo, que brilha intensamente, espancando as trevas da ignorância.

Refira-se que já haviam fundado duas Casas Racionalistas Cristãs em nosso querido Cabo Verde, a breve trecho elevadas à categoria de Filial.
clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro

O planeta Terra já poderia estar mais adiantado no processo evolutivo, dando melhores condições aos seus habitantes de efetuarem o seu progresso espiritual com um pouco mais de paz, tranquilidade e até mesmo felicidade, se os ensinamentos prodigalizados por Espíritos Superiores que nela encarnaram, designadamente Jesus, Buda e outros, tivessem sido melhor aproveitados.

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
Na época em que viveram esses espíritos de grande evolução, a Esfera Luminosa formada em sua volta brilhava intensamente. Porém, o fanatismo de alguns seguidores, aliado à ação de elementos mal-intencionados que se infiltraram no grupo inicial, movidos pela ganância e ambição desmedida de poder, acabaram por transformar esclarecimentos de extraordinária importância para a evolução espiritual dos seres humanos, num amontoado de histórias fantásticas, às quais a razão e a ciência não podem dar menor crédito. Assim, a luminosidade da Esfera foi-se apagando até se extinguir de vez, não servindo mais como fonte esclarecedora, nem como polo de atração das Forças Superiores.

No binómio Princípio Inteligente e Matéria se resume e se explica a vida dos seres humanos na Terra. Contudo, a ação permanente da Força sobre a Matéria foi interpretada de várias formas, de acordo com o nível espiritual que a humanidade apresentou em cada etapa do seu desenvolvimento.

O total desconhecimento sobre a realidade espiritualista predominou entre os povos durante muitos séculos.

Por longo tempo, foram constantes lutas sangrentas por expansões territoriais e conquistas de riquezas materiais, com o poder dos mais fortes a subjugar o dos mais fracos.

As religiões sempre estiveram ao lado dos mais fortes.

Ideias falsas de proteções dadas por divindades, misticismos e comportamentos adorativos foram enraizados na mente dos indivíduos, para manter os povos reféns dessas crenças. Fenómenos transcendentes também tiveram interpretação distorcida durante séculos.

Médiuns foram queimados vivos em fogueiras como bruxos, apesar das escrituras das mais diversas religiões estarem repletas de factos mediúnicos. Após um período em que a Terra foi sacudida por grandes calamidades, seguiu-se a fase em que os fenómenos de natureza espiritual passaram a ser observados de forma diferente em várias partes do planeta.
Foram necessárias manifestações confiáveis de médiuns videntes ou portadores de outras modalidades mediúnicas, bem como a ocorrência dos correspondentes fenómenos de desdobramento, de materialização, de levitação e de transporte, para que os seres humanos despertassem para o desconhecido mundo transcendental, incitando a curiosidade de cientistas como William Crookes, Luís Buchner, António Pinheiro Guedes e muitos outros, bem como a atenção dos estudiosos do espiritualismo, na tentativa de compreenderem os acontecimentos metafísicos.

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
Finalmente, chegou a fase em que o espírito do Mestre Luiz de Mattos, cofundador da Doutrina Racionalismo Cristão, encarnou na Terra para estudar profundamente todas as filosofias e práticas espíritas existentes. Com sua grande sensibilidade e inteligência aperfeiçoou essas práticas, pois discordava de muitas, por serem nocivas a quem a elas se submetia. Tais práticas não mais existiriam hoje, se o esclarecimento espiritual tivesse acompanhado o grande desenvolvimento tecnológico e científico alcançado pela humanidade.

Constata-se, assim, um atraso considerável quanto à difusão da espiritualidade pelo mundo.

Sabemos, contudo, que as leis naturais são imutáveis e a natureza não dá saltos. Tudo chegará no seu devido tempo.

Luiz de Mattos trouxe para o mundo físico princípios espiritualistas originados dos campos astrais superiores, os quais, consubstanciados num código de conduta moral, encerram ensinamentos valiosos, que possibilitam aos seus seguidores viverem de forma mais tranquila e amena, capazes de tudo enfrentar no seu quotidiano terreno, pois compreendem as leis evolutivas que, por serem naturais e imutáveis, tudo regem no Universo.

O Racionalismo Cristão, joia rara legada à posteridade pelos seus Mestres fundadores Luiz de Mattos e Luiz Thomaz e seu Mestre consolidador António Cottas, expõe a autenticidade do espiritismo ou espiritualismo verdadeiramente científico.

Esses conhecimentos, aliados à disciplina no viver, à educação continuada do pensamento voltado para a prática do bem e ao domínio que seus praticantes são capazes de exercer sobre si mesmos, como o controle da vontade e a eliminação dos impulsos puramente instintivos, trouxeram incalculáveis benefícios à humanidade.

Associada a esse trabalho de esclarecimento, a limpeza contínua da atmosfera fluídica da Terra vem sendo feita desde a fundação do Racionalismo Cristão, há 104 anos.

Juntamente com esses benefícios o Mestre Luiz de Mattos criou a limpeza psíquica individual, que é uma forma relativamente simples e eficaz de as pessoas, ao proferirem as irradiações – uma síntese dos princípios doutrinários, se religarem aos campos superiores da espiritualidade, de lá atraindo fluidos renovadores/fortificadores.

Eis porque se mantém o Racionalismo Cristão como um Farol Luminoso, para que ao seu encontro venham os que não querem naufragar, os que buscam a paz, os que não querem viver atribuladamente, sem rumo, sem orientação. No meio corrupto da humanidade, há os que, embora poucos, relativamente, desejam outro viver, outras companhias. Esses são os que, mais dia, menos dia, aportarão ao Racionalismo Cristão, para regozijo e esclarecimento de seus espíritos.

Finalmente, umas palavras dirigidas, especialmente, aos nossos Estimados Assistentes: ficai com as nossas irradiações amigas de muita paz, saúde e alegria, num círculo de amizade entre nós e vós, nesta Casa que desejamos continue no caminho do progresso, para bem da humanidade em geral.

Muito obrigada.
Maria José Leal

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 14 de Novembro de 2014

Queridos Companheiros
clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro

Prezada Assistência
Estimados Amigos

É sempre com alegre satisfação e uma certa emoção, que aqui estou presente, quando tal me é possível, para partilhar convosco estes momentos de convívio espiritual.

Se a comemoração, há seis meses, do nosso décimo Aniversário de Fundação desta nossa querida Casa Racionalista Cristã, nos calou tão fundo, o dia de hoje não deixa de despertar em nós, idêntica emoção e carinho, pois, passados estes seis meses, eis-nos aqui comemorando o 10º. Aniversário de sua elevação a Filial, e, esta passagem foi por demais importante para todos nós, soldados de um batalhão que luta pela paz, pela compreensão e bem-estar do Ser vivente neste Planeta tão carente de valores.

Batalhão este que tem vindo a crescer ao longo destes anos, procurando cumprir sua parte ativa na obrigação de divulgar nossa querida Doutrina, a bem do planeta Terra e de todos que nele habitam.

Sabemos que nossa missão é dura e espinhosa, causando-nos às vezes tristeza e desilusão, mas também sabemos que é através dela, que nos sentimos realizados e confortados pela certeza do dever cumprido.

No mundo de inquietações em que vivemos, estamos sempre sujeitos a sentirmo-nos desgostosos, debilitados pelo esforço que por vezes parece infrutífero, mas podem crer que não o é, e o que fizermos de bom, será sempre compensador. 

Compensador para a humanidade em geral e para nós próprios, já que o bem que fazemos a nosso favor reverte.

Esta constante inquietação que praticamente a todos envolve, faz com que as pessoas, na sua maior parte, desanimem, fiquem amedrontadas e devido a isso, fiquem mais frágeis, e, ao invés das situações melhorarem, pioram cada vez mais.

Não nos devemos agarrar a crendices. Lá porque uma pessoa tem uma visão do mal, uma intuição de que algo de mal vai acontecer, uma tragédia, um desastre de grandes proporções, isso não deve ser visto por nós com preocupação desmedida.

Devemos aprender a lidar com os problemas, por mais difíceis que possam parecer, sem fanatismos, conscientes de que isso poderá acontecer sim, mas darmos o nosso melhor para que qualquer desses males seja minimizado.

Normalmente esses desastres são-nos anunciados por médiuns sem o esclarecimento necessário, a maior parte até que faz das suas capacidades, profissões remuneradas, fazendo muitas vezes alarde do que sabem, para tirarem fama e o consequente proveito.

Nessas situações cabe-nos a nós, embora não possamos cortar o mal pela raiz, procurar que os estragos sejam minimizados e isso pode ser possível se agirmos com consciência e determinação.

Devemos fazer por pensar que o desastre, seja de que tipo for, não vai acontecer e para isso devemos irradiar com toda a convicção, a horas certas, principalmente às 7 da manhã e às 8 da noite, com a intenção de afastar o perigo o mais possível, considerando ainda que, se a uma determinada hora do dia ou da noite, uma dessas ideias nos vier  ao pensamento, deveremos, de imediato, levantá-lo ao alto e acreditar que o perigo será afastado. Da forma como encararmos e lidarmos com as situações que se nos apresentarem, nascerá o êxito ou o fracasso da missão a que nos propusermos.

Saibamos pois enfrentar essas situações, não nos deixando intimidar por elas. Cada um de nós, sozinho, não terá força suficiente para evitar uma derrocada mas, juntos, a nossa força se multiplicará, permitindo-nos derrubar esses obstáculos que nos são dirigidos para nos destruírem.

Lutemos pois, Amigos, sejamos fortes perante as adversidades, deixemos de lado as inquietações, trocando-as pela nossa disponibilidade para a luta, na certeza de que, com o nosso amor ao próximo, conseguiremos certamente colocar um novo marco na estrada da evolução.

Muito Obrigada.
Aida Almeida Lopes da Luz

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 14 de Novembro de 2014

QUERIDOS ASSISTENTES

ESTIMADOS COMPANHEIROS MILITANTES
O século das luzes foi marcado na Europa, pelo aumento da produção agrícola, pela urbanização acelerada, pela invenção da máquina a vapor e da locomotiva e pela Revolução Francesa. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e das mudanças operadas na estrutura económica e na vida artística, foram os volumes da Enciclopédia que mereceram o título de “o mais significativo monumento do século das luzes.

Sem dúvida de que espíritos iluminados encarnaram nesse século e nos seguintes, trazendo grande evolução à humanidade. É certo que importantes inventos facilitaram imenso a vida dos povos, materialmente falando, mas, em contrapartida, a humanidade foi perdendo em valores morais.

CAROS PRESENTES

A criatura humana, na ótica da Doutrina Racionalista Cristã, tem duas vidas a viver – a vida material e a vida espiritual, que devem ser vividas paralelamente.
clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
Nota-se grande necessidade de respeito entre as pessoas, mas a carência maior que se constata é a de caráter. Se tivesse havido mais preocupação com a formação moral das pessoas, certamente o mundo em geral e este país em particular não estariam passando pelo sufoco económico destes últimos anos.

O povo não consegue entender como pessoas altamente colocadas, ocupando cargos rendosos, ganhando chorudos ordenados, desfrutando influência e prestígio junto das camadas elevadas da sociedade, possam descer à prática de falsificações e desfalques, negociatas e subornos e, para além de tudo isso, interpretações maliciosas dos textos das leis, visando o enriquecimento fácil, prevalecendo-se de suas funções de administradores da coisa pública, dos dinheiros do povo, da preponderância dos elevados cargos que exercem, do prestígio dos seus amigos, para servir sua ambição desmedida, em detrimento dos legítimos interesses da coletividade.

clique nas fotos para ver
como slide/ficheiro
A par dos grandes inventos ocorridos no século das luzes que facilitaram a vida do povo, era necessário e urgente que surgisse algo para completar e valorizar ainda mais a evolução material verificada.

ESTIMADOS ASSISTENTES
QUERIDOS COMPANHEIROS 

Foi aí, nesse momento histórico, que surgiu, em 1910, incentivado por espíritos de luz puríssima, o RACIONALISMO CRISTÃO, fundado por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, com o objetivo precípuo de esclarecer as pessoas de forma concisa e simples, sobre o significado da vida, de um ponto de vista espiritualista, explanando princípios, através dos quais possam formar uma conceção coerente do Universo e com ele se identificar no contexto de um processo evolucionário.

