12° Aniversário de Fundação de nossa Filial Seixal do Racionalismo Cristão

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL – 23-05-2016
PARTE ESPIRITUAL

Reflexo: Dá que pensar esta transformação que se operou em mim. Eu era um soldado que em tempos foi detido no Iraque e, como moeda de troca, fui decapitado e, não satisfeitos com esse ato hediondo, ainda desfizeram, esmagando, o meu crânio. Apesar de todas essas maldades que feras humanas em mim exerceram, eu dei por mim pensando como era possível pessoas de físico de aspecto humano serem capazes de ser tão insensíveis ao sofrimento que a outros causam. Mas tudo isso me foi fazendo perguntar, como era possível eu pensar se a parte que eu detinha e que pensava - o meu cérebro, tinha sido desfeito.

Nessa ignorância acho que tive a oportunidade de entrar num local onde se pratica o oposto daquele em que eu me encontrava perdido. Aqui há uma certa afinidade espiritual com todos os que entram. Pois este abraço com que me presentearam, à entrada, fortaleceu-me, deu-me alegria e fez-me acreditar numa nova aurora para mim. Por isso estou ansioso por escutar o que, em boa hora, me irão dizer.
Doutrinação:

Com a transmissão dos reflexos pelos médiuns, nas casas racionalistas cristãs, a Doutrina de Jesus pretende provar a existência da vida inteligente fora da matéria densa, como também o que pensamos sobre outros conhecimentos que contrariam a opinião de muitos, inclusivamente do segmento da ciência oficial que afirma ser o pensamento gerado ou segregado pelo cérebro, uma vez que o bisturi, segundo eles, nunca detectou nada mais que a matéria ao estudarem o corpo humano.

Ora, simplesmente não sabem que o universo é constituído por dois elementos: Força Inteligente, imortal e em permanente evolução e Matéria Cósmica ou fluido astral, finita e em agregação e desagregação permanentes.   

Portanto, o ser humano, como parte integrante do universo, só pode conter em si força e matéria.

Nós reafirmamos que o pensamento é vibração da partícula inteligente que incita e movimenta o corpo humano. O cérebro é o órgão do corpo físico que torna o pensamento audível, pois todos, espíritos encarnados e desencarnados pensamos, especialmente em silêncio.

Esse espírito cujo reflexo acabamos de ouvir demonstrou que nada sabia sobre o que afirmamos atrás. Por isso, deu por si a pensar: Se a minha cabeça foi esmagada, como se explica o fato de eu estar pensando, sem cérebro?

Nós ouvimos esse pensamento graças ao instrumento mediúnico que cedeu seu cérebro para a conversão do pensamento de outro ser, neste caso, o espírito que foi um soldado decapitado, como moeda de troca, numa guerra no Iraque.

Lamentamos, sinceramente, o grande atraso em que os homens, todos irmãos em essência, ainda se encontram. Quando muitos animais irracionais prestam valiosíssimos trabalhos, cooperando para o bem-estar das partículas mais evoluídas como sejam os homens.

Temos o exemplo: os cães que depois de devidamente adestrados guiam os homens invisuais.

Ouvimos falar de ratos que localizam os sítios onde, nos campos de batalha e não só, foram plantadas minas para dizimar soldados inimigos e também civis, inclusive crianças, indefesas. A lista seria longa e por isso ficamos por aqui.

Esses e todos os outros animais irracionais ainda não têm desenvolvido o atributo espiritual chamado livre arbítrio. Agem impelidos pelo instinto.

Mas o homem considerado ser superior, possui outros atributos, como sejam o pensamento, a mediunidade e a vontade. Mas, não sabendo ainda tirar proveito dessas faculdades e não obstante tudo isso, em vez de pensar de forma benigna, saudável e criativa, cada vez mais aprimora a sua perversidade, filha do analfabetismo espiritual, para exterminar o maior número possível de outros seus irmãos em essência.

