Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Celebra - 9°. Aniversário de Fundação


REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO NONO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL

Corroios, 24 de Maio de 2013

Arminda Lopes e Antão Luz 
Caros Assistentes,

Estimados amigos e companheiros

Na reunião cívica espiritualista de hoje, comemoramos o 9º. aniversário de existência da Filial Seixal do Racionalismo Cristão, um Farol na Margem Sul do Rio Tejo.

Unidos em pensamento, de segunda à sexta-feira, estamos ao dispor do Astral Superior para que a corrente fluídica seja organizada e os trabalhos obtenham bons resultados para que todos os presentes saiam felizes desta casinha que tanto amamos.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina de muito valor espiritual, por isso, cabe aos seres de boa vontade, no cumprimento dos deveres, pacientemente, em comunhão com a plêiade do Astral Superior, minimizar o grande sofrimento que existe pelo mundo afora. 

Devemos ter vontade férrea e colocar o livre arbítrio para o bem para que todos que aportam às nossas casas sejam esclarecidos como Força e Matéria e tenham noção o que vieram fazer neste mundo.

Estudemos, pois, cada vez mais a bela Doutrina de Jesus, o Cristo, fundada pelos nossos Mestres Imortais Luiz de Mattos, Luiz Alvez Thomaz e António do Nascimento Cottas, o consolidador. 

Não foi fácil o caminho percorrido por estes grandes vultos que lutaram pelas realizações humanitárias voltadas para as virtudes cristãs.


Assim sendo, depois de mais de um seculo, desfrutamos com aberturas de mais Casas e a família Racionalista Cristã vem crescendo dia a dia porém, muito humildemente devemos reconhecer que somos alunos desta Majestosa Doutrina. 

Muito obrigada.
Arminda Henrique Lopes
...................................................

Corroios, 24 de Maio de 2013

Estimado Amigo Senhor Presidente,

Estimados companheiros de jornada,

Estimada assistência e Amigos,

Aqui estamos, unidos, vivendo momentos verdadeiramente felizes, por serem verdadeiros e espirituais.

Uma Casa Racionalista Cristã que se abre, é sempre uma escola a difundir os ensinamentos de que a humanidade tanto precisa para a regeneração do mundo, tão carente de espiritualidade.


Fátima Almeida, Antão da Luz,
Manuela Segura, Alcídia Carones,
Maria José Leal e Maria Fortes
A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 9 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, a Filial Seixal – Um Farol na Margem Sul do Tejo - entregando à humanidade mais uma escola de alta espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina espiritualizadora, explana os conhecimentos que a vida encerra, com base nos Princípios deixados por Luiz de Mattos, em que toda a humanidade deveria usufruir desse grande tesouro, dessa felicidade.

Esta Doutrina precisa de seres esclarecidos, para porem em prática o que se vai aprendendo dia-a-dia, em benefício próprio, de toda a humanidade, dispostas a ajudar os que necessitam de ajuda espiritual, ensinando o ser a viver as duas vidas: a espiritual e a material, facilitando o seu caminhar sem tropeços, sem tristezas, sem desenganos, porque a Doutrina é clara, ensina as criaturas a procederem honradamente e a viver na esperança de dias melhores.

O ser valoroso, sendo verdadeiramente esclarecido, demonstra esse esclarecimento e valor na luta pela vida, nos atos e ações que pratica, enfim, em todo o seu procedimento, e se o mundo fosse esclarecido à luz dos princípios Racionalistas Cristãos, as pessoas se entenderiam e um laço afetivo de fraternidade aproximaria uns dos outros.

Viver, todos vivem, mas é preciso saber viver, viver com inteligência, com arte, pois que, o viver é uma arte, e a arte deve ser desenvolvida com zelo, com espiritualidade, com honestidade. O Racionalismo Cristão esclarece a humanidade para que ela se conheça como princípio inteligente e matéria, enfrentando corajosamente os obstáculos em seu caminho tentando impedir o seu percurso evolutivo.

O mundo atravessa uma das fases mais angustiosas da sua história. O materialismo vem dominando a maioria das criaturas, que só veem, só sentem aquilo que lhes fala ao paladar. É tempo do ser humano despertar e abrir os olhos para a realidade da vida. O despertar, porém, não virá sem o conhecimento da vida espiritual.

A nossa Doutrina é clara e objetiva, ela nada promete, não ilude ninguém, transmite ao ser humano o conhecimento dos porquês da vida, ensina-o a ter confiança em si mesmo, na sua vontade férrea de acertar, mostrando-lhe que somente ele é o artífice do seu futuro bom ou mau, do êxito ou fracasso, de acordo com o uso que fizer do seu livre arbítrio.