Para nós, racionalistas cristãos, esta doutrina, de cunho essencialmente espiritualista, é a maior de todas as luzes trazidas pelos cientistas e filósofos de todos os tempos. Agora, com a expansão desses conhecimentos, o homem poderá, conhecendo-se a si mesmo, caminhar neste mundo, gozando os benefícios trazidos pelos inventos operados até hoje, mais os vindouros, porque a ciência não para, mas sabendo escolher o melhor caminho que é o que o levará a alcançar o que todos os habitantes transitórios deste planeta vieram buscar, que é o crescimento espiritual.

Todo o homem já conhecedor dos princípios racionais e científicos cristãos facilmente compreenderá que tem um dever maior a cumprir que é colocar o seu tijolo na construção desse grandioso edifício que representa a espiritualização da HUMANIDADE.

QUERIDOS AMIGOS

Esta é a razão pela qual alguns soldados deste maravilhoso exército do bem, se reuniram para fundar nesta belíssima MARGEM SUL DO TEJO, um correspondente da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, a qual, passados seis meses foi elevada a FILIAL, exatamente em 16 de novembro de 2004.

Estamos, pois, neste momento a celebrar este acontecimento que engrandeceu a família racionalista cristã.

Aproveitamos para informar que a nossa próxima reunião cívico espiritualista terá lugar no dia 26 de janeiro de 2015, em comemoração do 105º. Aniversário do RACIONALISMO CRISTÃO.

VIVA A CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL pelo seu décimo aniversário de ascensão a Filial!
HONRA E GLORIA AO RACIONALISMO CRISTÃO
Antão José Lopes da Luz 

◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

MOMENTO ESPIRITUAL

Reflexo:- Fui um mendigo infeliz. Levei uma vida caminhando ruas e ruelas de mão estendida à espera que caridade fosse feita. Eu queria sair daquela vida e pensando muitas das vezes abandonar essa vida, havia sempre uma voz que me dizia ao meu ouvido: caminha e saiba que vais no bom sentido, um dia terás as tuas recompensas, mas eu estou aqui à espera da recompensa que nunca encontrei, mas sinto-me aqui feliz pelo grande auxílio que me proporcionaram.

Doutrinação:- Será possível haver algum mendigo feliz? Em nossa opinião todo o mendigo é um ser infeliz! Mas, por que é que se chega à mendicidade? Algo aconteceu que te levou a essa triste situação. Aprendemos no Racionalismo Cristão que o espírito chega ao seu mundo próprio depois de uma encarnação, analisa detalhadamente o quadro de suas obras e, se constata que ainda não completou a escolaridade no mundo físico, delibera reencarnar no planeta escola para, através da luta, dos sofrimentos e do trabalho, mais depressa se aproximar da sua fonte de origem – O GRANDE FOCO.

É o próprio espírito que, em plena liberdade e total lucidez, prepara sua nova vinda à Terra, escolhendo o ambiente, seus progenitores e tudo quanto precisa enfrentar para alcançar seus objetivos, que se traduzem em seu crescimento espiritual e na colaboração com seus irmãos em essência, assim contribuindo para a evolução do planeta que um dia deixará de ser um mundo de sofrimento para ser um mundo de repouso.

Fácil é, portanto, entender que nenhum espírito, em plena lucidez vai escolher para si a situação de mendigo que como espírito só não regride por isso ser contrário às leis que regem o Universo, mas estaciona, o que é lamentável.

Andar de mão estendida, contando com a caridade alheia, não é projeto para nenhum espírito que no seu mundo de luz apenas anseia adquirir luz e mais luz para mais rapidamente se libertar, pela prática de atos valorosos, da lei da reencarnação. Esse é o objetivo de todo e qualquer espírito encarnado, portanto, a fazer sua caminhada terrena.

Quanto à voz que te segredava ao ouvido que estavas no bom caminho, só poderia provir de espíritos galhofeiros que estavam já familiarizados com a tua fraqueza espiritual, tua cronica indolência e desamor ao trabalho. Se essa voz proviesse de uma pureza astral, dir-te-ia: Homem levanta-te e toma conta do teu destino. Saiba pensar porque cada um é o que pensa. Saiba trabalhar e lutar pois a LUTA é a VIDA destinada ao ser na Terra. Fixa, portanto, a tua mente no trabalho, porque o trabalho é honra, enobrece o espírito, seja ele qual for, por mais humilde que seja.