Tudo isso por quê? A humanidade está carente de valores que lhe ensinem o que somos, que fazemos neste mundo e para onde vamos quando a alma abandonar seu corpo.

Os homens que compõem a grande família humana precisam se espiritualizar para serem humanos na forma e, especialmente, no fundo.

ASTRAL SUPERIOR
José Cardoso Pires
Caminhos diversos percorre a criatura. Distantes uns avaliados em quilômetros, mais curtos outros referenciados apenas por alguns metros.

Mas é uma referência à vida física, à caminhada, à jornada diária que cada um tem que enfrentar. Mas na vida espiritual, aquela que nos apraz esclarecer, aquela pela qual as casas racionalistas cristãs abrem as suas portas e durante vários anos vão explanando, vão esclarecendo, vão projetando palavras de estímulo, sim! porque elas são necessárias àqueles que caminham de forma hesitante, cujos pensamentos são fugidios, cujas incertezas estão presentes no seu dia a dia, para esses nossa palavra de estímulo, nossa irradiação, nosso envolvimento. E são tantos que nossas casas jamais se cansarão de a todos envolver com o mesmo espírito fraterno, aquele que os homens se esquecem, diariamente, de partilhar com os seus semelhantes.

As casas racionalistas cristãs são um ponto de convergência para que a paz se instale, para que o amor espiritual envolva a todos fazendo-os acreditar na importância que todos têm na sua forma de se relacionarem, de pensarem, de atuarem nas suas ações.

Durante a jornada terrena muitos são aqueles que se distinguem e são distinguidos pelas suas ações em prol dos seus semelhantes porque dizemos mais uma vez são muitos os carenciados no plano físico, material, e também no plano espiritual. Mas dizíamos nós que esses que são agraciados com palavras de estímulo no mundo terreno, devido às suas ações humanitárias são felizes, momentaneamente, por se reconhecer o seu trabalho em prol do seu semelhante, mas, em nossas casas que visam somente o esclarecimento, o encaminhamento daqueles espíritos perdidos na atmosfera fluídica da Terra, jamais usamos a vaidade de enaltecer os trabalhos aqui prestados. Mas, nestas reuniões em que se comemoram os anos de luta contra o analfabetismo espiritual, contra a ignorância do próprio “eu”, precisamos também, de quando em vez, deixar uma palavra de estímulo àqueles que seguram o bastão das nossas casas e, contra tudo, contra as suas próprias adversidades, contra os seus próprios sofrimentos, enfrentam tudo e aqui estão fazendo cair as páginas do calendário, estando presentes, firmes e convictos do trabalho de escol que estão desempenhando pelo seu semelhante.

Gostaríamos que muitos se aproximassem com forte querer, que se juntassem a esta legião espiritual  e que segurassem com firmeza seus pensamentos e proporcionassem todos os dias um bom trabalho àqueles que elevam os seus pensamentos para que o bem chegue aonde precisa chegar.

Por isso nossa palavra de estímulo para que todos sejam conhecedores dos seus deveres e sejam aquilo que tem que ser: fraternos não só na forma, mas também no sentir.

Ficai com a minha irradiação, parabenizando todos aqueles que lutam por esta Doutrina, encerro os trabalhos.
................................................

PARTE CÍVICA

Corroios, 23 de maio de 2016.
Caros assistentes
Estimados amigos e companheiros
É com bastante regozijo que hoje comemoramos o 12º aniversário da Filial Seixal do Racionalismo Cristão, na Margem Sul do Tejo.

Como é grandiosa e bela a Doutrina do Racionalismo Cristão. Dá tudo que os seres humanos precisam, sem nada pedir em troca. A humanidade já dispõe de mais de centena e meia de Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo.

Isso é motivo de alegria e emoção, e quando se inaugura uma nova Filial, quantas e quantas criaturas carentes se esclarecem e fortificam seus espíritos.

No Racionalismo Cristão não se engana ninguém e nem se imiscui na vida dos seres humanos.

