Informações complementares ao iniciar uma Casa Racionalista Cristã - Livro prática do Racionalismo Cristão

Nas práticas do Racionalismo Cristão somente podem ser admitidas criaturas que tenham perfeito conhecimento da Doutrina e façam uso sistemático, na vida cotidiana, dos seus Princípios. 

As práticas nas reuniões são efetuadas exclusivamente nas Casas Racionalistas Cristãs, sob a direção do Astral Superior. Este preceito precisa ser rigorosamente observado.

A ordem e a disciplina, nos trabalhos das reuniões, são impostas para a regularidade dos serviços e para a segurança de todos os presentes, sendo, portanto, o acatamento à disciplina condição indispensável no desempenho das funções regulamentares.

O Racionalismo Cristão é praticado tão-somente nas Casas Racionalistas Cristãs: no Centro Redentor, com sede na cidade do Rio de Janeiro, rua Jorge Rudge, 119 (Casa-Chefe), e nas suas Filiais e Correspondentes dispersos pelo Brasil e estrangeiro.

Uma Casa Racionalista inicia-se com o agrupamento de criaturas esclarecidas, dentre as quais haja uma disposta a assumir a responsabilidade de ser Correspondente do Centro Redentor.


Essa pessoa escreve à Casa-Chefe, expondo os anseios espirituais do grupo, e esta manda-lhe uma Ficha Confidencial para preencher e devolver, com um retrato 3x4. Só pode ser Correspondente aquele que for honrado e exemplar chefe de família, e não fume nem se entregue ao vício de bebidas alcoólicas ou outros quaisquer.

Uma vez aceito como Correspondente, passa a realizar Reuniões Públicas de Limpeza Psíquica às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 20 às 20h 30min., sendo 15 minutos para as irradiações e 15 para a leitura e comentários.

Nas reuniões do segundo sábado de cada mês, às 8 horas da manhã, 15 minutos para as irradiações e 15 para a leitura das doutrinações enviadas pela Casa-Chefe, em que é facultado o tempo que for necessário para a referida leitura e comentários. A disciplina a seguir é a do Capítulo VIII desta obra (Instruções Disciplinares). Nos Correspondentes não se admitem manifestações de espíritos enquanto não existirem médiuns desenvolvidos.

O Correspondente poderá ser iniciado numa sala ou salão, sempre que possível independente da residência, e com acesso também independente, até que tenha, como é desejável, sede própria.



Com o correr do tempo, surgindo criaturas dispostas ao cultivo das faculdades mediúnicas, o Correspondente dá ciência disso à Casa-Chefe, e esta delibera se pode ou não haver treino de médiuns.

Todas as Filiais começam como Correspondentes nomeados pela Casa-Chefe, desde que possuam estes um mínimo de seis participantes, todos com as fichas necessárias.

Menores não podem fazer parte das correntes.

Somente poderão desenvolver mediunidade pessoas de maior idade que possuam conduta moral irrepreensível e conhecimento da Doutrina Racionalista Cristã.

O treinamento dos médiuns e o desenvolvimento da mediunidade obedecem às instruções contidas na página 53, parágrafos 13, 14 e 15, do Livro Base do Racionalismo Cristão.


O Centro Redentor é a Casa-Chefe controladora e supervisionadora do movimento Racionalista Cristão em qualquer parte do mundo.

Todas as Filiais usam, obrigatoriamente, a denominação Centro Redentor Filial ou Correspondente e recebem, diretamente, instruções e esclarecimentos do órgão centralizador e coordenador, que é a Casa-Chefe, com sede no Rio de Janeiro.

O preparo e a instalação de cada Filial ou Correspondente são feitos sob o controle da Casa-Chefe, que tudo orienta no sentido da uniformização das regras disciplinares, indicando, na data da instalação, o nome do Presidente Astral respectivo, que é designado pelo Astral Superior.



No estrangeiro, as Casas Racionalistas Cristãs são instaladas em obediência às normas legais de cada país, (nem sempre adaptáveis às brasileiras) entendendo-se que, em qualquer hipótese, há de emprestar-se o máximo acatamento e respeito aos poderes oficiais constituídos, uma vez que um dos fins da Doutrina é auxiliar e fortalecer a ação governamental, em benefício da própria coletividade dirigida.

O presidente físico dos Correspondentes e seu substituto eventual (sempre um esteio, nunca um médium) bem como os componentes da corrente e da meia-corrente são designados mediante lista apresentada à Casa-Chefe contendo o nome de elementos selecionados no sentido moral e conhecedores dos princípios doutrinários. As listas devem conter a idade, a profissão e a residência destes.

Os componentes da corrente e da meia-corrente têm por dever manter-se concentrados durante os trabalhos, abstendo-se de pensar em assuntos da vida terrena. Os pensamentos precisam estar focalizados na dissertação do presidente, no sentido das doutrinações e nas irradiações, de acordo com o momento. Os que assim não procederem quebram a corrente, prejudicam a normalidade dos trabalhos e ficam sujeitos a ser dispensados dos mesmos, nas reincidências.