A Verdade é pura, é cristalina, é como o raiar da aurora de um lindo dia de Sol, enquanto a mentira só serve para degradar os incautos. A instrução, aliada à educação de princípios, é a base superior para o ser humano defender-se e saber o terreno em que pisa, e como se apoiar para não cair.

A Doutrina pertence à humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.

Devemos conhecer o mal para saber evitá-lo, estarmos sempre alerta, em sintonia com os exemplos do nosso fundador e codificador da Doutrina na Terra, Luiz de Mattos, de seu parceiro Luiz Alves Thomaz e o grande Consolidador António do Nascimento Cottas - da expansão, o nosso Humberto Rodrigues, hoje, Presidente Astral do Racionalismo Cristão com a gloriosa e emocionante ascensão a Mundos Puríssimos, o nosso inolvidável mestre António do Nascimento Cottas.

Falar de Mestres, reconhecê-los, respeitá-los e estimá-los é apanágio do Ser esclarecido e, neste grupo racionalista cristão da Filial Seixal, tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, líder indiscutível, firme e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo seus exemplos, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de amigos, tendo como lema a união de todos - o nosso muito querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito querida esposa e companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.

Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.

Criemos através de nossos pensamentos elevados, imagens mentais de esperança, evidenciando os melhores sentimentos e transcrevemos para o amanhã, os mais belos jardins floridos, as mais belas paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam para que as ações espelhem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.

Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e Amigos, que caminhemos unidos, convictos e firmes, tendo consciência de que a luta é grande, intensa, não podemos parar, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da vida espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.

Fernando Pessoa aconselhou: “O homem é do tamanho do seu sonho”.

Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida

...................................................

Corroios, 24 de Maio de 2013

Estimados Companheiros,

Prezados Assistentes.

Rapidamente o tempo passou, e, após 6 meses da comemoração do aniversário de elevação a Filial, da nossa querida e modesta casinha Racionalista Cristã do Seixal, aqui nos encontramos comemorando o aniversário de sua Fundação.

Usando o nosso pensamento, para fazer uma reflexão mais aprofundada de tudo o que já fizemos até aqui, dá-nos uma agradável sensação de termos vencido várias etapas, o que em princípio, nos dá a satisfação do dever cumprido.


Cândida Martins, Aida da Luz,
Lourdes Gomes, Maria Filomena
Araújo e Arlete Fernandes
Porém, meus amigos, queremos ir até mais longe, na análise que pretendemos seja feita, criteriosamente, sem minimizar esforços levados a efeito, nem ações conseguidas com o nosso aturado trabalho.

É certo que fizemos algo positivo, pois numa localidade que não tinha nem mesmo um pequeno núcleo de estudos da nossa Querida Doutrina, nem sequer nos arredores mais próximos, só indo a Lisboa, o que, para a grande maioria de nós, era impossível de praticar com aquela assiduidade desejada.

Foi, realmente, a concretização de um sonho, para aqueles companheiros que, de há muito esperavam uma oportunidade de poderem frequentar, diariamente, uma casa Racionalista Cristã, que lhes desse o grato prazer de terminar em harmonia e esperança sempre renovada, cada dia de trabalho.

Porém, aqueles que assumem um compromisso como Militantes, já não podem pensar apenas neles, pois a responsabilidade é cada vez maior, visto ser o RACIONALISMO CRISTÃO, uma DOUTRINA que nos ensina “UMA NOVA FILOSOFIA DE VIDA”, mais de acordo com o SÉCULO XXI que estamos atravessando e sendo Ela Património da Humanidade.

Gerir, pois, uma Doutrina deste porte, não é fácil e os Grandes Mestres que a implantaram, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, lutaram muito para a deixarem bem firmada. Travaram renhidas batalhas enquanto encarnados, continuam lutando por todos nós em plano Astral e seus sucessores, Mestres António Cottas e Humberto Rodrigues, seguiram-lhes as pegadas, o primeiro consolidando-a e o segundo procedendo à sua divulgação, agora em segunda fase de expansão.

Estimados Companheiros, Dignos Assistentes, vejamos que o Mundo Terra, neste momento, está em “ebulição” e é difícil viver nele, pois os problemas a contornar são de toda a espécie e nem podemos prever até onde se chegará.

Por essa razão dizemos que nossa responsabilidade é maior. Não podemos deixar que o trabalho que nossos Mestres tiveram, caia por terra. Temos por obrigação defender o nosso Património Espiritual que nos legaram.