Cada um vive da maneira que entende, de acordo com o seu livre arbítrio e a Doutrina apenas esclarece e orienta.

Se procurarmos estudá-la, encontraremos em nosso caminho a maior facilidade em solucionar os problemas que aparecem porque já possuímos alguma orientação para o efeito.

Assim sendo, irradiamos com valor aos nossos Mestres Imortais Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, fundadores desta grandiosa Doutrina, António Cottas, consolidador, e Humberto Rodrigues, Presidente Astral, que nos doaram os seus ensinamentos para que possamos fazer a nossa evolução espiritual sem muita demora.

Muito obrigada
Arminda Lopes
...........................................
Corroios, 23 de Maio de 2016.
Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, célebre frase de um dos principais poetas da língua de Camões – “citação proferida em seu majestoso discurso pelo nosso Presidente físico Senhor Antão Lopes da Luz, por ocasião da primeira reunião em 24 de maio de 2004”.

Uma Casa Racionalista Cristã que se abre, é sempre uma Escola a difundir os ensinamentos de que a humanidade tanto precisa para a regeneração do mundo, tão carente de espiritualidade.

A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 12 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, a Filial Seixal – Um Farol na Margem Sul do Tejo - entregando à Humanidade mais uma Escola de Alta Espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.

O Universo traz em si a multiplicidade de Leis que ainda não foram descobertas pela ciência materialista do planeta Terra.
São as Leis que pertencem à ciência espiritualista, faltando portanto o conhecimento das Leis Naturais e Imutáveis, em que esta humanidade que vem dando valor maior à matéria e, em consequência, vem passando por sofrimentos atrozes, sem saber o porquê de tudo isso. O resultado da ignorância humana verifica-se nos problemas familiares e sociais.

A Ciência Espiritualista tem por definição, somente aproximar os seres humanos a um desenvolvimento espiritual que levará término desta total miséria para muitos povos deste planeta.

Por mais que se haja escrito e dito, a ciência espiritualista em mundos mais evoluídos avança vertiginosamente, mas aqui no mundo Terra, ainda um mundo de escolaridade, devido à torpeza do materialismo grosseiro e a trava das religiões avassaladoras, do misticismo, a ciência espiritualista precisa ser conhecida e praticada pelos homens da ciência materialista, somente assim, a evolução dos seres encarnados ganhará mais velocidade na lógica das leis naturais e imutáveis a que tudo está sujeito.

Esta Doutrina precisa de seres esclarecidos, para porem em prática o que se vai aprendendo dia a dia, em benefício próprio, de toda a humanidade, dispostos a ajudar os que necessitam de ajuda espiritual, ensinando o ser a viver as duas vidas: a espiritual e a material, facilitando o seu caminhar sem tropeços, sem tristezas, sem desenganos, porque a Doutrina é clara, ensina as criaturas a procederem honradamente e a viver na esperança de dias melhores.

O ser valoroso, sendo verdadeiramente esclarecido, demonstra esse esclarecimento e valor na luta pela vida, nos atos e ações que prática, enfim, em todo o seu procedimento, e se o mundo fosse esclarecido à luz dos Princípios Racionalistas Cristãos, as pessoas se entenderiam e um laço afetivo de fraternidade aproximaria uns dos outros.

Viver, todos vivem, mas é preciso saber viver, viver com inteligência, com arte, pois que, o viver é uma arte, e a arte deve ser desenvolvida com zelo, com espiritualidade, com honestidade. O Racionalismo Cristão esclarece a humanidade para que ela se conheça como Princípio Inteligente e Matéria, enfrentando corajosamente os obstáculos em seu caminho, tentando impedir o seu percurso evolutivo.

O mundo atravessa uma das fases mais angustiosas da sua história. O materialismo vem dominando a maioria das criaturas, que só veem, só sentem aquilo que lhes fala ao paladar. É tempo do Ser humano despertar e abrir os olhos para a realidade da vida. O despertar, porém, não virá sem o conhecimento da vida espiritual.