O Racionalismo Cristão bate-se pala Verdade e deseja que todos se esclareçam sobre a finalidade da Vida e a maneira correta de conduzir-se na existência terrena, para evitar sofrimentos desnecessários e perdas de encarnações. Por isso esclarece:

1 ) O ser humano deve fugir de extravagâncias, adotando as regras do bom senso comum em atos e palavras, e não se desviar do que preceituam as leis naturais e imutáveis da vida, procurando entendê-las e cumpri-las;

2) deve procurar conhecer-se como Força e Matéria, para bem distinguir a vida material da espiritual;

3) o espírito é uma partícula do Todo (da Inteligência Universal) e, como tal, está subordinado à lei da evolução; logo, é dever dos seres humanos procurar evoluir espiritualmente;

4) a calma e a serenidade são indispensáveis como condição importante para o acerto das resoluções a tomar; estas, quando bem orientadas, conduzem ao êxito;

5) a inteligência humana desabrocha, desenvolve-se e evolui na medida do esforço, do trabalho, da sua exercitação e da vontade posta em ação;

6) o ser conforme pensar assim será. Como o pensamento é uma força que atrai ou repele outros pensamentos bons ou maus, de igual natureza, não deve ele deixar de orientá-lo no sentido das boas ações, se quiser ser bem sucedido.

O fato de existirem médiuns nas práticas racionalistas cristãs não significa que se pratique espiritismo, no sentido vulgar. O espiritualismo não exclui das suas teorias e práticas fenômenos mediúnicos, e o Racionalismo Cristão é uma Doutrina essencialmente espiritualista e espiritualizadora. Os trabalhos são dirigidos pelo Astral Superior, e, como existe um Presidente Astral na direção espiritual de cada Casa Racionalista Cristã, torna-se evidente que as práticas racionalistas em nada se assemelham com a magia negra rotulada de espiritismo, que tem por base a invocação de espíritos para os mais variados fins.

Os médiuns do Racionalismo Cristão captam por telepatia ou por intuição, em suas Reuniões Públicas de Limpeza Psíquica, pensamentos que lhes são dirigidos ou encaminhados pelos organizadores Astrais das Reuniões, e também, debaixo da mesma direção, recebem reflexos do pensamento de assistentes e mensagens ou comunicações das Forças Superiores, além das manifestações de espíritos inferiores que revelam a verdadeira situação em que se encontram após um viver de corrupção, de falsidades, de materialismo e de erros. Não há invocações no Racionalismo Cristão, e se o Astral Superior entende fazer uso de médiuns para ensejar explanações necessárias ao esclarecimento dos presentes, o faz por sua espontânea vontade e alto descortino, sem interferência ou solicitação de qualquer ser encarnado.

O Racionalismo Cristão é Doutrina estruturada em Princípios bem definidos codificados no livro Racionalismo Cristão, ilustrados na obra A vida fora da matéria e desenvolvidos em várias outras publicações editadas pelo Centro Redentor. Ele ensina a conhecer a Verdade, explana as realidades da vida através de concepções baseadas nas lições deixadas por Jesus na Terra, que sucessivas deturpações tornaram irreconhecíveis.

O Racionalismo Cristão tem um programa definido de remodelação de hábitos e costumes, com o objetivo de fortalecer a moral dos povos e estabelecer gerações sadias na linha do caráter e do dever.

Ele trabalha para ver nas atividades públicas e particulares, na imprensa, no rádio, nos educandários, nos lares, nas empresas e especialmente na direção suprema das nações, homens honrados e dignos, respeitáveis e esclarecidos. Nestas condições, de posse de um elevado Código de Princípios e de grande programa, sem similar em qualquer outra organização, não há maneira, em boa-fé, de confundir-se a obra Racionalista Cristã com o espiritismo vulgar.

No espiritismo bíblico-religioso, o que buscam, quase todos, é o proveito material. Fazem-se ali especulações, "serviços", "trabalhinhos", à custa de elementos obsessores do astral inferior. Em tal ambiente, as mistificações têm grande predomínio. Os riscos da obsessão são tremendos. Nele não há disciplina protetora contra os maus elementos, por ser esta ministrada tão-somente pelos espíritos do Astral Superior, que não se imiscuem nessas práticas.

Ao serviço do Racionalismo Cristão, médiuns e esteios nada devem temer; em primeiro lugar, porque estão seguros dos seus conhecimentos e sabem como agir em defesa própria; e em segundo, porque contam com a assistência dos espíritos do Astral Superior, aos quais se ligam por pensamentos elevados e pela disciplina por eles instituída.

O
Racionalismo Cristão é Doutrina Espiritualista, cujos princípios visam o esclarecimento humano, sem se preocupar com religiões, seitas ou credos, mas defende a verdade dentro dos limites dos conhecimentos humanos, a fim de que todos se conheçam como partículas da Inteligência Universal, saibam de onde vêm, para onde vão e o que precisam fazer para lograr bom êxito nas suas tarefas e missões na Terra.

Como a condenação eterna é uma balela, todos terão oportunidade de chegar à verdade explanada pelo Racionalismo Cristão, no decorrer de dias, meses, anos ou, se necessários, séculos.

Agua Fluídica
Como prepará-la em casa


Racionalismo Cristão foi implantado na Terra pelo Astral Superior, e aí está a maior garantia da sua estabilidade perene. Os que gostam de viver no mar das ilusões, no reino da fantasia ou no país dos sonhos, não encontram ambiente propício no Racionalismo Cristão, onde se ensina que todos têm de enfrentar a dura realidade da vida com coragem, renúncia e abnegação.

Mais informações:
Livro Prática do Racionalismo Cristão - CAPÍTULO 2 – Abertura de casas racionalistas cristãs - página 57

Possíveis temas para primeiros estudos: