11° Aniversário de Ascensão a Filial Seixal do Racionalismo Cristão

Reunião Cívico-Espiritualista, em Comemoração do 11.º Aniversário de Filial da Casa Racionalista Cristã de Seixal – 16-11-2015

PARTE ESPIRITUALISTA

REFLEXO: Na minha vida física fui considerado um homem do povo. Ingressei-me nas fileiras da política, fui presidente de junta da minha freguesia. Por isso muitas beneficências fiz naquela terra. Todos os que viviam à minha volta, se apoderaram do poder, do ter, do querer e da ganância. Todos subiram na vida, mas o meu pensamento foi diferente, pensava no povo, nos que sofriam, me rodeavam e precisavam de ajuda. Sinto-me feliz por estar aqui neste local, porque quando entrei imaginava estar assistindo a mais um comício político, mas não, felizmente encontro-me num local de respeito, de amor, de muita luz que não consigo explicar o quanto é a felicidade.

DOUTRINAÇÃO: - De fato encontras-te numa casa de respeito, de amor e disciplina, onde todos são recebidos com muita dignidade e muito amor espiritual.

Aqui a política fica lá fora. O Racionalismo Cristão, doutrina filosófico-espiritualista, praticada nesta casa, não analisa as pessoas pela sua cor política, pela sua raça, pela sua situação financeira, nem pelas suas convicções religiosas. Todos são bem-vindos e são bem recebidos. Embora a natureza humana puxe sempre pelo lado da matéria, para se apoderar, para se enriquecer com esses bens materiais a que atribuem tanto valor e que na verdade pouco valor tem, tu, pelo contrário foste um ser íntegro, cumpriste com o teu dever, agindo como um homem do povo e para o povo.

Na verdade todos somos povo. Perante a Inteligência Universal somos todos iguais em essência, ninguém é superior a outro. O que nos distingue é o grau de espiritualidade que cada um vai alcançando, segundo o esforço individual despendido ao longo das múltiplas e sucessivas reencarnações. Pois, é através do processo reencarnatório que os espíritos, que são uma partícula de luz, vão aumentando sua luz e se aproximando cada vez mais da sua fonte de origem, para onde terão todos de convergir.

Cumpriste, com integridade, os teus deveres, na função em que foste investido, como funcionário da junta de freguesia. Honraste, portanto, o voto de confiança que depositaram em ti. Infelizmente, isso não acontece na maior parte das vezes. Certos homens ao ascenderem ao lugar pretendido, especialmente nas classes políticas, esquecem-se daquilo que prometeram aos seus eleitores, demonstrando falta de respeito para com os concidadãos e isso dá origem a muito desentendimento, a muita mágoa e muita revolta.



Nada disso aconteceria se as criaturas fossem esclarecidas espiritualmente, porque sendo esclarecidas saberiam que foram eleitas para determinado cargo para servir o povo, zelar pelos seus interesses e especialmente prestar a máxima atenção aos que sofrem, moral e ou fisicamente.

Fazer o bem não é favor que se faz a ninguém, mas sim um estrito cumprimento do dever.

No Racionalismo Cristão trabalhamos para que haja mais harmonia entre todos, especialmente entre governantes e governados.

(clique em qualquer foto para vê-las como FICHEIRO / SLIDE)
ASTRAL SUPERIOR - Por José Cardoso Pires

Longo e difícil é o percurso que todos têm que enfrentar para atingir o nível de progresso espiritual que necessitam. Enquanto tal não acontece, todos tem que vivenciar o que ocorre nos vários cenários deste planeta físico. E, como é precária a espiritualidade da humanidade, difíceis serão os cenários que todos terão que contemplar: dor, sofrimento angústias, pois, ninguém pode ficar indiferente ao sofrimento de um irmão em essência.

Mas, nossas casas abrem suas portas, com a certeza, a convicção do valor que nossas palavras podem e devem produzir nos vossos espíritos.