A nossa Doutrina é clara e objetiva, ela nada promete, não ilude ninguém, transmite ao ser humano o conhecimento dos porquês da vida, ensina-o a ter confiança em si mesmo, na sua vontade férrea de acertar, mostrando-lhe que somente ele é o artífice do seu futuro bom ou mau, do êxito ou fracasso, de acordo com o uso que fizer do seu livre arbítrio.

A Verdade é pura, é cristalina, é como o raiar da aurora de um lindo dia de Sol, enquanto a mentira só serve para degradar os incautos. A instrução, aliada à educação de princípios, é a base superior para o ser humano defender-se e saber o terreno em que pisa, e como se apoiar para não cair.

A Doutrina pertence à Humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.

O Racionalismo cristão foi lançado à Terra no século 20 pelos Mestres Imortais Luiz de Mattos e seu companheiro de lutas e sofrimentos, Luiz Alves Thomaz, que empreenderam esta Obra gigantesca, ímpar, inigualável, neste alambique depurador, o mundo Terra.

Outros gigantes da espiritualidade sucederam-nos na expansão magistral desta ciência, os inesquecíveis, o nosso consolidador Antônio Cottas, nosso Humberto Rodrigues, e, presentemente o Presidente Perpétuo, o Senhor Gilberto Silva.

De ano para ano, novos progressos são registrados. Uma Obra desta envergadura não é feita de improviso, nem caminha aos saltos, não sendo, portanto, uma Doutrina estanque. Assim, de vitória em vitória, a expansão continua progressivamente, e serão naturalmente atingidos milhões de seres pelos salutares benefícios que o poder da VERDADE distribui.

E, assim, o RACIONALISMO CRISTÃO acha-se empenhado na luta do BEM contra a ignorância espiritual como nos disse Platão, para que esta humanidade chegue à compreensão da importância do estudo raciocinado das obras editadas pela Doutrina e da frequência assídua às Casas Racionalistas Cristãs.

Falar de Mestres, reconhecê-los, respeitá-los e estimá-los é apanágio do Ser esclarecido e, este grupo racionalista cristão da Filial Seixal tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, o líder indiscutível, firme e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo seus exemplos, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de Amigos, tendo como lema a União de Todos - o nosso muito Querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito Querida Esposa e Companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.  

Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.

Criemos através de nossos pensamentos elevados, Imagens Mentais de Esperança, evidenciando os melhores sentimentos e transcrevemos para o amanhã, os mais belos Jardins Floridos, as mais Belas Paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam para que as ações espelhem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.

Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e Amigos, que caminhemos unidos, convictos e firmes, tendo consciência de que a luta é grande, intensa, não podemos cruzar os braços parar, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da Vida Espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.
Fernando Pessoa aconselhou: “O homem é do tamanho do seu sonho”.
Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida
.......................................

Corroios, 23 de maio de 2016.
Queridos Companheiros
Estimados Assistentes

Hoje é um dia muito especial para todos nós e principalmente para o núcleo fundador desta Casa Racionalista Cristã do qual fizemos parte eu e meu esposo Antão da Luz, presidente físico deste pequenino oásis que dia a dia vem possuindo maior vegetação no meio de um deserto outrora seco e infértil.

Gota a gota lançada ao solo com persistência, coragem, trabalho e essencialmente muito amor e desprendimento pelo nosso pequeno grupo, fez com que outros companheiros a nós se fossem juntando e o resultado está à vista. Ainda há muito o que fazer, mas podemos nos sentir felizes pelo que já conseguimos até à presente data.

Amanhã, dia 24 de Maio de 2016, completamos o nosso 12º Aniversário, o qual estamos comemorando hoje e consideramos que é a altura propícia a uma reflexão e reconhecimento do caminho percorrido.

Pessoalmente só tive conhecimento da existência do Racionalismo Cristão, a partir do casamento, na segunda metade da década de 60 do século passado. Até lá nunca tinha ouvido falar nesta bela Doutrina capaz de, com a sua disciplina e transmissão de conhecimentos do que somos, de onde viemos e para onde vamos, mudar mentalidades melhorando a vida das pessoas e consequentemente dando uma nova visão do mundo a todos que decidem segui-la, podendo aos poucos ir modificando gerações num mundo conturbado e carente de princípios, pela falta de espiritualidade entre os povos. 

Assim, com os conhecimentos que fui adquirindo através de conversas com meu marido e da leitura de algumas obras a que na altura tínhamos acesso, o tempo foi passando e após uma década fizemos parte de um núcleo para formação da primeira Casa Racionalista Cristã na Cidade da Praia, Cabo Verde. Foi assim que me tornei Militante e passei a viver as duas vidas, material e espiritual, paralelamente. Não posso deixar de frisar que foi para nós de grande importância a palavra amiga e orientadora do nosso sempre lembrado Mestre Antônio Cottas com quem trocamos correspondência no início de nossa militância.

Não temos qualquer dúvida de que este era um caminho que estava previamente determinado, pois passados apenas cerca de dois anos tivemos a intuição de termos que trabalhar rapidamente em Cabo Verde, pois idêntica missão nos esperava em Portugal. Tínhamos de, também aqui, abrir uma Casa Racionalista Cristã.

Os anos foram passando, os filhos foram crescendo, e surgiu a necessidade de virem para Lisboa antes dos pais. Começou nessa altura a aproximação da criação desta Casa. A partir de 1985 começam a vir os filhos e os pais vêm definitivamente em 2 de Junho de 1999. Antes de perfazer os 5 anos estava fundado o Correspondente Seixal.

Porém, o tempo passa, os dias correm demasiado depressa e quando damos por isso, já não somos os mesmos de outrora, nosso físico está depauperado pelo uso que lhe demos durante a nossa vivência terrena.

Aprender o bê à bá muitas vezes é difícil, quando criados no meio de uma família humilde, mas, em compensação como é edificante quando podemos fazer jus a essa aprendizagem que foi difícil quando crianças, mas nos limou o caráter, nos tornou perspicazes, corajosos, lutadores para enfrentar qualquer batalha, facilitando o discernimento futuro, procurando com honestidade e valor enfrentar os estudos liceais, mais tarde, sendo possível, fazer faculdade ou cursos em Institutos Superiores Técnicos, enveredar por cursos de formação profissional ou aprendizagem de qualquer ofício, sem porém nunca esquecer aqueles que se entregam ao cultivo da terra que nos dá os bens essenciais para a nossa alimentação e a quem poderíamos chamar de “engenheiros sem curso”.

Ainda é de lembrar que nunca devemos esquecer aqueles que são menos dotados e não podendo entregar-se aos mesmos misteres que a maioria, tem sempre algo a fazer e muito a ensinar-nos.

Pessoalmente, queremos chamar a atenção para os “chamados deficientes”, para nós palavra que deveria ser abolida dos nossos dicionários, já que achamos que “deficientes” são aqueles que assim os denominam.

Queridos Companheiros, Estimados Amigos,
Costumo dizer que a “A minha joia mais preciosa é o pensamento”. Efetivamente é assim que considero a mais poderosa arma de que dispomos. Com ela podemos vencer qualquer adversidade ou perder tudo o que possuímos até o direito a usar o nome dos nossos antepassados.

O Pensamento nos embala, nos faz voar sem limites de espaço ou tempo, nos faz sentir como uma folha ao sabor do vento, com ele aguentamos dores ou fracassos, nos projetamos para paisagens floridas onde não existem guerras nem males de qualquer ordem. Como é bom nos entregarmos apenas a um bom pensamento! 
Felizes daqueles que conseguem vencer todas as etapas da vida com honestidade, sobranceria e valor. Não é tarefa fácil viver paralelamente as duas vidas, material e espiritual, mas estamos conscientes de que tal é possível a todos quantos quiserem e tiverem a força de vontade suficiente para saberem definir limites, pondo acima de tudo o pensamento em ação e mediante análise cuidada saberem definir estratégias permitindo seguir o caminho do bem.