Cada um de nós, ao reencarnar, trouxe sua missão, é necessário que lhe façamos jus.

O Astral Superior esforça-se para nos apoiar, dando-nos incentivo, força espiritual, energia anímica, intuindo-nos o que temos a fazer. Ora, compete-nos a nós prestar atenção e cumprirmos, com esmero, nossas missões que foram escolhidas em nossos mundos de estágio.




Orlanda Sousa, Magda Brito,
Arlete Almeida Fernandes, Antão da Luz,
Aida da Luz,
Maria José Leal e Manuela Segura
Elevemos sempre nossos pensamentos e não nos permitamos tomar decisões de animo leve, por ouvir a quem nos quer destabilizar, dando atenção a opiniões mal formadas, a ideias preconcebidas, fazendo juízo de valores precipitados.

Devemos sempre raciocinar e ponderar bem para não corrermos o risco de errar, prejudicando uma Doutrina que tanto custou a erguer e tanto faz pela Humanidade.  

Esta fase tão difícil, a nível material, evidentemente que afeta também a parte espiritual, pois somos seres imperfeitos e querendo ter uma vida que nos satisfaça a nível material, descuramos a vida espiritual e acabamos, muitas vezes, por sofrer as consequências de um caminho desregrado.

É de suma importância, que se procure viver em família, de forma equilibrada, sem excessos, onde impere a confiança entre todos, trocando impressões com verdade, fazendo um orçamento que se procure seguir dentro dos limites necessários a uma boa gestão, modesta que seja, mas, onde cada um faça a sua parte e vivam em harmonia, amor e paz, onde impere a justiça e a honra seja uma constante.

Evitemos de tomar partidos levianamente, não façamos nada sem ter feito uma avaliação consciente, quer seja a nível material ou espiritual.

Que quando chegar a nossa hora de prestar contas a nós mesmos constatemos, com alegria, que conseguimos equilibrar o fiel da balança.

Muito obrigado por me ouvirem e sigamos em frente para mais um ano de trabalho.

Aida Almeida Lopes da Luz

...................................................

Corroios, 24 de Maio de 2013

ESTIMADOS ASSISTENTES

CAROS COMPANHEIROS

A vida neste mundo nunca foi fácil, mas está a tornar-se quase impossível, devido à ignorância humana sobre os porquês da vida. No entanto, em vez de procurarem esclarecer-se sobre o que é de facto, a vida real, sobre as coisas sérias da vida, nota-se um pouco caso generalizado e a vida se complica cada vez mais, porque de braços cruzados nada se consegue.

A maldade humana cresce a cada dia, os homens se matam como se de irracionais se tratassem. Ninguém se entende, todos se engalfinhando, guerras, sequestros, roubos, assassinatos e imoralidades, por toda a parte e, por causa dessas anomalias, os seres se perturbam.

A vida serena e pacata de antigamente desapareceu para dar lugar à vida agitada onde tudo é conseguido com muito mais sacrifício e trabalho. Os suicídios dispararam, as descompensações e os esgotamentos nervosos não param de crescer.
Casa Chefe - Racionalismo Cristão
Rio de Janeiro

Afirma o Racionalismo Cristão que a criatura humana não nasce má, ao nascer todos são bons e durante a infância conservam a ingenuidade de espíritos que iniciam nova existência, nova reencarnação. No processo reencarnatório esquece-se cerca de 95% do passado espiritual. Portanto, o espírito traz todas as condições para poder tirar o máximo proveito da sua nova jornada terrena.

A maldade só começa a despertar ao se encaminhar o ser para a maioridade, devido ao meio ambiente em que vive, à falta de adequadas orientações e dos maus exemplos observados.

Por causa disso despertam nas criaturas os mais baixos sentimentos como o egoísmo, a vaidade, a hipocrisia, a ganância, o despotismo, a miséria moral.

Este triste panorama atual seria muito pior se o Astral Superior, encarregue da elevação espiritual deste planeta, não tivesse conseguido ainda implantar a Doutrina Racionalista Cristã no meio terráqueo.

Há, portanto, 103 anos que vem lutando esta ciência cristã, explanando princípios de moral elevada e que, quando seguidos pela maioria, irá dar um basta a este estado de coisas.

O homem terá que aprender que o Universo é regido por leis comuns, natural e imutáveis e a dessas leis não há quem possa fugir ou nem mesmo esquivar-se.

A lei do progresso é uma dessas LEIS naturais e imutáveis que regem o Universo e, por isso todos os espíritos, encarnados e desencarnados terão que progredir. Nada estaciona por muito tempo e não há punições irrevogáveis, quando muito, por sua indolência, alguns espíritos retardam a sua evolução, aumentam o seu infortúnio, os seus sofrimentos neste mundo e fora dele.