Eis que todos os dias uma nova promessa de força e de coragem para a luta, vos é oferecida com o nascer de um novo dia, quando os raios de luz tudo iluminam e vos fazem ver longe e acreditar que tudo depende da vontade educada, do querer firme, do amor que todos devem sentir na sua pureza real, uns pelos outros.

Mas, enquanto tal pureza de sentimentos não estiver desenvolvida, a sua causa permanecerá no sofrimento que se vivencia, na dor que se sente, nas doenças que aparecem. Mas, tudo na vida acontece por uma razão, por uma causa e todos os dias há bons e maus momentos e, quando os maus ocorrem, nada como se desligar deles e fazer como nós ensinamos na nossa conduta de ética moral: elevação de pensamento, em favor de quem sofre, em favor de quem precisa e, quando é oportuno, todos devem ter como norma disciplinar, a sua limpeza espiritual, para que o dia seja enfrentado com vigor e alegria.

Assim se encontram, assim vão vivendo uns e outros nesse entrelaçamento de ações, de pensamentos, de vontades, de querer. Mas, nem todos sabem o valor do seu pensamento, a importância do seu querer. Por isso o tempo passa, as nossas casas vão desfolhando várias lições, repetindo matérias, enfatizando que o pensamento é, realmente, a arma mais eficaz, que não causa dor nem sofrimento, antes pelo contrário, produz a metamorfose do amor, da sensação de bem-estar, de grande alegria, por sermos aquilo que somos, por ajudarmos quem precisa, por esclarecermos quem nos procura.

Eis o que temos para vos dizer, com grande alegria, por mais um ano transcorrido, nessa luta infindável, por enquanto, mas que em seu tempo chegará ao fim, com o esclarecimento espiritual da humanidade.

Até lá, ficai com as nossas irradiações, parabenizando-vos a todos, assistentes e militantes, por mais um ano de lutas travadas. José Cardoso Pires

............................................

PARTE CÍVICA

Corroios, 16 de Novembro de 2015

Caros assistentes
Estimados amigos e companheiros

"Eu tenho um sonho"

Frase pronunciada por Martin Luther King, em discurso nos degraus do Lincoln Memorial na cidade de Washington DC, em 28 de agosto de 1963.

Tenho um sonho de que um dia todos os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão niveladas, os lugares ásperos serão polidos, os lugares tortuosos serão endireitados, a glória do Senhor será revelada e todos os seres a verão conjuntamente. Martin Luther King”

O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual.

Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.
Para a realização do esclarecimento espiritual da humanidade, no Racionalismo Cristão efetuam-se reuniões de limpeza psíquica às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, a qual faz jus a primordial aquisição beneficiária da evolução do espírito, que transmite a vida ao corpo material, que consiste em arejar e higienizar as mentes na boa formação moral cristã não dogmatizada.

Sua obra qualificada sucede-se na prática emanada de uma fonte inesgotável, que dispõe do precioso meio de fazer desabrochar os valores internos na imensidão dos atributos espirituais que cada ser possui, e que vão desabrochando naturalmente, pois, estão presentes nos recantos escondidos da alma, e cada desabrochar transforma para melhor a razão de viver de cada um.
Permitindo assim que os seres de boa vontade cumpram com seus deveres, e possam dedicar-se a tarefas humanitárias de ajuda ao próximo, sem que seja necessário ultrapassar os limites das forças inerentes de cada um, para atingir esses resultados.

Basta que se ponha em prática a disciplina da limpeza psíquica, a boa vontade surgirá espontaneamente a toda criatura que deixar fluir o sentimento altruístico e de abnegação na prática do bem.

Sentimentos que envolverão a todos os componentes da humanidade, através do bem pensar, pela prática da limpeza psíquica, disciplina necessária para a aproximação dos espíritos do Astral Superior, só assim a Força Criadora irá se revelando a cada ser componente do universo, elevando-o, através do esclarecimento espiritual. Assim, a humanidade galgará patamares de mundos mais elevados do Universo. Obrigada, Arminda Lopes

............................................