Se o ser chegou à mendicidade é porque algo falhou na execução do projeto de vida que elaborou em seu mundo próprio, normalmente pelo uso indevido do livre arbítrio. O livre-arbítrio é um atributo do espírito e ele deve ser utilizado somente para o bem. Esse livre arbítrio mal conduzido é a causa de grande parte do sofrimento que observamos ao nosso redor.

Assim aconselhamos às criaturas que de livre vontade nos vêm ouvir que prestem bem atenção ao que é dito nesta e em todas as outras casas racionalistas cristãs: os reflexos de pensamentos da assistência e as manifestações dos espíritos que perambulam na atmosfera da terra, transmitidos pelos nossos instrumentos mediúnicos, o que é dito da cabeceira da mesa e as doutrinações dadas no final das reuniões públicas, por espíritos da plêiade do astral superior.

Doutrinação de ORLANDO CRUZ

O tempo passa e todos os dias, ao surgirem os novos raios do sol que tudo iluminam, surge também, mais uma vez, a oportunidade de todos se redimirem no sentido de saberem o que é a verdadeira vida que todos devem conhecer. Por isso, depois dos compromissos profissionais assumidos, depois dos deveres materiais cumpridos, eis que ao cair da noite,
as casas racionalistas cristãs abrem as suas portas, felizes por poderem contar com os assistentes, de poderem proporcionar esclarecimentos com demonstrações práticas e palavras que possam realmente sacudi-los para que um novo dia surja no vosso horizonte espiritual.

Realmente a vida de muitos se equipara à vida de um trapezista que precisa se equilibrar constantemente para que não caia e não interrompa seu progresso, sua caminhada nesse mundo, mas todos sabem que há condições por vezes que não são favoráveis.

O vento ou a chuva podem prejudicar esse exercício, mas há outros fatores que podem ajudar e que é o tal equilíbrio espiritual orientando vosso viver por cima da reta que vos faz chegar ao caminho do bem.

Distanciados do mal podereis estar seguros de que o vosso caminhar será mais apaziguador, mas muitos se deixam enfraquecer facilmente e se entregam à prostração, ao desalento, mas como todos precisam progredir, como todos se encontram nesse mundo, nesse laboratório, nesse deserto, para purificar seus espíritos, para redimir seus impulsos, seus génios maus, todos precisam da nossa tolerância, da nossa compreensão, porque todos têm na sua essência a mesma origem, por isso muitas vezes ao doutrinarmos esclarecemos que todos são irmãos em essência, mas desconhecendo a essência não se tratam como irmãos e é preciso que o germinar de uma semente seja longa, frutifique, realmente dê bons frutos e que não seja somente mais uma semente a florescer, mas que sejam muitas e que todas se envolvam nesse florescer e se sintam felizes por todas poderem cumprir as sábias leis que tudo regem.

Progresso espiritual numa jornada terrena é algo que está ao dispor de todos vós, para isso o caminhar deve ser pausado e cuidado, pois ao vosso redor muitos estão contemplando o vosso exemplo para que os possam também seguir e nós estamos felizes com o progresso desta e de muitas outras casas, mas estaríamos radiantes se todas pudessem florescer espiritualmente nessa selva, nesse mundo agressivo, varrendo o mal, varrendo os pensamentos que provocam tantas ondas deletérias que invadem os locais de trabalho, os lares, os espaços públicos, pois todos podem, em momento próprio, atrair o bem mas se esquecem do bem-estar que essa atração proporciona e se deixam envolver pelos fluidos deletérios que pululam nessa atmosfera fluídica que vos envolve no vosso dia-a-dia.

Prestai atenção, tendo cuidado, firmeza nos pensamentos como se fosse um equilíbrio permanente.

Ficai com a minha irradiação.
Orlando Cruz,
Encerra José Cardoso Pires

Clique em qualquer foto, para ver como SLIDE
.
.
.
.
 .
 .
 .
 .
.