Na aceleração do progresso das almas que vêm a este mundo processar a sua evolução esta a razão de ser de uma alma grandemente evoluída como a de Jesus o “Cristo” de sujeitar a uma reencarnação dolorosíssima, há pouco mais de dois mil anos.

Apesar desse grande sacrifício, seus belos princípios foram, por vezes, por ignorância, outras, por interesses escusos, deturpados.

Claro que o sacrifício não podia ficar em branco ou ficar incompleto e as Forças Universais não descansaram, fazendo tudo para reimplantar, na sua originalidade, os belíssimos ensinamentos de Jesus, como único meio capaz de remodelar os hábitos e costumes pervertidos da humanidade.

CAROS PRESENTES,


O RACIONALISMO CRISTÃO vem cumprindo o seu dever e cabe ao homem aproveitar os meios postos, pela ciência, à sua disposição, conhecer, estudar, raciocinar, aceitar e pôr em prática estes proveitosos ensinamentos.

Urge, portanto, que a humanidade desperte! Já é tempo de acordar perante a brutal realidade em que quase todos veem vivendo e se deixe, de vez, para trás, a preferência por uma vida de ilusões, proporcionada pelo materialismo.

Voltamos a enfatizar que todos, sem exceção, terão que despertar para a espiritualidade, pois não há outra salvação para a miséria que está assolando o mundo.

Já que é uma questão de tempo, os que se derem ao trabalho de raciocinar, sofrerão apenas o necessário e não o sofrimento resultante do seu indiferentismo e do seu pouco caso.

Que este alerta sirva, pelo menos, aos que se deram ao trabalho de nos virem ouvir neste dia em que festejamos o nosso 9.º aniversário de fundação.

Como veem são nobres os nossos objetivos.

Apenas desejamos a felicidade, a paz e o bem-estar de todos, sem exceção e que num futuro, não tão distante, possam ter prazer em ler os noticiários dos jornais e dos outros meios de comunicação.

Com os nossos agradecimentos desejamos a todos um feliz regresso aos vossos lares.

BOA NOITE!
Antão José Lopes da Luz


Orlanda Sousa, Hermínio Conceição, José Spencer,
Antão da Luz e Cândida Martins


Manuela Segura e Antão da Luz


Fátima Almeida, Antónia Lima, Maria Brito e Vanda Monteiro



Alésia Guilherme, João Gomes, Fátima Cruz,
Maria do Monte, Antão da Luz, Cândida Martins,
Maria Fortes e Maria José Leal

Adérito Siva Mosso e Antão da Luz
Maria Brito, Hermínio Conceição, José Spencer,
Arminda Lopes, Orlanda Sousa, Manuela Segura,
Antão da Luz, Fátima Almeida, Alcídia Carones,
Filomena Carvalho e Cândida Martins
Antão da Luz, Aida da Luz, Maria José Leal,
Manuela Segura, Filomena Carvalho,
Maria Brito e Arminda Lopes

Arlete Fernandes, Cândida Martins,
Aida da Luz, Magda Brito, Fátima Almeida,
Maria Brito e Vanda Monteiro
Arminda Lopes, Orlanda Sousa,
Manuela Segura, Antão da Luz,
Fátima Almeida, Alcídia e Filomena Carvalho
Cândida Martins, Aida da Luz,
Filomena Carvalho, Hermínio Conceição,
Arlete Fernandes e Ernestina Rendall
Fátima Almeida, Manuela Segura,
Antão da Luz, Alcídia Carones, Maria José Leal,
Maria Fortes, José Gonçalves Gomes,
Cândida Martins e Aida da Luz
Ivo Borja, Fátima Cruz, João Gomes,
Maria de Lourdes Gomes, Adelaide Sousa,
Ernestina Rendall, Adérito Silva Mosso e,
Público
Maria Fortes, José Gonçalves Gomes,
Cândida Martins, Maria Filomena
Araújo e Arlete Fernandes
João Gomes, Alésia Guilherme, Fátima Cruz,
Maria do Monte,Antão da Luz,
Cândida Martins, Maria Fortes e Maria José Leal
Orlanda Sousa, Alcídia Carones,
Maria José, Maria Fortes,
José Gonçalves Gomes,
Cândida Martins, Aida da Luz,
Filomena Carvalho e Lígia Leite
Virgílio Vicente, Pedro Monteiro,
Maria Teresa, Orlanda Sousa,
Ivo Borja, Antão da Luz,
Arlete Fernandes e Cândida Martins