Corroios, 16 de Novembro de 2015

Caros Assistentes
Estimados Companheiros

O tempo corre veloz, mais um ano se passou.
É com vivo entusiasmo e alegria que hoje aqui nos encontramos para celebrar mais um aniversário, o 11º, de elevação à categoria de Filial desta nossa querida Filial Seixal do Racionalismo Cristão, um farol resplandecente na margem sul do Tejo.

Farol que se ergue nesta localidade graças à filantropia de um pequeno grupo de seres humanos simples, desprendidos e desejosos de expandir a majestosa e bela Doutrina Racionalista Cristã, contribuindo, assim, desinteressadamente para o bem da humanidade.

E se ontem eram poucos, hoje são muitos, e, no futuro, muito mais serão, porque ao império da Verdade ninguém pode fugir.

O meu entusiasmo, a dedicação de todos que aqui militam, provam bem que o tesouro que nos legaram os Mestres fundadores da nossa querida Doutrina – Luíz José de Mattos, e Luíz Alves Thomaz continua florescendo, qual árvore frondosa, que encontrou um vasto campo de ação propício ao alastramento de suas raízes, cujos longos ramos se distendem para abrigar com a sua fluídica frescura todos os seres desejosos de palmilhar o caminho da espiritualidade.

Ambos, ainda meninos, deixaram seu país natal, a “ocidental praia lusitana”, como disse o Grande Camões, para, atingida a maturidade, na Cidade de Santos - Brasil, fundar no Planeta Terra essa joia rara que é o Racionalismo Cristão, no ano de 1910. Inegavelmente, trouxeram dos seus elevados planos de espiritualidade o germe fertilizador da Verdade nos seus arcaboiços espirituais.

O valor do Racionalismo Cristão esteia-se no património moral e espiritual de valorosos espíritos, que deixaram na Terra o rasto luminoso da sua grandeza.

Foi o Padre António Vieira, o Racionalista Cristão “Patrono”, seu idealizador e inspirador fecundo em Plano astral, que, com os dois companheiros - Luiz de Mattos e Luiz Thomaz - os fundadores da Doutrina no plano físico, constituem a tríade imortal que enriqueceu o mundo com a ilustração verdadeira de conhecimentos espiritualizadores que são difundidos nas Casas Racionalistas Cristãs.
(clique em qualquer foto para vê-las como FICHEIRO / SLIDE)
Todos unidos numa só vontade e num só pensamento, em concentração máxima, para formarem correntes poderosas e, assim, criar ambiente, para que a plêiade do Astral Superior possa realizar plenamente seu árduo e glorioso trabalho de limpeza psíquica da atmosfera fluídica da Terra e de fortalecimento espiritual dos seres humanos, para tudo enfrentarem sem esmorecimento.

Os militantes, principalmente os que são escolhidos pelos nossos Guias Astrais para a Mesa dos trabalhos (e, também, os que formam a meia-corrente) lutam diariamente para manterem suas mentes limpas e incontaminadas, não só para se escudarem das rajadas das forças do mal, mas também para chegarem ao Centro como reflexos da Luz Espiritual que se esplende durante os trabalhos.
Todos assumiram voluntariamente o compromisso de manter os pensamentos harmonizados e homogeneizados para um único objetivo: a Ação Astral Superior.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina que se destaca pela simplicidade com que explana seus princípios espiritualistas, é a Doutrina de Cristo em marcha, a Doutrina da Verdade, cujo único objetivo é o de fazer despertar a humanidade, para que observe a vida por um prisma diferente daquele por que vem encarando até hoje.

Se todos compreenderem os princípios racionalistas cristãos, se procurarem saber qual a sua finalidade, decerto que irão agir corretamente, serão ponderados, moderados, valorosos e justos, cumprindo, assim, seus deveres.

O Racionalismo Cristão orienta as pessoas para que raciocinem com acerto, sejam responsáveis por seus atos, livrando-se do fanatismo, que tolda a inteligência, escurece a mente, dificulta o viver. No viver da criatura se reflete seu estado psíquico; conforme vive, assim é seu estado de alma, e sendo bom, vive com calma, compreende o semelhante, age com valor.

Caminhar apoiado aos ensinamentos que o Racionalismo Cristão oferece é andar com firmeza, é possuir paz de espírito, que é a maior felicidade que o ser humano pode conquistar na Terra.

Mas isso configura um ideal a ser alcançado, porquanto os seres humanos estão, na sua maioria, longe ainda de alcançar a fase evolucionária representada pelo primado do espírito sobre a matéria, ou seja, pela espiritualidade.

Neste mundo tão conturbado, tão violento em que vivemos, onde os homens se esqueceram de que são irmãos na sua essência, movidos pelo materialismo entorpecente, pelo egoísmo, caracterizado pela ganância, pela corrupção, pela ambição desmedida do poder e pela vaidade, foram-se aperfeiçoando engenhos explosivos, armas mortíferas, levando povos a quebrarem laços de amizade, de afeto e de respeito mútuo, existem grupos de indivíduos dominados pelas forças do mal, pela perversidade, pelo ódio e pelo fanatismo, levando a outros povos não laços de amizade e afeto, não a fraternidade e a solidariedade, como ensina a moral cristã, mas sim a guerra, bombas e armas mortíferas, que assustam, que destroem e ceifam prematuramente preciosas vidas, deixando um rasto de destruição, de sofrimento e de dor.

Embora a maioria pretenda atribuir toda esta barbárie a razões de ordem política, económica e social, os estudiosos da espiritualidade bem sabem que tudo o que vem acontecendo se explica pela falta de espiritualidade, pela ausência de humanismo.

Hoje, como no passado, os que estudam os problemas e os conflitos humanos, sabem que a educação espiritual poderá fazer de cada pessoa um ser pacífico e honrado.

Neste contexto, cabe à família, como célula base da sociedade, um papel de extraordinária relevância na edificação da sociedade, na reformulação moral dos habitantes deste planeta, na formação moral das crianças e dos jovens, já que dos adultos, infelizmente, pouco há esperar.

Como sabemos, as mães é que modelam o caracter dos filhos. Os pais podem servir de modelo, mas a modeladora, a formadora do caracter, é sempre a mãe.
Então elas que se esmerem na educação da sua prole, que deverá ser, fundamentada, invariavelmente, nesta importante trilogia: trabalho, honradez e disciplina e, também, no bem-fazer e no amor ao próximo.

A remodelação da humanidade começa pela remodelação dos costumes da família. Daí a necessidade de serem elevados, sempre e sempre, os índices de respeitabilidade nos lares, para que as nações possam ter uma direção à altura do seu desenvolvimento social e da sua consciência moral”.

Quando a humanidade se consciencializar das verdades espiritualistas, quando puser de lado esse viver instintivo e materializado que ainda leva, o mundo passará a ser mais feliz, haverá maior compreensão entre as pessoas e, com isso, as guerras acabarão e passará a imperar o primado da paz.

"Tudo pelo Racionalismo Cristão, deve ser a nossa divisa!”

Muito obrigada por me ouvirem e força para mais um ano de trabalho. Maria José Leal

...........................................

Aos 16 de Novembro de 2015

Queridos Companheiros
Estimados Assistentes

Nesta data tão especial para todos nós, em que completamos o 11º aniversário de ascensão a Filial, não podemos deixar de nos dirigir a todos, tocando em alguns pontos que achamos essenciais para que obtenhamos bons resultados em nossos percursos:

Quer sejamos militantes, lutando para que esta pequena casa continue sendo o doce e ameno refúgio daqueles que dele precisam para, em paz e harmonia, se encontrarem consigo próprios sob os fluidos das Forças Superiores, Espíritos que nos amparam e fortificam para as grandes batalhas que todos temos de travar no nosso dia-a-dia, num constante deambular por um mundo difícil que, cada vez mais, precisa duma contribuição desinteressada e abnegada a favor da Humanidade.