Hoje, encontramo-nos no Outono da Vida, vamos perdendo dia a dia o vigor que tínhamos e o Inverno vem chegando a toda a velocidade. Por vezes sentimo-nos como que a perder o chão e se isso não acontece é porque essa “joia preciosa” de que falei, “esse pensamento” quando elevado às alturas”, ainda continua nos direcionando.

É uma enorme felicidade saber que cumprimos com o que acreditamos ter concebido em nosso mundo próprio, quando planeávamos nossa reencarnação, mas para que essa felicidade seja maior ainda, é necessário que a obra que criamos continue para além da nossa partida aquando da nossa desencarnação.

É sob esta ótica que aqui deixo o meu incentivo para que continuem sem esmorecer o trabalho feito até agora.
Queridos Militantes, Nossos Estimados Companheiros, jamais permitam que esta Casa que tanto amamos, a qual tem sido objeto de nosso enorme carinho, que tem ocupado o primeiro lugar no dever de nossas vidas, encerre suas portas. Que ela seja, eternamente, o porto de abrigo para todos que aqui cheguem necessitando de um abraço espiritual, esclarecedor, amigo e carinhoso, capaz de apagar qualquer rancor, mágoa ou inveja.

Sejam amigos valentes, capazes de indicar o erro, sem reservas, malquerenças, mostrando sempre o caminho do bem, com verdade e amor.

Lembrem-se sempre que cada um tem o seu livre arbítrio, mas que desde cedo o devem exercitar tendo em meta sempre o caminho do bem.

Quando houver conflitos não se envolvam em discussões acaloradas e desnecessárias, já que, com um clima assim, nunca se atingem bons resultados. Lembrem-se que o meio-termo é sempre a melhor opção. Não procurem demasiados benefícios em prejuízo de vossos semelhantes. Procurem o necessário para uma vida saudável a todos os níveis, deixando sempre uma quota-parte para os mais desfavorecidos.

Evitem alimentar polêmicas, mesmo tratando-se de outras Casas Racionalistas Cristãs. Há sempre desavenças, isso normalmente vem acontecendo, mas há que não deitar, como se costuma dizer, mais lenha na fogueira, ridicularizando, ironizando, tornando o problema cada vez maior. Há que ajudar a que se faça luz e não o contrário!

O mais que vos posso desejar é que sejam verdadeiros e justos ao mais alto nível, e trabalhem sempre, qualquer que seja o momento que atravessem, em prol do Todo.

Obrigada por me ouvirem e sejam felizes, já que é um direito de todos, basta que para tal, saibam usar o vosso livre arbítrio na medida certa e pôr a vontade sempre em ação.         

Aida Almeida Lopes da Luz
..........................................

Corroios, 23 de maio de 2016.

Hoje, fugindo ao formato habitual das intervenções dos anos transatos, vamos lançar um alerta à população mundial para que se espiritualize, pois esse é o único caminho para mudar hábitos e costumes e assim evitar a escalada da derrocada que o materialismo vai acabar por provocar.

ESTIMADOS ASSISTENTES
QUERIDOS COMPANHEIROS,

POR QUE HÁ TANTA VIOLÊNCIA NESTE MUNDO?
A SOLUÇÃO está no MATERIALISMO ou no ESPIRITUALISMO?

No mundo inteiro, nunca se falou tanto, nunca se ouviram tantas opiniões como na época presente. Os seres humanos falam demais, dão muitas ideias, mas quase sempre pouco dizem e pouco convencem. No entretanto, o que o mundo mais está precisando é de ações construtivas e não de palavras vazias.