Quer sejam assistentes assíduos, que vêm procurando adquirir conhecimentos doutrinários e disciplinares, ansiando ou não, se integrarem na militância, e nos vão prestando sua preciosa e desinteressada colaboração.

Quer sejam simpatizantes em busca de algo que não conseguiram encontrar até aqui chegarem, ou mesmo aqueles que vêm pela primeira vez, curiosos e esperançosos em encontrar respostas para as suas dúvidas, ansiando conhecer uma verdade de que muitos falam, mas em que não acreditam por falta de provas ou porque não se identificam com a maneira de ser daqueles que a apregoam.

Agradeço a vossa paciência em me ouvirem, pois, compreendo que, por vezes, nos repetimos, dizendo a mesma coisa. Porém, no Racionalismo Cristão, temos por hábito repetir palavras que definem ações que devem ser levadas a cabo para o bem de todos, sempre com a intensão de cimentar, consistentemente, ideias que traduzam necessidades não propriamente para o bem de cada um, mas sim para o bem de todos os nossos irmãos em essência, integrantes desta humanidade sofredora, que cada vez se encontra mais fragilizada.

O nosso comum objectivo é que este fosso seja diminuído o quanto antes, pois acreditamos que, com a força de vontade suficiente, conseguiremos alcançar o nosso objectivo. Sabemos que atravessamos um período muito triste em que há discórdia, guerras, batalhas travadas por grupos de fanáticos, completamente irracionais, onde imperam interesses vários. Por vezes, os chamados “senhores da guerra”, procedem assim por motivos escusos, de corrupção de diversa ordem, aproveitando-se da inocência de muitos, da inconsciência ou fanatismo de outros que lutam em nome de religiões e seitas que acreditam ser as melhores.

Nós, guerreiros em alerta, sem armas convencionais, que lutamos pondo em primeiro lugar os nossos irmãos em essência, sofremos com as notícias que nos chegam pelos meios de comunicação social e quantas vezes não conseguimos reter as lágrimas frente a uma televisão. A voz se embarga em nossas gargantas e não conseguimos sequer emitir um som.

É neste contexto que me refiro às principais armas de que dispomos, as quais precisamos manter limpas, luzidias, sempre prontas a disparar em qualquer direção onde haja necessidade de intervenção.

Nossas armas, longe de pertencerem às chamadas convencionais, de fogo, brancas ou mesmo as mais modernas, da mais alta tecnologia, incluindo as químicas, ainda mais mortíferas, são contudo, capazes de alterar situações que parecem longe de poderem ser anuladas.

Queridos Companheiros,
Estimados Assistentes,

(clique em qualquer foto para vê-las como FICHEIRO / SLIDE)
Quando assim falamos, nos referimos a essa arma poderosa capaz de fazer toda a diferença entre o bem e o mal.

Se considerarmos, como pessoalmente, costumamos afirmar que:

O pensamento é o único veículo capaz de vencer num só instante e tornar inexistente o caminho mais longo

e tivermos o cuidado de disciplinar corretamente esse pensamento, teremos à nossa  disposição a mais poderosa arma de que o Ser Humano pode dispor. Não é à toa que se costuma dizer que o Homem será o que pensar. Cada um de nós escolhe a sua própria vida, mediante o seu próprio comportamento.

Entretanto, todos devemos prestar muita atenção à nossa própria forma de proceder.

Primeiro, as escolhas devem ser feitas com plena consciência dos deveres e direitos que assistem a cada um, evitando conflitos que a nada conduzem, analisando criteriosamente todos os prós e contras, escolhendo sempre, em qualquer situação, o caminho do bem, que é o que nos permite alcançar a evolução espiritual, no fundo, a razão por que decidimos reencarnar.

Ninguém deve fazer escolhas às cegas, pois é seu dever ponderar, antecipadamente, todos os passos a dar em direcção a um objectivo. Não é espezinhando alguém, que se consegue obter êxito no que quer que seja. Pode até, em determinadas situações, tudo levar a crer que a pessoa que procedeu mal está a ter êxito, mas essa é uma aparência ilusória que não vai durar para sempre. 

A comandar nossos atos temos o nosso livre arbítrio, ele é a batuta que rege a orquestra da nossa vida. Ela precisa ser empunhada com firmeza e determinação, não temendo qualquer reação de terceiros, quando queremos tomar nossas decisões. Temos que ser adultos o suficiente para, mesmo que nos doa a nós próprios, tomarmos as nossas melhores decisões. Temos de cumprir com o que nossa consciência ditar e nosso livre arbítrio decidir como mais justo dentro de uma linha racional. Para isso contamos com a coragem.

Por último, achamos que é a altura própria para afirmar que a outra grande arma de que dispomos é a Força de Vontade. Se esta for posta em ação, com toda a confiança, e tendo tido o cuidado de preparar o caminho nas condições que referimos, temos a certeza que todos terão a felicidade de se sentirem realizados, por terem conseguido alcançar os seus objectivos, e, com toda a certeza, sentirão o sabor da vitória no final de mais uma encarnação.

Obrigada por me terem ouvido e sintam-se felizes ao tomarem vossas decisões com critério, determinação, coragem e pondo em ação o vosso Pensamento mais puro, aliado a uma forte e inabalável Força de Vontade
.

............................................

Corroios, 16 de Novembro de 2015

CAROS ASSISTENTES
PREZADOS COMPANHEIROS

Segundo o livro PRÁTICA DO RACIONALISMO CRISTÃO, o líder de um grupo de estudiosos dos princípios racionais e científicos cristãos, solicita autorização à Casa-Chefe para reuniões a horas e dias combinados. Obtida a autorização iniciam a prática da disciplina da limpeza psíquica e do estudo sistematizado das obras editadas pelo Centro Redentor.

Quando o núcleo já dispõe de colaboradores em número suficiente, o responsável dá ciência disso à Matriz (Casa-Chefe) que o autoriza a iniciar os trabalhos como correspondente.

No entretanto, pessoalmente, prestámos colaboração em duas casas racionalistas cristãs que não estagiaram como correspondentes. Por determinação do Presidente Perpetuo do Racionalismo Cristão, na altura, António Cottas, iniciaram seus trabalhos, diretamente, como Filiais. Como essas duas, é bem provável que tenha havido outros casos semelhantes.

Limpeza Psíquica
Esta nossa casa foi fundada a 24 de Maio de 2004 e seis meses depois, por determinação do Presidente Perpétuo, Dr. Humberto Machado Rodrigues, ascendeu a Filial, a 16 de Novembro do mesmo ano, com a designação de FILIAL SEIXAL DO RACIONALISMO CRISTÃO, com a seguinte composição astral:
Josefa Cabrita – formadora da 1.ª corrente fluídica;

Celeste Vasconcelos – formadora da 2.ª corrente e
JOSÉ CARDOSO PIRES – como PRESIDENTE ASTRAL

Por isso, aqui estamos, hoje e agora, a homenagear todos quantos vêm colaborando nestes onze anos, para que as nossas reuniões, tanto públicas como as de desdobramento, tenham sido, ao longo desses poucos anos, todas memoráveis.

Limpeza Psíquica
Assim, sempre estaremos, com o entusiasmo renovado, com a união entre todos, cada vez mais reforçada, para as lutas que o futuro nos reservar.

CAROS COMPANHEIROS
QUERIDOS ASSISTENTES

Esta nave racionalista cristã tem tudo que a fará singrar nas paragens da MARGEM SUL DO TEJO. Estando instalada em Corroios/SEIXAL, mais fácil se torna navegar rumo ao sul deste lindo país, berço dos três grandes pilares fundamentais do Racionalismo Cristão: LUIZ DE MATTOS, seu fundador e codificador, Luiz Thomaz, cofundador e garante da sua independência financeira e ANTÓNIO COTTAS o consolidador da Doutrina.