A humanidade está carecendo de alguém que lhe ensine o caminho, um rumo certo que a conduza à necessária espiritualização.

O codificador da doutrina espiritualista que professamos – Luiz de Mattos, apontou esse caminho e tinha tanta convicção na extraordinária eficácia dos princípios por ele codificados, que não hesitou em enviar o livro, onde esses princípios se acham detalhados, ao Vaticano, nas suas primeiras edições. 

Neste momento, estamo-nos lembrando dos atos terroristas que vêm assolando o mundo a um ritmo cada vez mais crescente.

Consultando a internet, ficamos sabendo que dos 25 piores atentados terroristas, um aconteceu no século XVIII, um no século seguinte, onze no século XX e, no século presente, onze já fazem parte da lista.

De todos, o perpetrado no dia 11 de Setembro 2001, derrubando as torres gêmeas, em Nova Iorque, foi o mais mortífero, registrando-se para cima de três mil mortes.

De cada vez que acontece um ato bárbaro contra a família humana, a coroar as manifestações de repúdio por parte da população, demonstrando com esse sentimento de harmonia entre os povos que os pensamentos vão-se modificando para melhor, à medida que o tempo passa, os mais altos dignitários mundiais se reúnem em cimeira, com alguma pompa e circunstância, e acordam, para aplicação imediata, medidas que, embora necessárias, não são as ideais para se extirpar o mal pela raiz.

ESTIMADOS ASSISTENTES
AMIGOS MILITANTES
PARA GRANDES MALES, GRANDES REMÉDIOS, que tardam em surgir.
Por isso, em minha opinião, ter-se-ia que estudar as causas profundas de tanta perturbação da mente humana.

Efetuado o estudo sobre o comportamento doentio da parte da humanidade que teima em fazer sofrer a maioria, muitas vezes indefesa, estou certo que o remédio a aplicar é moroso. Vai levar tempo, é certo, mas quanto mais tempo se perder, pior para todos. Assim terá que haver coragem, determinação e muita paciência para se adotar as medidas que se fazem necessárias.

OUÇAMOS LUIZ DE MATTOS, o maior espiritualista de sempre:

É certo que nada de novo existe sobre a Terra nem no Universo, em geral.

Tudo quanto existe tem uma fonte de origem, uma causa inteligente, porque só um elemento inteligente existe no Universo e dele tudo deriva. Esse elemento nunca foi conhecido por povo algum na Terra, nunca foi explanado, explicado tal qual é, até 1910.

Possuindo, pois, todos os seres humanos, partículas mais evoluídas desse primacial elemento do Universo, além do instinto natural a todos os irracionais, a mediunidade, o livre arbítrio, o raciocínio e assim, a vontade ampla de fazer o que lhe apraz, verifica-se que não têm bem cumprido o seu dever e bem usado dessas faculdades especiais suas, filhas das suas reencarnações, como ser humano.
Do mau uso dessas faculdades, verifica-se ter o ser humano, vivido até hoje mais instintivamente e assim, animalizadamente, do que racional e inteligentemente, como lhes impõem as leis naturais, que tudo regem e procuram impulsionar para o progresso.

Nesse estado puramente instintivo, em que até hoje se tem conservado a humanidade, tudo quanto ela tem inventado que não seja puramente material, tem sido errado no sentido de evolução, progresso das almas e do planeta.

É certo, é incontestável que no Universo apenas dois elementos existem, que se denominam: Força ou Inteligência Universal, e Matéria Cósmica, também denominada Fluido Astral.

A Força ou Inteligência Universal, é incorpórea, não tem forma. É luz astral e não luz física, material, como tudo deste planeta.

Dessa Luz tudo deriva. Ela se faz sentir por toda parte, por intermédio das suas partículas componentes do Universo, de todos os reinos da natureza física.

E essa Luz, é essa Força, a organizadora, a incitadora de tudo quanto existe. Dela partem as forças espirituais e para Ela voltam após a sua ação progressiva na Terra e fora dela, em todos os mundos, enfim.