O Racionalismo Cristão, praticado e explanado na Casa-Chefe, nas suas Filiais e Correspondentes, baseando os seus princípios em Força e Matéria, tem a finalidade precípua de esclarecer as criaturas, ensinando-as como se conduzir para se resguardarem das más influências astrais.
Limpeza Psíquica

Os espíritos que desencarnam, não dispondo de conhecimentos precisos sobre a vida inteligente fora da matéria densa, não podem cumprir, como deviam, o primeiro dever que lhes compete, quando abandonam, definitivamente, seu corpo físico, e que seria alçarem-se à sua dimensão espiritual.

São esses espíritos que, retidos, temporariamente, na mais baixa zona da atmosfera terrestre e ficando ao sabor das correntes de pensamentos afins, de outros espíritos desencarnados, bem como dos encarnados.

Nessa zona (astral inferior) onde passam a gravitar, tais espíritos não só apenas praticam atos pouco recomendáveis uns, como ficam todos envolvidos pelos fluidos grosseiros e danificadores próprios deste planeta-escola, a Terra.

Porque, de maneira geral, as criaturas desconhecem a lei universal da atração e como ela se exerce, o Racionalismo Cristão chama a si o dever de esclarecer os seres sobre a vida dos espíritos junto do corpo físico e também fora dele.

Os doutrinadores não se cansam de esclarecer aos presentes que a lei física da atração, aplicada ao mundo invisível, é um facto e se as pessoas aprendessem a dar valor ao pensamento, outra seria a sua vida e também outro seria o resultado obtido no final da vida terrena.

CAROS COMPANHEIROS
ESTIMADOS ASSISTENTES
Explicamos que dentre os postulados racionalistas cristãos, o hábito de bem pensar ocupa lugar de destaque, porque coopera para o equilíbrio, a tranquilidade, a harmonia na vida humana, que poderia ser bem mais suave se todos se compenetrassem dos seus deveres e obrigações.

Esclarecemos que o pensamento é vibração do espírito. Pensando, a criatura irradia, o que faz aparecer em sua aura a imagem do seu pensamento e, pelas vibrações e pelo que é refletido na aura, receberá ele, de fora, a boa ou má intuição sobre o ato pensado.

Por via desse mecanismo, se os indivíduos não estiverem moralmente preparados para enfrentar as vicissitudes, os contratempos e revezes que a vida a todos oferece, seus pensamentos de fraqueza, sua falta de ânimo, a debilidade de sua vontade, os levarão a sofrer a influência de tudo que é maléfico.

Face a este quadro que carateriza o viver da quase totalidade dos sete biliões de espíritos que vivem neste mundo, facilmente se compreenderá a razão por que o mundo vive permanentemente sob ameaças diversas e num completo desnorteamento.

Então, poderiam perguntar, os bem-intencionados: Este mundo está perdido? Não há mais solução para a humanidade?

Respondemos: a melhor solução foi devidamente estudada nos campos da mais alta espiritualidade. Muitas tentativas foram encetadas, sem sucesso, até se oferecerem os dois intrépidos LUIZES – Luiz de Mattos, para se ocupar da parte espiritual da Doutrina e Luiz Thomaz, que teve a seu cargo os aspetos financeiros.

Deste modo, suportando enormes sacrifícios, implantaram no mundo Terra, em 1910, na cidade brasileira de Santos, o RACIONALISMO CRISTÃO, doutrina filosófico-espiritualista que explica os chamados mistérios da vida e estabelece normas de conduta para os humanos seres caminharem tranquilamente neste alambique purificador de almas.

Felizes os seres que, em tempo útil no seu jornadear terreno, se cruzarem com tão majestosa filosofia espiritualista e adotarem, no seu viver cotidiano, tão esclarecedores princípios.

AMIGOS,
Para nós foi uma honra nos terem escutado com a devida atenção.

Aproveitamos para vos informar que a próxima festa cívico-espiritualista, ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2016 (DATA MAGNA), para juntos comemorarmos o 106.º aniversário do RACIONALISMO CRISTÃO,.
Boa noite e feliz regresso aos vossos lares.
Antão José Lopes da Luz