Sendo luz, a Inteligência Universal, cabe-lhe bem racional e cientificamente a denominação de GRANDE FOCO, gerador de tudo quanto existe. E por ser de fato o Grande Foco de luz astral que tudo penetra, organiza, incita e movimenta, por intermédio das suas partículas, compostas de vidas – superior, que é o espírito, intermédia e inferior. Estas duas últimas constituem a matéria organizada componente de todos os corpos, desde a pedra até o homem.
Sente-o cada ser humano em si mesmo, quando irradia pensamentos de valor sobre as desgraças alheias e quando, abstendo-se das coisas materiais só cuida do belo e produz obras cheias de sentimento e arte.

Sente-o o ser humano nos perfumes e nas coisas, nas vozes e nos sons, nas montanhas e nas águas, em tudo que é infinitamente pequeno, nos sorrisos e nas lagrimas, na vida e na morte do corpo.

Mas tudo é luz na criação, luz que os homens não aprenderam a ver! A humanidade tem vivido nas trevas, enganada com injustiça!

O Racionalismo Cristão pretende restitui-la à Verdade, à Luz, ao conhecimento do Grande Foco!
O Grande Foco, não ocupa lugar porque é Luz que tudo penetra, fazendo resplandecer a Verdade.

O Grande Foco é obreiro, artífice deste planeta, alma de todos os mundos.

O Grande Foco é a única força inteligente que no Universo existe a organizar, a incitar e a movimentar todos os seres, tudo quanto tem vida na Criação.

Tudo encerra uma partícula, embora pequena dessa luz, parte do seu próprio ser, e essência da sua própria essência.

É pois, claro que o Grande Foco afirma-se por suas obras. Portanto, quanto mais purificado for o espírito encarnado, mais fácil compreenderá a sua existência, porque o homem, quanto mais purificado, mais consegue o poder de elevar a sua alma além das condições do tempo e do espaço, penetrando todas as coisas e mais desenvolve e irradia o AMOR.

É, pois, o amor a maior das virtudes que em si contém, o que aumenta à medida que o espírito vai progredindo e ascendendo para o Grande Foco e o espírito maior contentamento sente, quando concorre para que os outros compartilhem da sua felicidade, minorando-lhes os sofrimentos e prodigalizando-lhes somente benefícios pelo esclarecimento e prática da Verdade.

ENTÃO, DE QUE REMÉDIO PRECISA A HUMANIDADE?

Numa palavra, este mundo precisa SE ESPIRITUALIZAR, estudando e praticando o que Luiz de Mattos, com todo o seu infinito amor, ensinou para ser posto em prática o mais depressa possível, porque, senão, os maus que são a minoria, imporão sua lei que leva à desordem e à destruição, neste mundo materializado.

CAROS AMIGOS,
É esse o estudo que os homens de saber devem empreender para ensinar àqueles que governam, a melhor forma de dirigir seus súbditos.

O mundo está carecendo de uma alma grandiosa, desprovida de medo, como foi a do grande filósofo espiritualista, LUIZ DE MATTOS para, neste escalar da violência que amedronta, pelo menos os espíritos fracos, levantar sua voz autorizada, como grande conhecedor das fraquezas e carências humanas e explicar que à humanidade apenas resta um caminho, nesta encruzilhada em que se encontra.

Com efeito, precisa-se de quem, conhecendo a VERDADE, não faça coro com os homens que julgando muito saber, falam demais e pouco ou nada dizem, para tudo ficar na mesma ou piorar porque suas ações acabam sempre por provocar reações na parte contrária.

Lançado esse alerta resta-nos dar por encerrada a reunião cívico-espiritualista, desejando BOA NOITE A TODOS e FELIZ REGRESSO AOS LARES.

Antão José Lopes da Luz
Presidente Físico Casa Racionalista Cristã - Filial Seixal